Processamento de Linguagem Natural: o que é NLP e como usar

atualizado 29 de setembro de 2023
Tempo de leitura8 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

O Processamento de Linguagem Neural, também conhecido pela abreviação do termo em inglês NLP - Natural Language Processing, é um recurso tecnológico desenvolvido para auxiliar dispositivos a compreenderem a linguagem humana.

Essa tecnologia está presente no dia a dia de muitas pessoas que usam smartphones e aplicativos, parecendo algo simples e muitas vezes até mesmo natural.

No entanto, este recurso é bem mais complexo do que parece, pois os usuários e a tecnologia falam línguas diferentes. Por isso é preciso de um tradutor automático para que as duas partes possam se entender. 

Além disso, o NLP não tem como foco apenas entender o que está sendo dito, mas também proporcionar a melhor experiência possível aos usuários que estão interagindo com ele. 

Tem interesse em saber mais sobre essa vertente da inteligência artificial? Continue conferindo o conteúdo do nosso artigo.

O que é NLP?

O Processamento de Linguagem Neural é uma das vertentes dos estudos em Inteligência Artificial dedicados especificamente para desenvolver tecnologias capazes de entender a linguagem humana.

Também é importante fazer a distinção entre a linguagem de programação e a linguagem natural. 

A programação já é algo conhecido por muitos, usada por dispositivos tecnológicos e aplicativos. Alguns exemplos populares são Ruby, Java e Python.

Enquanto isso, a linguagem natural é o padrão usado pelos seres humanos para se comunicarem. 

O papel do NLP é servir como um tradutor para que as tecnologias possam entender a linguagem natural usada pelas pessoas.

Além disso, a tecnologia também proporciona aos dispositivos e aplicativos a possibilidade de desenvolver respostas de acordo com o contexto. Estas respostas podem ser feitas em forma de texto ou áudio.

Suas principais aplicações são feitas em chatbots empresariais e sistema de inteligência artificial em dispositivos.

Texto "NLP" rodeado por elementos visuais relacionados à comunicação

NLP: conectando máquinas e humanos

A Inteligência Artificial é uma forma de tecnologia desenvolvida com o objetivo de replicar a estrutura dos pensamentos humanos.

Isso permite diálogos avançados entre humanos e máquinas. O papel do NLP é fundamental neste processo, é apenas através deste recurso que a máquina poderá entender a mensagem e poderá elaborar a melhor resposta para cada ocasião.

Portanto, podemos definir que o processamento de linguagem natural é usado pela inteligência artificial para entender a comunicação humana.

Outros conceitos relacionados ao tema são: deep learning e machine learning.

O deep learning é uma forma de machine learning (tecnologia aprendizado de máquina). No contexto de NLP, este termo ajuda as inteligências artificiais a aprender a comunicação de forma mais profunda, usando redes neurais artificiais para compreender os elementos que compõem a compreensão dos elementos de reconhecimento da fala e processamento de linguagem.

Com o NLP funciona?

Esta tecnologia exerce uma função fundamental na melhora da experiência dos usuários ao entender suas necessidades e criar respostas para elas. 

Caso ferramentas de automação e interação não sejam capazes de compreender seus usuários, elas poderão causar má impressão, não irão solucionar os problemas e irão afetar negativamente a experiência do usuário.

Grandes empresas, plataformas e redes sociais já contam com tecnologia suficiente para avaliar a necessidade de seus usuários e entregar ótimas respostas através de conteúdos personalizados. 

Isso significa que cada vez mais as pessoas estão ficando acostumadas a interagirem com as máquinas sendo compreendidos por elas. Portanto, seu nível de exigência por uma experiência de qualidade é maior. 

Apesar disso, a linguagem humana também é uma espécie de código muito complexo. A confusão na formulação de mensagens e a ambiguidade em textos pode tornar o trabalho de entender a linguagem humana ainda mais complexo.

É por isso que a tecnologia NLP precisa levar outras coisas em consideração além do significado, como a intenção da mensagem, o contexto da conversa, análise de sentimentos, interpretação do texto e muito mais.

Como o NLP entende a linguagem humana?

A melhor maneira de abordar toda a complexidade carregada pela linguagem humana através da inteligência artificial é a utilização de tecnologias de aprendizado de máquina, ou seja, o deep learning.

Este recurso permite que ferramentas que usam esse tipo de inteligência possam dominar os conceitos básicos de interações, a intenção e a entidade.

A intenção é um conceito-chave em todo este processo. Em uma das aplicações mais comuns desta tecnologia, o chat, a "intenção" é o motivo que levou algum usuário a fazer uma interação através do chat. 

Por isso, o processo de desenvolvimento das tecnologias de inteligência artificial é muito importante. Antes de serem disponibilizadas ao mercado, essas ferramentas recebem um "treinamento" por profissionais especializados que usam informações e dados iniciais para que o sistema se torne operacional.

Então, após ser lançada e começar a interagir com o público, a ferramenta irá continuar aprendendo de forma autônoma a partir das interações. Isso permitirá que ela aumente sua compreensão e a qualidade das respostas.

Aplicações práticas do NLP

Após aprender o que é NLP e como funciona, é hora de conhecer suas principais aplicações. Vamos lá?

