10 dicas de como deixar seu Instagram mais profissional

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Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

As redes sociais oferecem inúmeras oportunidades para empresários, lojistas e produtores de conteúdo.

O Instagram é uma plataforma que oferece a possibilidade de gerar ótimos resultados com ações de marketing, mas para que isso seja possível, é preciso saber utilizar seus recursos e focar em estratégias assertivas.

O primeiro passo para conseguir isso é contar com um perfil atraente e que converse diretamente com seu público.

Entender o que colocar na bio e ter um plano para seu conteúdo também é fundamental.

Se você tem interesse em se aprofundar nesse tema para saber como deixar o Instagram mais profissional, confira nosso conteúdo.

Por que é importante ter um Instagram profissional?

Contar com uma boa presença e apresentação na internet pode gerar diversos benefícios para marcas, como maior visibilidade, alcance e interações com potenciais clientes.

Confira a seguir as principais vantagens de deixar o Instagram mais profissional:

Diferenciação

É uma das principais formas de se diferenciar da concorrência, apresentando as principais qualidades do seu negócio e oferecendo oportunidades de se conectar com seu público.

Profissionalismo

É uma forma de apresentar sua imagem de negócio sério e profissional tanto para consumidores, quanto para fornecedores e parceiros comerciais.

Otimização na conversão de leads

Apresentar informações claras sobre seu negócio e suas soluções é uma forma importante de evitar ruídos na comunicação com seu público.

Isso permite que seu perfil fique mais direcionado às vendas, coletando contatos de leads e levando os consumidores interessados diretamente para a conversão.

Melhores resultados no Instagram

Um perfil profissional e estratégico ajuda a aumentar o número de visitas em sua página e as interações com seus conteúdos.

O cuidado com seu perfil também é indicado ao próprio app, que pode passar a recomendar mais sua conta para pessoas interessadas.

10 dicas de como deixar o Instagram mais profissional

Confira a seguir as principais dicas de como deixar seu Instagram mais atraente.

1. Crie uma conta comercial

O primeiro passo para deixar seu Instagram mais atrativo é criar uma conta comercial para ter acesso aos recursos profissionais do app.

A conta profissional conta com uma série de recursos que os perfis pessoais não têm acesso.

Essas funcionalidades permitem conferir mais informações sobre seu perfil, seguidores, desempenho de posts, adicionar um link na bio e patrocinar suas publicações.

Vale ressaltar que uma alternativa à conta profissional é a conta voltada para criadores de conteúdo. Essa é uma alternativa indicada para influenciadores que trabalham com sua marca pessoal.

Caso tenha alguma dúvida sobre esse processo, confira nosso artigo que ensina como criar um perfil profissional no Instagram.

2. Crie um nome de usuário claro e objetivo

Além do seu nome de usuário refletir sua marca ou seu propósito, é importante que ele também seja fácil de ser lembrado e escrito.

Evite usar caracteres especiais, emojis e nomes muito grandes, pois isso pode tirar a atenção dos usuários e atrapalhar a identificação do nome da empresa ou marca.

3. Escolha uma boa foto de perfil

É importante que sua foto de perfil permita que as pessoas reconheçam sua marca instantaneamente ao visitarem seu Instagram.

O consenso é que empresas que buscam deixar seu Instagram mais atrativo devem usar seu logotipo como avatar.

Isso é importante para ajudar o público a reconhecer seu perfil e aumentar o reconhecimento de sua marca.

4. Deixe seus objetivos claros na bio

É importante que a bio do seu Instagram cause um impacto nos visitantes.

É preciso que ela informe o que é o seu negócio, o que ele faz e porque as pessoas precisam dele.

Portanto, aproveite o espaço para adicionar informações relevantes e use call-to-action para indicar uma ação ao seu público.

5. Adicione uma categoria na bio

Outra forma de deixar seu Instagram mais profissional é adicionar uma categoria em sua bio, um recurso disponível apenas para contas comerciais.

Essa informação é importante para que os usuários do app identifiquem sua área de atuação e o que seu negócio oferece.

