Mercado Shops: O que é e Como Criar sua Loja Virtual

19 de junho de 2023
Tempo de leitura7 minutos
Felipe A.
Felipe A.
Redator

Caso esteja pensando em abrir uma loja virtual e não sabe exatamente por onde começar, você precisa conhecer o Mercado Shops, uma solução criada pelo Mercado Livre que vai te ajudar a montar sua própria loja virtual de maneira rápida e descomplicada.

Neste artigo iremos explicar o que é a plataforma, como ela funciona, como montar e personalizar sua loja, os meios de pagamentos oferecidos, como configurar os envios de produtos e como funcionam os anúncios e taxas.

O que é Mercado Shops?

Conforme mencionamos anteriormente, o Mercado Shops é uma plataforma de e-commerce que tem como principal objetivo permitir que os vendedores criem suas lojas virtuais fora do Mercado Livre e ainda ter acesso a diversas ferramentas interessantes.

Dentro do Shops é possível montar uma loja personalizada com a identidade visual da sua marca e usufruir de alguns recursos como: URL própria, serviço do Mercado Envios e um hub centralizado que facilita a criação e administração de anúncios.

Mas não se preocupe, apesar de ser uma plataforma ligada ao ecossistema da marca, criar um site dentro do Mercado Shops não suspende e não interfere na sua conta do Mercado Livre e nem em qualquer outro marketplace concorrente.

Como funciona o Mercado Shops?

Ao criar uma conta no Mercado Shops, você terá acesso a um painel de controle intuitivo e uma guia passo a passo que vão te ajudar a criar sua loja virtual e personalizar todos os elementos de acordo com a identidade visual da sua marca.

Através das ferramentas de personalização é possível escolher um dos templates já disponíveis ou personaliza-lo de acordo com suas preferências, mover e adicionar seções, modificar a paleta de cores e criar banners.

Caso você já tenha uma loja montada dentro do Mercado Livre, este processo fica ainda mais rápido e prático, pois o Mercado Shops permite que você migre os anúncios e preferências configurados na sua conta principal.

Se ainda estiver com dúvidas, não deixe de conferir nosso vídeo a respeito do Mercado Shops, que explica na prática como a plataforma funciona e ainda traz algumas dicas que vão te ajudar a aumentar suas vendas!

Como montar uma loja no Mercado Shops

Para conseguir montar sua loja virtual dentro do Mercado Shops é muito simples, basta seguir os passos abaixo:

1- Acesse o site do Mercado Shops e clique no botão "Criar meu Shop Grátis";

imagem que mostra a pagina inicial do site do Mercado Shops

2- Você será redirecionado para uma pagina do Mercado Livre, onde você pode optar por criar uma nova conta ou utilizar sua conta já existente;

imagem que mostra a pagina inicial de login do mercado livre

3- Após criar sua conta ou realizar o login, a plataforma irá solicitar uma confirmação por meio de um SMS ou por uma mensagem no WhatsApp;

imagem que mostra uma pagina de confirmação de login do Mercado Livre

4- Assim que confirmar sua conta, você será redirecionado para a pagina de configuração, onde será possível alterar o nome da sua loja, personalizar os elementos visuais, montar um catalogo de produtos, criar promoções, gerenciar seus pedidos, atender seus clientes, etc.

imagem que mostra o painel de configuração de uma loja virtual do Mercado Shops

Para tornar todo o procedimento ainda mais descomplicado, a plataforma oferece diversos vídeos e tutoriais, além de um suporte on-line com atendentes pronto para tirar todas as suas dúvidas em qualquer etapa.

Formas de Pagamento

Dentro do painel de controle do Mercado Shops você pode configurar e ajustar todos os meios de pagamento que estarão disponíveis na sua loja, como boleto bancário, cartão de crédito, PIX e o Mercado Pago.

Para deixar tudo ainda mais prático, todas essas formas de pagamento já estão previamente configuradas em todas as contas e você só precisar ativa-las no painel de controle para que elas sejam disponibilizadas na hora do checkout.

Sistema de Envio

Quanto ao envio dos produtos e mercadorias, o Mercado Shops possui integração total com o sistema de logística oficial do grupo Mercado Livre conhecido como Mercado Envios, que realiza entregas para todo o país.

Com o Mercado Envios sua loja tem acesso a uma serie de benefícios como: entregas realizadas em até 24 horas, sistema de rastreamento preciso, acesso ao depósito, ferramenta que calcula o valor do frete automaticamente e possibilidade de envios gratuitos.

