15 Melhores Plataformas de Cursos Online

atualizado 1 de março de 2024
Tempo de leitura12 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Os recentes e constantes avanços na tecnologia fizeram com que as técnicas de ensino dessem um grande salto, aquecendo bastante o mercado das plataformas de cursos online.

Isso porque com novas formas de aprender e estudar, pessoas interessadas em aprender novas habilidades, hobbies e até mesmo cursos de ensino superior confiam mais na qualidade dos conteúdos.

Isso faz com que cada vez mais pessoas optam por fazer um curso à distância devido à praticidade que estudar no seu tempo e onde quiser pode trazer.

Se você tem interesse em conhecer melhor as plataformas de ensino à distância, seja para vender cursos ou começar seus estudos, confira nosso artigo para conhecer as melhores alternativas.

O que são as Plataformas de Cursos Online?

As plataformas de cursos online são espaços desenvolvidos com o foco exclusivo em conteúdos de ensino pela internet.

Para que esses ambientes digitais sejam interessantes tanto para alunos quanto para professores é preciso garantir uma interface intuitiva, facilidade de navegação, espaço para carregar e baixar arquivos, além de várias outras funcionalidades.

Os cursos disponibilizados nessas plataformas também precisam apresentar cronogramas e uma estrutura necessária para que os alunos naveguem pelo conteúdo, assim como os cursos de instituições físicas.

Os cursos online ganharam muita popularidade nos últimos anos, com mais pessoas se interessando e se especializando através desse tipo de conteúdo.

Isso faz com que a atividade de desenvolver cursos online sobre os mais diversos temas seja uma atividade que pode gerar um bom retorno financeiro.

Afinal, após criado, um curso digital pode ser vendido para inúmeros alunos sem um limite. O trabalho de manutenção desses materiais também é pequeno, sendo necessário apenas adicionar atualizações e oferecer suporte aos alunos.

Melhor plataforma de venda de cursos online

Antes de apresentarmos as melhores plataformas de cursos online, e se o seu objetivo é vender os seus próprios infoprodutos na internet, você precisa conhecer a Kiwify.

A Kiwify é uma plataforma completa para quem deseja transformar o seu conhecimento em um curso online e criar um negócio na internet.

Com ela você poderá hospedar e gerenciar o seu curso online na plataforma, sem custos extras, ou seja, para hospedar o seu cursos na Kiwify você só paga pelo que vender.

Você também não precisa se preocupar com pagamentos, pois seus pagamentos são recebidos e processados de maneira personalizada e com apenas um click através da plataforma.

Assim, você não precisa se preocupar com pagamentos, apenas precisa se preocupar com as vendas do seu produto digital.

Além de contar com um painel de fácil controle, a plataforma facilita a liberação do produto para o cliente para que ele não precise abrir o email para ter acesso ao curso.

Outras vantagens em usar a Kiwify incluem a possibilidade de coprodução e divisão das comissões, venda de assinatura e possibilidade de trabalhar com afiliados.

Conheça as melhores plataformas de curso online

Após entender melhor o que é uma plataforma de ensino a distância ou EAD, é hora de conhecer as principais alternativas que têm destaque no mercado.

1. CyberClass

A CyberClass é uma plataforma de cursos online completa para você que quer estudar online ou que deseja ser tutor de algum curso.

Nela é possível encontrar cursos de diversas categorias e habilidades, todos eles produzidos por especialistas em suas áreas, ensinando a você como a ganhar dinheiro através das suas habilidades.

Além disso, a plataforma ajuda o estudante a se orientar através da ferramenta trilha, na qual a própria plataforma indica alguns cursos e materiais para você alcançar seu objetivo e também acompanhar o seu progresso.

Ou seja, é um site totalmente focado em ensinar a você como ganhar dinheiro através das suas habilidades.

Desenvolva novas habilidade e aprenda a aplicá-las em sua vida profissional e ganhar dinheiro com elas, principalmente para quem deseja empreender.

Conheça os cursos da CyberClass a melhor plataforma de cursos online;

2. Hotmart

A Hotmart é uma plataforma de curso online que oferece uma ótima interface tanto para os estudantes quanto para pessoas interessadas em vender seus cursos.

O ambiente de ensino já conta com mais de 1 milhão de usuários, contando produtores de conteúdos e alunos. Esse grande número de acessos faz com que a plataforma seja ainda mais visada.

Lá é possível encontrar os mais variados cursos onlines , tanto com foco em hobbies quanto foco para carreiras profissionais.

Dentre suas principais características estão o layout customizável das páginas, suporte especializados, vendas de conteúdo extras por 1 clique, solução própria de pagamento e programação de conteúdo.

captura da tela da plataforma de cursos hotmart apresentando os cursos mais populares

3. Udemy

Atualmente a Udemy é uma das plataformas digitais de ensino mais utilizadas no mundo, oferecendo mais de 100 mil cursos online em seu acervo.

É possível encontrar conteúdos sobre os mais variados temas para estudar, como marketing, negócios, design, desenvolvimento pessoal, podcast e muito mais.

