8 melhores cursos de informática online para aprender hoje

A informática é algo fundamental na vida da maior parte das pessoas. Ela está presente em nosso cotidiano através dos celulares, computadores, sistemas de supermercados, planilhas de pagamento e recebimento de contas, entre tantos outros exemplos.

A tecnologia é algo essencial no mercado de trabalho dos dias de hoje. Mesmo em níveis mais básicos, entender como as principais ferramentas de informática funcionam e contar com as habilidades para dominá-las já é uma exigência para muitas profissões. Pessoas que não buscam se atualizar e aprender acabam ficando para trás da concorrência.

Contudo, não é preciso se preocupar. Existem diversas maneiras de aprender a utilização destas ferramentas, do básico ao avançado. Hoje, cursos online são uma excelente alternativa para quem busca aprimorar seu conhecimento.

Diferente do que alguns pensam, não é necessário iniciar uma faculdade nem começar cursos relacionados à ciências. Criamos este artigo para esclarecer algumas dúvidas como estas e apresentar as melhores opções para aprender rápido.

Se você deseja descobrir qual é o melhor curso de informática para o mercado de trabalho, confira nosso artigo e escolha a melhor opção para sua carreira. Vamos lá?

O que se aprende no curso de informática?

O curso básico de informática é uma das categorias mais procuradas por pessoas que desejam se capacitar. Através dele, os alunos aprendem tarefas simples como conhecer, as funções de um sistema operacional, criar pastas, aprender a digitar melhor e acessar a internet com segurança.

Cursos mais preparatórios para o mercado ensinam sobre programas voltados para trabalho, como o pacote Office (Excel, Word e PowerPoint), o pacote LibreOffice e comandos do próprio Windows.

Quanto tempo dura um curso de informática?

A duração de um curso pode variar de acordo com o conteúdo abordado e a complexidade com que os temas são aprofundados. Alguns cursos mais básicos podem contar com cargas horárias de 20 a 40 horas, enquanto cursos mais complexos apresentam cargas horárias acima de 100 horas.

O tempo com que um curso online é feito pode variar de acordo com a velocidade de aprendizado e tempo disponível de cada aluno. Isso significa que a carga horária pode ser diluída para durar uma ou mais semanas.

Agora que aprendemos sobre o que é informática e como seus cursos funcionam, é hora de conferir alguma das melhores opções disponíveis na internet.

1. Cursos de Informática Senac EAD

Cada vez mais as pessoas estão investindo em suas carreiras para evoluir profissionalmente. A flexibilidade do tempo, o espaço e o custo-benefício tornaram as opções de ensino a distância completamente viáveis tanto para estudantes quanto para instituições.

Reconhecendo este cenário, o Senac reformulou sua forma de ensinar e hoje conta com uma proposta de oferecer uma excelente experiência de ensino a distância para seus alunos, com mais de 200 opções de cursos, sendo 14 deles voltados para informática.

Os cursos básicos são: Coreldraw, Excel - Báscio, Excel - Avançado, Fundamentos do Design para Web, Indesign, Introdução à Informática, Introdução ao Ms Project, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoas (LGPD), Photoshop, PowerPoint, Word - Básico e Word - Avançado.

Já no ensino técnico, são ofertados cursos de Informática para Internet e Programação de Jogos Digitais.

2. Curso de Informática para Adolescentes e Adultos Fisk

Além do aprendizado de idiomas, hoje a Fisk oferece cursos profissionalizantes de ótima qualidade. Na área de informática os cursos são planejados e desenvolvidos para apresentar e se aprofundar nos principais programas necessários para a realização de trabalhos profissionais de qualidade.

Sua metodologia é dinâmica e voltada para prática, com exercícios passo a passo para guiar seus alunos a entenderem os processos e a utilização correta de ferramentas de trabalho.

Os módulos do curso abordam o Sistema Operacional Windows, Word, Excel, PowerPoint, Coreldraw, Photoshop, InDesign, Illustrator, Dreamweaver e HTML5. Tudo tratado de forma diluída entre conteúdos e atividades para aulas mais dinâmicas.

3. Curso online de Informática iPED

O curso de informática online oferecido pelo iPED também é uma ótima maneira de apresentar o domínio destes conhecimentos através de um certificado em seu currículo.

O curso é composto 100% de vídeos e é feito de forma interativa para facilitar o aprendizado com animações. As aulas também contam com acompanhamento pedagógico e grupos de estudos.

Ao optar por fazer este curso você irá aprender sobre o Sistema Operacional Windows, Word 2013, Excel 2013 e PowerPoint 2013.

