Aprenda como colocar link no Instagram

O uso de links no Instagram é uma das principais formas de gerar tráfego e fazer vendas. Através deste recurso é possível aumentar a quantidade de visualizações em seus vídeos do YouTube, divulgar conteúdos publicados em seu blog, levar consumidores para páginas de produtos e muito mais.

Contudo, o Instagram impõe algumas restrições a todos os seus usuários quanto aos links clicáveis, que não podem ser utilizados nas legendas de publicações do seu feed.

Contudo, existem recursos oficiais oferecidos pela própria plataforma para que a divulgação de seus links seja possível. Este redirecionamento pode ser feito através dos Stories, na bio, por mensagens diretas, anúncios e no IGTV.

Dominar estes recursos é uma etapa fundamental para conquistar resultados significantes com a rede social. Desta forma, objetivos como tráfego e vendas podem ser alcançados com muito mais facilidade.

Se você deseja aprender como colocar link no Instagram, confira nosso artigo e conheça as melhores práticas. Com estas dicas será mais fácil aumentar o acesso em suas páginas de produtos, iniciar conversas pelo WhatsApp e qualquer outro objetivo que pode ser alcançado com um link. Vamos lá?

Domine o Instagram para gerar resultados para o seu negócio

Aprender com profissionais é a forma mais rápida e prática para dominar o Instagram. Hoje, qualquer empreendedor tem acessos a cursos online que podem auxiliar o gerenciamento das redes sociais do seu negócio, além de apresentar opções para complementar suas estratégias.

O curso Insta para Negócios é uma opção que cobre a criação de perfis comerciais até o desenvolvimento de estratégias de marketing nas redes para o seu negócio.

Curso de Instagram para Negócios

Quais os benefícios links no Instagram?

O Instagram conta com bilhões de usuários ativos. Isso significa que marca encontram um enorme potencial de conquistar novos clientes através da plataforma.

O uso de links clicáveis na rede social é importante porque melhora a experiência do seu público-alvo facilitando o acesso a links relevantes para o seu negócio. O uso de chamadas para ação e campanhas promocionais também pode resultar em um alto número de cliques que redirecionam o público para um endereço digital desejado.

Além disso, usuários que encontram barreiras para acessar algum conteúdo ou produto específico, mesmo quando situados na etapa final de sua jornada de compra, podem acabar desistindo de sua decisão. Facilitar este processo contribui para diminuir a taxa de desistência de compras e negociações.

Agora que entendemos as vantagens de usar este recurso em sua rede social, vamos conferir as principais formas de como colocar link no Instagram e como utilizá-las.

1. Links na bio

É a maneira mais antiga de compartilhar links no Instagram, isso faz com que seja muito conhecida por seus usuários.

A bio é o espaço de um perfil reservado especialmente para a adição de informações pessoais ou comerciais, no caso de empresas, profissionais e personalidades. Qualquer perfil, com qualquer número de seguidores, tem acesso a este recurso.

Em diversas estratégias de marketing um link principal é utilizado na bio e atualizado conforme campanhas com o objetivo de gerar tráfego são atualizadas. Isso gerou uma prática comum na utilização comercial da rede social: a adição de variações do texto “confira o link na bio” em legendas de publicações.

Esta chamada para ação pode atrair a atenção de usuários e fazer com que acessem o link definido em sua biografia. Contudo, a estratégia também apresenta uma falha. Publicações mais antigas com este texto podem indicar promoções e links que não estão mais ativos, gerando um grande ruído na comunicação, até mesmo frustração.

Uma maneira de contornar este problema é utilizar ferramentas que juntam vários links em apenas uma página. Algumas das melhores ferramentas disponíveis são: Taplink, Linktree e Linkme.bio.

Opções que geralmente conta com planos gratuitos e planos profissionais para sua utilização.

Adicionar o link em sua biografia é uma tarefa muito fácil, mas caso tenha alguma dúvida, siga o passo a passo: acesse seu perfil, clique no botão “Editar perfil” e adicione a URL deseja no campo de texto “Site”.

2. Stories

Os Stories são um dos formatos de conteúdo mais consumidos pelos usuários da rede social. Sua alta popularidade e grande potencial de alcance torna o recurso uma excelente maneira de compartilhar e divulgar seus links.

Contudo, existe uma restrição no uso desta funcionalidade. Para que conta libere a utilização de links em seus Stories ela precisa ter mais de 10 mil seguidores em seu perfil.

Outra limitação é o período de 24 horas em que o conteúdo fica disponível, isso pode ser contornado ao adicionar o Story em algum destaque para mantê-lo ativo por tempo indefinido.

Passo a passo: como adicionar links nos Stories

Perfis que contam com este recurso liberado precisam seguir apenas 5 passos para publicar seus Stories com links. Confira como fazer:

  1. Crie seu Story normalmente, usando seu conteúdo em vídeo ou imagem.

  2. Antes de publicar, clique no ícone de corrente, localizado na área superior da tela.

  3. Cole o endereço eletrônico deseja para redirecionar seu público através do Story.

  4. Clique no botão “Salvar”.

  5. Com o link adicionado, finalize suas edições e publique o Story normalmente.

Uma dica valiosa que pode ajudar a aumentar a quantidade de acessos em seu link é usar stickers e gifs que incentivam seus seguidores a arrastarem a tela para cima.

