Como fazer etiquetas para imprimir [Guia Completo]

atualizado 18 de agosto de 2023
Tempo de leitura6 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Existem vários tipos de etiquetas que podem ser utilizadas nas mais variadas situações. Por exemplo, muitos pais buscam por etiquetas escolar para imprimir e colar nos materiais escolares antes de começar o ano letivo.

Também é comum utilizar na sua empresa para os mais variados processos , como controle de qualidade, acompanhamento de produção, despacho, estoque, informações ao consumidor e muitas outras.

Existe todo um universo para ser explorado com as etiquetas, onde você pode usar da maneira que precisar. Pensando nisso, preparamos este guia para te ensinar como elaborar suas etiquetas para imprimir. Confira!

Qual programa para imprimir etiquetas?

Existem algumas opções de programas que permitem você criar etiquetas para imprimir, aqui separamos algumas opções que disponibilizam etiquetas para editar e imprimir grátis da maneira que quiser.

1. Shutterstock Creative Flow

A primeira opção de programa para criar etiquetas para imprimir que apresentamos é o Shutterstock Creative Flow. Essa ferramenta permite criar etiquetas de forma simples, podendo utilizar modelos prontos ou criando a sua totalmente do zero.

Quando se trata de criar etiquetas para imprimir, o Shutterstock Creative Flow se destaca por oferecer diversos templates prontos para serem utilizados com inúmeras opções de customização, para deixá-lo da forma que você quiser.

Como falamos, é possível começar totalmente do zero ou utilizar modelos prontos, o Shutterstock Creative Flow conta com uma biblioteca com diversas fontes, cores, ícones e elementos que irão ajudar a definir a sua etiqueta com a sua cara.

Tela inicial do Canva

O criador de etiquetas ou tags conta com uma interface muito fácil de usar e intuitiva. Basta clicar e arrastar para você poder criar designs excelentes, mesmo sem contar com conhecimentos gráficos aprofundados.

O Shutterstock: Creative Flow conta com uma variedade de ferramentas que permite a criação de design de diferentes categorias, desde panfletos, papéis timbrados e logotipos até publicações para as redes sociais.

Ao finalizar sua criação, é possível baixar os arquivos gratuitamente nos seguintes formatos: png, jpg e PDF.

Biblioteca de modelos canva

Para criar estiquetas para imprimir online através da ferramenta é bastante simples:

  1. Entre no Shutterstock: Creative Flow através do link;
  2. Realize o login na ferramenta, podendo ser através da sua conta do Google, Facebook ou Apple.
  3. Vá até a página inicial, e na barra lateral direita encontre o botão "create";
  4. Você será redirecionado para uma nova aba e na aba de pesquisa basta pesquisar por "etiquetas" ou "tags"
  5. Pronto!

Você será redimensionado para uma nova aba onde poderá aproveitar dos diversos modelos disponíveis de etiquetas para editar da maneira que desejar.

Ao finalizar basta baixar o arquivo e enviar para a gráfica mais próxima da sua casa ou do seu negócio.

2. Adobe Creative Cloud Express

O Adobe Creative Cloud Express é a ferramenta de design online da Adobe que permite criar diversos tipos de design, entre eles etiquetas para imprimir a partir de modelos prontos ou começando do zero.

Não precisa ter conhecimentos aprofundados em design para utilizar o Creative Cloud Express, essa ferramenta é extremamente simples e permite você criar etiquetas para imprimir totalmente online.

Ao concluir a criação da sua etiqueta para imprimir, basta clicar no botão "Publicar" para baixar seu projeto instantaneamente no seu dispositivo. A Creative Cloud Express salva suas criações para que você possa editá-las quando quiser.

3. Microsoft Word

Com o famoso editor de textos da Microsoft também é possível criar etiquetas para imprimir da maneira que você quiser. O programa possibilita criar diversas etiquetas e imprimir na mesma folha ou personalizar cada etiqueta individualmente.

Para criar etiquetas no Word basta abrir um novo documento em branco, em seguida clicar na aba "Correspondências" e selecionar a opção "Etiquetas". Em seguida, na janela "Envelopes e Etiqueta" vá até o menu de opções.

