Consultoria em Ecommerce: o que é e como ajuda seu negócio a crescer

atualizado 7 de dezembro de 2022
Tempo de leitura7 minutos
Bruno de Oliveira
Bruno de Oliveira
CEO do Ecommerce na Prática

Ao contrário do que muitos podem pensar, criar um Ecommerce de sucesso não se resume apenas a escolher uma boa plataforma para loja virtual e fazer o cadastro correto dos produtos. Empreender é uma atividade que requer muita estratégia – e por isso a consultoria em Ecommerce tem se popularizado no segmento. 

O Ecommerce é um dos segmentos de mercado que mais cresce no Brasil. Em 2021, as lojas online responderam por 17,9% de todas as vendas realizadas no varejo, de acordo com o índice MCC-ENET. O ano fechou com  mais 1,59 milhão de lojas online, um número 22,05% maior do que o registrado em 2020.

Sendo assim, dá para entender o porquê de cada vez mais empreendedores estarem buscando ajuda de profissionais especializados em consultoria de Ecommerce, não é mesmo? A concorrência não está para brincadeira… 

Neste artigo, vamos falar sobre o que é a consultoria para Ecommerces, como ela funciona e quais os benefícios que ela pode trazer para lojas virtuais de todos os portes. Vamos lá? 

O que é uma consultoria em Ecommerce?

Uma consultoria em Ecommerce nada mais é do que um serviço de aconselhamento especializado  e personalizado para as necessidades de lojas virtuais. Seu principal objetivo é potencializar vendas e escalar o negócio, tornando-o mais lucrativo. 

Combinando a sua expertise de mercado, visão estratégica e análise de oportunidades, o consultor de Ecommerce é capaz de propor soluções efetivas para melhorar processos e auxiliar na tomada de decisões. 

Os motivos que levam uma loja virtual a procurar os serviços de um consultor de Ecommerce são variados, mas alguns dos mais comuns são esses: 

  • Aumento das vendas;
  • Criação de marca; 
  • Mapear e diminuir objeções de clientes;
  • Atração ou retenção de clientes;
  • Melhoria de processos logísticos;
  • Dentre outros.

Tipos de consultoria para Ecommerces

Agora que você já entendeu o que é uma consultoria em Ecommerce, queremos aprofundar esse conhecimento mostrando também alguns dos diferentes tipos de consultoria que existem. 

Afinal de contas, não é porque as lojas vendem pela internet que elas funcionam da mesma maneira ou têm necessidades parecidas. Existem muitas formas de se vender online e, para cada uma delas, há um tipo de consultoria. Veja só a lista que preparamos: 

Consultoria para redes sociais

Atualmente, não há como pensar em vender pela internet sem considerar a estratégia de redes sociais. Esses canais são, afinal de contas, os preferidos de 74% dos brasileiros, de acordo com a pesquisa Social Commerce de 2021, realizada pela All iN e pela Social Miner. 

Esse também é, portanto, um serviço oferecido pelos consultores de Ecommerce. Nesse tipo de consultoria são discutidas estratégias para usar canais como o Instagram e o WhatsApp para aumentar as vendas, além de serem abordadas técnicas de marketing de conteúdo

Na consultoria, empresas serão capazes de entender como usar o máximo potencial de seus perfis nas redes, usando essas plataformas para aproximar o público e fortalecer o branding da marca. 

Consultoria para marketplace

Os marketplaces são parte de um modelo de negócio colaborativo, onde grandes varejistas – como a Americanas e a Magazine Luiza, por exemplo – permitem que empresas menores comercializem seus produtos dentro de suas plataformas, pagando uma taxa por isso. 

Dessa maneira, é possível vender online, mesmo sem ter um Ecommerce próprio. 

Mas, é claro, esse modelo tem as suas particularidades e nada melhor do que uma consultoria especializada para ajudar empreendedores a navegar por esses canais e conseguir potencializar os seus lucros. 

Na consultoria de Ecommerce voltada para marketplaces, é possível trabalhar a gestão de relacionamento com as lojas parceiras e o gerenciamento do mix de produtos oferecidos. 

Consultoria estratégica

A consultoria estratégica é diferente das duas últimas porque, no lugar de focar em apenas um aspecto do negócio, é feita para lançar um olhar sobre a operação como um todo. Este é um trabalho completo e personalizado, que pode ser útil tanto para negócios que estão começando agora, quanto para aqueles que já têm algum tempo de estrada. 

Nesse tipo de consultoria, é possível analisar concorrentes, mix de produtos, posicionamento de marca e estratégia de fidelização de clientes.

