O Que é Shopify? Como Funciona?

atualizado 9 de abril de 2024
Tempo de leitura6 minutos
Davi P.
Davi P.
COO

Se está interessado em lançar seu próprio comércio eletrônico, provavelmente já deve ter encontrado pelo menos uma vez o nome Shopify em suas pesquisas sobre o mercado e os principais sites para criar loja virtual. Porém, a verdade é que simplesmente acessar sua página e se deparar com inúmeros recursos e sistemas pode ser intimidador neste primeiro momento.

Para ajudá-lo a dar os primeiros passos, neste artigo você aprenderá o que é Shopify e como funciona. Confira os recursos oferecidos pela plataforma de ecommerce e saiba mais sobre os canais de venda.

O que é Shopify?

A empresa lançou sua plataforma de ecommerce em 2006 e, desde então, tornou-se um dos maiores nomes no mercado de ferramentas para a criação de lojas virtuais, abordando também diversos outros canais de vendas e outros serviços para impulsionar a autoridade de lojistas que utilizam seus serviços, como serviços voltados para marketing digital através de Branding e o fortalecimento da presença online.

Mais de 800 mil lojas virtuais já foram criadas utilizando a plataforma e hoje você é capaz de vender de diferentes formas através do Shopify. Além da criação de seu próprio ecommerce, é possível trabalhar com:

  • Dropshipping - saiba o que é em nosso guia;
  • Ponto de venda físico;
  • Botão de compra em seu próprio site ou blog;
  • Vendas através de marketplaces, como Amazon, eBay;
  • Vendas através das redes sociais, como Instagram e Facebook;

Com isso, a empresa consegue atender essencialmente qualquer tipo de empreendedor que deseja começar a vender online ou até mesmo no varejo.

O que é e como funciona o Shopify

Como funciona o Shopify?

Agora que têm uma visão geral da empresa e seus produtos, deve estar se perguntando como realmente funciona na prática para começar seu negócio na Shopify. A verdade é que é possível fazer todo o procedimento diretamente de dentro da plataforma. Essencialmente, esses são os três principais passos que você precisa tomar para começar a vender online:

1. Crie sua marca

Para começar, é claro que você precisará criar o nome de seu negócio e também desenvolver sua própria logo. Para ajudá-lo, a Shopify oferece uma ferramenta de criação de logo grátis, onde ainda é possível segmentar de acordo com o nicho de mercado no qual deseja atuar, como logos de beleza, moda, artigos de vestuário ou saúde.

2. Desenvolva sua presença online

O próximo passo será fortalecer sua presença online. Isso é feito através da criação de seu próprio domínio personalizado, que pode ser adquirido juntamente à Shopify (como "seuecommerce.com.br"), assim como a utilização de imagens de alta qualidade, cuja plataforma oferece integração com a página BURST para que encontre figuras gratuitas para uso sem a necessidade de se preocupar com direitos autorais.

A Shopify também oferece o Kit, um assistente virtual que lhe ajuda a criar anúncios nas redes sociais, como Instagram e no Facebook Ads. Ele também oferece automação de marketing por email e integração com outras soluções projetadas para a destacar sua marca.

3. Crie sua loja

Por fim, quando você já tiver suas ideias sobre o que vender na internet, será a hora de criar sua loja com a Shopify. A plataforma oferece uma grande seleção de temas e um construtor de site realmente prático e intuitivo. Ou seja, você não precisará ter qualquer conhecimento avançado sobre design ou programação para desenvolver sua loja virtual utilizando a Shopify.

Essencialmente, agora que sabe o que é Shopify, estes são os três principais passos para lançar seu negócio e começar a vender online hoje mesmo.

Principais diferenciais do Shopify

Se está em dúvidas sobre desenvolver manualmente, contratar outros serviços para criar sua loja virtual ou optar pela plataforma da Shopify, antes é importante considerar os benefícios de utilizar uma solução com anos de experiência no mercado.

Infraestrutura profissional

Trabalhando com a Shopify, você têm acesso a certificados de segurança para suas páginas e também não precisará se preocupar com a estabilidade de sua página - que terá uma aparência e design realmente profissionais e modernos.

Além disso, a empresa também conta com um suporte de alta qualidade, preparado para respondê-lo e resolver problemas o mais rápido possível.

Múltiplos canais de vendas

Como apresentamos brevemente, na Shopify é possível trabalhar com diferentes canais de vendas. Isso significa que ao criar sua loja virtual e cadastrar seus produtos, você também terá a oportunidade de anunciá-los através de integrações com os maiores marketplaces, por exemplo.

Trabalhar com múltiplos canais de vendas além de aumentar significativamente seu alcance também serve como um grande impulso para novos negócios, que podem aproveitar espaços renomados para ofertar seus próprios produtos.

Otimizado para dispositivos móveis

Com a Shopify, você terá certeza que seu ecommerce está pronto para atender bem ao consumidor mobile - que hoje já representa quase 50% das vendas de negócios digitais nos nichos de moda, multicategorias e móveis, como aponta uma pesquisa realizada em 2018 pelo Mundo do Marketing.

Ser compatível e oferecer conveniência aos clientes que acessam sua página através de dispositivos móveis é necessário para manter-se competitivo no mercado de ecommerces. Especialmente considerando que navegar em lojas virtuais e comprar pelo mobile é uma tendência que só deve continuar a crescer nos próximos anos.

Soluções adicionais

A Shopify oferece uma grande variedade de soluções para seus clientes, projetadas para facilitar seu trabalho e ajudá-lo a acompanhar e impulsionar seus resultados, como por exemplo:

  • Criador de logo, gerador de nome, gerador de slogan;
  • Gerador de contracheque, código QR, termos e condições de uso;
  • Gerador de faturas, modelo de pedido de compra, modelo de etiqueta de frete;
  • Gerador de código de barras;
  • Ferramentas para redimensionamento de imagens;
  • Calculadora de CPM para acompanhar suas campanhas de anúncios;

Sem mencionar as diversas outras soluções que podem ser integradas à sua página, como sistemas de CRM, ferramentas de email marketing e o próprio JivoChat para que ofereça atendimento imediato e acompanhe visitantes em tempo real através do chat online em sua página.

Principais diferenciais da plataforma de ecommerce

Planos e preços da Shopify

Como você pôde acompanhar, a Shopify é uma plataforma de ecommerce com qualidade e eficiência comprovada. Para conhecer todos seus recursos e saber se a plataforma realmente se destaca e vale a pena em comparação à outras opções no mercado, recomendamos fortemente que confira nossa avaliação completa da plataforma.

Você deve estar curioso sobre os planos e preços antes que possa decidir se é para você. Para começar, independente do plano que escolher, não terá qualquer limite de quantos produtos pode cadastrar e poderá anunciar e vender através de marketplaces.

A empresa conta com múltiplos planos ideais para negócios de diferentes patamares, sendo capaz de atender desde novos empreendedores adentrando este mercado à lojistas com grandes negócios buscando uma plataforma escalável para migrar.

Agora que sabe o que é Shopify e como funciona, devemos mencionar que eles oferecem um período de testes gratuito por até 14 dias, onde não será necessário informar cartão de crédito. Você pode começar a criar sua loja virtual sem compromissos acessando pelo link.

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