16 modelos de email para você usar

Índice

Os modelos de email podem ser bastante úteis para quem deseja realizar campanhas de e-mail marketing.

A ideia de utilizar modelos de e-mail é para facilitar o seu trabalho e também fazer com que a sua empresa possa ter um padrão na hora de se comunicar com o cliente.

Não quer dizer que você precisa utilizar exatamente as mesmas palavras dos modelos que vamos apresentar, eles podem servir como um guia para você criar os seus próprios modelos.

Portanto, nesse artigo, iremos apresentar 16 modelos de e-mail para você utilizar nas suas campanhas.

Principais tipos de modelos de e-mail

Antes de apresentarmos os modelos de email é preciso entender quais são os tipos de email mais utilizados nas campanhas de email marketing.

O email marketing é uma excelente estratégia para você que deseja alcançar o seu público, gerar relacionamento ou simplesmente utilizar o email como canal de comunicação.

E a definição do tipo de email que você utilizará nas suas campanhas vai depender exclusivamente do seu objetivo.

Pois é possível utilizar modelos de email para enviar e-mails corporativos, newsletters e até mesmo mensagens que informam processos, como compra em um site. 

Para saber como direcionar o uso dos seus modelos de email, conheça os tipos de email mais utilizados:

  • Emails transacionais: Estão relacionados com aprovação de pagamento, entrega de produto, recuperação de senha, confirmação de pagamento e protocolo de suporte
  • Emails relacionais: Geralmente geram relacionamento com o consumidor, são mensagens de boas vindas, compilação de artigos e links que possam interessar o consumidor, convite para evento, download de material.
  • Emails promocionais: Objetiva divulgar o lançamento de produtos, conteúdos, serviços e novidades sobre a sua loja virtual.

Quer saber mais sobre campanhas de email marketing? Não deixe de conferir nosso conteúdo: O que é email marketing?

16 modelos de email para você utilizar

Nesse tópico você terá acesso aos modelos prontos de email mais utilizados nas estratégias de email marketing e poderá aplicá-los ao seu negócio.

1. Prospecção de clientes

Esse é um dos modelos de email mais procurados, pois quem investe em campanhas de e-mail marketing consequentemente deseja alcançar mais leads e gerar conversão.

O principal objetivo desse modelo de email é fazer um primeiro contato com o seu lead e fazer uma breve apresentação do seu negócio para ele.

Nesse modelo de email, você irá mostrar quem você é e como vocês podem ser parceiros de negócios.

O ideal é que esse email seja curto e objetivo para gerar relacionamento com o seu lead e garantir que vocês possam continuar a conversa em outras oportunidades. 

“Gostaria de fazer uma parceria com a sua empresa (Assunto)

Olá [nome do lead]

Serei breve e não quero ocupar muito do seu tempo. O objetivo deste email é de apresentar a nossa empresa para estabelecer possíveis parcerias.

Minha empresa, [nome da empresa], é especializada na produção de softwares que facilitam a comunicação entre empreendedores. Somos apoiadores da sua empresa e acompanhamos de perto todas as suas últimas novidades.

Se você estiver disponível, nos contate via e-mail para conversarmos mais sobre essa parceria. Você também pode se conectar com nossa empresa via Instagram, Facebook e LinkedIn.

Agradecemos a sua atenção e esperamos que a nossa conexão possa render bons frutos no futuro. 

Atenciosamente,

[Seu nome]

[Nome da empresa]”

Esse é o tipo de e-mail que pode despertar o interesse e a curiosidade do lead e a partir desse ponto, se você causou um bom impacto o lead entrará em contato ou então buscará mais informações sobre a sua empresa.

2. Lançamento de produto

Esse é um modelo de email que se enquadra no lançamento de novos produtos ou de um infoproduto, você pode enviar esse email para a sua lista de contatos e informá-los sobre um lançamento ou novidade do seu negócio.

Geralmente esse email começa com uma frase persuasiva anunciando o seu produto e em seguida ele parte para a personalização, onde você conversa com o leitor de uma maneira mais íntima e posteriormente apresentará a solução.

