Nomes de lojas para começar

Índice

Escolher nomes de lojas para começar o seu negócio é um dos passos mais importantes e talvez um dos mais difíceis, pois ele envolve uma série de etapas e análises.

Engana-se muito quem acha que escolher um nome é um processo simples. 

Na publicidade o “naming” é um processo criativo que envolve a escolha do nome de uma marca, ou de produtos.

E ele avalia vários fatores a respeito do seu empreendimento até chegar a um resultado. 

Todo o processo criativo para a escolha do nome pode levar algum tempo, além disso o nome deve “conversar” com o seu público alvo.

Muitas pessoas sentem dificuldade em pensar em um nome, seja por conta da criatividade ou da falta de tempo, por isso nesse artigo vamos ajudar o seu processo criativo para saber como criar nomes de lojas. 

Como escolher nomes de lojas

Primeiro de tudo vamos compreender o porquê o nome de um empreendimento é tão importante e porque ele deve ser pensado.

O nome de uma marca é o ponto mais forte da construção da sua identidade, é ele que vai fazer o elo emocional da marca com todos os seus clientes.

A partir daí temos uma ideia de porque o nome deve ser pensado com cuidado e de preferência por um profissional.

Mas você também pode fazer esse processo sozinho, pois existem várias etapas que podem te ajudar a conduzir e facilitar o seu processo criativo na hora de pensar em nomes de lojas. 

Ainda que você decida por fazer sozinho, a escolha do nome pode levar algum tempo, pois demanda análise do seu público-alvo, da sua concorrência e também uma etapa de pesquisa. 

Lembre-se que o nome, é a apresentação do seu empreendimento ao público e ele deve transmitir a essência do seu empreendimento e para isso precisamos passar pelas seguintes etapas:

Estude seu público alvo

Se você pensa em abrir uma empresa e já sabe qual é o produto ou serviço que ela irá oferecer, provavelmente você já tem um público alvo definido. 

E já realizou alguma pesquisa de mercado. É pensando sobre o seu público alvo que você deve começar a buscar as características que irão fazer com que ele se identifique com a sua marca. 

Quanto maior for quantidade de informações e características que você consiga identificar no seu público-alvo, mais fácil é compreender como esse público se comporta e quais são seus interesses.

Conhecendo os interesses do seu público, fica muito mais fácil de você pensar em um nome para atrair a atenção para a sua marca. 

A análise de público alvo é um passo importante, mas também recomendamos que você crie personas, pois é mais fácil de observar as características a partir delas. 

Busque por referências

Para começar a sua busca por referências, faça uma análise de quem são os seus concorrentes e como eles se posicionam no mercado. 

O nome que eles escolheram tem algum impacto no seu posicionamento? Como essa marca conversa com o seu público e qual é o conceito por trás desse nome?

Como seu concorrente se comunica com o público? O que os clientes estão falando sobre essa marca e qual é a percepção deles sobre ela? 

Busque essas informações para ter uma noção de como esse nome impacta a vida dos clientes da sua concorrência.

E depois disso, olhe para o seu empreendimento e pense na imagem que ele vai transmitir para o seu público. 

\ Pensar nisso também ajuda a contextualizar o seu empreendimento.

Brainstorm

Você já passou por algumas etapas de análise do público alvo e também da sua concorrência. 

Provavelmente você já deve ter em mente alguns conceitos que podem definir o seu empreendimento.

Nessa etapa é importante que você coloque no papel algumas palavras chave que possam remeter ao serviço ou ao produto que você pretende vender. 

Por exemplo, se você estiver pensando em trabalhar com uma loja de roupas infantis algumas palavras que possam participar do seu brainstorm são: crianças, alegria, conforto, diversão.

Nessa etapa anote tudo que vier a sua mente e que seja relacionado com o seu empreendimento, pois visualizar as palavras é mais fácil de ter uma ideia concreta.

Quando você for pesquisar por nomes de lojas utilizados pela concorrência, pesquise marcas famosas, lojas físicas e virtuais, pois isso pode ajudar o seu processo de brainstorm.

A partir desse ponto você irá unir palavras, frases e até encontrar algo que te agrade. Lembre-se de cortar nomes muito longos ou os que já são muito utilizados. 

A escolha de nomes de lojas

Você passou pelo processo de brainstorm depois de analisar todas aquelas informações então já deve ter um possível nome em mãos.

Esteja atento para que esse nome não seja um nome que possa limitar a expansão do seu empreendimento.

Se você pretende trabalhar com a venda de personalização de capas para celular, por exemplo, e escolheu o nome “Mundo das capas” em determinado ponto o seu empreendimento começa crescer e você não trabalha mais apenas com a venda de personalizados, mas também realiza consertos em telefones celulares. 

O nome “Mundo das capas” evidencia apenas um dos serviços que você oferece, é mais difícil que o público identifique a possibilidade de você estar oferecendo outro serviço além desse. 

O ideal é nesse caso escolher um nome que estivesse ligado com tecnologia, mas não necessariamente com o serviço que você presta. 

E embora seja cada vez mais difícil criar um nome original, é altamente recomendado para quem deseja gerar autoridade, pelo menos dentro do nicho que o seu negócio irá atuar. 

Um bom nome para a sua loja é aquele que deve ser fácil de ser lembrado, pronunciado e fácil de escrever.

Sites para te ajudar no nomes de lojas

Se você ainda não conseguiu pensar em nomes de lojas com todas as etapas que apresentamos, não se preocupe, pois você ainda pode contar com sites que te ajudam a gerar nomes

O funcionamento desses sites são bem simples, na etapa de brainstorm basta que você insira algumas palavras chaves para gerar sugestões de nomes para sua loja. 