Além disso, utilizar a categoria é uma maneira de passar informações aos consumidores sem comprometer os caracteres limitados de sua bio.

Um dos principais objetivos de negócios e influenciadores ao usar o Instagram profissionalmente é converter seus públicos em clientes.

Uma das principais formas de fazer isso é indicá-los a um link de venda, orçamento, assinatura, etc.

Portanto, aproveite esse recurso para adicionar seu principal link na bio ou reúne seus links mais importantes

7. Publique fotos e vídeos de qualidade

O Instagram é uma rede social completamente visual, portanto, quem deseja ter um perfil profissional precisa investir em conteúdos que atinjam ou se aproximem o máximo da qualidade profissional.

Busque pensar bem antes de produzir suas fotos e vídeos, não use celulares com baixa resolução, evite publicar fotos sem enquadramento, evite publicar vídeos com ruídos e em baixa qualidade.

Se a produção de conteúdo é parte fundamental de sua estratégia, considere investir em equipamentos de iluminação e câmeras com qualidade profissional ou semi-profissional.

Busque também aprender a editar seus vídeos e fotos usando os próprios recursos do Instagram ou ferramentas externas.

8. Use hashtags

As hashtags são importantes porque servem como filtros para que usuários encontrem suas publicações, além de ajudar o algoritmo do Instagram a entregar seus conteúdos a pessoas interessadas nos temas usados.

Portanto, ao publicar novos conteúdos lembre-se sempre de usar as hashtags mais importantes em seu segmento, relevantes para aquele conteúdo e público-alvo.

9. Esteja presente nos Stories

O Stories é uma ferramenta importante para manter o contato com seus seguidores, manter um ritmo de publicações e não atrapalhar os objetivos do seu feed.

Aproveite esse recursos para divulgar suas campanhas, mas não se limite a isso. Mostre o dia a dia de sua empresa, o que acontece por trás das câmeras e tente aplicar uma abordagem mais humanizada em seu conteúdo.

10. Crie uma rotina

Uma parte importante do processo de deixar seu Instagram mais atrativo é mantê-lo interessante ao longo do tempo.

Para que isso seja possível, é importante criar uma rotina dedicada a cuidar do seu perfil na rede social, responder às interações, pensar em conteúdos e analisar suas métricas.

Outro fator crucial para manter o crescimento do seu perfil é a publicação constante de conteúdos.

Portanto, reserve momentos para pensar em editorial de conteúdo, produza esses materiais e garanta que terá opções prontas para manter o ritmo de publicações.

Como gerenciar o Instagram de forma profissional?

Depois de focar em deixar seu perfil do Instagram mais atraente, o próximo passo para maximizar seus resultados é começar a gerenciá-lo de forma profissional.

Utilizar uma ferramenta de gestão da rede social oferece acesso a recursos que não são nativos da plataforma ou formas mais fáceis de administrar seu conteúdo.

O SocialGram é uma plataforma de gerenciamento focada no Instagram que oferece todos os recursos necessários para crescer seu perfil.

Quem optar por gerenciar sua conta através da ferramenta irá contar com:

  • Mensagens diretas simplificadas
  • Agendamento de publicações
  • Interações com seu público-alvo
  • Relatórios de desempenho

Já sabe como deixar o perfil do Instagram mais profissional?

Esperamos que nosso conteúdo tenha apresentado dicas e ideias relevantes na hora de gerenciar seu perfil do Instagram.

Se sua estratégia já está em curso e dando bons resultados, considere começar a usar uma ferramenta de atendimento profissional para melhorar a qualidade de suas interações com clientes.

O JivoChat é uma plataforma de atendimento profissional que reúne seus principais canais em um só lugar.

Através da ferramenta, sua equipe pode centralizar atendimentos no Instagram, chat online, WhatsApp, Facebook e Telegram.

Além disso, o JivoChat conta com uma série de outras soluções como telefonia plus, CRM, chatbot, recursos de IA e mais.

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