7 dicas de como vender no Pinterest
As redes sociais como o Facebook e o Instagram já se consolidaram como parte integral das estratégias de quem deseja vender online.
Contudo, existe uma outra rede social que muitas vezes não é lembrada, mas tem um enorme potencial para ser um grande canal para gerar tráfego e vendas: o Pinterest.
Saber como vender no Pinterest é algo fundamental para marcas relacionadas a moda e decoração.
Isso porque a rede social é muito associada com ideias dessas áreas, tendo um grande impacto na jornada de compra de consumidores.
Mas não é preciso se limitar a esses nichos, a plataforma conta com mais de 400 milhões de usuários mensais, dos quais 46 milhões são brasileiros.
Se você tem interesse em aproveitar todo potencial que essa plataforma oferece ao seu negócio, confira nosso artigo e saiba como vender no Pinterest passo a passo.
O que é o Pinterest?
Pinternet é uma rede social que foi criada em 2010, misturando elementos de uma ferramenta de busca visual e elementos sociais para salvar e compartilhar ideias.
O objetivo da plataforma é ajudar seus usuários a encontrar inspirações sobre os mais variados temas.
Seu nome tem origem no hábito de deixar mensagens em murais com alfinetes: pin significa alfinete e interest significa interesse.
Por isso a rede social funciona como uma versão digital desses murais.
Ao conferir as inúmeras imagens e vídeos disponíveis, os usuários podem criar pastas públicas ou privadas para salvar suas inspirações, reunindo várias referências sobre um determinado tema.
Alguns assuntos populares na plataforma são moda, decoração, arquitetura, estilo de vida, culinária e arte.
Como vender no Pinterest?
Confira a seguir os principais passos de como vender no Pinterest com seu ecommerce.
1. Crie um perfil comercial
O primeiro passo para usar o Pinterest profissionalmente é criar um perfil comercial para sua marca.
Para fazer isso, siga o passo a passo:
- No canto superior direito da tela, clique em Inscrever-se
- Clique em Criar uma conta business
- Insira seu Email, selecione Criar uma senha e insira sua Idade
- Clique em Criar conta
- Preencha os campos em Criar seu perfil e clique em Avançar
- Preencha os campos em Descreva sua empresa e clique em Avançar
- Selecione se você quer veicular anúncios e clique em Avançar
- Selecione onde deseja iniciar ou clique no ícone de X para acessar sua nova conta business do Pinterest
2. Crie uma pasta de inspirações
Maior parte dos usuários do Pinterest está na plataforma para consumir conteúdos inspiradores relacionados aos seus temas preferidos.
Por isso é importante criar pastas com ideias variadas de imagens dos seus produtos, com foco em apresentá-los de forma interessante.
Mas não fique apenas na divulgação. Busque criar pastas temáticas que contam com referências no assunto, além de dicas e curiosidades interessantes que podem atrair o interesse de usuários.
Use a criatividade para criar conteúdos que além de atrativos, sejam interessantes para os seus consumidores.
Dessa forma, quando estiverem perto da decisão de compra, as chances de procurarem seu negócio serão maiores.
3. Use imagens de qualidade
O Pinterest é uma rede social completamente baseada em conteúdo visual.
Isso faz com que a qualidade das fotos que são publicadas na plataforma sejam muito importantes.
Busque sempre usar imagens de alta resolução, criativas, atrativas e que estejam relacionadas a sua marca.
A medida recomenda pelo site é de 1000 x 1500 pixels para imagens, nos formatos .jpg ou .png pesando até 32 MB.
4. Otimize suas descrições
Outra dica importante de como vender pelo Pinterest é otimizar o texto dos seus conteúdos.
Por mais que o foco seja nas imagens, os títulos e as descrições dos pins publicados pode ajudar seu negócio a encontrar mais pessoas a partir do uso de palavras-chave.
Portanto, antes de começar a produzir fotos e imagens, tente organizar um calendário de conteúdo editorial usando as principais palavras-chave de sua área como base.
Ferramentas como o Google Keyword Planner podem auxiliar muito nessa tarefa.
Fazer esse tipo otimização irá ajudar seu negócio dentro da rede social e nos resultados de buscas feitos dentro do Google Imagens, alcançando ainda mais pessoas.
Contudo, é preciso manter os padrões recomendados pelo Pinterest. Títulos podem ter até 100 caracteres, descrições devem ter no máximo 500 caracteres.
Dessas 500, apenas as 50 a 60 letras irão aparecer no feed do usuário. Leve isso em consideração na hora de escrever.
5. Crie pins dos seus produtos
Contas comerciais no Pinterest contam com a opção de criar pins de produtos.
Esse tipo de publicação permite adicionar a imagem de um produto, seu preço, disponibilidade e um link de venda para sua ecommerce.
Para utilizar esse recurso, basta aplicar uma tag do sistema de páginas de produtos em sua loja virtual.
Então, o Pinterest será capaz de captar as informações direto do seu site, atualizando a plataforma de forma automática.
Outro recurso interessante é a possibilidade de marcar vários itens que estão a venda em uma só foto.