“Lançamento do [produto que você pretende vender] [Nome do produto] (Assunto)

Olá, [nome do lead], estamos entrando em contato com você hoje para informá-lo que criamos um novo [produto] chamado [nome do produto].

Neste [produto], você aprenderá como criar [descreva o que o lead irá aprender com o produto].

[Link] Clique aqui para acessar o [nome do produto] [Link]

Se você conhece alguém que também possa ter interesse neste lançamento, encaminhe o e-mail para essa pessoa.

Obrigada(o),

[Sua assinatura]”

3. Convite para ligação

Esse é um dos modelos de email utilizados para negócios que oferecem consultoria gratuita, ou que precisam entrar em contato com o lead e agendar uma ligação.

“Vamos agendar a consulta gratuita com [seu nome]? (Assunto)

Olá, [Nome]!

Agradecemos o seu interesse na consulta gratuita, e estamos ansiosos para poder atendê-lo. 

Você poderia entrar em contato com a gente através desse link[ link do aplicativo de contato para agendamentos] e agendar uma hora e data para nossa ligação?

Se você tiver alguma dúvida, responda a este e-mail. Nós entraremos em contato com você o mais rápido possível.

Obrigada,

[Sua assinatura]”

4. Confirmação de reunião

Esse é um dos modelos de email utilizados para lembrar o lead de uma reunião, chamada ou compromisso que ele marcou com a sua empresa.

O objetivo deste email, é diminuir remarcações ou então evitar que as reuniões possam ser canceladas.

Além disso, ele também gera valor para o lead, pois pode levar informações relevantes ao seu lead e que permitirão o lead se sentir importante.

Geralmente esse email é enviado horas antes da reunião.

“Estamos ansiosos para o nosso encontro de hoje (Assunto)

Olá, [Nome]! Tudo bem? 

Estava revisando os materiais para a nossa reunião de hoje e achei que esse conteúdo, escrito por um dos nossos especialistas, poderia ser do seu interesse:

[Link do conteúdo]

Espero que o nosso conteúdo seja útil.

Qualquer dúvida, basta responder esse email e nós entraremos em contato. 

Agradecemos a sua atenção e estaremos aguardando a nossa reunião amanhã às 16:00.

Obrigada.

[Sua assinatura]”

Mulher sentada na frente do computador buscando modelos de email

5. Hardsell

Essa estratégia, ou esse modelo de email é utilizado por quem deseja realizar vendas à curto prazo, ou seja, o foco e objetivo desse tipo de e-mail não é gerar relacionamento e sim porque você deseja vender.

Para utilizar a estratégia de hardsell muitas vezes você vai precisar contar com a sorte, pois existem basicamente duas respostas que você pode receber ao apostar nessa estratégia:

  • Ou você acerta o “timing” e encontra uma pessoa que fique intrigada com a sua proposta a ponto de fazer contato com você.
  • Ou você assusta a pessoa com a sua proposta direta.

É um dos modelos de email que deve ser utilizado com cuidado e você deve saber que nunca terá 100% de taxa de sucesso ao utilizá-la.

Veja o modelo a seguir:

“Otimize as suas vendas! (Assunto)

Olá, [nome do lead]!

Tudo bem com você? Como vão suas vendas?

Sabemos que você pode aumentar as vendas na sua loja virtual e a solução para isso é bem simples.

Um dos principais motivos do abandono de carrinho de compras é a falta de um atendente para esclarecer as dúvidas dos clientes.

E por isso, viemos oferecer uma solução que vai te ajudar a resolver esse problema.

Ao instalar um chat online no seu site você oferece o atendimento ao cliente e pode ver uma diminuição no abandono do seu carrinho de compras.

Quer saber mais sobre isso? [link]Acesse esse link.[link]  

Atenciosamente,

[Seu nome]”

A função do hardsell é ser um email impactante, direto e objetivo e por isso muitas vezes ele não é preferencialmente utilizado.

6. Nutrição de leads

O intuito desse tipo de email é fazer a nutrição de leads para que eles possam avançar pelo funil de vendas

Ou seja, você não vai vender o seu produto diretamente, mas vai tentar mostrar como a solução que ele oferece pode ser útil para o seu lead. 