Mas lembre-se que apesar de uma ferramenta útil, é você que deve avaliar qual o nome escolher e qual é o mais adequado para o público e o serviço que irá prestar sem que esse nome fuja do seu propósito.  

Garanta sua presença online 

Já abordamos a importância do seu nome ser exclusivo e vamos abordar novamente através do ponto de vista do mercado virtual. 

Pois, a outra questão  que deve  ser pensada e que diz a respeito da originalidade do nome é verificar a possibilidade de domínios disponíveis na internet. 

Você deve ter percebido que as grandes marcas utilizam apenas o seu nome nos endereços de suas páginas.

Muito raramente esses endereços possuem o acréscimo de letras, números ou sinais que não fazem parte do nome.

Isso se deve ao fato de que essas marcas estão em busca de autoridade, logo elas querem ser encontradas pelo seu público o mais rápido possível e fácil possível.

Além de ter que disputar espaço com a concorrência, você não vai querer disputar o nome com o seu concorrente e dar a chance do seu público encontrá-lo antes de fazer contato com você. 

Esse é um fator que deve ser avaliado, se você  pretende usar as redes sociais para divulgar  o seu produto, verifique quais são os domínios disponíveis.

Embora seja muito importante ser criativo na escolha, não escolha nomes difíceis pois quando forem pesquisar pelo seu nome no google as pessoas podem cometer erros e não encontrá-lo. 

Ferramentas para criar sua loja

Depois de escolher o nome da sua loja você precisa encontrar uma plataforma de hospedagem para verificar se o domínio com o seu nome está disponível. Selecionamos algumas das melhores plataformas para você. Confira:

Wix

Crie sua loja virtual com a Wix

Wix é considerada uma das plataformas mais completas, pois atende empresas do mundo inteiro e oferece diversos recursos para você montar o seu site ou a sua loja virtual mesmo sem ter conhecimento prévio em programação. 

NuvemShop

Imagem com o logo da empresa nuvemshop

A Nuvemshop foi eleita como melhor plataforma de ecommerce em 2017, 2019 e 2020 pela ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). A Nuvemshop conta com uma série de recursos, funcionalidades e extensões, e você poderá criar a loja virtual grátis para começar a vender online gratuitamente pelo período de 30 dias oferecido pela plataforma.

Shopify

Imagem com o logo da empresa shopify

É uma plataforma que já atende mais de 1 milhão de empresas ao redor do mundo e que também disponibiliza um período de testes de 14 dias para que você possa criar uma loja virtual grátis e experimentar todas as suas funcionalidades.

Cartx

Imagem com o logo da empresa cartX

Com o Cartx você consegue criar uma loja virtual grátis sem qualquer limite de tempo.

Webnode

Imagem com o logo da empresa webnode

O Webnode é uma plataforma que disponibiliza ferramentas e funcionalidades intuitivas para quem busca criar um blog, site e claro, uma loja virtual grátis.

Basta que acessar, digitar o domínio e começar a montar seu ecommerce 

E lembre-se de que o  nome deve ser sucinto, transmitir a mensagem e ser relevante.

Afinal você vai querer ser encontrado pelo máximo de pessoas que conseguir, não é mesmo? 

Nomes de lojas para você se inspirar

Mostramos para você alguns passos importantes para te ajudar a definir alguns nomes, mas também faz parte de um bom brainstorming ter algumas referências para se basear.

Selecionamos alguns nomes para que você tenha um ponto de partida quando for pensar no nome da sua loja. ]

Nomes para lojas de roupas

  • Lugar da Moda 
  • Moda absoluta
  • Rainha Fashion
  • Destaque Roupas
  • Moda atraente

Lojas para lojas de bijuteria e acessórios

  • Essencial
  • Bella
  • Charme
  • Visual Acessórios
  • Ideal acessórios
  • Singular bijuterias
  • V.I.P Acessórios

Nomes de lojas que vendem de tudo

  • Cenário Variedades 
  • Divina Opção 
  • Hiper Lojão
  • Ponto das Variedades
  • Diversidade Certa

Lojas de Eletrônicos

  • Mundo tech
  • Ponto dos eletrônicos
  • Eletronline (Eletrônicos Online)
  • ViaTech
  • Smart Place

Amplie seu negócio 

Você aprendeu a como escolher nomes de lojas e qual é a sua importância.

A escolha do nome é um passo fundamental para que você consiga abrir o seu empreendimento, pois é a partir dele que você começa a se posicionar no mercado. 

No entanto, o nome não é o único item para que você consiga ter sucesso nas vendas, você precisa escolher uma boa plataforma de ecommerce para que o acesso aos produtos sejam facilitados.

Também precisa prestar um bom serviço de atendimento ao cliente, e para isso utilizar um chat online para levar ao seu consumidor a melhor experiência de atendimento.

O posicionamento nas redes sociais também deve ser trabalhado para que você possa trabalhar a expansão do seu empreendimento e se conectar com o seu público.

Você pode utilizar as técnicas de marketing digital para entender melhor sobre a jornada do cliente.

E quando for pensar na logística, não esqueça de contratar uma boa calculadora de frete para  que as suas entregas sejam pontuais e aumentem a satisfação do consumidor. 

Esteja atento para seguir as tendências do mercado e foque em melhorar o seu atendimento e seu contato com o consumidor. 

Divulgue sua marca trabalhando o branding, se posicione e ofereça ao consumidor conteúdo de valor. 

E mesmo que você decida investir em um negócio é sempre uma boa opção garantir um dinheiro extra para ampliar a sua renda.

\ Bons negócios!

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