10 melhores formas de calcular frete

atualizado 21 de janeiro de 2022
Tempo de leitura7 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Calcular o preço do frete corretamente é um processo importante para maximizar o lucro tanto de lojas quanto de transportadoras. 

Porém, é comum que os detalhes sobre este tipo de serviço geram dúvidas entre empreendedores e gestores. 

Compreender o funcionamento do frete é importante para fazer o cálculo de forma correta e otimizar o processo de logística. 

Isso possibilita a oportunidade para que empreendedores ofereçam promoções atrativas relacionadas ao valor de entrega de seus produtos, atraindo um número maior de clientes.

Se você deseja aprender mais sobre este assunto, confira o nosso artigo e conheça as melhores formas de calcular frete.

Formas de calcular o frete

Sempre que algum tipo de movimentação é feita, o cálculo do frete se faz necessário. Afinal, cada transação conta com variáveis diferentes que devem ser calculadas com exatidão. 

Caso isso não seja feito, é possível que um valor errado seja cobrado trazendo prejuízos ou espantando clientes. 

A forma mais comum de fazer o cálculo é através da seguinte fórmula:

Comprimento x Largura x Altura x Fator de cubagem

Confira a seguir algumas das principais formas de enviar mercadorias. 

Direto

Nesta modalidade, a carga é coletada no remetente e é enviada diretamente ao destinatário. Os tributos são aplicados no cálculo de acordo com o regime de recolhimento ou a legislação estadual.

Frete CIF

O remetente é responsável pelo pagamento do seguro da carga, da gestão de riscos e do valor. Esse custo será adicionado no preço final dos itens, por isso é popular em operações de empresas para seus clientes.

Frete FOB

Também chamado de frete Livre a Bordo, nesta modalidade o cliente é responsável pelo custo da movimentação, seguro e gestão de riscos.

Portanto, o destinatário sempre será responsável por ajustar os processos com a transportadora. Isso faz com que o método seja mais usado em operações B2B, de empresas para outras empresas.

Subcontratação

Nesta modalidade a transportadora faz uma contratação de outra empresa para fazer a entrega. Neste caso, a prestadora de serviços emitir o CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) isento de impostos.

Carga fechada

A mercadoria transportada ocupa todo ou a maior parte do espaço do caminhão. Nesta modalidade é usado apenas um ponto de entrega, por isso o frete é calculado de acordo com base no tamanho do transporte, distância percorrida e características da carga. 

Carga fracionada

É o transporte de pequenos pedidos, por isso o método conta com vários pontos de entrega em seu trajeto. 

Além disso, a cobrança leva em consideração fatores como peso do item, espaço ocupado no veículo, distância e mais.

Dependendo do método escolhido, novas variáveis podem fazer parte do cálculo. 

Algumas das principais são: distância percorrida, modal de transporte, tributos, pedágios e até mesmo o valor do produto que está sendo transportado.

Calcular o frete de forma automatizada vale a pena?

Contar com ferramentas que apresentam as informações sobre o frete e as disponibilizam de forma ágil traz vários benefícios. 

É comum que empresas especializadas utilizem planilhas do Excel para facilitar o cálculo e evitar erros. 

No entanto, estas planilhas precisam ser atualizadas quanto a mudanças na tabela ANTT e preço do combustível. Isso faz da calculadora de frete uma alternativa viável para automatizar este processo. 

Estas ferramentas levam em consideração cada detalhe relacionado ao transporte, que influencia o lucro de empresas e o preço final dos produtos, como combustível, manutenção, pedágios, entre tantos outros. 

Utilizar uma planilha atualizada ou um serviço de cotação pode garantir que estes cálculos estejam sempre corretos e ofereçam o valor mínimo, maximizando os lucros. 

Os benefícios de automatizar o cálculo do frete podem ser vistos na padronização de processos, aumento de produtividade, previsibilidade de demanda, aumento da competitividade, diminuição de erros, melhoria no atendimento e aumento de confiabilidade.

10 formas de calcular o frete: melhores ferramentas

Após conhecer os principais métodos de envio e os benefícios da automatização do cálculo, confira as melhores ferramentas para calcular o frete dos seus envios.

1. Melhor Envio

O Melhor Envio é uma plataforma de logística que une empreendedores, ecommerce e transportadoras.

O site oferece uma calculadora gratuita para conferir o preço do frete tradicional ou de logística reversa. O cálculo leva em consideração altura, largura, comprimento, peso e valor da carga.

