Office 365: aprenda tudo sobre [Atualizado 2024]

atualizado 26 de dezembro de 2023
Tempo de leitura6 minutos
Felipe A.
Felipe A.
Redator

Em 2011 a Microsoft disponibilizou através do Office 365 uma nova plataforma disponível para download e conectada à nuvem, onde através de um pacote de assinatura mensal ou anual, os usuários conseguem acessar toda a suíte de aplicativos do Pacote Office, como: Outlook, Word, PowerPoint e o Excel.

Este novo produto foi desenvolvido com o objetivo de atender desde empresas grandes, até empresas de pequeno porte, mas também pode ser muito útil para pessoas que precisam dessas ferramentas para estudar de uma forma prática, principalmente se quiserem treinar novas habilidades que aprenderam através de cursos online de Excel avançado ou em cursos sobre como montar apresentações no PowerPoint.

O que está incluso no Office 365?

Atualmente a Microsoft oferece três planos de assinatura diferentes, sendo um exclusivo para uso pessoal, um para uso familiar e um pacote pensado exclusivamente para atender a necessidade de ambientes empresariais.

Para te ajudar a entender as diferenças entre eles, a seguir, iremos listar todos programas e recursos que cada um deles oferece, confira: 

imagem com uma tabela que mostra a diferença entre os planos do Microsoft 365

Microsoft 365 Personal:

  • Acesso a versão premium do Word, Excel e PowerPoint;
  • Recursos premium do Outlook.com como: Calendários, gerenciador de e-mails, lista de tarefas e contatos;
  • 1 TB de armazenamento na nuvem no aplicativo OneDrive;
  • Acesso ao Microsoft Editor;
  • Acesso ao Teams;
  • Proteção contra arquivos de ransomware e detector de phishing;
  • Compatibilidade com desktops, notebooks, smartphones e tablets.

Microsoft 365 Family:

  • Acesso a versão premium do Word, Excel e PowerPoint;
  • Recursos premium do Outlook.com como: Calendários, gerenciador de emails, lista de tarefas e contatos;
  • 6 TB de armazenamento na nuvem no aplicativo OneDrive;
  • Acesso ao Microsoft Editor;
  • Acesso ao Teams;
  • Proteção contra arquivos de ransomware e detector de phishing;
  • Possibilidade de conectar até seis usuários;
  • Recursos de segurança premium em aplicativos móveis;
  • Compatibilidade com desktops, notebooks, smartphones e tablets.

Microsoft 365 Business:

imagem com uma tabela que mostra a diferença entre os planos do Microsoft 365 Business

Quem pode usar o Office 365? 

Conforme mencionamos anteriormente, este novo serviço da Microsoft inicialmente foi projetado para atender empresas e profissionais que precisam ter acesso aos principais aplicativos do pacote Office, porém, ele atende perfeitamente estudantes e pessoas que precisam eventualmente abrir ou criar documentos compatíveis com esses programas.

Ou seja, não há limitações, qualquer pessoa pode fazer uso deste serviço e com certeza irá encontrar um plano de assinatura que se enquadre perfeitamente a suas necessidades de uso diárias.

Tudo da Nuvem

Uma das principais vantagens oferecidas por esta plataforma é a praticidade de poder acessar seus e-mails, contatos, agendas, arquivos e documentos de qualquer lugar e em qualquer dispositivo, seja ele Windows, Mac, Android ou iOS, sincronizando todas as alterações em tempo real e de forma automática.

imagem com fundo laranja que mostra pessoas acessando aplicativos do Office 365 na nuvem

O Office 365 possibilita que você trabalhe em qualquer um dos aplicativos online ou off-line e que inclusive consiga realizar modificações em documentos ao mesmo tempo que outras pessoas estão trabalhando nele, tornando sua rotina de trabalho muito mais dinâmica e interativa.

Segurança

Para conseguir garantir que seus arquivos estejam sempre disponíveis e você possa acessar os programas de qualquer lugar, a Microsoft utiliza servidores que ficam on-line e disponíveis praticamente 100% do tempo e servidores de back-up caso os principais falhem.

imagem com telas, computadores e nuvens com cadeados de segurança e a logo do Office 365

Mas não para por aí, a empresa ainda garante que todos os seus dados são segurados financeiramente e que através dos diversos servidores de recuperação espalhados pelo mundo, você consiga recuperar arquivos que foram perdidos por conta de alguma falha na conexão ou acidentes.

Para empresas isso é uma ótima notícia, pois não será mais necessário alugar ou se preocupar com os custos de manter um servidor local para manter seus arquivos armazenados, já que o Office 365 consegue salvar tudo na nuvem com toda segurança necessária.

Como acessar e utilizar o Microsoft Office 365?

Para ter acesso e começar a utilizar os aplicativos, basta acessar a pagina de assinatura download do Microsoft Office 365, selecionar o plano que você deseja assinar, realizar o login utilizando suas credenciais do Outlook, preencher as informações solicitadas e realizar o download dos programas em seu computador.

Caso você já tenha uma assinatura ativa e queira apenas realizar o download dos programas ou acessar seus arquivos, basta seguir para o portal do Office 365, realizar o login com as suas credenciais.

Ao abrir o Word, PowerPoint ou Excel pela primeira vez, o programa irá automaticamente exibir uma tela de autenticação, solicitando que você entre com o mesmo login e a mesma senha que foram utilizados para realizar a assinatura do serviço. Após realizar este procedimento, você terá acesso a todas as funcionalidades e benefícios oferecidos pelo Microsoft Office 365.

Qual a diferença do Office 365 para o Pacote Office 2021?

A principal diferença entre o Office 365 e o Office 2019 é como cada um deles é comercializado pela Microsoft, além de algumas pequenas diferenças em relação a atualizações e os valores totais de cada um.

Office 2021

imagem com a logo do Pacote Office 2021 da Microsoft

O Pacote Office 2021 funciona a partir de uma licença única, onde o usuário precisa comprar apenas uma vez para adquirir os direitos de uso e ter acesso de forma permanente a todos os programas do pacote, como o Word, Excel, PowerPoint e o OneNote.

Porém, apesar desta versão receber atualizações de segurança periódica, ela não vai trazer novas funções ao longo do tempo e fornece apenas 60 dias de acesso ao suporte da Microsoft, o que pode ser uma desvantagem.

Atualmente, é possível adquirir a versão Office Home & Student 2021 por R$ 749,00 ou uma versão voltada para profissionais conhecida como Office Home & Business 2021, que é focada em negócios e está disponível por R$1.989,00.

Office 365

Imagem com a logo do Office 365 da Microsoft

Já o Microsoft Office 365, conforme mencionamos ao longo do artigo, oferece ao usuário a suíte completa de aplicativos, além de diversas funções adicionais para o Outlook e acesso a duas ferramentas, o Access para banco de dados e o Publisher para diagramação.

Neste modelo, você irá assinar mensalmente ou anualmente a ferramenta, podendo instalar e utilizar os programas localmente ou diretamente na página do Office, através do portal de login.

A principal vantagem de optar por este modelo é que além da praticidade de ter todos os seus arquivos armazenados na nuvem e um sistema de sincronização de dados automático, você terá acesso às mais novas atualizações e recursos que forem lançados com o passar do tempo.

Aprendeu tudo sobre o Office 365?

Esperamos que o nosso artigo tenha te ajudado a entender tudo a respeito deste serviço oferecido pela Microsoft, compreendendo as diferenças entre os planos, programas disponíveis, versões e até mesmo como acessar o serviço.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download