Curso de Gastronomia: conheça as 10 melhores opções online

Índice

O universo da gastronomia pode abrir inúmeras portas profissionais para quem ama a culinária e deseja conquistar sua independência financeira. 

Cursos na área podem ajudar a criar um currículo sólido, ganhando reconhecimento neste mercado de trabalho ou até mesmo oferecendo a oportunidade de criar seu próprio negócio.

No entanto, para outras pessoas a gastronomia não é apenas uma profissão, é uma paixão. Muitos querem cozinhar apenas para seus amigos, conhecer novos sabores ou até mesmo relaxar.

Independente do objetivo, é preciso estudar bastante e conhecer diversas técnicas variadas para alcançar o sonho de cozinhar bem.

Se você gosta de culinária e tem interesse em aprender a cozinhar bem, confira nossa lista e conheça os melhores cursos de gastronomia online.

1. Curso Domine Sua Cozinha

O curso Domine Sua Cozinha é uma ótima opção para quem deseja aprender as técnicas básicas de culinária para dominar sua cozinha.

O conteúdo ensina técnicas e segredos usados por chefs profissionais que podem ser aplicados nas suas receitas.

O material é bastante indicado para quem ainda está dando seus primeiros passos na cozinha, mas também oferece muito conhecimento para quem já sabe cozinhar e deseja aumentar o nível de suas receitas e pratos.

O curso é bastante simples e prático, uma ótima opção para quem deseja estudar e colocar a mão na massa sem precisar ficar sentado por horas assistindo aulas.

O curso Domine Sua Cozinha trabalha com 10 tópicos diferentes: 

  1. Arroz e Risotos

  2. Técnicas para ovos

  3. Molhos clássicos

  4. Caldos caseiros

  5. Cortes de legumes

  6. Cortes de carnes

  7. Cortes de frango

  8. Cortes de peixes

  9. Grelhando alimentos

  10. Preparo de legumes

Captura de tela da página do curso Domine sua Cozinha

2. Curso de Cozinheiro

Podemos considerar o Curso de Cozinheiro um material completo. 

Seu conteúdo aborda o básico, ensinando as principais técnicas e receitas, mas vai além, ensinando sobre o armazenamento de alimentos, a montagem de cardápios e até mesmo técnicas de higiene.

O material oferece uma boa oportunidade para quem deseja dar seu primeiro passo em direção a uma carreira de cozinheiro profissional, para trabalhar em cozinhas grandes e atendendo muitas pessoas.

O conteúdo é transmitido através de videoaulas, mas cada módulo conta com sua própria atividade de avaliação.

Ao todo, são 10 módulos. Confira todos os conteúdos que compõe o curso:

  1. Noções básicas

  2. Preparo de alimentos

  3. Ambiente e utensílios

  4. Saúde e higiene

  5. Qualidade no atendimento

  6. Segurança no trabalho

  7. Primeiros socorros

  8. NR30 - Normas aquaviárias como foco na cozinha

3. Curso de Culinária em Casa

O Chef Thiago Sodré, profissional com 10 anos de experiência e eleito o chef revelação pela Veja Rio em 2010, desenvolveu este curso para pessoas que querem aprender a cozinhar do zero.

Suas aulas vão do básico, como o uso de utensílios, até técnicas profissionais e segredos de chefs para cozinhar rapidamente mantendo todo o sabor.

O material conta 8 módulos que vão do simples ao avançado:

  1. Utensílios da cozinha

  2. Cuidados básicos em uma cozinha

  3. Aula prática no dia a dia - 1

  4. Aula prática no dia a dia - 2

  5. Aula prática de massas

  6. Sobremesas

  7. Finalizações

  8. Desafio cozinhando com R$ 10,00

4. Gastronomia Francesa ao seu Alcance

Os apaixonados pela cultura e culinária francesa também podem aprender sobre esta escola de gastronomia que é reconhecida no mundo inteiro.

O curso é ministrado pelo renomado chef francês Frédéric Monnier, que ensina as principais técnicas da gastronomia francesa. 

Com muitos anos de experiência trabalhando como chef, Frédéric compartilha sua grande bagagem na cozinha. É uma ótima forma de aprender sobre a execução de pratos da alta gastronomia, que vão muito além do básico.

A metodologia aplicada no material usa o passo-a-passo para ensinar os alunos a fazer um trabalho excepcional, seja profissionalmente ou como um hobbie. 

O curso também apresenta uma ótima oportunidade para cozinheiros que desejam aumentar seu repertório e oferecer opções mais sofisticadas em seus menus.

