As 12 características que um chat para WordPress precisa ter

Tenha conhecimento de quais características são importantes considerar em seu chat para WordPress

Não faltam publicações e postagens - inclusive as de nosso blog - informando sobre as mais diversas plataformas para auxiliar em algum aspecto de um negócio, seja ele qual for. No entanto, menos comuns são os posts que mostram diversos critérios e características a se levar em consideração.

Além dos tipos de ferramentas e algumas dicas para os mesmos - como o Google Analytics -, trouxemos para vocês uma lista com 12 destes critérios a serem avaliados na procura por uma plataforma de chat online para sites e blogs WordPress. Através dela, será mais fácil parametrizar quais são os mais importantes para as necessidades de seu negócio e assim saber como avaliar cada plataforma em questão. E enquanto lê este este artigo, aproveite e baixe o nosso próprio plugin wordpress do Jivochat para configurar rapidamente nosso chat no seu site clicando aqui

Leia também: 7 razões para ter um chat online na sua e-commerce

1. Interface limpa e fácil de usar

Jivochat

Assim como explicar piadas, a necessidade de se explicar como usa uma interface automaticamente faz com que ela não seja tão boa assim. Profissionais e usuários de sistemas de chat em ecommerce - seja nativo em seu site ou WordPress - não necessariamente são experts em programação ou possuem grande domínio de informática e tal qualificação não deveria ser exigida deles.

Por isso, um dos critérios mais importantes na avaliação de plataformas de chat em ecommerce para seu WordPress é a facilidade em usá-lo e encontrar suas funcionalidades e configurações. De nada adianta uma plataforma arrojada e cheia de funções avançadas se os usuários não conseguem encontrar ou manusear as mais básicas.

2. Compatibilidade com dispositivos móveis

O mundo já está mobile, com uma maioria vasta de pessoas acessando lojas e páginas através destes dispositivos. Por conta disso, é necessário que sua plataforma de chat para WordPress conte com o que é chamado de design responsivo. Ou seja, a ferramenta deve se ajustar automaticamente para caber no tamanho de tela onde está sendo acessada, melhorando a compatibilidade. Tente procurar por imagens de uma determinada plataforma em diferentes dispositivos para conferir como ficam nas diferentes telas.

Jivochat para Wordpress

3. Receber mensagens mesmo quando o atendimento estiver offline

É importante que as mensagens continuem a chegar mesmo quando seu atendimento estiver offline. Por conta disso, é interessante verificar se a plataforma que considera incluir em seu negócio permite que receba estas mensagens e permita que seus atendentes possam responder quando estiverem logados ou se, ao menos, as questões são enviadas através de email. Ou ambos, de preferência.

4. Possibilidade de um cliente continuar de onde parou

A maioria dos atendimentos é fechado no momento que a janela é encerrada. Embora no passado isso fosse comum, atualmente alguns plugins de chat online no WordPress permitem que os clientes possam continuar seu atendimento de onde pararam, mesmo que tenham fechado a janela.

O encerramento deve vir apenas por parte do próprio ou de um atendente, já que o esbarro acidental em um botão de fechamento ou um travamento no dispositivo - seja ele computador ou mobile - possa derrubar a chamada. Sem isso, o cliente fica obrigado a recomeçar todo o processo, perdendo valioso tempo e possivelmente acabando frustrado com seu ecommerce a ponto de desistir do atendimento e até de sua empresa.

chat para wordpress

5. Suporte a chamadas em audio ou video

Esse critério em específico deve ser avaliado de acordo com seu negócio. Nem toda empresa necessita realmente da possibilidade de fazer chamadas em audio ou video, embora torne útil para tornar seu atendimento mais humano, aproximando seu negócio do cliente. Se a sua clientela tiver preferência em ser atendida dessa maneira, vale considerar procurar uma ferramenta que possibilite que façam estas chamadas.