Uma das categorias mais relevantes de materiais na plataforma são os cursos de programação online e cursos voltados para a área de tecnologia.

Além disso, o portal é bastante amigável com pessoas que têm conhecimentos relevantes e desejam produzir seu próprio conteúdo para vender através do site.

4. Sambatech

O Sambatech é uma plataforma de cursos online que conta com ambientes voltados tanto para os alunos quanto para instrutores que desejam veicular seus cursos.

O site usa a tecnologia ABR para otimizar a entrega de conteúdo pela plataforma, otimizando a internet disponível dos usuários.

Seu principal diferencial são os cursos em vídeo, que podem ser gravados ou feitos ao vivo. A interface do Sambatech também é bastante intuitiva e semelhante à do YouTube, facilitando sua utilização e promovendo a interação com likes e comentários.

Outro recurso muito relevante para a venda de cursos são os relatórios sobre atividades dos colaboradores no sistema.

5. EAD Plataforma

Com a EAD Plataforma, em apenas alguns passos é possível criar sua página virtual personalizando sua própria identidade visual, otimizando as páginas tanto para celulares quanto para computadores.

Estudantes que optarem pelo serviço poderão encontrar cursos grátis e pagos, visão das aulas e navegação entre conteúdos.

Já os professores terão acesso a relatórios de vendas e comissões, gestão de cursos, cupons de desconto, matrículas, certificados e depoimentos.

A área do administrador também conta com relatórios completos de vendas e o gerenciamento completo dos cursos, comissões, matrículas e mais.

6. EAD Box

A EAD Box é uma plataforma de cursos online completa que permite hospedar, gerenciar e vender cursos em um só lugar.

O site conta com ferramentas que permitem controlar a marca, os dados de alunos e conferir relatórios de forma centralizada.

Pelo fato dessas informações estarem reunidas de forma simples e prática, é mais fácil acessar e utilizar a plataforma.

O serviço da EAD Box também conta com recursos para personalizar seu layout, dando a opção dos próprios usuários criarem ou que a própria empresa entregue tudo pronto com um projeto de implementação.

A plataforma permite criar sites customizáveis rapidamente, páginas responsivas, webinars, transmissões de aulas ao vivo e aplicativo mobile para os alunos assistirem aula onde e quando quiserem.

captura de tela do painel da plataforma de cursos eadbox

7. Coursera

Bastante conhecida pelo mundo inteiro, o Coursera é uma plataforma de ensino à distância que conta com parcerias com algumas das principais universidades dos Estados Unidos e do mundo.

Dentre alguns nomes de peso estão as universidades de Harvard, Stanford e Cambridge, que contam com conteúdos produzidos por lá disponibilizados pela plataforma.

É possível encontrar desde cursos de marketing digital, até conteúdos avançados sobre tecnologia da informação e machine learning.

Uma de suas principais características é a acessibilidade ao conteúdo. Grande parte dos materiais disponíveis contam com preços acessíveis e alguns são até mesmo gratuitos.

Contudo, para gerar o certificado oficial ao concluir um curso é preciso pagar por uma taxa que pode ter um custo mais elevado, tendo em vista que vários conteúdos são feitos por essas grandes universidades.

8. Edools

A Edools é uma boa alternativa de solução para o ensino online no Brasil. A empresa já conta com cerca de 2 milhões de alunos, atendendo empresas como Ibope, Sebrae, Resultados Digitais e Stefanini.

O ambiente de ensino oferece flexibilidade para os usuários que disponibilizam cursos, permitindo personalizar a plataforma da maneira que desejarem.

O serviço oferece autonomia para alterar o que deseja através de uma API de integração, relatórios automatizados e personalizados, divisão por módulos, sistema de gamificação e chats em tempo real.

9. Uol Edtech

O Uol Edtech é uma plataforma de cursos online que conta com mais de 600 conteúdos digitais desenvolvidos exclusivamente para o treinamento corporativo.

A proposta do da plataforma é ser uma solução para empresas que buscam por formas de capacitar seus colaboradores.

Dentre as coleções de conteúdos será possível encontrar cursos como Power BI, Big Data, Inovação e Criatividade, Gestão de Riscos e muito mais.

10. Portal Educação

O Portal Educação é uma plataforma de cursos onlineque faz parte do grupo UOL Educação, apesar disso, o site funciona de forma autônoma.

O portal conta com mais de 16 anos ensinando pessoas através da internet, preparando estudantes nas mais diversas áreas do conhecimento.

Vale ressaltar que o serviço já recebeu alguns dos principais prêmios que esse tipo de serviço digital pode ganhar.

Estudantes que optarem pela plataforma irão encontrar cursos de inglês e outros idiomas, administração e gestão, contabilidade, educação e esportes, psicologia, direito e diversos outros.

captura de tela da plataforma de cursos ONLINE portal educação mostrando seus cursos mais vendidos em administração e negócios

11. Eduzz

A Eduzz é uma plataforma desenvolvida para gestão e venda de cursos e infoprodutos. O serviço atua como intermediador entre produtores, afiliados e consumidores.