O material ensina sobre cortes mirepoix, sileler e julienne, como fazer caldos, como fazer massa, como limpar peixes, como cortar filé, técnicas para limpar lagostinha e camarão, técnicas de cocção, infusão e muito mais.

5. Curso de Gastronomia Vegana

Quem opta por um estilo de vida diferente pode aprender muito com o Curso Online de Gastronomia Vegana. 

Apesar de ser algo voltado para um nicho, o veganismo é uma tendência que tem crescido no mundo inteiro.

Cada vez mais pessoas se tornam veganas e procuram por novas opções para se alimentarem com qualidade, sem deixar de lado o prazer da comida.

Apesar disso, ainda é difícil encontrar uma boa variedade de restaurantes e alternativas veganas. 

Fazer este curso pode ajudar quem escolheu este estilo de vida a se alimentar melhor ou até mesmo começar seu próprio empreendimento.

O curso trabalha com 8 módulos, que apresentam um conteúdo animado didático explicando as informações mais importantes na transição para o veganismo.

  1. O Maravilhoso mundo dos leites vegetais

  2. Despedindo-se da manteiga

  3. Livrando-se dos ovos

  4. Queijos de vegetais

  5. Carnes veganas

  6. Veganismo no dia-a-dia

  7. Comida vegana para festas

  8. Alimentação desintoxicante

Logo Curso online de culinária vegana ao lado de uma vã com quatro pessoas

6. Teaches Cooking II: Restaurant Recipes at Home

A plataforma Masterclass reúne profissionais mundialmente reconhecidos em várias áreas do conhecimento. Uma de suas opções mais populares de curso de gastronomia é o curso do chef Gordon Ramsay.

Seu conteúdo ensina como executar algumas das receitas preferidas do chef Gordon, ensinando sobre os fundamentos de cada uma e como executá-las.

O curso ensina como replicar receitas de restaurantes em casa. Ao todo são 13 receitas desenvolvidas para serem feitas em casa e elevar o nível dos seus pratos usando ingredientes do dia a dia. 

O curso soma um total de 15 aulas, com uma duração total de 4h e 14m.

7. Programa Yakibilidade - Culinária Japonesa

Este curso de gastronomia japonesa está disponível na plataforma Udemy, um dos maiores sites de cursos online.

O material do Programa Yakiabilidade é uma das melhores opções para aprender mais sobre a cozinha japonesa.

Ao todo são 18 aulas com uma duração total de 2h e 30m. O curso ensina sobre alguns dos pratos mais populares da culinária asiática, como yakissoba, karaage, tempurá, okonomiyaki e muito mais.

O material é introdutório, recomendado para cozinheiros iniciantes e pode ser uma ótima porta de entrada para a culinária asiática.

8. Curso de Confeitaria

Voltado para outra área da gastronomia, o Curso de Confeitaria oferecido pela plataforma Educa é uma excelente opção para quem está a procura de um novo caminho profissional na culinária.

Ensinando sobre o preparo de bolos e doces de diversos tipos, o curso soma uma carga horária total de 60 h.

O material também ensina sobre a história da confeitaria, princípios da confeitaria, como cuidar da higiene e diversos outros assuntos.

Uma das maiores vantagens é que o curso é gratuito e também oferece um certificado.

9. Cozinhando em até 20 minutos

O curso criado pela chef Letícia Massula é uma excelente opção para quem deseja aprender a cozinhar de forma rápida e prática, sem abrir mão de pratos deliciosos. 

Todas as receitas em seu curso são saudáveis, rápidas e muito fáceis de fazer. Os preparos têm uma duração máxima de 20 minutos, uma ótima forma de otimizar seu tempo dentro da cozinha.

10. Introdução à comida e saúde

A última adição à nossa lista de cursos de gastronomia é voltada para a saúde. Se você está em busca de uma dieta mais saudável, considere fazer o curso oferecido pelo Coursera em parceria com a universidade de Stanford. 

O material ensina a cozinhar e também aborda os valores nutricionais dos alimentos. O conteúdo oferece muita ajuda para quem deseja criar um prato ou um cardápio para uma dieta.

Captura de tela da página do curso de gastronomia Introduction to Food and Heath e logo Stanford Online

Preparado para começar um curso de gastronomia?

Esperamos que a nossa lista tenha ajudado a encontrar uma ótima opção para aprender mais e se aprofundar nas técnicas de gastronomia.

Caso tenha interesse em criar seu próprio empreendimento na área da culinária, considere instalar um chat online profissional em seu site.

O JivoChat é uma ferramenta que oferece uma versão gratuita, pode unir diversos canais de comunicação em um lugar só e surpreender visitantes com convites de conversa proativos.

Início Blog Reviews Curso de Gastronomia: conheça as 10 melhores opções online
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download