Na janela de opções existem algumas ferramentas interessantes como fornecedores de etiquetas, onde é possível pesquisar pela marca da folha de etiquetas para imprimir o que você utiliza.

Caso não encontre a marca ou modelo desejado, é possível escolher um padrão em "Número do produto". Podendo optar por 1 ⁄ 2 carta ou 1 ⁄ 4 de carta, onde será impresso uma única etiqueta com esses tamanhos.

Também é possível escolher 30 etiquetas por página, podendo imprimir várias etiquetas em uma única folha, essa configuração é comum para folhas de tamanho A5.

Caso sua etiqueta não esteja no Word, é possível criar um novo modelo clicando em "Opções de Etiqueta" e em seguida em "Nova etiqueta". Então, possibilitando inserir as dimensões das etiquetas de acordo com sua necessidade.

Agora, para digitar as informações que você deseja inserir em sua etiqueta para imprimir, basta ir no campo "Endereço". Caso você não pretenda imprimir na hora, é possível salvar o documento para imprimir quando precisar.

Agora para imprimir basta clicar no botão "Imprimir da janela Envelopes e etiquetas". Ou, então, selecionar em arquivo a opção de imprimir e selecionar "Imprimir".

Como fazer etiquetas diferentes umas das outras

Ainda utilizando o Microsoft Word, é possível criar etiquetas para imprimir e personalizá-las da forma que quiser. O ideal é criar um modelo do zero e preenchê-lo da forma como preferir.

Para isso, basta seguir o guia que fizemos anteriormente do Word, deixando o campo etiqueta em branco. Agora, na janela "Envelopes e etiquetas" opte por "Novo Documento", para poder editar.

Esse recurso é ideal para criar etiquetas personalizadas ou quando não possui material suficiente para imprimir uma página inteira de etiquetas.

Como fazer etiquetas com imagem no Word

Ainda utilizando o Word, é possível criar etiquetas para imprimir com imagens prontas, como alguma que você possa ter criado no Shutterstock: Creative Flow, por exemplo. Ao clicar sobre uma etiqueta criada no Word, acesse a aba "Inserir".

É possível escolher uma das seguintes opções:

  • Imagens: para usar uma imagem do computador;
  • Imagens online: para pesquisar por imagens na internet;
  • Formas: como o nome indica, permite inserir formas gráficas como estrelas, setas, cubos, balões de pensamento, etc.

Ao escolher sua imagem, será necessário ajustá-la na etiqueta. Então você poderá criar a etiqueta pronta e colar nas demais, uma a uma.

Caso tenha práticas no programa, é possível acelerar o processo selecionando várias etiquetas ao mesmo tempo, enquanto mantém a tecla Ctrl pressionada. Assim que todas estiverem selecionadas, basta apertar Ctrl + V para colar todas de uma vez.

Como fazer etiquetas com modelos prontos no Word

Caso você não tenha muito domínio de edição de imagens, o Word te ajuda na hora de criar etiquetas para imprimir com um pouco mais de personalidade. O programa oferece algumas opções de modelos e templates de etiquetas.

Para criar etiquetas para imprimir a partir de modelos prontos, basta abrir o Word e clicar em "Mais modelos", na barra de busca, digite "Etiqueta" e aperte o ícone da lupa. Aguarde alguns segundos e confira as opções disponíveis para você editar.

Assim que escolher, na janela que irá abrir, clique em "Criar". Então insira as informações que deseja colocar nas etiquetas para imprimir. Ao clicar em qualquer outra, todo o conteúdo será copiado nas demais.

Ao finalizar a sua etiqueta, para salvá-la vá no menu "Arquivo" e escolha a opção "Salvar como", então escolha a pasta onde deseja salvar as etiquetas no seu computador. Agora se você deseja imprimir sua etiqueta, no mesmo menu "Arquivo" escolha a opção de "Imprimir".

Aprendeu como criar etiquetas para imprimir?

Esperamos que este guia tenha te ensinado a fazer etiquetas para imprimir para você criar etiquetas únicas e utilizá-las da forma que quiser.

Caso queira aprender a fazer outros tipos de design como tag de agradecimento ao cliente, confira nosso artigo sobre como fazer tags de agradecimento.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download