Como fazer o Pix: cobranças e pagamentos

atualizado 20 de maio de 2022
Tempo de leitura9 minutos
Thais L.
Thais L.
Redatora

Aprender como fazer o Pix permite que você possa receber pagamentos da sua loja virtual em tempo real sem precisar esperar a compensação do banco.

Ou seja, é uma das maneiras mais rápidas de receber pagamentos na sua loja virtual e muitos lojistas também já aderiram ao uso dessa ferramenta. 

O Pix já está disponível em todo o território brasileiro, a tecnologia foi lançada em novembro de 2020 e já virou o meio de fazer transferências mais utilizado pelos brasileiros.

Além disso, a utilização desse método para fazer pagamentos em ecommerce está se popularizando, pois os consumidores têm a vantagem de realizar transações gratuitas, na maioria das vezes, em qualquer hora do dia.

Fora que os baixos custos para os comerciantes, em comparação com o boleto bancário que oferece taxas, permite que eles ofereçam descontos exclusivos para quem optar por realizar pagamentos utilizando esse  método. 

Por isso, elaboramos esse artigo para você que quer aprender como fazer o Pix para começar a fazer cobranças ou realizar pagamentos. 

Como fazer o Pix para cobranças

Existem duas maneiras distintas de aprender como fazer o Pix: utilizando a chave Pix ou o número da conta e agência do banco.

Para quem ainda não conhece, as chaves Pix são códigos que facilitam a transação, pois permitem que você possa receber uma transferência na sua conta sem a necessidade de enviar o número da agência e conta bancária.

Essa é a facilidade de criar uma chave Pix, ela é um número único e o melhor é que se você registrar a mesma chave para dois bancos, na hora da transferência a pessoa pode selecionar para qual banco ela deseja enviar.

Além disso, quem resolver aprender como fazer o Pix com a chave Pix também pode fazer e realizar cobranças através do QR Code Pix, como mostraremos mais abaixo. 

A outra possibilidade de utilizar o Pix para receber cobrança é passando os dados bancários como agência e o número da conta.  

O passo a passo que preparamos abaixo mostra o caminho para você que quer saber como fazer o Pix em qualquer banco seja no banco do brasil, Nubank, Itau, Caixa e etc…

Se você ainda tem dúvidas sobre o Pix é quer conhecer mais sobre essa ferramenta não perca a oportunidade de ler o nosso conteúdo: O que é Pix? 

1. Abra o seu aplicativo do seu banco

Esse primeiro passo é para quem deseja saber como fazer o Pix e criar uma chave Pix. Se você quiser utilizar a sua conta corrente e agência para receber por Pix você pode pular direto para o passo 3.

Para criar a sua chave Pix e entender como fazer um Pix é necessário ser correntista de um banco que utiliza a tecnologia.

A maioria dos bancos já disponibilizam o uso de Pix, como os bancos Caixa, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Nubank e outros…

Por isso, se ao abrir o aplicativo do seu dispositivo móvel você não identificar a modalidade de Pix, vale a pena conferir se o seu banco utiliza a tecnologia.

Isso porque você não precisa fazer nenhum tipo de inscrição para fazer uso da tecnologia, depois de abrir o aplicativo do seu banco, a opção Pix deve aparecer automaticamente no seu app ou internet banking como uma opção além de TED, DOC e boleto, por exemplo.

Encontrou a opção Pix no seu aplicativo? Ela geralmente está localizada na tela inicial é só clicar e vamos aprender como registrar a sua chave Pix.

Uma outra informação importante é que para que você possa aprender como fazer o Pix, é preciso que o seu aplicativo do banco esteja liberado para realizar transações, caso contrário você receberá mensagem de erro.

2. Realize o cadastro da sua chave Pix 

Na aba Pix, você precisa procurar pela opção de 'Minhas chaves' para ter acesso às chaves que estão vinculadas à sua conta. 

Toque sobre 'Registrar chave', e você poderá cadastrar suas chaves com base em:

  • seu CNPJ ou CPF
  • seu e-mail
  • seu número de telefone
  • chave aleatória de letras e números gerada pelo próprio sistema

Ao entender como fazer o Pix muitos lojistas dão preferência por utilizar o CNPJ, ou e-mail, entretanto essa é uma escolha pessoal, se você não quiser compartilhar esses dados a melhor opção para você é criar uma chave aleatória.

Depois de escolher a opção que atende às suas necessidade basta prosseguir com a criação da sua chave Pix, e pronto!  Você acabou de descobrir como fazer o Pix, mas ainda falta um passo. 

Como fazer Pix na caixa e registro da chave Pix

Quer aprender a criar um email profissional do seu negócio para registrar a sua chave Pix? Confira o nosso guia completo de como criar um email profissional. 

3. Compartilhe a sua chave Pix

Você já sabe como fazer o Pix, agora para receber pagamentos através da ferramenta basta compartilhar a sua chave Pix, ou o número da conta bancária e da agência assim como é feito com as transações de TED.

Nesse último caso, o valor do pagamento também entrará na sua conta na hora.

Uma outra alternativa muito útil para receber pagamentos depois de aprender como fazer o Pix é a opção de criar um QR code Pix com um valor de pagamento já definido.

Nessa opção não é preciso fazer o compartilhamento da sua chave, apenas é necessário compartilhar a imagem do QR code ou  o código de QR Code que será gerado.

