Como vender livros usados online

atualizado 7 de junho de 2023
Tempo de leitura6 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Uma das principais vantagens de quem gosta muito de ler é a possibilidade de vender livros usados.

Por mais que existam tecnologias que tornem a leitura de livros digitais mais fácil, os livros tradicionais em mídia física continuam sendo muito populares.

A verdade é que a tecnologia com as redes sociais e marketplaces podem ajudar quem conta com livros em grandes ou pequenas quantidades e deseja se desapegar deles.

Entender como essas plataformas funcionam é importante para saber escolher a certa para vender seus livros usados.

Também existem algumas práticas e dicas que podem ajudar na hora de encontrar clientes e fechar vendas.

Se você tem livros usados e quer saber como vendê-los, confira o nosso conteúdo e aproveite as dicas.

Como vender livros usados online?

Vender livros é uma prática antiga que nunca saiu de moda. Na verdade, existem inovações que podem ser aproveitadas por vendedores de livros para facilitar seu trabalho.

A forma mais tradicional de fazer esse tipo de venda é através dos sebos, lojas físicas especializadas em reaproveitar álbuns e livros usados.

A outra possibilidade é usar os variados canais de venda online que podem ser aproveitados por qualquer pessoa atualmente.

Por mais que os sebos contem com suas vantagens, seu espaço físico é limitado e exige um custo para manter as operações funcionando.

A boa notícia para quem tem livros usados e não deseja investir em um espaço físico é que existem sites especializados no comércio de livros usados.

Com opções de venda direta ou até mesmo troca de livros, essas plataformas fazem com que o investimento nesse tipo de mídia nunca seja perdido.

Afinal, será sempre possível passar itens que não deseja mais para trocar por livros novos ou apenas gerar renda extra.

Outra forma bem prática de vender pela internet para pessoas que vivem perto de você é anunciar seus livros nas redes sociais.

Use seus Stories e entre em grupos locais para divulgar os títulos que tem disponíveis, vendendo dessa forma será possível até mesmo fazer a entrega pessoalmente e evitar gastos com frete.

Onde vender livros usados?

Existem sites especializados para a venda de livros que irão facilitar muito seu trabalho, afinal, os usuários daquela plataforma já estão segmentados e são pessoas interessadas em comprar livros.

1. Estante Virtual

A Estante Virtual é um site completamente desenvolvido com o objetivo de venda e compra de livros, tanto novos quanto usados.

A plataforma pode ser usada por editoras, livreiros e sebos através de um cadastro como pessoa jurídica, mas também pode ser usada por qualquer pessoa com um cadastro de pessoa física.

Qualquer pessoa pode usar a plataforma gratuitamente para comprar, mas quem deseja vender irá precisar pagar por uma mensalidade que permite a comercialização.

2. Amazon

A Amazon já um dos marketplaces mais conhecidos do mundo, onde é possível vender uma grande variedade de produtos assim como livros usados.

Para fazer isso, primeiro é preciso se cadastrar na plataforma como um vendedor escolhendo entre um plano individual ou profissional.

O plano individual conta com algumas limitações, mas é gratuito. Já o plano profissional permite a venda de mais itens, porém é preciso pagar uma taxa mental e arcar com uma taxa de comissão por vendas.

3. Mercado Livre

O Mercado Livre é o maior marketplace da América Latina, uma excelente alternativa para quem deseja vender livros usados.

O site conta com um grande número de visitantes diários, o que pode ajudar na visibilidade dos seus itens anunciados.

É possível usar o serviço gratuitamente e só pagar após a compra ser realizada, além de poder fazer anúncios pagos para potencializar seu alcance.

4. Portal dos Livreiros

O Portal dos Livreiros é mais uma opção especializada na venda de livros, interessante para quem deseja entrar nesse mercado.

Ao fazer o cadastro na plataforma é preciso se enquadrar como uma categoria de vendedor: livreiro, autor, sebo, distribuidor e várias outras.

Depois disso é preciso escolher um dos planos pagos que estejam de acordo com a quantidade de livros que você deseja vender mensalmente.

5. Enjoei

O Enjoei é um site bastante conhecido que muitas pessoas usam para vender produtos usados. A plataforma pode ser uma excelente alternativa para ancunicar seus livros junto a outros sites.

Para usar o Enjoei basta fazer seu cadastro e seguir os passos de como anunciar itens na plataforma.

É importante conferir as regras do site, pois uma taxa de comissão é cobrada. Portanto, confira qual é a taxa e ajuste o valor do seu item para ter o lucro que deseja.

Dicas para vender livros usados online

Quando o assunto é vender na internet, existem algumas dicas que podem deixar seus anúncios mais interessantes para os consumidores.

Com a venda de livros usados não é diferente. Confira a seguir algumas sugestões que podem ajudar você a vender mais livros mais rápido.

Fique por dentro das tendências

Acompanhar as tendências de mercado é sempre uma boa prática. Portanto, fique de olho sobre as notícias relacionadas a venda de livros.

É possível que novas tecnologias, plataformas e aplicativos surjam para tornar mais fácil o trabalho de quem deseja vender.

Além disso, o interesse quanto a certos títulos pode aumentar a qualquer momento. Séries, filmes e avaliações de influenciadores têm esse poder.

Portanto, acompanhe esse tipo de conteúdo e confira se tem itens que estejam entrando na moda atualmente.

Coloque seus livros em pauta

Produza conteúdos sobre os títulos e autores de livros que possui. Isso é importante para despertar o interesse de possíveis consumidores.

Faça análises, conte curiosidades ou até mesmo apresente trechos que podem instigar as pessoas a comprarem seus livros.

Usar boas descrições e fotos que mostrem a qualidade da preservação do livro em questão também é muito importante.

Acompanhe avaliações

A maior parte das plataformas de vendas citadas em nossos artigos oferecem a possibilidade de usuários deixarem avaliações sobre o serviço ou item adquirido.

Essas avaliações são essenciais para entender como seu empreendimento está andando. Além disso, influenciam muito a decisão de um novo cliente.

Acompanhe essas avaliações do seu negócio e invista nas melhorias necessárias para conseguir vender mais e gerar mais avaliações positivas.

Marque presença nos marketplaces

Os marketplaces são plataformas bem estabelecidas que contam com um enorme número de visitantes diários.

Por mais que existam opções que cobrem mensalidades ou taxas de comissões, avalie a possibilidade de usar essa visibilidade para vender mais.

Garanta a qualidade e a integridade dos livros

A qualidade da preservação dos livros que serão vendidos precisa ser alta para atrair e agradar os compradores.

Portanto, tenha ciência que existem cuidados necessários para preservar os livros que deseja vender.

Guarde os itens em locais sem umidade, onde não irão sofrer com a ação do tempo, pegar muita poeira e estragar.

O envio também é fundamental para garantir que os produtos cheguem ao cliente com a qualidade de preservação que você garantiu.

Preparado para vender livros usados?

Esperamos que o nosso artigo tenha apresentado informações e dicas úteis para ajudar a vender seus livros usados na internet.

Se você realmente se interessou em vender usando um marketplace, confira nosso artigo que ensina o passo a passo de como vender no Mercado Livre.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download