Dessa forma, o usuário pode clicar na imagem para conferir os links e ser redirecionado a sua loja.
6. Adicione o botão de "Pin it" nas páginas de produtos
Outra ação importante para quem deseja focar em como vender no Pinterest é adicionar o botão "Pint it" em seu site.
Isso permite que os consumidores salvem e compartilhem as imagens dos seus produtos nos seus perfis pessoais dentro da rede social.
Algo que gera alcance e engajamento orgânico para sua marca, tendo até mesmo o potencial de atrair novos clientes.
Para utilizar esse recurso é preciso de uma ferramenta oferecida pelo próprio Pinterest, o construtor de widget.
Usando essa ferramenta, crie um botão personalizado e use o código HTML que será gerado em seu site.
7. Faça anúncios publicitários no Pinterest
Uma forma ativa de como vender no Pinteret é investir em anúncios publicitários para os seus produtos.
Para criar seus anúncios, basta seguir o passo a passo oferecido pelo próprio Pinterest:
Criando anúncio em uma nova campanha
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Entre na sua conta business do Pinterest.
-
Clique em Anúncios na parte superior da tela e em Criar campanha.
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Clique em Anúncios na navegação do lado esquerdo.
-
Selecione os Pins que você quer patrocinar:
- Clique em ícone de filtro para filtrar os anúncios por formato ou exibir apenas anúncios existentes.
- Clique em Todos os Pins para ver todos os seus Pins ou clique em Pastas para selecionar os Pins das suas pastas.
- Clique na barra de pesquisa para procurar um Pin específico.
- Clique em Todos os Pins e depois clique no ícone de "+" para abrir o Pin builder e criar um Pin orgânico. Para criar vários Pins, clique em ícone de "+" na parte superior da tela do Pin builder ou clique de "..." acima de um Pin para duplicá-lo. Para editar ou excluir vários Pins, clique na caixa de seleção Marcar tudo na parte superior da tela ou na caixa de seleção ao lado de Pins específicos e clique em Editar selecionados ou Excluir selecionados. Quando terminar, clique em Publicar para publicar seus Pins orgânicos.
-
Nos seus Pins selecionados, clique em Revisar Pins selecionados para adicionar detalhes aos seus anúncios:
- Revise e edite o nome do anúncio para alterar a forma como o anúncio será rotulado nos seus relatórios.
- Revise e edite a URL de destino do anúncio e adicione parâmetros de rastreamento opcionais.
-
Clique em Publicar.
- Se alguma informação necessária estiver faltando na sua campanha, os erros serão destacados em vermelho no lado esquerdo da tela.
- Clique nos tópicos destacados na navegação à esquerda para ir para essa seção e corrigir os erros existentes.
Criar um anúncio em uma campanha já existente
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Entre na sua conta business do Pinterest.
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Clique em Anúncios na parte superior da tela e clique em Relatórios.
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Clique na caixa de seleção ao lado da campanha à qual você deseja adicionar um anúncio.
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Clique na aba Grupos de anúncios.
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Clique no nome de um grupo de anúncios existente ou clique em Criar grupo de anúncios para criar um novo grupo de anúncios.
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Clique em Anúncios na navegação do lado esquerdo.
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Selecione os Pins que você quer patrocinar:
-
Clique em ícone de filtro para filtrar os anúncios por formato ou exibir apenas anúncios existentes.
Clique em Todos os Pins para ver todos os seus Pins ou clique em Pastas para selecionar os Pins das suas pastas.
Clique na barra de pesquisa para procurar um Pin específico.
Clique em Todos os Pins e depois clique no ícone de "+" para abrir o Pin builder e criar um Pin orgânico. Para criar vários Pins, clique de "+" na parte superior da tela do Pin builder ou clique em ícone de "..." acima de um Pin para duplicá-lo. Para editar ou excluir vários Pins, clique na caixa de seleção Marcar tudo na parte superior da tela ou na caixa de seleção ao lado de Pins específicos e clique em Editar selecionados ou Excluir selecionados. Quando terminar, clique em Publicar para publicar seus Pins orgânicos.
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Nos seus Pins selecionados, clique em Revisar Pins selecionados para adicionar detalhes aos seus anúncios:
- Revise e edite o nome do anúncio para alterar a forma como o anúncio será rotulado nos seus relatórios.
- Revise e edite a URL de destino do anúncio e adicione parâmetros de rastreamento opcionais.
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Clique em Publicar.
- Se alguma informação necessária estiver faltando na sua campanha, os erros serão destacados em vermelho no lado esquerdo da tela.
- Clique nos tópicos destacados na navegação à esquerda para ir para essa seção e corrigir os erros existentes.
É importante saber que após publicados, os pins irão passar por uma análise de anúncios para assegurar que estão seguindo as diretrizes de publicidade da plataforma.
Já sabe como vender no Pinterest?
Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você a entender como vender no Pinterest e oferecido algumas dicas para otimizar seus resultados.
Caso tenha interesse em se aprofundar nas estratégias de produzir conteúdo para o seu negócio, confira nossa lista com os melhores cursos de marketing de conteúdo da internet.
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