Corretor de texto: 10 melhores ferramentas

atualizado 31 de janeiro de 2023
Tempo de leitura6 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Quem trabalha com produção de texto, seja uma redação, artigos para blogs ou até mesmo legendas para redes sociais. Independente da modalidade, o principal desafio é prender a atenção de quem está sendo.

Praticar é fundamental para ter resultados na hora de escrever, mas além de escrever bem, um bom corretor de texto permite encontrar erros que possivelmente passariam despercebidos aos olhos humanos.

Um corretor ortográfico pode fazer diferença na hora de escrever um bom texto, podendo detectar o estilo e fazer sugestões adequadas para deixá-lo mais formal ou técnico, além claro, de corrigir erros ortográficos e gramaticais.

Por isso, para ajudar quem precisa encontrar um bom corretor de texto e pontuação em português e para outros idiomas, confira nossa lista com os melhores corretores de texto online.

Ilustração de uma pessoa escrevendo um texto em um notebook

Como escolher o melhor corretor de texto

Na hora de escolher o melhor corretor de texto online, o primeiro passo é saber se ela é compatível com os idiomas que você escreve diariamente. Existem diversos corretores ortográficos para português e muitos outros idiomas.

Outro ponto interessante é saber quais dialetos o corretor ortográfico online trabalha. Se ele trabalha com inglês americano, canadense e britânico, por exemplo. O mesmo pode ser aplicado no português brasileiro e europeu.

Qual o melhor corretor de texto?

Sabendo qual ferramenta de corretor de texto é mais adequada para você, separamos uma lista de vários sites que permitem você corrigir seus textos. Confira!

1. LanguageTool

O corretor de texto LanguageTool é uma das ferramentas mais relevantes. Esse corretor de texto online direto do próprio site, além de ser compatível com os principais navegadores e possui extensão para todos eles.

O corretor de texto e pontuação LanguageTool permite adicionar palavras e expressões ao dicionário pessoal e a ferramenta também detecta o idioma e conta com inúmeros dialetos disponíveis.

Além de copiar o texto direto para a plataforma, é possível corrigir arquivos de documentos Word.

O LanguageTool é um corretor de texto online gratuito muito completo, apesar disso, conta com uma versão ainda mais completa paga por assinatura para usuários individuais e equipes de até 20 pessoas.

Captura de tela do LanguageTool

2. Correcao.pt

O Correcao.pt é um corretor de texto português, totalmente online e gratuito que encontra e destaca os erros ortográficos, oferecendo sugestões para melhorias. Quando existem duas ou mais opções corretas, é possível escolher uma delas.

Esse corretor ortográfico em português conta com dois dialetos, o português brasileiro e o europeu. Além disso, o corretor de texto conta com correção de texto em inglês, alemão, italiano, francês, entre outras.

Captura de tela do Correcao.pt

3. 4Devs

O corretor de texto online do 4Devs é outra ferramenta muito buscada para quem quer um editor rápido de correção. Ele funciona apenas para textos em português brasileiro, com limite de 30000 caracteres.

Basta colar o conteúdo e clicar em "Verificar texto" para encontrar os erros, então, clique em cima dos trechos que ficaram sublinhados. Após fazer alterações no texto, aperte novamente em verificar texto para realizar uma nova validação de erros.

4. FLiP

Outra opção de corretor de texto online é o FLiP, com limitação de 3000 caracteres, essa ferramenta permite fazer a correção ortográfica em português brasileiro e europeu, além de textos em espanhol.

Para utilizar essa ferramenta, basta colar o texto na área indicada e selecionar o idioma que deseja realizar a correção. Em seguida, clique em "Verificar Texto" para visualizar as propostas de correção.

Captura de tela do Flip

5. Corrector - Correção de texto online

O Corrector é um corretor de texto online gratuito bem completo e com uma interface bem amigável. Além de corrigir textos em português, a ferramenta conta com mais de 10 idiomas disponíveis para fazer uma correção ortográfica.

Basta colar o texto na área indicada para começar a utilizar o corretor de texto e selecionar o idioma que deseja realizar a correção. Em seguida, clique em "Verificar Texto" para visualizar as propostas de correção.

6. Corrector App

Com o corretor de texto Corrector App é possível analisar seu texto em poucos segundos, maximizando sua produtividade e economizando tempo. Totalmente de graça, é possível corrigir textos em português e em inúmeros outros dialetos.

Ao copiar e colar o seu texto na área indicada, basta clicar em "Correção" para iniciar o processo para encontrar possíveis erros ortográficos. Além das opções de correção, essa ferramenta sugere sinônimos para evitar a repetição da mesma palavra.

7. Copywritely

A melhor opção de corretor de texto online para quem trabalha com SEO, o Copywritely é um site que permite você encontrar erros ortográficos em textos de até 2500 palavras ou através de URL de algum site.

Além disso, esse corretor ortográfico conta com recursos como contador de palavras, organização de palavras em ordem alfabética e detecção de plágio. Apesar das inúmeras funções gratuitas, a ferramenta possui uma versão paga para uso profissional.

8. PrepostSEO

Outra opção de corretor de texto online é o PrepostSEO, além de poder colar o texto que deseja corrigir, é possível importar arquivos de texto de diversos formatos, como PDF, Word e txt.

Ao adicionar o texto no local indicado, ele realiza a auto detecção do idioma, ou você pode escolher o idioma que deseja fazer a correção. Além de verificar a gramática do texto, é possível checar se houve plágio.

Captura de tela do PrepostSEO

Corretor de texto em inglês

Além das opções que apresentamos de corretor de texto português, separamos uma lista de ferramentas de correção ortográfica em inglês.

1. Linguix

A primeira opção de corretor de texto inglês que apresentamos é o Linguix. Além da ferramenta de correção online no site, o Linguix conta com uma extensão para o Google Chrome que permite corrigir textos em diversos sites.

O corretor de texto do Linguix é bem completo, todas as palavras ou sentenças que estiverem erradas são grifadas e ao clicar você pode escolher qual correção é mais adequada para seu texto.

Além da versão gratuita, o Linguix conta com dois planos de assinatura para usuários individuais ou para equipes.

Captura de tela do Linguix

2. Grammarly

O Grammarly é um aplicativo verificador de gramática online. Ele funciona basicamente como um corretor ortográfico desenvolvido especialmente para textos em inglês. Está disponível online, em aplicativos para iOS e Android e extensão para navegadores.

Além do corretor de texto em inglês online, a ferramenta permite você corrigir erros gramaticais em inglês em diversas plataformas que você estiver trabalhando, como e-mails, arquivos do Word, e também redes sociais.

Além da versão gratuita, existem pacotes para estudantes e para empresas. O Grammarly conta com detector de plágio, tom e formalidade, entre outros recursos além do corretor ortográfico.

Encontrou o melhor corretor de texto?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a encontrar o melhor corretor de texto para auxiliar na hora de encontrar possíveis erros gramaticais quando estiver produzindo um texto ou mandando um e-mail importante.

Se você está produzindo um texto e não sabe muito por onde começar e como prender a atenção do leitor, confira nosso guia completo sobre como fazer uma introdução.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download