E-mail transacional: o que é e como usá-lo

atualizado 4 de novembro de 2022
Tempo de leitura8 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Nas maiorias dos planejamentos estratégicos em campanhas de marketing, o Email Marketing é um dos pilares. Se você utiliza tráfego orgânico e mídia paga para atrair leads, é necessário ter um bom relacionamento com essas pessoas.

Esse tipo de email serve para manter a comunicação entre um negócio e seus clientes. Isso permite desenvolver estratégias que ajudam a guiar essas pessoas por um funil de vendas.

Contudo, após serem convertidos, o email marketing deixa de ser uma prioridade para esses consumidores. Nesse momento os emails transacionais ganham destaque. Esse tipo de email dá um posicionamento ao cliente, lead ou inscrito sobre algo de seu interesse.

Geralmente é usado para confirmar informações de compras, pagamento, envio de produtos, inscrições e mais. Se você deseja entender a fundo o que é email transacional, para que serve e como fazer, confira o nosso conteúdo.

Ilustração de um e-mail marketing e email transacional

O que é Email Transacional?

O Email Transacional é uma categoria de email automatizado que é enviado para uma pessoa com o objetivo de passar informações sobre uma conta ou status de uma compra digital.

Isso inclui inscrição em newsletter, cadastro em uma plataforma, compra de um produto, envio de um item solicitado, entre várias outras possibilidades. Por exemplo, o e-mail transacional de cancelamento de um serviço.

Exemplo de e-mail transacional da Amazon, confirmação de um pedido

O email transacional é enviado de forma individual, já que estão relacionados com alguma ação envolvendo o destinatário. Apesar de serem automatizados, eles são particulares.

Esse tipo de email trata de assuntos relativos a transações, ações, trocas e transferências, por isso conta com esse nome. Isso significa que esses emails sempre são enviados com informações exclusivas e relevantes apenas para aquele destinatário.

Ou seja, é completamente diferente de email marketing e promocionais, que são enviados em massa e com informações para um certo perfil de público-alvo.

Portanto, contar com um email transacional é muito importante para oferecer segurança aos seus clientes, sendo claro quanto às suas ações e compras.

Além das aplicações já citadas, esse tipo de email também pode ser usado em uma série de outras situações:

  • Recebimento de pedidos: enviados ao confirmar um pedido, com seus detalhes.
  • Carrinho abandonado: após colocarem produtos em um carrinho de uma loja virtual e saírem de uma página, clientes podem receber um email os lembrando dos produtos que foram selecionados e abandonados.
  • Assinatura: informações sobre renovação, cancelamento e método de pagamento de assinaturas de algum serviço.
  • Configuração de conta: quando informações como login e senha são alteradas.

Qual a diferença entre email marketing e email transacional?

O email marketing é uma ferramenta de divulgação e vendas. Geralmente, esse tipo de email é enviado para uma lista de destinatários que tenham interesse no que está sendo compartilhado.

Esse recurso pode ser aplicado com o objetivo de vender ou compartilhar conteúdo em uma estratégia de inbound marketing. Ou seja, serve para nutrir seus leads e guiá-los no funil de venda.

Já os emails transacionais geralmente são enviados para leads que já foram convertidos, com informações particulares e dando posicionamento sobre algum processo.

Quais os benefícios do email transacional?

Depois de entender o que é um email transacional e para que serve, é hora de descobrir as principais vantagens que uma empresa recebe ao implementar este recurso em seus processos de gerenciamento.

Oferece confiança aos clientes

Oferecer confiança aos consumidores é algo fundamental para um e-commerce funcionar de forma plena.

Esse tipo de email mostra aos seus clientes que sua empresa está ligada nas necessidades deles, é clara quanto aos processos e busca oferecer a melhor experiência possível.

Ajuda a fazer vendas adicionais

Investir em quem já é seu cliente é muito mais barato do que investir em estratégias para conquistar novos consumidores.

Esse tipo de email oferece satisfação a quem já é seu cliente. A comunicação clara e detalhada além de ajudar a aumentar a confiança em sua empresa, pode fazer com que clientes comprem novamente do seu negócio.

Aumenta o reconhecimento da marca

Para que sua marca seja reconhecida, ela precisa interagir bastante com as pessoas. Uma forma de capitalizar reconhecimento é através dos emails transacionais, aos quais os clientes são mais receptivos.

Segundo o relatório apresentado pela Mailgun, emails marketing tem uma taxa de abertura entre 20% a 25%, enquanto os emails transacionais chegam a 85%. 

Portanto, aproveite esse recurso para fortalecer a presença de sua marca no dia a dia dos seus clientes.

É uma oportunidade de apresentar coisas novas

E-commerces que aplicam bem este recurso podem aproveitar os emails para recomendar produtos relacionados a uma compra.

