Usando integrações para dar o próximo passo no atendimento ao cliente

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Garantir a satisfação do seu cliente é algo que pode ser extremamente complexo. Mas quando conquistado, é um objetivo que tem potencial de, inclusive, levar a empresa a aumentar sua margem de lucro.

Uma das maneiras de conseguir isso é por meio de um Sistema de Atendimento ao Cliente (SAC) realmente eficaz.

O SAC dos dias de hoje exige uma gestão sistematizada, que abrange mais de um canal de atendimento e que seja capaz de operar com agilidade e eficiência.

Nesse sentido é fundamental que esse sistema esteja digitalizado e amplamente integrado.

Nesse artigo iremos apresentar os benefícios de ter o seu Atendimento ao Cliente digitalizado e integrado e também quais são as dicas primordiais para implementar esse tipo de estratégia. Confira!

Razões para digitalizar e integrar seu SAC

Antes de partirmos para as dicas práticas, é importante entender o quanto seu negócio irá ganhar a partir da digitalização e integração do seu serviço de atendimento ao cliente. 

Velocidade e otimização

A base de um bom atendimento está no conhecimento da empresa sobre seu público-alvo. É importante entender em que momento da jornada de consumo cada usuário se encontra para então oferecer a ele as respostas que ele precisa. 

Nesse sentido, ferramentas como a JivoChat permitem a personalização e envio de uma mensagem proativa quando o usuário corresponder a certos critérios. 

Por exemplo: supondo que você gerencie uma loja de guarda-chuvas. Se o número de páginas visitadas for igual a 3, o título da página atual for “guarda chuvas em promoção” e o tempo na página for maior do que 10 segundos … pode-se enviar uma mensagem como esta:

Janela de conversa para atendimento ao cliente do JivoChat

Digitalizar e integrar o SAC vai ter como primeira vantagem a otimização do tempo de resposta.

Isso porque esse tipo de processo reduz bastante a necessidade de intervenção humana, o que aumenta a chance de resolução imediata das demandas do cliente.

Em alguns casos, o uso de chatbots pode, inclusive, solucionar dúvidas sem a necessidade de qualquer ação do lado do e-commerce.

Em outras palavras, o sistema trabalha de maneira independente e a qualquer momento quando solicitado pode dar uma resposta imediata. Nesse sentido, esse processo permite maximizar a eficiência no atendimento.

Atendimentos personalizados

O atendimento que privilegia a personalização acaba aumentando as chances da sua empresa ter sucesso na avaliação do cliente.

Para isso, é importante que a empresa realize o registro dos dados do cliente, a fim de levantar os perfis e hábitos do consumidor.

Integrações entre sua ferramenta de Atendimento e seu CRM podem ser grandes aliadas na hora de analisar todo o histórico de um cliente. Veja algumas abaixo:<!–StartFragment–>

Integração entre JivoChat e PlugCRM

Integração entre JivoChat e Nectar CRM

Integração entre JivoChat e Omie CRM

Fidelização de clientes

O relacionamento com o consumidor acontece desde o primeiro contato com a empresa. Mas ele não termina quando é finalizada a compra.

É preciso considerar que também o pós-venda é uma maneira de se relacionar com o consumidor.

E um pós venda proativo e diferenciado pode ser determinante para que este consumidor fique satisfeito e fidelizado. 

A automatização de e-mails transacionais nessa etapa de pós-venda mostram um claro comprometimento da empresa com a satisfação do usuário.

Veja alguns exemplos de automatizações que podem simplificar esse processo:

Integração entre Hotmart e Gmail

Integração entre Loja Integrada e Sendgrid

Integração entre Hotmart e Sendgrid

Integração entre Loja Integrada e Gmail

Redução de custo

A abordagem feita por meio de atendimento digitalizado,via redes sociais ou chat, por exemplo, quando gerenciada por uma única plataforma, acaba sendo menos custosa em relação a contratar uma grande equipe para desempenhar essas tarefas.

Além disso, é importante destacar que muitas vezes o cliente consegue resolver o seu problema por meio de um chat, por exemplo, obtendo informações automatizadas. Isso gera grande economia no gasto com pessoal.

Dando os primeiros passos na digitalização e integração do seu SAC

Agora que você já conheceu os benefícios de digitalizar e automatizar seu atendimento ao cliente, chegou a hora de saber o que você precisa para dar os primeiros passos nessa direção. 

Investimento em Gestão de Dados

Para ter sucesso na implementação do processo de digitalização e integração do SAC é importante compilar e gerir as informações fornecidas pelos clientes.

As integrações com a Pluga, por exemplo, permitem que você crie filtros, enviando para planilhas somente os dados de atendimentos com avaliações negativas. Assim fica mais fácil identificar onde estão os possíveis atritos com o cliente.

Integração entre JivoChat e Excel

Integração entre JivoChat e Excel

Plataformas Omnichannel

Uma maneira de tornar a experiência do cliente mais agradável é oferecer múltiplos canais de atendimento.

Mas se a gestão desses canais for feita de maneira individualizada, pode tornar essa tarefa muito trabalhosa..

Assim, uma alternativa é investir em uma solução de plataforma omnichannel. Esse é um modelo de gestão centralizado que reúne os canais como e-mail, redes sociais e chatbots no mesmo local.

Entre as vantagens desse modelo de atendimento, está a garantia de que as informações trocadas em cada canal possam ser integradas em um sistema, a fim de construir uma única análise da jornada de compra.

Faça a diferença para o seu cliente

De nada adianta ter um atendimento automatizado e ultra tecnológico se o SAC não oferecer um atendimento empático em relação aos clientes.

Por isso é fundamental também treinar os colaboradores para que eles exercitem a empatia, a capacidade de escuta estejam preparados para ir além do comportamento padronizado para atender as necessidades dos clientes.

Essas foram algumas informações sobre como digitalizar e integrar o SAC da sua empresa. Além de adotar essa solução tecnológica, é importante também investir em atendimento digital humanizado.

Diversas empresas têm se aberto para essa estratégia e obtido grande sucesso.

Conclusão

O sucesso do seu negócio passa pela satisfação do seu cliente e, por isso, é importante que o SAC seja sempre uma prioridade.

Ter um SAC eficiente e uma clientela satisfeita não é um trabalho simples, mas com as dicas acima essa jornada pode se tornar um pouco mais simples.

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