Como aprender Excel sozinho? Confira as principais dicas

Índice

O Excel é uma ferramenta essencial para a organização e administração de empresas, por facilitar o gerenciamento e controle de informações com planilhas completas.

Além disso, também é possível utilizar as funcionalidades do programa para auxiliar na organização de sua vida pessoal.

As fórmulas e cálculos que podem ser aplicados nas planilhas são perfeitas para facilitar o dia a dia tanto pessoal quanto profissional. 

Para aprender mais sobre o que o programa pode fazer e entender como melhorar na utilização desta ferramenta, confira nosso artigo e conheça as melhores formas de como aprender Excel.

O que é possível fazer com o Excel?

O Excel é um programa completo que oferece todas as ferramentas necessárias para realizar cálculos empresariais complexos e organizar sua rotina de estudos. É possível fazer tudo com muita agilidade e praticidade. 

Um dos principais usos do programa é a para fazer cálculos do setor financeiro, controlar valores e controlar metas de um negócio. 

Muitos profissionais que trabalham com informática também usam a ferramenta para precificar seus produtos ou serviços, planejar um cronograma de demandas para seu time, desenvolver formulários e atender vários outros tipos de demandas.

Já na área pessoal, é possível contar com planilhas para controlar gastos mensais, controlar valores de investimento em renda fixa e variável, criar lista de compras, orçar viagens, festas, controlar seus estudos e muito mais. 

Quais as vantagens de aprender Excel?

Existem várias vantagens em aprender o Excel do básico ao avançado, confira as principais:

  • Facilidade de visualização de dados por gráficos
  • Cálculos precisos e corretos
  • Rapidez
  • Praticidade
  • Controle financeiro pessoal e empresarial
  • Organização do dia a dia

Como aprender Excel?

Aprender a usar o Excel sem ajuda é uma tarefa bem desafiadora que irá necessitar de muita determinação e planejamento para seus estudos. 

Caso você ainda não saiba por onde começar, confira a seguir as principais dicas sobre como aprender Excel.

Crie um cronograma

Independente do seu objetivo ou da área de conhecimento, a constância é o fator determinante para garantir o aprendizado.

Ou seja, é preciso manter uma rotina de estudos para garantir que está aprendendo e evoluindo. Por tanto, desenvolva um cronograma com os horários em que estudará.

Dê preferência aos horários em que se sente mais produtivo, caso seja possível. Mantenha o foco em criar uma rotina de estudo, portanto, as sessões não precisam ser longas. 60 minutos diários podem ajudar bastante a alcançar sua meta.

Use um roteiro de estudos

Direcionar o tempo investido durante suas sessões de estudos em objetivos claros pode ajudar a melhorar seus resultados. Portanto, desenvolva ou procure por um roteiro de estudos sobre Excel.

  1. Conheça as telas e opções da ferramenta: comece tentando aprender sobre todas as funções, tendo uma noção completa da ferramenta.
  2. Confira as funções: defina quais são seus objetivos e aprenda sobre quais funções serão necessárias para alcançá-los.
  3. Crie um documento simples: confira aulas gratuitas e aprenda a criar um documento simples do zero.
  4. Explore as fórmulas:as fórmulas são muito importantes no Excel, elas são usadas para fazer cálculos e até mesmo criar listas simples. Um exemplo comum é a fórmula de adição, representada pelo =SOMA.
  5. Descubra os atalhos: aprenda sobre os atalhos das funcionalidades que mais serão usadas por você para tornar o uso da ferramenta mais prático.
  6. Compartilhe e aprenda os conceitos: participar de grupos de discussão e conversar com amigos mais experientes no assunto também pode ajudar a aprender mais.

Estude a teoria e pratique

Estudar a teoria é muito importante, mas praticar é essencial para garantir que o conteúdo seja assimilado. 

É importante entender que não será possível fazer cálculos e formas complexas logo no início. Contudo, ao longo do tempo e com a prática, será possível aprender sobre as funcionalidades, atalhos e formatações.

