O que é Growth Marketing e como implementá-lo

atualizado 4 de julho de 2024
Tempo de leitura5 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

O marketing precisa se renovar constantemente na era das transformações digitais e comportamentais para continuar efetivo e dinâmico.

O growth marketing surgiu nesse contexto onde novos termos, novos conceitos e novas formas administrar estratégias são criados constantemente.

A proposta dessa metodologia é gerar um crescimento exponencial para negócios que se propõe a atuar de forma disruptiva.

Se você tem interesse em entender o que é growth marketing e como implementá-lo, confira nosso conteúdo.

O que é Growth Marketing?

O growth marketing (marketing de crescimento) é uma estratégia de gestão de vendas, aquisição e retenção de clientes.

Seu objetivo é gerar um crescimento exponencial de um negócio, sendo uma excelente ferramenta para quem deseja inovar.

Mesmo tendo foco no crescimento, a estratégia não se limita apenas às vendas. A metodologia também tem como meta reter seus clientes e gerar valor a partir de clientes que já são fiéis.

Qual a diferença entre Growth Marketing e Growth Hacking?

O growth hacking é um elemento que está inserido no growth marketing, tendo como objetivo a experimentação com mensagens, design, conteúdo e anúncios.

Podemos entender que o hacking visa testar novas ideias buscando resultados imediatos enquanto o growth marketing se preocupa com sua estratégia e seus resultados a longo prazo.

Outro aspecto que diferencia as duas abordagens são seus objetivos principais.

O growth hacking foca apenas em atingir metas de vendas, sem se importar tanto com a forma de que são feitas.

Ou seja, é uma forma de aproveitar ao máximo a tecnologia para gerar lucro.

Já o growth marketing tem como objetivo o reconhecimento de marca, entendendo que é mais rentável manter um cliente do que conquistar um novo.

Por isso, o foco está nas relações pessoais, usando a tecnologia para promover essas relações e a rentabilidade ao longo do tempo.

Também podemos entender um pouco melhor os dois conceitos a partir das ferramentas que eles usam.

Para fazer o growth marketing é preciso de:

Já o growth hacking foca nos seguintes recursos:

  • Testes A/B para otimizar anúncios e conteúdos
  • Ferramentas de análise de tráfego, comportamento de usuário e conversões
  • Acompanhamento do consumidor no funil de vendas
  • Identificação de tendências nas redes sociais

Por que é importante investir no Growth Marketing?

Essa é uma estratégia importante para empresas, integrando equipes comerciais e de marketing para gerar crescimento e longevidade de negócios.

Confira a seguir as principais vantagens de adotar esse conceito em seu plano de marketing:

  • Promove o desenvolvimento sustentável de negócios
  • Retém e fideliza
  • Melhora a experiência do cliente
  • Otimiza o ROI ao alocar os recursos de forma estratégica
  • Auxilia na adaptação de estratégias às tendências de mercado

Principais fases do Growth Marketing

Vamos conferir quais são as 4 principais fases da implementação do growth marketing.

1. Análise de dados

Nessa etapa é preciso gerar e reunir dados quantitativos e qualitativos sobre seu negócio.

Essas informações irão ajudar a entender quais são as possíveis melhorias que a empresa pode tomar.

Caso o negócio não esteja coletando dados e não tenha formas de fazer isso, é preciso pensar em como implementar o uso de dados em sua estratégia de marketing.

2. Priorização

É a etapa onde é necessário definir as ações e projetos que serão feitos para a equipe de marketing manter o foco nas próximas semanas ou meses.

3. Execução

É o momento em que os experimentos são testados.

Contudo, é importante ter um limite de experimentos e variáveis para identificar o que funcionou e o que deu errado.

4. Análise de resultados

Análise de resultados é um ciclo contínuo, servindo para avaliar os sucessos e as ideias que não funcionaram na fase anterior.

Como implementar uma estratégia de Growth Marketing?

Confira a seguir um guia de como implementar a estratégia de Growth Marketing em sua empresa.

Identifique seu público-alvo

Estudar bem sua base de clientes é o primeiro passo para encontrar grupos de consumidores que tem uma probabilidade maior de comprar do seu negócio.

Isso é importante para entender se a maioria dos seus clientes são homens ou mulheres, se encaixam em uma faixa de idade, qual sua renda, se moram em uma região específica, entre várias outras informações valiosas.

Depois disso, será preciso identificar os nichos dentro do seu público-alvo. Se são clientes homens, entender sua idade, comportamentos, dores e desejos.

Confira também nosso artigo sobre como identificar seu público-alvo.

Entenda os clientes em potencial

Depois do trabalho de conhecer seu público-alvo, é hora de pensar em seus clientes de forma individual.

Uma boa forma de começar essa pesquisa é buscar por tendências voltadas para as características do seu público.

Quem ainda não reuniu um banco de dados sobre seus clientes pode começar oferecendo promoções ou brindes em troca da resposta de questionários.

Escolha bem suas plataformas

Com toda essa informação em mãos é hora de escolher as plataformas e as redes sociais que seu público-alvo tem mais chances de usar.

Algumas das principais redes sociais são:

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest
  • X (Twitter)
  • TikTok

É preciso escolher apenas as redes mais usadas pelo seu público porque é necessário muito tempo e esforço para ter sucesso em uma plataforma.

Portanto, pesquise bastante para garantir uma boa decisão.

Além disso, é importante lembrar que existem outras plataformas além das redes sociais, como o blog e o email marketing.

Crie conteúdo

Com todas as informações reunidas e plataformas escolhidas é hora de começar a produzir conteúdo.

Não existe uma receita pronta para o sucesso, será preciso testar formatos diferentes até encontrar o que funciona para seu negócio.

Algumas opções são publicações nas redes, vídeos, infográficos, artigos, e-books e blogposts.

Depois de publicar esses conteúdos, acompanhe seu desempenho de perto para ver o que está ajudando a gerar vendas.

Ao encontrar os formatos que funcionam, comece a usar novas abordagens com eles. Adapte o conteúdo para vídeo, blogposts, crie um infográfico, explore as várias possibilidades.

Teste os resultados para mensurar o ROI

A análise de dados é fundamental para o Growth Marketing. Reunir e avaliar as informações sobre suas ações é a forma mais confiável de entender se sua estratégia está gerando resultados.

Também é preciso ter a visão de que certos tipos de ações não geram resultados imediatos e precisam ser acompanhadas ao longo do tempo.

Preparado para implementar o Growth Marketing?

O Growth Marketing é um conceito que cada vez mais empresas estão aplicando para garantir um crescimento saudável de suas vendas.

Caso tenha interesse em uma ferramenta que acompanhe suas estratégias e ações oferecendo um melhor relacionamento com os clientes, dê uma olhada no JivoChat.

O JivoChat é uma plataforma de atendimento profissional que oferece chat online e integração com WhatsApp, Instagram, Facebook, chatbot, recursos de CRM e muito mais.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download