Visualizador de fotos: conheça os 12 melhores

atualizado 4 de dezembro de 2023
Tempo de leitura6 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

O Windows não conta mais com seu visualizador de fotos nativo, que substituído pelo aplicativo "Fotos".

Essa nova versão oferece mais funcionalidades, mas o visualizador é mais lento que a versão anterior e não é compatível com muitos formatos.

Até mesmo os recursos de edição disponíveis nessa nova versão são mais limitados. 

Se você está procurando por opções alternativas para este programa, confira nossa lista com e escolha o melhor visualizador de fotos para usar em seu computador.

Visualizador de fotos: 12 melhores alternativas

Confira nossa lista e escolha um o visualizador de imagens mais indicado para o seu computador.

Caso queira dar mais vida as suas fotografias, não deixe de conhecer o editor de fotos Movavi Photo Editor que permite modificar as imagens de um jeito simples e profissional.

1. MiniTool MovieMaker

Apesar de ter "Movie"no nome, a primeira opção em nossa lista é uma excelente ferramenta para visualizar suas fotos. 

O programa é completamente gratuito e suporta uma grande variedade de arquivos, como JPG, PNG, GIF, BMP, ICO e JPEG.

Seu principal diferencial é que além de ser um programa para ver imagens, a ferramenta também permite escutar áudios, assistir e editar vídeos. 

Os formatos suportados são:

Vídeo: 3GP, MOV, AVI, FLV, MKV, MP4, MPG, VOB, WMV, RMVB.

Áudio: MP3, FLAC, M4R, WAV, M4A, AAC, AMR.

É possível até mesmo usar o programa para converter arquivos em outros formatos.

2. FastStone Image Viewer

O FastStone Image Viewer é um programa rápido e fácil de usar que permite ver suas fotos em tela cheia, usar zoom e conferir os detalhes dos dados das imagens.

O programa conta com um recurso para navegar pelas pastas em seu menu e as outras ferramentas ficam na área inferior da tela. 

O FastStone também é compatível com extensões e permite editar os arquivos durante seu uso. É possível redimensionar, recortar, ajustar a iluminação e remover olhos vermelhos.

3. Winaero Tweaker

Este visualizador de fotos com várias funcionalidades e a opção de personalizar suas configurações.

Através do programa é possível usar até mesmo o visualizador de fotos original do Windows no Windows 10. 

Para fazer isso basta abrir o programa e pesquisar por "Photo" na barra de pesquisa. Após pesquisar, clique na opção "Get classic apps" e, então, "Activate Windows Photo Viewer".

Por fim, acesse a opção "Activate Windows Photo Viewer". O programa irá encaminhar você para as configurações de programas padrão. 

Clique no aplicativo definido em visualizador de fotos do Windows e procure por "Visualizador de Fotos do Windows". 

4. HoneyView

O HoneyView é mais um programa grátis para visualizar suas fotos no Windows. A ferramenta é rápida e leve para abrir as imagens do seu computador. 

O programa lê os principais formatos de imagens da internet, permite criar apresentações, copiar imagens, redimensionar, converter para outros formatos, além de oferecer outras ferramentas.

5. ImageGlass

O ImageGlass é um programa com uma interface muito limpa e intuitiva. O programa também é bem leve, sendo recomendado para PCs fracos. 

A ferramenta alcança esse objetivo oferecendo apenas os recursos básicos de um visualizador de imagens, sem funcionalidades adicionais.

É possível apenas girar as imagens, ajustar a largura, altura e visualizar em tela inteira. Apesar disso, a ferramenta é capaz de abrir mais de 70 formatos diferentes de imagens.

6. JPEGView

A proposta do JPEGView é ser um programa para visualizar imagens rápido e leve. Seu layout é bastante minimalista, dando destaque às fotos e usando pouco espaço para organizar as ferramentas.

O programa também apresenta informações sobre as fotos, com um histograma que pode ser visualizado pelos usuários. 

Ao passar o cursor do mouse na parte inferior da tela, opções de edição serão exibidas para adicionar contraste, editar o brilho, saturação, desfoque e mais. 

7. Nomacs

O Nomacs também é um programa para abrir imagens instantaneamente no Windows. A ferramenta suporta diversos formatos, até mesmo imagens em RAW.

Também é possível fazer as edições mais básicas como girar, ajustar o brilho, contraste, saturação e girar a imagem.

8. 123 Photo Viewer

O 123 Photo Viewer se diferencia de outros visualizadores de fotos da nossa lista por aceitar formatos mais difíceis de serem usados, como PSD, BPG e LIVP.

O aplicativo permite dar zoom em imagens, adicionar filtros, adicionar textos e combinar imagens.

9. QuickViewer

O QuickViewer é mais uma alternativa grátis para abrir fotos no Windows de forma rápida e leve em seu computador.

O programa é capaz de ler diversos formatos, como: BMP, PNG, JPEG, DDS, WEBP, ICO, TGA, TIFF e GIF, além de formatos padrões em câmeras digitais, como CRW, CR2, NEF, ARW, DNG e RAW.

10. IrfanView

Simples de usar e bem leve, essa é uma ótima opção para quem tem um computador fraco e precisa de um programa capaz de ler imagens com rapidez, imprimir, cortar imagens e conferir suas informações.

O programa também conta com as funcionalidades de converter arquivos, adicionar marca d'água, corrigir cores e adicionar bordas, além das ferramentas de edição mais básicas.

Sua interface é considerada um pouco mais complexa do que a de outros itens em nossa lista, o que pode facilitar sua usabilidade é a instalação de um pacote de idioma para traduzir a ferramenta para português

11. XnView

O XnView também é um visualizador de fotos um pouco mais complexo, com uma interface que não é tão amigável a todos os tipos de usuários.

Por conta disso, o programa é capaz de oferecer uma série de funcionalidades e é compatível com centenas de formatos diferentes. 

Um de seus destaques é a possibilidade de realizar ações aplicadas a um lote de imagens, podendo renomear e converter diversos arquivos de uma só vez.

A ferramenta também oferece opções de edição para corrigir olhos vermelhos, redimensionar, cortar, desenhar e fazer ajustes no brilho, contraste e mais.

12. FocusOn Image Viewer

A última adição à nossa lista é o FocusOn Image Viewer, mais uma alternativa gratuita para visualizar imagens no Windows de forma rápida e prática.

O programa é bem fácil de usar e permite a navegação por fotos em seu computador através do teclado.

A ferramenta também oferece funcionalidades para editar, redimensionar, girar e converter as fotos, além de permitir definir fotos como seu papel de parede.

Encontrou um visualizador de fotos para usar em seu computador?

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você a encontrar um ótimo programa para substituir o "Fotos", o visualizador de imagens padrão do Windows.

Caso você também esteja buscando um programa para gravar a tela do seu computador, confira nossa lista com os melhores gravadores de tela para PC fraco.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download