O site permite que seus usuários vendam cursos de forma segura enquanto aproveitam a praticidade de funcionalidades do site e suporte.

Quem optar pela plataforma pode vender seus cursos, infoprodutos e até mesmo eventos através delas.

O modelo de negócio também conta com afiliados que ajudam a divulgar seus produtos enquanto ganham taxas de comissão de acordo com suas vendas.

12. Code Academy

A Code Academy é uma plataforma de cursos online com o objetivo de ensinar conhecimentos teóricos e práticos sobre desenvolvimento de software e linguagens de programação.

O serviço conta com várias alternativas de cursos sobre desenvolvimento web, Data Science, machine learning, web design e cerca de 14 linguagens de programação diferentes.

Seu principal diferencial é o ritmo de estudo, que visa acelerar o aprendizado dos alunos através das comunidades de apoio, mentores e um sistema de pontos ao estilo da gamificação.

A proposta dos cursos disponíveis no portal é ensinar o tema junto a um projeto de programação que será executado do início ao fim, usando as ferramentas e recursos necessários para finalizá-lo.

Dentre as principais linguagens de programação com cursos disponíveis no site estão:

  • HTML & CSS
  • Python
  • JavaScript
  • Java
  • SQL
  • C++
  • C#
  • PHP

captura de tela da plataforma de cursos code academy mostrando seus cursos mais populares

13. Prime Cursos

A Prime Cursos é uma plataforma de cursos online gratuitos que oferece conteúdos e especializações em diversas áreas do conhecimento.

Algumas das principais áreas apresentadas na plataforma são: marketing, vendas, administração, segurança do trabalho, tecnologia e mais.

Todos os cursos disponíveis no site são gratuitos, contudo, para emitir o certificado de conclusão é preciso pagar por um valor de acordo com o material escolhido.

O portal de ensino à distância é bem simples, mas oferece conteúdos variados de uma forma bem acessível.

Vale a pena testar a plataforma até mesmo antes de começar um curso pago para aprender os conceitos inicias de uma área de conhecimento.

14. Escola Virtual Gov

A Escola Virtual Gov é a plataforma de cursos online oficial do Governo Brasileiro. O site tem como proposta oferecer cursos abertos e certificações para seus usuários.

Atualmente a plataforma conta com 585 cursos abertos, 19 cursos exclusivos, 55 certificações e 4,8 milhões de certificados emitidos.

Os temas dos cursos são bem variados, ensinando sobre políticas públicas, políticas sociais, saúde, logística, gestão da informação, economia, estratégia e planejamento, direito e legislação, comunicação e muito mais.

15. Domestika

A Domestika é uma plataforma de cursos online especializada em áreas criativas.

A proposta do serviço é funcionar como uma comunidade para pessoas criativas, onde é possível aprender e interagir com os melhores profissionais de suas respectivas áreas.

Os cursos disponibilizados no site buscam ensinar na prática sobre as principais técnicas e segredos das mais variadas áreas relacionadas à criatividade.

Os principais materiais da plataformas são sobre:

  • Ilustração
  • Marketing e negócios
  • Design
  • Fotografia e vídeo
  • 3D e animação
  • Arquitetura e espaços
  • Escrita
  • Moda
  • Web e app design
  • Tipografia e caligrafia

captura de tela da plataforma de cursos domestika mostrando seus cursos mais populares

Quanto custa criar uma Plataforma de Cursos Online?

Criar uma plataforma de ensino a distância do zero é um projeto que exige um grande investimento, tendo em vista que será preciso de uma plataforma mais robusta que grande parte dos sites da internet.

O valor também pode variar de acordo com o objetivo e o tamanho do projeto, com plataformas mais simples e de nicho, tendo preços menores e plataformas com mais alternativas de temas e cursos com preços maiores.

Para entender quanto custa criar uma plataforma de cursos online é preciso levar em consideração os principais gastos para esse tipo de projeto.

Será necessário contratar profissionais para criar a arte do seu site, programadores para desenvolver o ambiente de ensino, serviço de hospedagem, domínio e a divulgação do serviço.

Portanto, se você tem interesse em desenvolver sua própria plataforma, busque os orçamentos mais viáveis e contrate uma boa equipe de profissionais.

3 pessoas sentadas trabalhando com um teclado, livros, puff e um mouse

Crie o seu curso e disponibilize em uma plataforma de cursos online

Infoprodutores de conteúdo são a nova febre da internet e se você tem algo que pode ser ensinado através de um curso, não deixe de compartilhar o seu conhecimento com os demais.

Você pode criar o seu próprio curso e compartilhar em plataformas de curso online e ganhar dinheiro com isso, pode ser uma ótima maneira de ganhar renda extra.

Conferiu as melhores Plataformas de Cursos Online?

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado a entender o que são as plataformas de cursos online e apresentado excelentes opções para quem deseja aprender ou vender seus cursos.

Caso tenha interesse em aprender mais sobre marketing na internet para divulgar seu site e seus infoprodutos, confira nosso guia completo que ensina o que é e como fazer marketing digital.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download