Chat secreto Telegram: O que é e como funciona

12 de agosto de 2022
Tempo de leitura5 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Depois de recentes atualizações da política de privacidade do WhatsApp, fazendo com que diversos usuários insatisfeitos migrassem para aplicativos concorrentes, entre eles o Telegram.

O Telegram no Brasil já está em mais de 60% dos aparelhos, apesar de não ser tão popular quanto o WhatsApp, o Telegram oferece inúmeras ferramentas como bots, possibilidade de criar enquetes e até compartilhar arquivos de até 1,5GB, por exemplo.

Entre esses inúmeros recursos diferentes, existe o chat secreto Telegram. Onde é possível conversar com outra pessoa e ter a certeza de que ninguém irá ler as mensagens, inclusive nem mesmo a plataforma. 

Pensando nisso, vamos te mostrar o que é e como funciona o chat secreto Telegram, além de um passo a passo de como fazer chat secreto do Telegram para você iniciar uma conversa com alguém com total privacidade.

O que é chat secreto Telegram?

O chat secreto do Telegram é uma forma de trocar mensagens e conversar com criptografia de ponta a ponta. Isso significa que todos os conteúdos trocados nesse chat só podem ser acessados pelo usuário e seu destinatário.

Isso inclui texto, mídias e documentos. Nos chats secretos Telegram, ninguém consegue ter acesso, nem o servidor de internet, administrador de rede ou o próprio Telegram consegue ter acesso às mensagens, apenas as pessoas do chat.

Como funciona o chat secreto do Telegram?

Para entender o funcionamento do chat secreto Telegram está na chave criptográfica. Ao começar uma conversa privada, os dispositivos compartilham uma mesma chave, a partir de um método conhecido como Diffie-Hellman.

Esse procedimento é empregado em conjunto com a criptografia AES de 256 bits, ou 32 bytes, pela qual a chave compartilhada é utilizada para cifrar e decifrar textos e arquivos.

Então, o contato que você selecionar para um chat secreto Telegram irá receber um convite em seu aparelho. Então, quando ele aceitar vocês poderão trocar mensagens entre si, com essa camada de segurança extra do Telegram.

Quando seu contato aceitar a solicitação, a conversa criptografada será iniciada. Conversar no chat secreto Telegram deixa o nome do contato verdinho e com um ícone de cadeado logo ao lado do nome.

Caso você esteja em busca de mais privacidade ao navegar na internet sem que o seu provedor te rastreie ou livre da censura, tendo mais segurança em atividades online, não deixe de conferir NordVPN.

Captura de tela do Telegram

Como fazer chat secreto no Telegram?

Agora que você entendeu o que é e como funciona o chat secreto Telegram funciona, vamos te mostrar um passo a passo de como fazer chat secreto no Telegram em diversos dispositivos, tanto no iOS quanto Android.

1. Como fazer chat secreto no Telegram no iOS

Se você é usuário de dispositivos iOS, para encontrar a opção de chat secreto Telegram é muito fácil, confira o passo a passo:

  • Comece abrindo Telegram;
  • Abra o perfil do destinatário que deseja conversar no chat secreto;
  • Clique nos três pontos, no botão "mais";
  • Então selecione a opção "Iniciar Chat Secreto" e aguarde o seu destinatário aceitar a conversa.

Captura de tela do Telegram

2. Como fazer chat secreto no Telegram no Android

Se você é usuário de dispositivos Android, para encontrar a opção de chat secreto Telegram é muito fácil, basicamente idêntico ao processo para dispositivos iOS, confira o passo a passo:

  • Comece abrindo Telegram;
  • Abra o perfil do destinatário que deseja conversar no chat secreto;
  • Clique nos três pontos, no botão "mais";
  • Então selecione a opção "Iniciar Chat Secreto" e aguarde o seu destinatário aceitar a conversa.

Além do chat secreto do Telegram, nessa opção de conversa existe a possibilidade de mandar uma mensagem autodestrutiva, que irá desaparecer após o tempo definido no cronômetro.

Captura de tela do Telegram

É importante lembrar que, a exclusão automática das mensagens não impede que o outro usuário da conversa tire prints, mas caso faça, você será notificado sobre isso no próprio chat secreto Telegram.

Outra dica útil do chat secreto Telegram é a possibilidade da criação de diversas conversas secretas com a mesma pessoa. Entretanto, os chats em grupo não podem ser secretos.

Como configurar a segurança e a privacidade no Telegram

Já que estamos falando sobre privacidade e chat secreto Telegram, vamos te mostrar como configurar a segurança e a privacidade do aplicativo. Essas opções são encontradas no menu de configurações do Telegram.

Para garantir que ninguém leia suas conversas, caso deixe seu dispositivo desbloqueado acidentalmente, é possível adicionar senha para acessar o Telegram, para isso, confira o passo a passo:

  • Acesse o menu de segurança e privacidade do Telegram;
  • Toque na opção "Senha & Touch ID";
  • Então, clique em  "Ativar senha";
  • Digite a senha que você deseja proteger seu aplicativo.

Captura de tela do Telegram

Além disso, selecione Bloqueio automático e defina um valor baixo, entre 1 e 5 minutos.

Outra maneira de deixar seu Telegram ainda mais protegido é através da autenticação de dois fatores, protegendo de possíveis invasões.

Esse método de login utiliza um código único enviado por texto, então o Telegram permite que você crie uma senha como o segundo fator. Para ativá-lo, no mesmo menu de Privacidade e segurança, escolhe a opção "Verificação em duas etapas".

Então, defina uma combinação de senha forte e lembre-se de que raramente você irá digitar essa senha, por isso é muito fácil de acabar esquecendo. Dessa forma, salve essa senha em um lugar seguro, como um gerenciador de senhas.

Caso você perca essa senha, você terá que redefinir sua conta. Basicamente, isso significa que tera que enviar uma solicitação para remover completamente sua conta, que pode demorar até sete dias.

Ao final desse processo, sua conta será excluída, com todas as informações como contatos associados, chats na nuvem e assinaturas de canais. Então, você poderá criar uma conta completamente nova utilizando o mesmo número.

Outras configurações de privacidade interessantes para evitar de compartilhar informações com os usuários do Telegram são as privacidades da plataforma, alterando os valores definidos.

Nessas informações estão quem pode ver seu número de telefone, último acesso e online, foto de perfil, quem pode te ligar, quem pode adicionar em grupos e quem pode encaminhar suas mensagens. 

Aprenda como fazer chat secreto Telegram?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a criar conversas privadas e seguras com a funcionalidade de chat secreto do Telegram.

Se você utiliza o Telegram, saiba que a JivoChat conta com uma integração com o aplicativo, confira tudo sobre como conectar o Telegram.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download