Anúncios

Além de todos os recursos apresentados até o momento, dentro do painel de controle do Mercado Shops você pode criar anúncios personalizados para os seus produtos e atrair ainda mais clientes para sua loja virtual.

Esses anúncios serão exibidos em destaque nos resultados de busca do Mercado Livre e em outros canais de divulgação da plataforma. Atualmente é possível contratar dois planos de anúncios, o Clássico e o Premium.

O plano de anúncios Clássicos é um recurso que, apesar de ser gratuito, possui um baixo nível de exposição e não tem nenhum benefício extra associado a ele, o que pode ser interessantes para lojas menores.

Enquanto isso, o plano de anúncios Premium tem um maior nível de exposição e permite que você ofereça parcelamentos em até 12 vezes sem juros ao seus clientes. Porém, ele tem um custo de 7.99% sobre o valor de cada venda.

Taxas do Mercado Shops

Uma das principais vantagens que o Mercado Shops possui em relação as outras plataformas de e-commerce é quantidade reduzida de taxas. Todo processo de manutenção e criação da sua loja, inclusive as transações, são livres de qualquer tipo de custo.

No sistema Clássico, a plataforma trabalha com um juros de 5.99% em parcelamentos até 3x e um juros de 11.99% em parcelamentos até 12x, valores que podem ser absorvidos pelo lojista ou repassados ao comprador.

Conforme mencionamos anteriormente, caso queira oferecer parcelamentos em até 12 vezes sem juros ao seus clientes, você irá precisar ingressar na modalidade Premium, onde é cobrada uma taxa de 7.99% por cada venda que for realizada.

Além disso, todos os pagamentos que forem recebidos através da ferramenta do Mercado Pago, é necessário pagar uma taxa que varia de acordo com o prazo escolhido para o dinheiro ser disponibilizado e o meio de pagamento utilizado pelo seu cliente.

Todas as informações a respeito das taxas do Mercado Shops e do Mercado Pago podem ser encontradas nas paginas de ajuda oficial de cada uma das plataformas, onde todos os valores estão detalhados.

Qual a diferença entre Mercado Livre e Mercado Shops?

Muitas pessoas ainda ficam na dúvida em relação as duas plataformas e, apesar do Marcado Shops e o Mercado Livre fazerem parte do mesmo grupo comercial, é importante lembrar que eles não são a mesma coisa.

Enquanto o Mercado Livre é um marketplace utilizado por lojistas para vender seus produtos em meio a milhares de outros vendedores, o Mercado Shops é uma plataforma exclusiva para a criação de lojas virtuais individuais.

Uma dos principais diferenciais do Mercado Shops é a oportunidade de criar uma identidade visual própria para sua marca e oferecer uma experiência única ao seus clientes, o que pode ajudar a impulsionar suas vendas.

Segurança

Apesar de ser um serviço totalmente gratuito, o Mercado Shops conta com todas as proteções e medidas de seguranças que são utilizadas no Mercado Livre, garantindo a segurança das suas vendas e dos dados do seus clientes.

Além disso, por utilizar o sistema de pagamentos do Mercado Pago, todas as transações que são realizadas em seu site são criptografadas e protegidas, o que torna ele uma plataforma extremamente confiável e segura.

Vantagens e Desvantagens

Para finalizar a nossa análise e te ajudar a decidir se vale a pena montar sua loja on-line utilizando esta ferramenta, nós iremos destacas as vantagens e algumas desvantagens do serviço, confira:

Principais Vantagens:

  • Painel de configuração, gerenciamento e criação intuitivo;
  • Serviço Gratuito;
  • Integração com os sistemas do Mercado Livre, Mercado Pago e Mercado Envios;
  • Tutoriais;
  • Suporte Técnico Especializado;
  • Loja com Identidade Visual Personalizada;
  • Alto Nível de Segurança.

Mesmo com uma lista de vantagens extensa, o Mercado Shops possui algumas desvantagens que precisam ser considerados em uma analise racional:

Desvantagens:

  • Limitação no Alcance dos Anúncios Gratuitos;
  • Taxas de Parcelamento;

Aprendeu tudo o que é o Mercado Shops?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado entender o que é o Mercado Shops, tirando todas as suas duvidas a respeito das taxas, serviços oferecidos e principalmente sobre como funciona a plataforma de criação de lojas virtuais do Mercado Livre.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download