ROAS: O que é, como calcular e no que se difere do ROI

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Felipe A.
Felipe A.
Redator

O ROAS, sigla em inglês para Return on Advertising Spend, é uma métrica essencial que precisa ser calculada, analisada e observada de perto por qualquer empresa que investe em anúncios de mídia pago.

Com o objetivo de te ajudar a entender tudo sobre esse indicador, nós preparamos um guia completo explicando: o que é essa métrica, como ela funciona, como calculá-la e em quais cenários ela pode ser utilizada, confira!

O que é ROAS

Retorno do Investimento em Publicidade ou Return On Advertising Spend, abreviado como ROAS, é uma métrica usada para medir os lucros ou custos que foram gerado por cada real gasto em uma campanha de publicidade.

A partir desse indicador é possível entender se a sua estratégia de marketing está funcionando, quais canais e campanhas estão trazendo os melhores resultados financeiros e otimizar suas campanhas sempre que necessário.

Por que sua empresa precisa acompanhar o ROAS?

Conforme mencionamos anteriormente, essa métrica permite que sua equipe de marketing quantifique com precisão os resultados financeiros de qualquer campanha e tome decisões claras e objetivas para otimizar o retorno sobre os investimento realizados.

Além disso, esses números também podem ser utilizados como uma base para estruturar novas campanhas de marketing, otimizando seus recursos e reduzindo gastos para aumentar ainda mais seu lucro.

Como calcular o ROAS

Para calcular o ROAS de qualquer campanha é simples, você só precisa dividir a receita gerada pelo custo total da sua campanha. Por exemplo:

ROAS = Receita / Custo

Vamos imaginar que sua empresa investiu R$2.000 em um campanha de publicidade e essa campanha gerou uma receita de R$5.000. Basta dividir os R$5.000 da receita pelos R$2.000 para saber que você gerou R$2,50 para cada R$1,00 investido, totalizando um ROAS 2.5.

Caso queira saber a porcentagem do retorno, basta multiplicar o resultado por 100. No exemplo acima, a empresa teria alcançado um retorno de 250% sobre o valor investido na campanha publicitaria.

Custos que devem ser considerados no calculo do ROAS

Apesar de parecer uma conta bem simples, para que o resultado seja o mais preciso possível, é necessário considerar os diversos custos relacionados aquela campanha de marketing, além do valor do anúncio pago. Isso envolve:

  • Mão de Obra: Dentro deste calculo é importante considerar todos os custos relacionados ao tempo e esforço dedicados à criação, implementação e monitoramento da campanha. Isso envolve salários dos analistas, gestores designers, etc.
  • Agências /Parceiros/ Fornecedores: Se você precisou de uma agência, consultoria ou de um fornecedor para criar a campanha, não deixe de incluir taxas de consultoria, custos com serviços e outros gastos.
  • Ferramentas e Tecnologias: Também é necessário considerar o investimentos que foram realizados em ferramentas e tecnologias para que a campanha possa acontecer, como softwares de edição, câmeras, plataformas de automação, etc.

Considerar todos esses investimentos na hora de calcular o ROAS é a única forma de ter um resultado preciso e descobrir se aquela campanha de marketing está funcionando ou não da forma como você esperava.

Diferença entre ROAS e ROI

Embora ambas as métricas sejam usada para avaliar e analisar o desempenho de investimento de uma empresa, existem algumas diferenças bem significativas entre elas. Veja:

1- Aplicação

  • ROAS: Esta é uma métrica que se concentra apenas para medir os gastos e a receita gerada por uma campanha de marketing ou publicidade.
  • ROI: Já o ROI (Return on Investment) é uma métrica mais ampla que pode ser utilizada para medir o retorno sobre qualquer tipo de investimento, não apenas os relacionados a publicidade.

2- Fórmula de Cálculo

  • ROAS: Como explicamos acima, a formula é: ROAS = Receita / Custo.
  • ROI: Enquanto isso, para calcular o retorno sobre investimento, a fórmula é: ROI = (Lucro Líquido / Custo do Investimento) x 100%.

3- Objetivo da Métrica

  • ROAS: O principal objetivo desta métrica é avaliar o desempenho financeiro das campanhas de publicidade e permitir que sua equipe entenda se aquela estratégia gera retorno ou não.
  • ROI: Uma das vantagens do ROI é que ele pode ser aplicado a uma grande variedade de investimentos e atividades empresariais para avaliar o retorno financeiro de ativos, projetos, iniciativas de marketing, desenvolvimento de produtos, entre outros.

4- Como Interpretar os Resultados

  • ROAS: Quando o valor final for maior do que 1, indica que a campanha gera mais receita do que custos. Caso seja menor que 1, a campanha não gera receita suficiente para cobrir os investimento em publicidade, o que aponta um prejuízo.
  • ROI: De forma semelhante, um ROI positivo significa que aquele investimento gera lucro para sua empresa, enquanto um ROI negativo aponta um prejuízo. Quanto maior o valor, melhor o desempenho do investimento analisado.

Sendo assim, podemos concluir que o ROAS é responsável especificamente por calcular os retornos financeiro de campanhas de marketing e publicitárias, enquanto o ROI é uma métrica mais abrangente que pode ser aplicada a qualquer tipo de investimento.

Como melhorar o Return On Advertising Spend de uma campanha?

Antes de descartar uma campanha de publicidade por completo, existem algumas ações que podem melhorar seu ROAS. Veja as mais importantes:

Analise o anúncio com cautela e modifique-o se necessário

Faça uma analise minuciosa dos seus anúncios de publicidade e se pergunte: a mensagem é persuasiva e clara? as imagens utilizadas na campanha são interessantes e cativantes? você está direcionando os anúncios para o público correto?

Modificar apenas um desses pilares pode ser o suficiente para garantir o sucesso da sua campanha e elevar o seu ROAS, sem que isso gere um gasto desnecessário de tempo e recursos financeiros.

Otimize a Landing Page

Certifique-se de que a Landing Page dos anúncios está otimizada para converter os leads. Revisa a página de destino para garantir que ela faça sentido, seja fácil de navegar, carregue rápido e tenha todas as informações visivelmente claras.

Utilize Palavras-Chave Relevantes

Caso sua empresa opte por utilizar anúncios pagos pelo Google Ads, por exemplo, é importante escolher palavras chaves relevantes para divulgar seus produtos ou serviços, pois isso aumenta consideravelmente as chances de conversão.

Reduza o Desperdício

Por último, mas não menos importante, identifique e elimine qualquer gasto com canais e campanhas que não estão gerando receita suficiente. Isso envolve nichar mais o publico alvo, desativar alguns anúncios em certos canais ou até mesmo realocar o investimento para uma campanha mais lucrativa.

Aprendeu o que é e como funciona o ROAS?

Esperamos que nosso artigo tenha te ajudado a entender o que é e como calcular essa métrica, além de mostrar como ela pode influenciar e permitir que sua empresa tome decisões mais claras e objetivas em cada campanha de marketing.

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