Para você que quer saber como fazer qr code Pix, siga o passo a passo:

  • Acessar o seu app do banco
  • Encontrar um das opções: "Cobrar", "Receber com Pix" ou "Gerar QR code"
  • Configurar com as opções disponíveis
  • Informe o valor da sua cobrança
  • Crie o seu QR Code

Algumas instituições bancárias permitem ainda personalizar a sua cobrança por qr code  permitindo que você configure um qr code para pagamento único ou simultâneos.

Após criar o seu QR Code você pode fazer o compartilhamento da tela ou então do código do QR Code.  (funciona de forma parecida a pagar um código de barras em boletos)

Como fazer o pix para receber pagamentos por QR Code Banco do Brasil

Pronto! Você acabou de descobrir como fazer o Pix de cobrança através do QR Code. 

Como fazer o Pix para cobrar na sua loja virtual? 

Agora você já sabe como fazer o Pix e como realizar cobranças através do Pix, mas se você quiser simplificar esse processo você ainda pode escolher uma hospedagem de loja virtual que já tenha suporte a esse tipo de pagamento, como o Wix

Os pagamentos realizados na sua loja virtual Wix são processados através do sistema Wix Payments, onde você registra os dados da sua conta bancária para receber pagamentos automaticamente na sua loja virtual.

Atualmente já é possível ativar a opção de "pagamentos por Pix", sem a necessidade de precisar criar chaves ou compartilhar código de QR Code, o sistema faz tudo automaticamente.

Como fazer o pix na sua loja virtual utilizando o Wix pagamentos

Conheça esse e os outros benefícios de utilizar o Wix para montar a sua loja virtual.

Crie sua loja virtual com a Wix

Temos um conteúdo muito interessante para você que possui uma loja virtual e está pensando em como fazer o Pix uma opção de pagamento para o seu negócio. Conheça as melhores formas de pagamento para ecommerce.  

Como fazer transferência pelo Pix

Quer aprender como fazer o Pix para pagar os fornecedores ou realizar transferências? É ainda mais fácil do que fazer o Pix para receber pagamentos.

Passo a passo de como fazer pagamento pelo Pix

Para aprender como fazer transferência Pix é fácil, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse o app do seu banco, e encontre a aba Pix
  • Toque em "Pix", abaixo de "Pagar e transferir"
  • Escolha um dos contatos já cadastrados ou selecione "Pagar para novo contato"
  • Em "Pagar para novo contato", você deverá indicar o dado de quem vai receber a transferência — CPF/CNPJ, celular, e-mail, agência e conta, Pix copia e cola ou chave aleatória;
  • Após digitar a chave de quem vai receber, toque em "Continuar"
  • Esteja atento e confira os dados exibidos na tela, como o nome da pessoa e a chave. 
  • Informe o valor da transação e toque em "Continuar"
  • Veja se tudo está certo e toque em "Confirmar"

Como fazer o pix para pagamentos e transferências

Embora o caminho possa ter algumas diferenças dependendo do seu banco ele é praticamente o mesmo para você que quer saber como fazer Pix na Caixa, como fazer Pix Banco do brasil, como fazer Pix Nubank ou até mesmo nos outros bancos. 

Lembre-se, se você quiser saber como fazer Pix para quem não tem chave, basta utilizar a agência e o número da conta bancária, como já explicamos anteriormente. 

Como fazer quando faz um Pix errado?

Uma das dúvidas mais comuns depois de aprender como fazer o Pix é: O que fazer depois de enviar um Pix errado?

Isso vai depender muito da situação, se você fez um Pix para uma pessoa conhecida, por exemplo, o recomendado é entrar em contato com essa pessoa para reaver o valor ou então fazer um novo Pix com o restante do valor. 

Entretanto, se você enviou um Pix para alguém desconhecido esse processo é mais complicado.

Se a pessoa tiver boa índole ela provavelmente vai perceber que foi um erro e te enviar de volta, caso contrário você pode entrar em contato com o seu banco e explicar a situação.

Ainda sim, pode ser uma dor de cabeça, pois o titular da conta pode negar a devolução do valor. 

Caso isso aconteça você pode entrar com um processo contra a pessoa, pois o mesmo estará cometendo um crime de apropriação indébita, conforme consta no artigo 169 do Código Penal.

O Artigo 169 diz o seguinte: Apropriar-se alguém de coisa alheia vinda ao seu poder por erro, caso fortuito ou força da natureza: Pena  de detenção, de um mês a um ano, ou multa.

Tem como fazer Pix com cartão de crédito?

Outra dúvida bastante comum é sobre a possibilidade de aprender como fazer o Pix por cartão de crédito.

Infelizmente essa opção ainda não está disponível, o que acontece é que algumas instituições bancárias retiram o valor do limite do seu cartão de crédito e deposita esse valor na sua conta bancária para que você possa fazer o Pix. 

Mas como já dissemos, não são todos os bancos que oferecem essa opção e ela é bastante limitada. 

Aprendeu como fazer o Pix?

Agora você já sabe como fazer o Pix e receber seus pagamentos na sua loja virtual, não deixe de oferecer outras condições de pagamento, pois apesar de prático nem todo mundo pode realizar pagamentos através desse método.

Tenha um sistema de gestão e gerenciamento financeiro fácil para você não se perder nas finanças da sua loja virtual, como o GestãoClick. Aconselhamos que tenha também uma boa planilha de contas a pagar , que irá te ajudar na administração das finanças.

E para garantir que seus clientes não tenham dúvidas na hora de fazer o pagamento na sua loja virtual e que estejam cientes de como fazer o Pix para a sua loja considere ter um serviço de chat online para auxiliá-los durante o processo, conheça mais sobre o JivoChat

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download