Como funciona uma consultoria em Ecommerce? 

Se você já tem um negócio, ou está planejando abrir um, sabe bem de todas as variáveis envolvidas em criar um Ecommerce. 

Desde os detalhes logísticos até as decisões mais estratégicas – pode ser difícil para um empreendedor dominar todas as áreas do conhecimento necessárias para se fazer um negócio crescer. Felizmente, isso não é preciso. 

A seguir, vamos mostrar alguns dos principais pontos que uma consultoria em Ecommerce pode ajudar a fortalecer. Veja: 

Orientação em branding e identidade visual

Não há como negar que dois dos elementos mais importantes de uma marca são a sua identidade visual e o seu branding. São essas características que vão diferenciar a sua empresa das outras e, por isso, a sua criação precisa ser bem pensada. 

Muitos empreendedores cometem o erro de começar a construir seus Ecommerces sem prestar a devida atenção a esses elementos e o resultado é a necessidade de um reposicionamento de marca. Felizmente, uma consultoria também pode ajudar com isso.  

Mapeamento do produto estrela

O produto estrela é o item do estoque que mais atrai demanda para um Ecommerce. Ele é capaz de atrair compradores para o seu site e também alavancar as vendas de outros produtos. 

Ter um produto estrela é muito importante para manter o negócio lucrativo em longo prazo, mas muitos empreendedores têm dificuldades para encontrar esse elemento dentro de suas operações. Isso resulta num gasto muito alto com divulgação e pouco retorno financeiro. 

Felizmente, a consultoria em Ecommerce também pode ajudar a encontrar o produto estrela. 

Estratégia em canais de venda

Muitos empreendedores querem começar um negócio mas não conhecem bem quais as opções mais rentáveis em seu nicho de mercado. Por exemplo, você sabe se o seu público compra mais pelas redes sociais, em marketplaces ou em aplicativos? 

Esses são questionamentos importantes – e uma boa consultoria em Ecommerce pode respondê-los. 

Otimização de SEO

De nada adianta ter um site se clientes não conseguem chegar até ele, concorda? Existem muitas maneiras de atrair tráfego para um Ecommerce, mas o SEO – ou Search Engine Optimization – é um dos mais eficientes. 

Na prática, as técnicas e ferramentas de SEO têm como objetivo melhorar a experiência do seu site e, consequentemente, melhorar o seu posicionamento dentro de mecanismos de busca como o Google. 

Dessa maneira, sempre que o cliente buscar por itens que o seu site vente, seu Ecommerce aparecerá entre os primeiros resultados. Existem uma série de regras e práticas que precisam ser seguidas para que um site ganhe tráfego orgânico

Essa não é uma estratégia que dá resultados de um dia para o outro, no entanto. É preciso um trabalho consistente e excelente para levar um site ao topo da página de resultados. A missão perfeita para um consultor de Ecommerce! 

Integração do físico ao online

Vale lembrar que a consultoria em Ecommerce não serve apenas para empresas que estão começando agora. Esse é um serviço também utilizado por companhias que já operam fora do digital, mas querem migrar a sua operação para o Ecommerce.

Essa transição nem sempre é fácil, principalmente quando falamos de segmentos mais tradicionais. O papel de um consultor nesse cenário, portanto, é essencial. O profissional é capaz de guiar o empreendedor no mundo do Ecommerce, minimizando riscos e maximizando o lucro. 

Quanto custa uma consultoria em Ecommerce? 

O preço de uma consultoria em Ecommerce pode variar de acordo com uma série de fatores, como a duração do projeto, a complexidade da análise, o porte da empresa e a experiência do consultor. 

Ações pontuais, por exemplo, serão mais baratas do que análises mais aprofundadas. Quanto maior a complexidade de um projeto, maior será o investimento necessário e melhores serão os resultados. 

Se você quer investir em uma consultoria de Ecommerce, recomendamos que pesquise atentamente as opções disponíveis na sua região. Converse com outros clientes e avalie seu nível de satisfação com o serviço prestado. 

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O Ecommerce na Prática é a maior escola de Ecommerce do Brasil e tem uma equipe experiente de consultores de Ecommerce sempre a postos para ajudar empreendedores neste incrível mundo dos negócios online. 

A consultoria do EnP consiste em 6 encontros online e exclusivos, onde serão abordadas as etapas fundamentais para estruturação e alavancagem do seu Ecommerce. Este é um programa intensivo e completo, que tem como objetivo ajudar empreendedores a estruturar os seus negócios no mundo digital. 

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