Assista aulas grátis online

Por fim, aproveite o conteúdo gratuito na internet sobre como aprender Excel gratuitamente. Procure no YouTube por tutoriais e aulas gravadas ao vivo que estejam disponíveis para o público em geral.

É importante integrar este tipo de estudo em seu cronograma e plano de estudos. 

Em quanto tempo é possível aprender Excel?

O tempo para aprender a usar o Excel sozinho é algo que varia muito de pessoa para pessoa, de acordo com sua dedicação e planejamento. 

É importante ter em mente que quanto mais se aplicar e se esforçar, melhores serão os resultados. Por isso é muito importante estudar diariamente. 

Qual o melhor curso de como aprender Excel?

É possível aprender a usar o Excel sozinho, mas este é um caminho que apresenta mais dificuldades e pode demorar mais tempo para gerar resultados expressivos.

Uma das melhores formas de aprender a usar a ferramenta é estudar através do conteúdo desenvolvido por quem domina o programa. 

Hoje existem diversas opções de cursos online que ensinam sobre as funcionalidades e os segredos do uso do Excel pessoal e profissional.

Confira a seguir algumas das principais opções de cursos disponíveis na internet.

Curso Online de Excel - Expert Cursos

Este curso sobre Excel foi desenvolvido como um método de estudo que prioriza ao máximo o tempo disponível dos seus alunos.

Por contar com essa natureza, o material conta com um conteúdo muito objetivo que ensina o passo a passo de utilização das ferramentas.

As aulas vão do básico ao avançado, contam com 30 horas de conteúdo e oferecem um certificado de capacitação profissional na finalização.

Alguns dos principais conteúdos são:

Fonte

Alinhamento e numeração

Apresentação e configuração do layout

Planilhas e funções

Comandos

Tabelas dinâmicas

WFour Cursos - Excel

A WFour Cursos conta com uma metodologia própria para ensinar seus alunos a criar documentos, planilhas, usar as funcionalidades e trabalhar profissionalmente com in usando o programa.

As aulas começam no nível básico e vão até lições profissionais, oferecendo um passo a passo para tudo de uma forma bem didática.

Alguns dos principais conteúdos ensinados são:

AutoSoma

Criação de gráficos

Preenchimento relâmpago

Congelar linhas e colunas

Mover e copiar planilhas

Alterar aparência 

Curso de Excel online do Básico ao Avançado

Este é um curso gratuito indicado para quem deseja aprender do básico ao avançado sobre várias funcionalidades da ferramenta.

O material conta com 5 módulos de nível básico e 5 módulos do nível médio ao avançado. São 3 horas totais divididas em 10 aulas.

O curso é recomendado para pessoas que têm pouca ou nenhuma experiência usando o programa. Contudo, não é possível interagir e tirar dúvidas com os instrutores.

Habilidades de Excel para negócios: fundamentos

Por fim, este é mais um curso gratuito sobre fundamentos de Excel para negócios.

O material prepara os alunos para utilizar a ferramenta de forma profissional, dominando a interface da ferramenta, fazendo cálculos básicos com fórmulas e funções, visualizando dados e criando planilhas profissionais em apenas 6 semanas.

O conteúdo é recomendado para pessoas com nível iniciante, com uma duração total de 26 horas.

Como aprender Excel: preparado para dominar a ferramenta?

O Excel é uma ferramenta essencial para empresas, portanto, profissionais capazes de dominar este programa podem encontrar boas oportunidades de emprego.

Além disso, usar o Excel em sua vida pessoal também pode trazer várias vantagens na hora de se organizar.

Caso tenha interesse em conhecer mais cursos online para aprender sobre outras atividades e profissões, confira nosso artigo com os melhores cursos da internet para aprender online.

Início Blog Ferramentas Como aprender Excel sozinho? Confira as principais dicas
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download