6. Contar com ferramentas analíticas

Tão importante quanto vender é avaliar os resultados. Isso se aplica não apenas às vendas mas também ao atendimento. Um dos aspectos mais importantes a levar em consideração, sua plataforma em WordPress deve permitir que possa retornar à atendimentos feitos no passado para que sejam analisados seus números ou qualidade das chamadas. Se a ferramenta não permitir que faça essa análise, pode muito bem excluí-la de suas opções, já que uma parte importante da sua área de suporte não estará coberta pela ferramenta.

jivochat no wordpress

7. Reunir todos os canais de atendimento em um só lugar

Também um critério opcional, mas que pode economizar bastante seu tempo e o de sua equipe, é adquirir uma ferramenta que englobe todos seus canais de atendimento além do chat online, como emails e redes sociais. Com isso, não será necessário designar um atendente para cada canal, mas dividir as tarefas entre sua equipe, que usará o mesmo software. Além disso, isso torna mais fácil a avaliação de resultados, tirando a necessidade que use diversos aplicativos para avaliar cada setor.

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8. Customizar o visual

Algumas ferramentas de chat online gratuitas para o WordPress podem obrigá-lo a adotar seu visual ou contar com algum tipo de propaganda deles. Para sites que possuem pouco orçamento, talvez não seja exatamente um problema, mas ter um atendimento de acordo com sua identidade visual dará, sem dúvida, um ar mais profissional para a página. Isso fará com que o site seja mais confiável aos olhos de visitantes e clientes.

9. Possibilidade de comunicação entre a equipe

Para evitar a utilização de um terceiro software para comunicação entre sua equipe, pode ser uma boa opção selecionar uma ferramenta de chat para WordPress que permita a comunicação interna. Dessa maneira, evita que sua equipe disperse, ao mesmo tempo que pode tirar dúvidas entre si durante um atendimento sem sair do lugar.

10. Fornecimento de backups das conversas

Esqueça quaisquer ferramentas que não ofereça opção de gravar transcrições dos atendimentos. Uma plataforma que não ofereça o backup do chat entre sua equipe e os visitantes ou cliente torna sua empresa desprotegida em relação à possíveis ações desonestas. Além disso, a não gravação de cópias impede que avalie a qualidade de seu atendimento.

dicas de chat para wordpress

11. Permita que atenda múltiplos usuários simultaneamente

É possível que seus primeiros atendimentos através do chat em ecommerce não exijam que tenha que lidar com diversos visitantes e clientes ao mesmo tempo, mas isso não irá durar por muito tempo. Por isso, recomendamos que preste bastante atenção para a presença dessa funcionalidade nos chats para WordPress. Possibilitar que um operador atenda a diversos clientes simultaneamente faz com que a fila de atendimento rode de maneira mais ágil, mesmo que exista um limite para esses atendimentos simultâneos por pessoa.

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12. Conte com a possibilidade da criação de modelos de respostas

Um critério menor em consideração à uma parcela dos exemplos que mencionamos nesta lista, a possibilidade de criação de modelos de respostas também se encaixam na categoria de “maior produtividade”, economizando seu tempo. A criação de modelos de respostas não é uma funcionalidade rara, sendo bastante comum de ser encontrada nas plataformas, como o próprio JivoChat. No entanto, vale considerar a preferência por um sistema que permita que você e sua equipe criem os modelos, e não apenas oferecendo modelos genéricos. Principalmente aqueles que não possuem o português como idioma.

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Vale lembrar que estes não são os únicos critérios a serem levados em consideração, já que alguns tipos de negócios contam com necessidades muito particulares que não podem ser incluídos nessa lista, que aborda ferramentas úteis em um contexto geral. De qualquer maneira, acreditamos que a apresentação destes critérios - em sua grande maioria possíveis no JivoChat para WordPress - tornará mais fácil a escolha da plataforma mais adequada para o seu negócio.

2016/08/22

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