Como Inserir um Botão de Chat na Assinatura de E-mail

Tempo de leitura5 minutos
Bernardo Castro
Bernardo Castro
Fundador - CEO da Bybrand

Embora o atendimento por chat no site, Facebook Messenger, Telegram e VOIP sejam os canais mais utilizados de abordagem inicial do cliente, um outro canal que não podemos deixar passar despercebido é o e-mail.

A maioria das pessoas já estão familiarizadas com mensagens de e-mail, principalmente na parte da comunicação empresarial. Mas o setor ainda está crescendo. Segundo o site Statista.com, em 2018, o número de usuários globais de e-mail chegou a 3,8 bilhões e deve crescer para 4,4 bilhões de usuários até 2023, isso incluindo contas de e-mail gratuitas e corporativas.

Relatório: número de usuários de e-mail no mundo.

Estatísticas de uso do e-mail no mundo

Fonte: https://www.statista.com/statistics/255080/number-of-e-mail-users-worldwide/

Sabendo do grande uso do e-mail, você pode querer disponibilizar o seu atendimento por chat também na suas mensagens de e-mail, certo?

Mas como fazer isso, se o JivoChat não tem um suporte nativo, para adicionar o aplicativo nas mensagens de e-mail, afinal, o código javascript não pode ser incorporado em uma mensagem.

É simples, use uma assinatura de e-mail em HTML.

Uma assinatura de e-mail em HTML também não aceita o código javascript do JivoChat, mas com algumas poucas etapas - três, na verdade - você pode adicionar um botão de chat na assinatura e redirecionar os clientes para uma página web específica para prosseguir com o atendimento.

Dessa forma, você pode poupar tempo do cliente quando ele tiver uma dúvida, ao abrir suas mensagens.

Como adicionar um botão de chat na assinatura de e-mail

Vamos ver as três etapas de como adicionar o botão de chat na assinatura de e-mail em HTML.

Resumo: Você vai precisar ter uma página exclusiva de atendimento, com o aplicativo JivoChat instalado, uma imagem para simular o botão web, e a assinatura de e-mail em HTML, para inserir o botão com o link da página.

Resultado final esperado com uma assinatura de e-mail no Gmail:

Exemplo de assinatura de e-mail com botão para iniciar chat

Não se preocupe, vamos fazer todas as etapas juntos, incluindo vídeo, e sites de ajuda complementares para que tudo fique perfeito no final.

Crie uma página exclusiva para o atendimento

A primeira etapa é criar uma página exclusiva para o atendimento por chat, pode ser uma página de contato, ou uma landing page customizada.

Eu gosto da ideia de uma landing page, dessa forma, você pode personalizar mais o conteúdo.

Por exemplo, usando o Wordpress, pode criar um página com o nome atendimento, e quando o cliente visitar a página, abrir o aplicativo de chat usando os Convites Proativos personalizados do JivoChat.

Não vamos entrar em detalhes de como criar os convites, mas pode ver um tutorial completos em:

O Wordpress foi apenas um exemplo, você pode usar outras plataformas de site, pode consegue criar páginas facilmente, como Magento e Wix. Na página do JivoChat existem outras dezenas de exemplo de integrações.

Integrações da JivoChat

Criando um botão de chat personalizado

A segunda etapa é criar um botão de chat no formato de imagem, para ser adicionado na assinatura de e-mail.

Se você não tem habilidades com web design, isso não é motivo para ficar travado nesta etapa. Você pode usar software intuitivos. Veja, eu usei o Canva para criar um botão, outros sites podem ser:

  • Snappa.com

  • Crello

Aqui está o exemplo de botão que foi criado, fique livre para usar esse botão em sua assinatura.

Botão Abrir Chat na Assinatura do E-mail

Adicione o botão na assinatura de e-mail

A terceira etapa é adicionar o botão na assinatura de e-mail, e criar um link para apontar para o endereço da página web de atendimento. Se você tem apenas uma conta de e-mail, para uso profissional, adicionar o botão em uma única assinatura é um trabalho rápido.

Vamos ver como fazer isso no Gmail, nesse tutorial agora.

Qualquer plataforma de e-mail moderna aceita assinaturas de e-mail em HTML, com um editor ​WYSIWYG rico. Esse processo de aplica também a outros serviços de e-mail.

É importante lembrar que você precisa ter a imagem do botão hospedada em algum endereço público, que pode ser o seu próprio site.

Criando uma assinatura de e-mail com o Bybrand

Para um complemento da terceira etapa, caso você não tenha uma assinatura de e-mail em HTML, ou precise gerenciar uma grande quantidade de assinaturas, para todos os funcionários. Usar um gerenciador é o melhor caminho.

Vamos utilizar o Bybrand, que é um gerenciador de assinaturas de e-mail moderno, feito justamente para poupar tempo no processo de implementação de uma comunicação padrão por e-mail, na empresa.

Aqui temos o processo de como adicionar um botão na assinatura de e-mail, e colar no Gmail, via integração nativa Bybrand + Gmail.

Como complemento, você também pode encurtar a URL de atendimento, com o Bitly ou Rebrandly para acompanhar os cliques.

Apenas lembrando que você pode multiplicar essa mesma assinatura de e-mail para todos seus funcionários, alterando apenas as informações particulares, como nome, função e foto de rosto.

Considerações finais

O JivoChat não é apenas um chat online para websites, mas sim uma verdadeira solução completa de atendimento ao cliente que te permite comunicar-se em tempo real tanto com visitantes em sua página quanto com outros departamentos e membros de sua equipe.

E agora também, pode usar todo o potencial das mensagens de e-mail profissional ou de todos os seus funcionários para fortalecer o atendimento.

Muito se fala em experiência de atendimento perfeita, Customer Success e omnichannel. E isso está também envolvido em encontrar o momento certo de quando o cliente precisar da sua ajuda, ou está presente em todos as plataformas.

Como apresentado no conteúdo da JivoChat, "o Customer Success é exatamente a diferença entre oferecer suporte e oferecer uma experiência satisfatória e exclusiva para cada consumidor e, por isso, esta é uma estratégia de grande impacto na fidelização de clientes."

Não ignore o e-mail, desde o início ele se tornou uma necessidade ao usar a Internet para transações, comunicação e redes sociais, pois a maioria dos sites exige o registro com um endereço de email para criar uma conta, e claro, ele é o meio de comunicação preferencial entre empresas.

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