O serviço também conta com a cotação simultânea com várias transportadoras diferentes que facilita o envio para donos de ecommerce e oferece oportunidades para empresas de transporte.

Além disso, o Melhor envio também conta com boas condições de frete, rastreamento de encomendas, gerenciamento de envios e suporte de uma equipe especializada em logística.

2. Truckpad

A empresa Truckpad que oferece soluções para empresas e motoristas conta com sua própria ferramenta de cálculo de frete que é gratuita. 

O serviço está atualizado com todas as mudanças da tabela ANTT e leva em consideração o quilômetro rodado, eixo do veículo, custos diretos e indiretos da operação.

Calcular através da ferramenta é algo fácil, basta informar a cidade onde a carga será buscada, a cidade destino, tipo de caminhão e a carroceria necessária para transportar a carga. 

O resultado irá indicar os custos e gastos envolvidos com pedágio, combustível e outras opções.

3. Hivecloud

Especializada na gestão de frete, sistema para transportadoras e emissão de CTe e MDFe, a Hivecloud também conta com uma ferramenta para fazer o cálculo de frete de carga fracionada. 

A empresa oferece uma planilha gratuita que pode auxiliar profissionais a calcular corretamente o valor de seu frete, levando em consideração todas as taxas e custos do serviço de transporte.

A tabela permite fazer o cálculo destas atividades de forma rápida e prática, agilizando o atendimento aos clientes que poderão receber com mais rapidez o valor de seu frete.

Quer aprender a usar o Excel profissionalmente? Confira a nossa lista com os melhores cursos de Excel online.

4. Calculo de frete Autônomo

O Cálculo de Frete Autônomo é um serviço desenvolvido para auxiliar profissionais do transporte e o desenvolvimento do setor no transporte rodoviário. A ferramenta faz um raio-x dos custos envolvidos com o transporte. 

É possível acessar a calculadora diretamente pelo site ou através de um aplicativo. Então, a plataforma calcula corretamente o valor do frete a ser cobrado.

Os resultados são gerados por um sistema inteligente que considera todos os custos relacionados ao transporte da carga. 

5. Datamex

Focada em oferecer serviços especializados para o setor de transporte, a empresa Datamex também conta com uma ferramenta para automatizar o cálculo mínimo de ferente.

Sua calculadora leva em consideração o tipo de tabela utilizada, a categoria da carga, o número de eixos do veículo, além da cidade de origem, destino e a distância em quilômetros.

6. Cobli

Oferecendo serviços de entrega e atendimento, a Cobli desenvolveu uma calculadora de frete no Excel em que é possível calcular o frete de frotas com facilidade.

Através dela é fácil conhecer os seus custos e calcular o valor mínimo a ser cobrado pelo frete. A planilha é gratuita e está pronta para ser usada logo após o download.

O cálculo considera gastos com a viagem, como consumo de combustível, horas e dias trabalhados pelo motorista e outros detalhes.

7. Calcula Frete

O Calcula Frete é uma ferramenta online para calcular o valor mínimo do frete usando a tabela ANTT atualizada.

A plataforma é bastante simples e basta acessar o site para utilizá-la. O cálculo leva em consideração o tipo de carga, o número de eixos, distância, tipo de carga e até mesmo o retorno.

8. Tabelas de Frete

O site Tabelas de Frete também oferece uma calculadora de fretes gratuita para seus usuários.

A opção é um pouco mais básica, levando em consideração apenas a categoria do transporte, tipo de carga, número de eixo e distância. 

9. Calculadora Frete Correios

A Calculadora Frete Correios é uma ferramenta online que pode ser utilizada para calcular com precisão o preço do envio de encomendas através dos Correios.

10. Frenet

A Frenet também conta com sua própria ferramenta para fazer o cálculo de fretes dos Correios e Jadlog. 

A calculadora leva em consideração as informações básicas de envio e faz simulações de envios com desconto quando comparados ao preço de balcão das empresas de transporte.

Bonus: Mandaê

Não podemos deixar de falar da Mandaê que tem o jeito mais fácil de se enviar o que você quiser pelo correio.

O usuário baixa o aplicativo, tira uma foto do que quer enviar e, dentro do prazo de uma hora, equipe Mandaê busca o objeto onde ele estiver e faz o envio.

Escolheu a melhor forma de calcular frete para seu negócio?

Esperamos que a nossa lista tenha apresentado as melhores formas de calcular frete para o seu negócio.

Se você também tem interesse em otimizar o armazenamento de mercadorias, confira nosso artigo sobre o que é a gestão de estoque e como fazê-la corretamente.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download