Chatbot

O chatbot apresenta um dos principais usos desta ferramenta. Isso é mais importante em um contexto onde grande parte dos negócios utilizam este recurso. 

Os chatbots permitem que empresas atendam de forma automatizada clientes em diversos canais de chat online e nas redes sociais.

A aplicação da inteligência artificial pode melhorar as interações geradas através deste canal. Para que isso seja possível, a aplicação do NLP é necessária

Esta plataforma de atendimento pode contar com inteligência artificial para melhorar sua atuação para que o chatbot entenda as solicitações dos clientes e use o processamento de linguagem natural para gerar uma resposta. 

Mecanismos de busca online

Os mecanismos de busca fazem parte do cotidiano de quem usa a internet. O Google e qualquer outra plataforma de busca online também precisam de ferramentas de processamento de linguagem natural para entender o que seus usuários estão buscando.

A partir da compreensão do que foi pedido, o mecanismo será capaz de apresentar as respostas mais relevantes para cada usuário.

Este processo, o conteúdo e a ordem em que é exibido precisam acontecer em questão de segundos para proporcionar uma boa experiência de busca.

Previsão de pesquisas

Esta é uma funcionalidade relacionada à pesquisa em mecanismos de busca, mas também é utilizada durante a digitação de textos.

Essa tecnologia tem como objetivo tentar prever o que um usuário irá digitar. Ou seja, o sistema precisa entender o que está sendo pesquisado e acertar na sugestão de uma pesquisa que pode ser feita. 

Isso é possível porque os sistemas aprendem com vários usuários que usam os mesmos termos ou termos semelhantes. 

Desta forma, a plataforma pode analisar uma grande quantidade de dados para entender o comportamento relacionado a aquela pesquisa em específico.

Assistentes virtuais

Assistentes virtuais como a Siri da Apple e a Cortana da Microsoft são desenvolvidas a partir da tecnologia de inteligência artificial e são direcionadas para o público. 

Os conceitos de machine learning e processamento de linguagem natural são cruciais para que estas ferramentas sejam funcionais, aprendam como seus usuários e sejam capazes de realizar interações satisfatórias.

Algumas outras aplicações do NLP que valem a pena serem mencionadas são: filtros de spam, correção automática de texto, Google Translate e análise emocional de e-mail.

Desafios do uso do NLP

Apesar de ser uma tecnologia inovadora, capaz de melhorar expressivamente a experiência dos usuários, este recurso ainda conta uma série de desafios. 

Um dos principais é a evolução do conceito de processamento de linguagem. Isso significa que a ferramenta precisa se manter em constante evolução para continuar aprendendo sobre a linguagem humana, passando do significado e compreendendo a intenção.

Esse é um desafio necessário que deve ser superado constantemente para resolver demandas cada vez mais complexas de clientes. Isso permitirá que empresas:

  • Melhorem a satisfação dos clientes
  • Reduzam custos
  • Tornem o relacionamento entre marca e empresa mais direto
  • Aumentem sua presença
  • Tornem mais fácil a execução de tarefas simples, dando autonomia aos usuários.

A evolução constante do NLP para atender as necessidades do mercado

As pessoas estão cada vez mais acostumadas com a facilidade, praticidade e economia de tempo proporcionada pela tecnologia em seu dia a dia. 

Isso faz com que novas demandas surjam no mercado diariamente, por isso o investimento em melhorias no NLP é necessário.

A evolução dessa tecnologia também é importante para se adaptar ao uso coloquial da linguagem e aos erros de grafia. Essa é uma demanda complexa que deve ser vista como obrigatória, mas que oferece um grande valor na experiência do usuário. 

Isso é importante porque erros são comuns durante a escrita. Caso os sistemas não contem com recursos para 

compreender estas ocasiões, poderão se confundir e não funcionar corretamente.

Outro grande desafio a ser superado é a opção de sistemas entenderem o significado além das palavras. 

Questionamentos e frases faladas através do comando de voz podem ter entonações e respiração que passam informações sobre os interlocutores. Conseguir compreender estes fatores pode fazer toda a diferença nas interações.

NLP dentro das empresas

Cada vez mais empresas estão buscando e utilizando opções de IA para melhorar os resultados de atendimento. 

A ligação de chatbots com a tecnologia ajuda a melhorar a experiência dos clientes, reduzir custos e até mesmo otimizar as ações de marketing.

Entender a importância e o funcionamento do NLP pode ser o diferencial de empreendedores capazes de maximizar a utilização das ferramentas de inteligência artificial

A melhor maneira de aplicar esta tecnologia é criar chatbots responsivos, capazes de aprender com o tempo e oferecer cada vez mais funcionalidades aos usuários.

Pronto para usar um chatbot após aprender o que é NLP?

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado a compreender o que é este conceito e qual sua importância na utilização de ferramentas de inteligência artificial. 

Caso esteja procurando por uma ferramenta de atendimento online que já conta com o recurso de chatbot, conheça o JivoChat.

Essa solução de atendimento online pode unificar seus canais online como WhatsApp e redes sociais, além de poder ser adicionado em suas páginas.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download