4. Curso de Informática Básica WR Educacional

O portal WR Educacional conta com um curso completo de informática básica com certificado válido em todo o Brasil. A metodologia utilizada é 100% online, através de apostilas com que os alunos devem estudar e, então, realizar avaliações sobre os conhecimentos abordados.

A carga horária é versátil, pode variar de 8 horas até 90 horas. Os principais tópicos do curso são os conceitos mais básicos e iniciais de informática, como a criação de documentos, planilhas, apresentações das partes físicas de um computador e suas configurações.

O curso de 8 horas apresenta o Windows, ferramentas do Sistema Operacional e introdução básica à informática. Já a versão de 90 horas conta com conteúdos um pouco mais avançados, como os primeiros passos nos programas do pacote Office, fórmulas no Excel, gerenciamento no Access, criação de email e navegação na internet.

5. Cursando Técnico Informática Básica

O curso de informática oferecido pela Cursando Técnico é bem objetivo e aborda apenas os principais pontos necessários para a realização de diversos trabalhos com um computador. Através das aulas será possível aprender mais sobre as ferramentas atuais usadas em computação, conhecer a diferença entre softwares, acessórios e periféricos, aprender a navegar na internet e aprender a usar programas básicos.

O curso conta com um certificado de conclusão, uma carga horária total de 50 horas e aborda os seguintes tópicos: noções básicas de informática no Windows, planilhas no Excel, gráficos e fórmulas no Excel e edição de texto com o Word.

6. Curso gratuito de Informática Básica Unova

A Unova oferece um curso gratuito de Informática Básica muito bom para pessoas com pouca experiência. O curso conta com uma carga horária de 40 horas e aborda diversos temas importantes, contudo, o certificado de finalização só pode ser gerado após um pagamento.

Estudantes, jovens e adultos que buscam qualificação profissional podem se capacitar através das aulas e se prepararem para o mercado de trabalho. Por se tratar de uma opção básica, o curso apresenta os tópicos mínimos sobre peças de computador, funcionamento de fios e conectores, pacote Office, armazenamento e transferência de arquivos.

Seu conteúdo programático conta com aulas de: mouse e teclado, Windows, Área de trabalho, itens do menu iniciar, internet, gerenciador de pastas e arquivos, aplicativos diversos, e-mail e pacote Office.

7. Pacote Office Centro de Estudos e Formação

O pacote office é conjunto de algumas das ferramentas mais úteis e práticas para qualquer tipo de trabalho. As aplicações podem ser usadas para criar e formatar textos, planilhas, apresentações, banco de dados, gerenciamento de email e muito mais.

Diversas vagas de emprego exigem o conhecimento com as ferramentas do pacote, seja do básico ao avançado. Portanto, profissionais que desejam encontrar emprego em escritórios precisam dominar as aplicações.

Neste curso os alunos irão aprender a criar e editar suas próprias planilhas no Excel 2016; Trabalhar, editar e exportar textos através do Word 2016; Criar apresentações completas e slides no PowerPoint 2016; Utilizar e gerenciar o banco de dados através do Access 2016; e aprender as principais funções do Microsoft Outlook 2016.

Sua carga horária pode ser adaptada para cursos mais básicos e rápidos ou para cursos complexos que abordam tudo sobre a ferramento, variando entre 5 horas até 420 horas.

8. Curso Excel Centro de Estudos e Formação

O Excel é uma das principais ferramentas em vários negócios e escritórios. Ela sozinha é responsável pela criação e gerenciamento de grande parte das planilhas do dia a dia profissional.

Para algumas pessoas, estudar este software pode ser algo intimidador devido aos números e gráficos, mas é preciso entender que sua utilização é algo básico na vida profissional.

Neste curso os alunos irão aprender a criar, desenvolver e exportar planilhas no Excel, também irão aprender a elaborar planilhas para controle de contas, comandos avançados, planilhas financeiras, rotina de trabalho e criação de cadastro de clientes.

Assim como a outra opção de curso do mesmo site, a carga horária do curso pode variar de 5 horas a 420 horas, dependendo da disponibilidade do estudante.

Preparado para escolher o melhor curso de informática?

Esperamos que o nosso artigo tenha apresentado as melhores opções de cursos para aprimorar seu conhecimento sobre informática e se preparar para o mercado de trabalho.

Se você tem vontade de aprender mais sobre outros temas e profissões, confira nossa lista com os melhores cursos online para aprender hoje mesmo.

Início Blog Reviews 8 melhores cursos de informática online para aprender hoje
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download