Em casos de cancelamentos de serviço, é possível apresentar novas soluções que não são conhecidas pelos clientes. Até mesmo outras alternativas de produtos junto aos emails de abandono de carrinho.

Como criar um email transacional?

Agora que estamos cientes da importância deste recurso no relacionamento com os clientes, é hora de aprender a criar um email transacional.

1. Identifique as situações em que o email transacional será enviado

O primeiro passo para a criação deste tipo de email é entender em quais situações eles serão enviados.

Com as etapas que irão necessitar de emails definidos, é preciso entender que o principal objetivo dessa mensagem é fornecer informações sobre um processo.

Portanto, seja bem específico quanto ao assunto que está sendo tratado e apresenta de forma objetiva as informações que o lead ou cliente espera da mensagem.

Caso opte por incluir assuntos adicionais no envio, dê menos destaque para essas informações. Isso evita que seu email transacional seja interpretado com uma forma de anúncio e seja melhor recebido.

2. Escolha uma ferramenta

Agora que entende as necessidades do seu negócio e quais processos irão contar com emails transacionais, é preciso encontrar uma ferramenta que automatize esses processos.

Afinal, fazer isso manualmente para cada venda que seu negócio fechar é completamente inviável.

Ao escolher uma boa ferramenta não será preciso ter experiência em programação nem em design.

Existem serviços de automação de emails que permitem a criação rápida e fácil para mensagens relacionadas a pagamentos, preenchimento de formulário, assinaturas de serviços e mais.

3. Insira suas informações de contato

O objetivo dessa categoria de email é fornecer aos clientes e leads todas as informações que precisam sobre um determinado processo.

Contudo, é possível que essas pessoas tenham dúvidas e desejem entrar em contato com seu negócio para esclarecê-las. Portanto, sempre adicione suas informações de contato na mensagem.

Também é muito importante informar um email pelo qual a pessoa possa responder a mensagem. Caso seu negócio faça o atendimento via chat online, ofereça esse canal com seu número de WhatsApp ou contato nas redes sociais.

4. Foco no mobile

O tráfego de internet nos dispositivos móveis só tende a aumentar. Portanto, criar emails pensando em responsividade é fundamental para oferecer uma boa experiência aos seus clientes.

Na hora de criar o layout de seus emails transacionais, lembre-se de fazer testes recebendo as mensagens tanto em dispositivos móveis quanto em computadores.

Garanta que o email usa imagens leves e pode ser carregado com rapidez. Lembre-se também de assegurar que todas as informações são fáceis de ler e estão bem distribuídas.

5. Personalize os emails

Apesar de ser enviado por ferramentas automatizadas, os emails transacionais podem ser enviados de uma forma mais pessoal.

Para fazer isso, trate o destinatário usando seu nome. Caso um produto esteja relacionado ao assunto do email, adicione imagens e informações sobre ele.

Melhores ferramentas para email transacional

Confira a seguir as melhores ferramentas de automação para enviar emails transacionais.

1. SendinBlue

O Sendinblue é uma plataforma que oferece um conjunto muito interessante de ferramentas para marketing e vendas.

Quem deseja usar o máximo da plataforma pode aproveitar ferramentas de chat, inbox, e-mail marketing, CRM e automação de marketing.

Contudo, é possível utilizar o serviço apenas para enviar emails transacionais, que oferece como recursos: 

  • E-mail transacional e envio de SMS
  • Principais recursos da API
  • Linguagem de modelo avançada
  • Sem quota diária de envio
  • IP dedicado incluído

Fácil de usar, o Sendinblue também permite que seus usuários aumentem seu alcance e vendam mais com recursos como Landing pages, anúncios do Facebook e formulários de inscrição.

2. E-goi

O E-goi é uma ferramenta completa que permite criar e enviar campanhas de email marketing para divulgar seu negócio.

Dentre seus recursos estão: formulários, landing pages, Facebook Ads, plugins, fluxos de automação e segmentação de email marketing.

Além disso, é claro, oferece emails transacionais que também podem ser enviados como SMS. Esse recurso é fácil de integrar, oferece relatórios muito detalhados e é escalável.

Uma das vantagens da E-goi é contar com uma consultoria e atendimento em português para tirar suas dúvidas quanto ao recurso.

Aprendeu o que é email transacional?

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você a entender melhor qual o papel desse tipo de email no seu e-commerce.

Caso esteja interessado em otimizar seu atendimento pelos canais digitais, considere começar a usar uma ferramenta de atendimento profissional.

O JivoChat é uma plataforma que permite adicionar um chat online em seu site, além de unificar o atendimento em outros canais, como WhatsApp, Instagram e Facebook.

Além disso, é possível conferir quem está visitando suas páginas e enviar convites criativos para conversas com mensagens personalizadas.

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