Melhor gravador de tela: 10 opções atualizado 2021

Índice

Se você está precisando gravar a tela do pc ou até mesmo de seu dispositivo mobile, seja ele um smartphone ou tablet, certamente precisará de um aplicativo dedicado para que consiga fazer isso de forma prática e ter um bom resultado.

Para ajudá-lo a encontrar o melhor gravador de tela, confira a lista abaixo com diversas opções - a maioria delas inteiramente gratuitas e algumas podem até mesmo fazer parte do driver da placa de vídeo de seu computador.

Crie seu site com a Wix

Gravador de tela para PC

Primeiramente, vamos apresentar uma lista de software que você pode usar para gravar a tela do pc. A maioria deles funciona tanto para computadores Windows quanto MacOS, confira!

1. Apowersoft Screen Recorder (Windows | MacOS)

Banner do Gravador de Tela da Apowersoft

O gravador de tela Apowersoft Screen Recorder te permite começar a capturar seu monitor com apenas um clique. Para isso, você precisará baixar e instalar o aplicativo em seu computador, o que pode ser feito gratuitamente através do site.

É possível personalizar a área de captura antes do início da gravação e, ao finalizar seu vídeo, você terá a opção de publicá-lo diretamente em plataformas como o YouTube, RecCloud, etc. Seus vídeos podem ser exportados no formato MP4, WMV, AVI, FLV, MPEG, VOB, ASF e GIF.

Vale mencionar que ele também está disponível para dispositivos Android e iOS, ou seja, você pode aproveitar o gravador de tela no celular.

2. Movavi (Windows | MacOS)

Movavi Gravador de Tela grátis

A Movavi é responsável pelo desenvolvimento de programas realmente profissionais e robustos para a criação e edição de vídeos, fotografia e claro, também oferece seu próprio gravador de tela.

Mas não fique intimidado, mesmo sendo profissional, seu software é extremamente intuitivo e você conseguirá capturar a tela do PC com apenas um único clique.

No programa, é possível configurar a área de captura e ajustes da gravação, gravar áudio e vídeo simultaneamente, editar a gravação com ferramentas simples como cortar trechos e garantir uma qualidade de vídeo impecável.

E caso você queira adquirir uma solução profissional de edição de vídeos, a Movavi oferece um pacote que também inclui o Movavi Video Editor Plus 2021 para que você tenha acesso à ferramentas avançadas de edição e consiga salvar seus clipes em Full HD ou 4K.

3. OBS Studio (Windows | MacOS | Linux)

OBS Studio

O Open Broadcaster Software (OBS) Studio é um gravador de tela muito usado no cenário de transmissões ao vivo, especialmente para quem faz lives em plataformas como o YouTube, Twitch, Facebook, entre outras.

Ele é inteiramente gratuito, porém, não muito intuitivo para novos usuários. Felizmente, o próprio software oferece guias e uma área de ajuda em seu site para ajudá-lo a instalar e configurar tudo.

Além disso, por ser extremamente popular, existem realmente muitos vídeos disponíveis no YouTube com dicas e truques para obter os melhores resultados a partir do OBS Studio.

Além de poder gravar a tela do pc e fazer transmissões ao vivo, é possível configurar quais faixas e dispositivos de áudio você deseja capturar, criar múltiplas cenas com projetores diferentes e até mesmo adicionar a sua webcam enquanto grava a tela do pc.

O software não é pesado e, inclusive, te permite configurar o nível de qualidade da gravação, o que pode ajudar muito na hora de economizar espaço de armazenamento e até mesmo quando você for editar os vídeos gravados.

4. Streamlabs OBS (Windows)

Como usar o Streamlabs OBS para capturar a tela do PC

O Streamlabs OBS é outro gravador de tela profissional e inteiramente gratuito disponível para PC. Assim como o OBS Studio, ele também é muito usado por quem trabalha realizando transmissões ao vivo nas plataformas já citadas.

Na verdade, o processo de configuração do Streamlabs OBS é praticamente o mesmo ao OBS Studio, entretanto, enquanto o OBS Studio possui uma interface um pouco menos moderna e é mais leve, o Streamlabs OBS adiciona diversos elementos para criadores de conteúdo, como por exemplo a possibilidade de adicionar e testar widgets, alertas e outros elementos audiovisuais em suas gravações.

Seja para gravar a tela do PC, para realizar transmissões ao vivo ou para fazer os dois ao mesmo tempo, você pode ter certeza absoluta que esta opção não irá deixá-lo na mão. Todavia, até o momento da publicação deste artigo, ele só está disponível para computadores Windows.

