SEO vs. SEM: o que é melhor para o marketing de busca?

Tempo de leitura4 minutos
Vanessa Macedo
Vanessa Macedo
Head of Marketing na AB Agência Digital

Você quer atrair mais clientes e aproveitar ao máximo as oportunidades existentes no mundo digital? O marketing de busca faz exatamente isso — por isso, é uma estratégia fundamental para chamar a atenção dos potenciais consumidores e alavancar o tráfego do site ou blog.

Para colocá-lo em prática, é preciso adotar uma de duas estratégias: SEO ou SEM. Você sabe o que é melhor para sua empresa? Tudo depende de uma série de fatores, conforme vamos explicar neste artigo. Confira!

O que é marketing de busca?

O marketing de busca é uma estratégia que visa a alcançar melhores resultados para seu site ou blog, a fim de aparecer mais bem ranqueado nas páginas de resultado do Google, as famosas SERPs. A ideia é aumentar o alcance e a visibilidade para sua marca, com o propósito de enviar mais tráfego para o ambiente online.

Para alcançar esse objetivo, existem duas alternativas:

SEO

O Search Engine Optimization é uma estratégia orgânica — isto é, gratuita — de atrair tráfego. A ideia é otimizar as páginas dos sites e de seus elementos estruturais para alcançar um posicionamento melhor nos rankings de busca. Os resultados, nesse caso, tendem a surgir em longo prazo. Por outro lado, são mais consistentes.

SEM

O Search Engine Marketing é uma estratégia paga para alcançar a visibilidade esperada pela marca. Para isso, é preciso criar e configurar campanhas, utilizar técnicas de segmentação, otimizar anúncios e definir um orçamento específico. O pagamento é feito de acordo com os cliques feitos no anúncio.

Para colocar o SEM em prática, o mais comum é utilizar o Google Ads, plataforma para criação de anúncios. Assim, você precisa definir uma palavra-chave e determinar as características do público-alvo para aumentar as chances dos bons resultados para o seu negócio.

O que é melhor: SEO vs. SEM?

As duas estratégias são complementares — e precisam ser encaradas como tal. O SEM tende a atrair resultados em curto prazo. Porém, eles são pouco consistentes. Isso significa que, sem uma boa estratégia de SEO, o retorno obtido com as táticas pagas será menor.

Além disso, existem outras diferenças a serem consideradas. Enquanto o SEM inclui marcação de anúncio e tem extensões, o SEO conta com recurso de snippets e aparece nos resultados orgânicos.

A visibilidade do SEM é mais acertada, porque o anúncio aparece para o público-alvo selecionado. Já o SEO oferece o conteúdo para qualquer pessoa. Devido a todas essas características, a estratégia paga é boa para testes. Por sua vez, a orgânica agrega valor com o passar do tempo.

Fica claro que as duas abordagens precisam ser trabalhadas em conjunto. Somente dessa forma você consegue decidir o que é certo para o seu negócio e alcançar os objetivos traçados.

SEO vs. SEM, qual é melhor?

Como trabalhar as estratégias para otimizar o marketing de busca?

Para alcançar o seu propósito, o ideal é adotar diferentes práticas, que ajudarão a construir os bons resultados tanto no SEO quanto no SEM. Quer saber quais são elas? Confira a seguir!

Atualize-se com as novidades do algoritmo do Google

Desde que foi lançado, o algoritmo do buscador está em constante atualização. Há vários updates menores durante o ano, que impactam pouco a sua estratégia. No entanto, há outros mais significativos e que exigem um cuidado maior. Por isso, é fundamental estar em busca das novidades em sites especializados.

Utilize bem as palavras-chave

Após a definição da estratégia a ser usada, você precisa descobrir a melhor maneira de usar a palavra-chave. Isso requer pesquisas para descobrir os termos mais usados. Considere o ramo de negócio da sua empresa, os temas trabalhados e as principais palavras buscadas. Isso ajudará a definir o que é melhor.

Adote ferramentas de relacionamento

Ante as diferentes estratégias que podem ser usadas, é preciso utilizar ferramentas específicas para aumentar o relacionamento com os clientes. Algumas ações contribuem para essa finalidade, como o hyperlink.

No entanto, ainda é necessário fortalecer a comunicação com outros instrumentos. Uma opção são as plataformas de chat, como o JivoChat. Assim, quando um cliente entrar em contato, o atendimento é feito de forma automática por meio da própria solução.

O ideal é que o sistema integre todas as ferramentas para evitar a perda de oportunidades. Com isso, o operador faz o contato em uma só janela, o que aumenta a agilidade e torna a comunicação mais eficiente.

Ainda existem outras estratégias fundamentais, como otimização das URLs, oferta de um conteúdo relevante e inserção de imagens. Porém, ao apostar no SEO e no SEM para o marketing de busca, a chance de alcançar melhores resultados é maior. Então, que tal começar a alavancar seus resultados a partir de agora?

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