3. Loja do Instagram

A loja do Instagram é uma plataforma que libera a criação de publicações em que é possível marcar seus produtos através de etiquetas clicáveis. A funcionalidade é limitada ao uso de links para produtos, porém, é algo excelente para lojas virtuais.

O recurso é liberado para perfis que ativaram o Instagram Shopping em sua conta. Porém, sua utilização só poderá ser feita após a criação de um catálogo de produtos no Facebook que deve ser importado para o Instagram.

Existem plataformas de ecommerce que facilitam este processo possibilitando a integração de seu site com a loja do Instagram.

Após a ativação do recurso, será possível marcar produtos em publicações, além de exibir uma nova aba em seu perfil com um guia de produtos, possibilitando a navegação pelos clientes, que podem comprar a partir desta área do seu perfil.

4. Anúncios

O anúncio é uma das maneiras mais práticas e eficazes de divulgar links para uma campanha de marketing através da rede social. A plataforma de anúncios patrocinas encontradas no Instagram é muito potente e conta com diversas opções de segmentação que podem aumentar a eficácia dos seus anúncios.

Claro, o alcance orgânico é essencial para manter seu perfil relevante, gerando interações e conquistando novos leads. Contudo, investir em anúncios pagos é parte essencial de estratégias na rede social para alcançar números relevantes de venda de produtos ou serviços.

Vale ressaltar que apenas perfis comerciais podem criar anúncios. Caso sua conta já esteja configurada corretamente, será possível desenvolver campanhas com publicações patrocinadas tanto no feed, quanto nos Stories, adicionando até mesmo links com a opção “arraste para cima” sem a necessidade de 10 mil seguidores.

5. IGTV

O IGTV é a plataforma do Instagram com o foco no conteúdo em forma de vídeo. Os usuários da rede social estão cada vez mais usando ambas plataformas, que são acessadas por aplicativos diferentes.

A plataforma é uma excelente forma de compartilhar conteúdo. Qualquer usuário pode publicar vídeos de até 10 minutos, já contas verificadas podem compartilhar vídeos mais longos.

A principal vantagem do IGTV é a possibilidade de adicionar links clicáveis em suas legendas. Para aproveitar este recurso da ferramenta, basta apenas criar publicações normais e adicionar o endereço eletrônico junto ao seu texto.

Mas lembre-se, legendas curtas e fáceis de compreender geram mais engajamento, portanto seja criativo e não exagere na quantidade de palavras.

5 Melhores ferramentas de link para Instagram

Confira a seguir algumas das melhores ferramentas para gerenciar links e usá-los em seu Instagram.

1. Taplink

O Taplink é uma ferramenta de gerenciamento de links que permite aos seus clientes escolherem a melhor e mais conveniente forma de comunicação. Isso é feito através de uma página que reúne todos os seus principais links em um só lugar.

O gerenciador de links pode ser usado na bio do seu Instagram, mas também pode ser adicionado em qualquer outra rede social.

Sua página permite até mesmo a criação de pedidos e pagamentos online através do seu link. Uma ótima oportunidade de aumentar o interesse em seus serviços e produtos, além de aumentar a probabilidade de vendas.

2. Gerador de link para WhatsApp JivoChat

O WhasApp é o aplicativo de chat mais popular do Brasil. A maior parte dos smartphones do país conta com o app instalado. Toda essa popularidade fez com que vários consumidores prefiram ser atendidos através da ferramenta de conversa.

Porém, adicionar o número de sua empresa em seus dispositivos é uma tarefa que exige um pouco de tempo e pode fazer com que alguns leads percam o interesse. Uma forma de otimizar estas interações é através da criação de links para conversas no WhatsApp.

Contamos com uma ferramenta onde é possível criar seu link de WhatsApp gratuitamente para ajudar seu negócio a vender mais.

3. Short.io

O Short.io é uma ferramenta encurtadora de link que possibilita criar links dinâmicos personalizados que usam o seu domínio. Sua conta pode ser criada gratuitamente e os resultados dos acessos de seus links poderão ser analisados através de relatórios de tráfego.

4. Linktree

O Linktree é um gerenciador de link fácil de usar que permite centralizar todos os seus principais endereços eletrônicos em um só lugar. Os links podem ser criados em segundos e as páginas podem ser customizadas através de uma ferramenta de arrastar e soltar, dando personalidade à sua página.

5. Later

Por fim, o Later é mais um gerenciador de links. Assim como outras opções, sua proposta é reunir vários links em um lugar só. O que o diferencia de outras opções é a integração com publicações do Instagram Shopping e com produtos do Shopify.

Aprendeu como colocar link no Instagram?

Esperamos que o nosso artigo tenha sido útil e trazido informações relevantes sobre como usar links no Instagram.

Se você deseja otimizar seu atendimento para gerar resultados em seu negócio, considere começar a usar um chat online em seu site. O JivoChat é uma ferramenta profissional de chat que permite monitorar o acesso de visitantes e iniciar conversas com convites proativos personalizados.

Início Blog Ferramentas Aprenda como colocar link no Instagram
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download