Melhores ferramentas para criar uma ficha de inscrição simples

atualizado 6 de outubro de 2023
Tempo de leitura4 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

A ficha de inscrição online é um recurso fundamental para organizar um evento. Geralmente usados junto ou como landing pages, ela permite atrair mais pessoas, gerar mais vendas e gerenciar as inscrições com muito mais facilidade.

Já a falta de um formulário pode trazer uma série de problemas que podem prejudicar profundamente a organização de eventos. 

Desorganização e a perda de inscrição são apenas alguns dos exemplos que comprometem a integridade de eventos.

Portanto, contar com ferramentas e saber como criar uma ficha de inscrição é algo muito importante para negócios que produzem eventos, geram listas de espera e até mesmo cadastram leads para receber conteúdos via email.

Se você tem interesse em conhecer as melhores ferramentas e aprender a fazer formulários de inscrição, continue conferindo nosso artigo.

4 melhores ferramentas para criar ficha de inscrição

Confira a seguir uma lista com as principais ferramentas para criar formulários de inscrição online.

1. Brevo

O Sendinblue agora é Brevo! Uma plataforma que oferece uma série de soluções para marketing, como CRM, automação, emails transacionais e email marketing.

Além disso, um de seus recursos em destaque são os formulários de inscrição que podem ser criados e customizados gratuitamente.

A ferramenta permite criar fichas de inscrição de emails profissionais e fáceis de fazer.

O layout fica por conta de um editor de arrastar e soltar, que permite escolher cores, adicionar imagens e textos que combinam com sua marca.

Com isso feito, basta adicionar os campos de respostas que desejar e compartilhar seus formulários onde quiser. 

Uma das vantagens da ferramenta é oferecer um código HTML incorporável que pode ser adicionado em seu site, email, perfis de mídias sociais e até mesmo em seu CMS.

2. E-goi

Assim como o item anterior, o e-goi é uma plataforma que oferece diversas soluções e uma das mais interessantes é o recurso para criar formulários online.

A ferramenta conta com modelos de ficha de inscrição prontos para usar que também podem ser customizados. Esses templates podem ser adicionados imediatamente e com facilidade em seu site ou blog.

Um de seus diferenciais é a opção de ter os contatos adicionados à sua lista automaticamente. Além disso, é possível contar com um recurso de segmentação automática conforme opções do formulário.

Por fim, o e-goi também oferece a opção de criar as fichas em janelas de pop-up. É preciso apenas escolher em qual página ela será inserida, copiar e colar o código em seu site.

3. Google Forms

O Google Forms é uma das ferramentas grátis mais conhecidas para criar formulários para coletar informações.

Qualquer pessoa pode criar fichas com facilidade, criando campos personalizados e visualizando as respostas recebidas em uma planilha do Excel.

Contudo, sua simplicidade também se estende ao layout. O visual dos formulários é padrão e oferece poucas opções de personalização do seu visual.

Apesar disso, a ferramenta é recomendada para criar formulários mais básicos ou com o foco em oferecer muitas perguntas.

4. Typeform

O Typeform oferece recursos para criar fichas de inscrição, formulários de feedback e pesquisas de satisfação.

A plataforma conta com várias opções de customização para seus formulários, permitindo personalização de layout, adição de imagens e vários tipos de perguntas.

É possível usar o Typeform de forma gratuita, mas apenas os usuários pagos poderão contar com todas as funções de personalização que o serviço oferece.

Como criar uma ficha de inscrição simples para eventos?

Toda ficha de inscrição precisa ser concisa, apresentando informações objetivas e simples de serem respondidas.

Ao definir o que será perguntado, tenha em mente quais são os dados essenciais para seu objetivo e quais dados adicionais podem ajudar a conhecer melhor seu público.

É normal, que de acordo com o objetivo do formulário algumas perguntas sejam específicas. Apesar disso existem perguntas padrão que podem ser aplicadas em praticamente qualquer situação.

Nome, email, profissão, telefone e endereço são apenas alguns dos exemplos mais comuns.

É essencial que os campos de método de contato sejam altamente relevantes. Através deles será possível aprender mais sobre as pessoas que preencherem seu formulário.

Também é muito importante garantir que a inscrição conte com todas as respostas necessárias para executar seu evento ou preencher sua lista de contatos.

Por fim, o formulário de inscrição não deve ser longo nem cansativo, o que pode gerar uma taxa de desistência. 

Além disso, pedir por informações pessoais muito detalhadas também pode gerar desconfiança, contribuindo com a taxa de desistência do preenchimento.

Viu como é fácil criar uma ficha de inscrição simples com a ferramenta certa?

Esperamos que a nossa lista tenha apresentado as melhores ferramentas para criar formulários online, além de oferecer algumas dicas importantes durante o processo de criação.

Caso seu negócio ou evento também conte com um canal digital para atender seu público, considere usar uma ferramenta de chat profissional.

O JivoChat é uma ferramenta de chat online que pode ser adicionada em seu site, permitindo enviar convites proativos de conversa para visitantes.

Além disso, o serviço também pode unificar seus canais de atendimento online, centralizando as mensagens do WhatsApp, Instagram e Facebook em um só lugar.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download