6 razões para instalar um chat online no seu blog

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Luciano Larrossa
Luciano Larrossa
Mágico do Marketing

Embora a instalação de chats online em ecommerce seja um padrão bem-vindo e bastante difundido no mercado, não significa que ele necessariamente seja o único tipo de local no qual se deve usar a ferramenta. Dispor de uma plataforma de chat online para blogs também é útil por uma série de razões que pretendemos abordar aqui, o que também justifica a disponibilização de um plugin do Jivochat para o WordPress, por exemplo.

Seja o aumento da comunicação entre autor e seguidores e melhoria nas conversões, confira abaixo seis razões para instalar um chat online no seu blog e, caso queira conferir os principais recursos de uma ferramenta profissional, experimente o JivoChat gratuitamente em seu blog.

Leia também: As 12 características que um chat para WordPress precisa ter

1. Aprofunda a relação com os seguidores

Disponibilizar um chat online em seu blog pode ser uma das maneiras de aprofundar sua relação com os seguidores, ficando disponível para resolver questões e tirar dúvidas. Com a melhoria na acessibilidade, existem boas chances de fidelizar mais seus seguidores, os mantendo ligados em relação ao que publica no blog. Outra das vantagens é a possibilidade de tirar dúvidas sobre os produtos que divulga em sua página, sejam eles próprios, patrocinados ou transmitidos através de links de afiliados.

chat online para blogs

Com a aproximação, também fica mais fácil de convidar um leitor a compartilhar seu conteúdo nas redes sociais. Não apenas para o compartilhamento, mas o a comunicação direta com o leitor pode ser uma boa forma de adquirir novas ideias para publicações futuras em seu blog. Além disso, você fica sabendo melhor quais são as maiores necessidades dos seguidores do seu blog. Isso pode, futuramente, dar mais ideias para artigos.

2. Pode ser o diferencial entre seu blog e a concorrência

Nem todo blog disponibiliza uma forma de contato tão próxima assim, geralmente os mantendo atrelado exclusivamente a seus ecommerces, quando possuem loja própria. Dessa maneira, adotar um chat online em seu blog - tenha você uma loja virtual ou não -, pode ser o que o diferencie de outros blogs que atuem na mesma área que a sua.

Outra razão pela qual adotar a plataforma pode se tornar um diferencial está na agilidade do atendimento, que se torna mais rápida que o email ou até mesmo as redes sociais. Com isso em mente e, juntando com a razão anterior, é possível se destacar fortemente em relação à concorrência.

Veja também: [30 maneiras de fazer sua primeira venda online] (/blog/vendas/como-fazer-primeira-venda-ecommerce.html)

3. Meio de reunir dados dos visitantes

Através das ferramentas que disponibilizamos aqui no Jivochat, é possível reunir dados sobre seu visitante. Entre elas, a localidade de onde ela está acessando seu conteúdo e as páginas que visualizou ou está a visualizar em seu blog. Junto isso às funcionalidades analíticas do chat online - que possui integração com o Google Analytics -, se torna indispensável a instalação do chat online como uma maneira de acompanhar em tempo real quais são as tendências dos visitantes e seguidores de seu blog.

Melhor até mesmo que o contato direto citado anteriormente, usar as ferramentas citadas acima podem dar valiosos insights sobre o que as pessoas estão procurando dentro de sua área de atuação. Para blogs, essa é uma das mais fortes razões para adotar o chat online em seu blog.

analytics para blogs

4. Solicitar informações mais precisas sobre seguidores e visitantes

Adotar um chat online para estreitar o contato com o seguidor não serve apenas para que ele ou ela tenham acesso mais fácil a você. O caminho contrário também é válido. Através do chat online no blog, é possível reunir informações mais precisas que os dados citados no item anterior. Por exemplo, durante a comunicação, você pode solicitar o email ou outras formas de contato úteis para o seguidor, dessa maneira permitindo aumentar sua base de contatos para email marketing, por exemplo.

Não deixe de ler esse texto sobre email marketing: [30 dicas de email marketing para seu ecommerce] (/blog/marketing/dicas-email-marketing-ecommerce.html)

5. Aumento nas conversões

Independente de seu objetivo no blog, adotar um chat online em seu blog é uma das melhores maneiras de aumentar suas conversões. Se o seu objetivo é aumentar sua base de emails inscritos, basta conferir o exemplo anterior para entender como utilizar a ferramenta facilitará o alcance desse objetivo. Obviamente que ele não é o único que pode ser alcançado.

conversao para blogs

Entre outras metas, o chat online pode ser a ferramenta direta para conseguir. O objetivo atual é conseguir mais seguidores nas redes sociais? Antes de encerrar um contato, solicite ao visitante que o siga em sua página do Facebook ou perfil em qualquer outra rede social. Deseja que eles conheçam o produto de um afiliado? Mencione isso no seu atendimento, principalmente se o assunto for algo cujo produto afiliado seja relacionado. Existem diversas maneiras de aumentar suas conversões, inclusive o próximo item...

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6. Aumente suas vendas!

Assim como as conversões citadas anteriormente, não podíamos citar que uma das principais razões também é o aumento nas vendas. Assim como acontece no ecommerce - e principalmente se o seu blog contar com loja própria -, você pode direcionar visitantes, seguidores e clientes na direção certa. Também é possível fazer sugestões ou aproveitar atendimentos para sugerir outros produtos do blog em sua loja virtual.

Leia também: [10 funções obrigatórias em seu chat online] (/blog/comunicacao/funcoes-obrigatorias-num-chat-online.html)

Quer saber como implantar um chat online em seu blog? Então não deixe de [conferir as funcionalidades] (http://bit.ly/jivochat-blogpost-chat-online-no-blog) que o Jivochat proporciona através de seu plugin para WordPress!

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