Dessa forma, você pode direcionar o seu lead com base nas informações que você possui sobre a etapa do funil de vendas que ele se encontra, mercado, persona, dores e implicações.

“ Lembrei de você, [ nome do lead] (Assunto)

Olá, [Nome do lead]

Gostaria de informar que acabei de publicar uma nova postagem em meu blog que pode ser útil para você.

Nesta postagem, apresentamos [descreva em 2 a 3 linhas].

[Link] Clique aqui para conferir [Link]

Depois nos conta o que achou do conteúdo. E se quiser conversar sobre o tema nos colocamos à disposição.

Obrigada

[Sua assinatura]”

7.Resgate de leads

Esse é um dos modelos de email enviados para engajar com os inscritos que pararam de abrir os seus e-mails.

Antes de fazer uma limpa, ou a curadoria das suas listas de e-mail, tente enviar um email desse tipo.

“Assunto: Sentimos sua falta!

Corpo:

Olá [Nome]

Viemos informar que estamos removendo assinantes inativos. Percebemos que você não abriu nossos e-mails nos últimos [adicionar número] meses.

Entendemos e respeitamos a sua decisão. Mas se quiser continuar recebendo nossos e-mails, basta clicar no link abaixo para confirmar e não irei deletar você.

[Link] Ainda quero e-mails seus [Link]

Se puder responder esse questionário com os assuntos que mais te interessam, agradeceríamos. 

Obrigada,

[Sua assinatura]”

8. Follow up

Quando o lead deixa um email sem resposta é preciso utilizar um dos modelos de email de follow up para voltar a contatar esse lead.

O email de Follow up deve ser personalizado, pois para que o seu lead queira retomar o contato realizado você precisa investir em agregar valor a ele. 

Por isso que o modelo de email follow up também vai depender do tipo de contato que você estabeleceu com o lead anteriormente, ele deve ser customizado e altamente direcionado. 

É essencial que o email de follow up o lead sinta que o email foi escrito para ele, e por isso você deve agregar todas as informações disponíveis sobre esse lead, comentando até mesmo sobre o segmento do mercado dele.

Ou seja, vale a pena abusar da personalização aqui veja o exemplo de email abaixo.

“Conquiste 10x mais leads! (Assunto)

Olá [nome do lead]

Vimos que você atua no segmento [nome do segmento], e há alguns meses atrás desenvolvemos uma estratégia que é capaz de triplicar a aquisição de leads para a sua empresa. 

Recentemente atuamos aplicando essa estratégia para o cliente [xxx]. Os resultados foram incríveis, por isso pensamos em compartilhá-la com você.

Caso você tenha interesse, basta responder esse email para continuarmos o contato e agendarmos um horário.

Agradecemos a atenção,

[nome da sua empresa]”

9. Review 

Quem já está inserido no mundo dos negócios há algum tempo sabe qual é a importância de obter review sobre os seus produtos ou serviços.

Os reviews podem ser utilizados como gatilhos mentais de prova social, pois os consumidores costumam a confiar mais em uma empresa que mostra já ter resolvido problemas de outros clientes. 

Além disso, os reviews podem melhorar a qualidade do seu seu serviço e te ajudar a identificar possíveis gargalos e falhas. 

Se for possível, peça review alguns dias depois da aquisição de um produto ou serviço. 

“Esperamos a sua avaliação! (Assunto)

Olá, [Nome do lead]!

Recentemente você adquiriu o produto [nome do produto]. Esperamos que você esteja gostando da sua experiência. 

Gostaríamos que você ajudasse outras pessoas compartilhando a sua experiência!

Então, você poderia visitar esta página [inserir link] e deixar um comentário? 

Nós realmente apreciamos sua ajuda.

Obrigada(o),

[Sua assinatura]”

10. Fechamento

O fechamento é um dos modelos de email que encerra um ciclo de campanhas de e-mail marketing.

Isso quer dizer que esse será o último e-mail a ser enviado dentro de um fluxo ou um processo.

Um exemplo de email de fechamento é o email que é enviado logo após recebimento e entrega de um produto ou finalização de um serviço

“Agradecemos a sua preferência! (Assunto)

Olá, [nome do lead]!

