Marketing industrial: como montar uma estratégia de sucesso

Tempo de leitura4 minutos
Rafaela Ricardo
Rafaela Ricardo
Criadora de Conteúdo da Soluções Industriais

Um grande desafio compartilhado pelas empresas do ramo industrial (B2B) é conquistar o resultado esperado em suas campanhas de marketing.

Afinal de contas, o planejamento estratégico de marketing industrial pode ser muito mais complicado do que parece.

Para que uma estratégia tenha retorno e seja conduzida para o sucesso, é importante tomar as medidas e ações mais adequadas.

O planejamento é o fator-chave para influenciar no sucesso da sua campanha de marketing industrial.

No entanto, apesar de ser fundamental, o essa modalidade de marketing também se tornou uma questão de prioridade para o setor.

Isso, pois uma indústria que investe em marketing industrial pode alavancar a sua visibilidade, reputação e credibilidade, além de, é claro, aumentar as suas vendas e conquistar mais clientes B2B.

E se você quer saber como é possível montar uma estratégia de marketing industrial de sucesso, nós elaboramos este post para te explicar sobre todos os detalhes do assunto.

Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

O que é marketing industrial?

Basicamente, o marketing se trata de um conjunto de estratégias e ações que atuam na promoção de determinada oferta para atrair e reter clientes.

Nesse mesmo sentido, o marketing industrial também se baseia em estratégias feitas para gerar resultados, no entanto, essas ações são direcionadas para as empresas do ramo B2B.

Por sua vez, o B2B (ou Business to Business) é o mercado de empresas que comercializam produtos e serviços para outras companhias. É o caso de indústrias que fabricam ímã de neodímio e distribuem para outros negócios, por exemplo.

O mercado B2B pode ser, na maioria das vezes, mais desafiador do que empresas que vendem produtos e serviços diretamente para os consumidores finais (B2C).

Para entendermos melhor, basta compararmos uma loja que vende produtos diretamente aos seus clientes com uma indústria de tarugo de alumínio que oferece uma série de produtos para a loja, por exemplo.

A indústria B2B precisa, mais do que seduzir esse cliente empresarial, também garantir uma venda segura e lucrativa para que ela seja mantida em longo prazo

É aí que entra o marketing industrial, com o objetivo de construir relacionamento sólidos e duradouro entre as empresas.

Como montar uma estratégia de marketing industrial?

Agora que você já sabe sobre o que é o marketing industrial, vamos entender agora como é possível montar uma estratégia de sucesso em sua indústria. Confira abaixo!

Como montar uma estratégia de marketing industrial

Saiba tudo sobre o seu público-alvo

Assim como qualquer outra empresa, seja ela do ramo B2B ou B2C, identificar qual o seu público-alvo e conhecer todos os detalhes sobre ele é imprescindível.

Afinal de contas, as estratégias de marketing industrial serão desenvolvidas justamente para ele.

Para isso, faça pesquisas e reúna todas as características e comportamento desse público. Uma dica é elaborar a criação da persona, que por sua vez, é uma representação do seu cliente ideal.

Como resultado, você terá mais clareza sobre quais são as empresas que pretende atingir com as campanhas de marketing industrial.

Trabalhe com canais específicos no marketing industrial

Também é importante selecionar quais são os canais mais presentes onde a sua indústria quer atuar.

Especialmente se você trabalha com nicho, como na venda de válvula de retenção, por exemplo, estar em todos os canais possíveis da internet pode demandar muito tempo, esforço, além de não trazer o retorno esperado para seu negócio.

Em função disso, analise onde há mais presença online do seu público-alvo, seja nas redes sociais, fóruns, marketplaces, entre outros.

Otimize seu site

No marketing industrial, ter um site otimizado e relevante se tornou essencial. Estudos mostram que mais da metade da população brasileira tem acesso a internet, e 43% desta quantia utiliza os meios online para pesquisar produtos e serviços, incluindo os B2B.

E ter um site otimizado pode trazer mais visibilidade para sua marca e atrair potenciais clientes (leads) para a plataforma.

A otimização de site é feita por meio do SEO (Search Engine Optimization), que se trata de ações de marketing para que o seu site seja melhor posicionado pelos buscadores, como o Google, Yahoo e Bing.

Com o SEO, uma empresa se torna mais posicionada e visível para os clientes. Em outras palavras, se um lead procura pelos seus produtos e serviços, com o SEO, as chances dele encontrar o seu site primeiro do que outras plataformas são muito maiores.

Invista em conteúdo relevante

Outra forma de montar uma estratégia de marketing industrial é com o marketing e conteúdo.

Essa estratégia tem como principal objetivo atrair novos leads, gerar conversões, entreter, aumentar o seu tráfego e se comunicar com o público.

O marketing de conteúdo se trata da produção conteúdos altamente relevantes direcionados para uma determinada persona.

Ao realizar a construção de um conteúdo de qualidade, você pode expor os benefícios dos seus produtos e serviços, ensinar os seus clientes sobre temas relevantes e fazer com que eles se tornem mais engajados sobre o assunto, enxergando a sua indústria como solução para as suas necessidades.

Dessa forma, seu negócio se diferencia no mercado, se torna uma referência no assunto e conquista mais clientes!

Agora que você já sabe tudo sobre como é possível criar uma estratégia de sucesso de marketing industrial, o que está esperando para começar o seu planejamento estratégico e ter sucesso? Gostou do nosso conteúdo? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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