5. Camtasia (Windows | MacOS)

Camtasia

O Camtasia é um software que oferece tudo em um só lugar: ferramentas de edição e de captura de tela. Ele pode ser usado facilmente para a criação de vídeos para o YouTube, Webinars, apresentações de negócios, etc.

Além de capturar a tela do pc, você poderá adicionar efeitos e até mesmo compartilhar seu vídeo diretamente para o YouTube, Dropbox, Google Drive, entre outras plataformas.

6. Loom (Windows | MacOS | Chrome)

Gravador de tela para empresas

O Loom é uma ferramenta extremamente prática e muito leve para quem precisa gravar a tela do PC. Inclusive, ele também é muito usado por empresas que precisam compartilhar vídeos para profissionais que trabalham em casa.

Com ele é fácil gravar e compartilhar seus vídeos sem precisar pagar nada para utilizar os recursos básicos. Já para negócios que desejam aproveitar as funcionalidades profissionais oferecidas pelo software, vale a pena conferir os planos disponíveis.

7. Free Screen Recorder (Windows)

Free Screen Recorder

Com mais de 36 milhões de downloads, o Free Screen Recorder desenvolvido pela DVDVideosoft também é uma excelente opção gratuita, disponível apenas para Windows.

Com ele, além de conseguir gravar a tela do PC, você poderá fazer ajustes no tamanho da área de captura, cortar ou rotacionar elementos visuais, destacar o movimento de seu cursor para facilitar o acompanhamento (especialmente útil na criação de tutoriais e guias) e salvar seus vídeos no formato MP4.

8. Icecream Apps Screen Recorder (Windows)

Gravador de tela da Icecream Apps

Também disponível apenas para Windows, o Screen Recorder da Icecream Apps é um gravador de tela extremamente intuitivo e fácil de usar.

Ele te permite capturar a tela, gravar áudio, criar anotações e adicionar textos à gravações, gravar webinários e transmissões ao vivo, adicionar sua webcam à captura e até mesmo adicionar a sua logo no vídeo. O Screen Recorder é gratuito, mas possui um plano PRO para quem deseja ter acesso a todos os recursos oferecidos pela ferramenta.

9. QuickTime Player (MacOS)

Logo do QuickTime

Para quem possui um computador da Apple, saiba que você não precisa instalar nada adicional para gravar a tela, basta utilizar o QuickTime, software nativo do sistema operacional.

Para aprender como fazer isso, basta conferir o próprio tutorial oficial disponível no site da Apple acessando através do link.

10. CamStudio (Windows)

CamStudio

Já o CamStudio é um software de código aberto um pouco antigo, disponível apenas para computadores Windows. Ele permite capturar tanto o áudio quanto o vídeo de seu computador e salvar os arquivos em formato .AVI.

Além disso, é possível converter seus arquivos .AVI em SWFs através do produtor SWF integrado à ferramenta. Dessa forma, você poderá comprimir o resultado final e transformá-los em vídeos mais leves, sem perda significativa de qualidade.

O CamStudio é inteiramente gratuito e realmente prático para quem busca algo simples, mas que cumpre o que promete.

Como gravar tela do celular

Já para você que está buscando uma forma de gravar a tela de seu smartphone, saiba que isso também é possível e pode ser feito através de aplicativos dedicados ou nativos, dependendo do sistema operacional de seu dispositivo.

Confira abaixo opções para Android e iOS e aprenda como fazer isso!

Gravador de tela para Android

No Android, recomendamos que você faça o download do aplicativo AZ Gravador de Tela. Ele já possui mais de 50 milhões de instalações e 1,3 milhões de avaliações, permanecendo com uma pontuação de quase cinco estrelas na Google Play.

O aplicativo é extremamente intuitivo e funciona com essencialmente qualquer dispositivo Android, além de oferecer múltiplos recursos avançados gratuitamente.

Gravador de tela para iOS

Já para quem está nos dispositivos da Apple, existe uma solução nativa que pode ajudá-lo a gravar a tela do celular para quem possui dispositivos com iOS 11 ou superior.

Para fazer isso, você deve acessar a ferramenta Gravação da Tela através do aplicativo de Ajustes, selecionando o menu de Central de Controle. Dessa forma, você conseguirá gravar a tela de seu celular sem dificuldades e sem precisar instalar aplicativos de terceiros.

Encontrou o melhor gravador de tela?

Esperamos que nossa lista tenha lhe ajudado a encontrar a melhor ferramenta para gravar a tela do seu dispositivo, seja ele um computador ou mobile.

Não deixe de conferir também as melhores ferramentas para baixar vídeo do YouTube e como converter PDF em Word, esperamos que seja útil para você!

Início Blog Ferramentas Melhor gravador de tela: 10 opções atualizado 2021
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download