Gostaríamos de agradecer por ter escolhido a nossa empresa, nossa missão é oferecer uma boa experiência e entregar nossos serviços com qualidade e competência

Se você enfrentar qualquer tipo de problema, não hesite em procurar os canais oficiais da nossa empresa.

E se for possível, avalie o nosso serviço e atendimento.

Atenciosamente,

[Assinatura da empresa]”

11. Cobrança

Modelo de e-mails de cobrança são úteis para agilizar o pagamento de clientes e alertá-los de que o pagamento ainda não foi realizado.

É importante não ser invasivo ao enviar esse tipo de mensagem, mas exponha os pontos necessários para que o cliente tome ciência da situação. 

“Não identificamos o seu pagamento (Assunto)

Olá, [nome do cliente].

Viemos alertá-lo que em nossos registros, não foi possível identificar o pagamento referente a parcela no mês de [xxxx], o pagamento deveria ter sido realizado no dia [data].

Houve algum problema?

Para não sofrer interrupções no serviço prestado pela nossa empresa,  por gentileza,  regularize o débito o mais rápido possível.

Se precisar de ajuda, entre em contato com os nossos atendentes.

Caso já tenha realizado o pagamento, favor ignorar a mensagem.

Cordialmente,

[assinatura empresa]”

12. Ofertas e descontos

Para incentivar os seus leads a adquirirem o seu produto você pode enviar modelos de email de ofertas e descontos.

Esse tipo de email trabalha o relacionamento com o consumidor e permite que ele se sinta mais engajado com a sua marca, além de ser uma boa opção para queimas de estoque.

“Temos um desconto especial para você! (Assunto)

Olá, [Nome]!

Agradecemos por você ser cliente  [nome da sua empresa].

Para demonstrar como cada um dos nossos clientes é especial, criamos um cupom de desconto especialmente para você.

Use o código [número de código exclusivo] para obter um desconto de [adicionar uma porcentagem ou valor de desconto] de qualquer produto em nossa loja.

Atenciosamente, 

[Nome da empresa]”

Homem com um megafone saindo de um modelo de email

13. Convite para eventos

Esse é um dos modelos de email que pode ser utilizado para convidar o lead a assistir palestras, webinars, workshops e mais.

É importante mostrar para o lead o quanto ele é valorizado, para que ele se sinta estimulado a comparecer ao seu evento.

“Assunto:  Gostaríamos de convidá-lo para o nosso [nome do evento]

Corpo:

Olá, [Nome].

Todo ano a nossa empresa promove um [nome do evento]. E nesse dia nos dedicamos a [descrever o evento];

Valorizamos os clientes que conquistamos ao longo desse ano, e por isso gostaríamos de te convidar para participar desse evento. 

Ele acontecerá nos dias [data do evento] às [ horário do evento].

Adoraríamos que você comparecesse, mas entenderemos se você não puder.

Clique neste link de convite [inserir link] e responda sim ou não.

Obrigada,

[Sua assinatura]”

14.Newsletter

Os emails de newsletter funcionam da mesma forma que os emails de nutrição de leads e objetivam interagir com o consumidor e aproximá-lo do momento de realizar uma compra. 

Você pode fazer o envio de newsletter uma  vez a cada semana, separando os assuntos mais recentes e interessantes do seu blog. 

“Assunto: Separamos alguns artigos para você!

Corpo da mensagem:

Olá, [Nome].

Separamos esses conteúdos que são as últimas novidades lançadas em nosso blog para você dar uma olhada:

[Título do primeiro artigo com um link inserido]

[Descrição do primeiro artigo]

[Título do segundo artigo com um link inserido]

[Descrição do segundo artigo]

[Título do terceiro artigo com um link inserido]

[Descrição do terceiro artigo]

Obrigada,

[Sua assinatura]”

15. Confirmação de pagamento

Como o próprio nome já diz, esse e-mail é enviado assim que o cliente adquire um produto e o pagamento é confirmado na sua loja.

Ele é a garantia para o consumidor que você já recebeu o pedido e está passando para a próxima etapa.

“Assunto: Recebemos o seu pagamento :D

Corpo da mensagem:

Olá [nome],

Gostaríamos de informar que recebemos o pagamento referente ao(s) produto(s) listado(s) abaixo:

[Produto]

[Produto]

O seu pedido está em preparação e em breve será enviado. Você será notificado em cada etapa, mas também é possível acompanhar no nosso site através do link [link do site]

Se houver dúvida, entre em contato com a nossa equipe através do nosso chat e estaremos felizes em poder te ajudar.

Agradecemos pela compra.

[Nome da loja]”

16. Parceria com afiliados

Para fazer parceria com afiliados é necessário mostrar que você está por dentro do conteúdo que aquela pessoa pública e também da autoridade que ela possui dentro das redes sociais.

“Seus leitores vão amar conhecer nosso produto (Assunto)

Olá [Nome]

Somos fãs do seu conteúdo e gostamos muito das reviews e análises que você faz dos produtos. A análise que mais me chamou a atenção é essa aqui [ link do vídeo ou do post].

Temos um produto similar a este [nome do produto] que acabamos de lançar e gostaríamos de saber se você gostaria de escrever um comentário sobre ele.

Se você estiver disponível entre em contato com a gente e enviaremos uma amostra grátis.

Esse é o nosso link [inserir link] para nosso programa de afiliados. Você ganha [número ou porcentagem] de comissão para cada venda que faz.

Esperamos que você aceite a nossa parceria.

Entre em contato se tiver alguma dúvida ou se desejar uma demonstração. Estou aqui para ajudar.

Obrigada,

[Sua assinatura]”

3 ferramentas para utilizar seus modelos de email

Se você ainda não escolheu uma ferramenta de email marketing para fazer o envio dos seus emails garantindo praticidade e segurança, não se preocupe.

Apresentaremos as três melhores ferramentas disponíveis no mercado para que você possa realizar as suas campanhas. 

SendinBlue

SendinBlue é uma ferramenta poderosa para você utilizar como ferramenta de email marketing e automação de marketing.

Com SendinBlue você pode criar um email utilizando os modelos de email marketing que citamos acima com aparência profissional, basta acessar a galeria e escolher entre os modelos disponíveis ou criar os seus próprios design do zero.

Você ainda conta com a personalização do email, com o nome do usuário ou com as opções avançadas disponíveis na plataforma.

Depois, basta escolher os destinatários e enviar seus emails. O SendinBlue também oferece planos com soluções de SMS marketing, chat, CRM, automação de marketing e muito mais.

Confira outras funcionalidades acessando o site, e confira os planos pagos e gratuitos disponibilizados pela plataforma.

Nitronews

Com Nitronews você realiza as suas campanhas de email marketing em poucos passos, basta selecionar a sua lista de contatos, a sua mensagem e enviar, podendo até mesmo fazer o agendamento dos emails.

Além disso, a ferramenta também cria um ranking com os seus contatos desativando aqueles menos engajados e inválidos, assim você garante listas de email de melhor qualidade e gera mais economia para o seu investimento.

A ferramenta também oferece mais de 30 relatórios sobre as suas campanhas, taxas de entrega, aberturas, cliques, rejeições e descadastros.

O Nitronews conta com três tipos de planos que vão de grátis até o plano pro para se adequar com as suas necessidades.

Dinamize

Com o email marketing da Dinamize você pode vender mais através da automação de e-mails comunicando-se com leads e clientes de maneira personalizada com os fluxos de automação.

Você também pode fazer a segmentação dos seus contatos através de filtros com base nos seus envios de e-mail marketing.

Faça testes A/B para saber quais são os conteúdos que interessam mais o seu público e conte também com a entrega de relatórios detalhados sobre as suas campanhas de e-mail. 

Acesse agora e comece o seu teste gratuito em um dos três planos disponibilizados pela plataforma.  

Não esqueça de personalizar seus modelos de email

Nesse artigo, apresentamos 16 modelos de emails para você utilizar em diferentes situações que são bastante comuns para quem realiza campanhas de email marketing.

Embora os modelos de email facilitem bastante o trabalho, não esqueça de avaliar cada situação e verificar se aquele modelo é realmente o adequado.

Você pode modificar os modelos e criar padrões de envio para a sua empresa e conte com as ferramentas de email marketing que apresentamos para fazer um bom trabalho.

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