Como destacar sua loja virtual na internet

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Gustavo Faleiro
Gustavo Faleiro
Gerente de Marketing da Loja Virtual

Existem hoje milhares de lojas online ativas no Brasil, com uma forte concorrência em todos os segmentos. Não significa que o mercado esteja saturado, na verdade as vendas online não param de crescer, e com isso as oportunidades seguem em alta. Mas torna-se necessário adotar novas estratégias e ações para se diferenciar e conquistar os consumidores.

Ter o próprio e-commerce é apenas o primeiro passo de um processo mais amplo para atingir um status de sucesso. Por isso, você que vive e depende prioritariamente do comércio eletrônico, deve aprender e colocar em prática algumas dicas essenciais nos dias de hoje.

E nós vamos tentar te ajudar nessa jornada. Saiba agora como destacar sua loja virtual em meio à concorrência do e-commerce!

Redes sociais interativas

Falar em usar as redes sociais se tornou um verdadeiro clichê. Todo negócio que deseja prosperar necessita ter perfis nas principais redes da atualidade. Mas e se dissermos que tem muita gente que ainda adota estratégias completamente equivocadas nestas mídias, você acreditaria?

Pois é verdade, existe uma diferença muito grande entre criar o perfil do e-commerce nas redes sociais e utilizar de maneira ativa, eficiente e interativa. O diferencial se encontra exatamente neste ponto, o saber aproveitar as mídias da maneira correta.

Um bom perfil de e-commerce nas redes sociais é aquele que se aproxima do público alvo. Seja interativo com seus potenciais consumidores por meio da realização de promoções e ofertas especiais. Incentive a participação, por meio de curtidas, compartilhamentos e comentários.

Fale sobre seus produtos de maneira diferenciada, procurando mostrar na prática os seus principais benefícios. As redes sociais oferecem esse tipo de espaço, as pessoas não buscam informações técnicas difíceis de compreender, eles gostam de ver sua utilidade no mundo real.

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Informações dos produtos

Se nas redes sociais sua abordagem dos produtos deve ser diferenciada, mais dinâmica e apresentada com casos e aplicações mais práticas, no seu site a situação é outra. Ao cadastrar seus produtos na loja online, você deve inserir o máximo de informações possíveis a respeito de cada um deles.

Sabe aquela ficha técnica que muitas vezes você ignora? Sim, ela é muito importante. Existem vendas que dependem justamente daquele detalhamento técnico.

Os mecanismos de buscas, como o Google, também valorizam isso. Algumas categorias de produtos, como os eletrônicos, possuem especificações técnicas muito importantes e que por muitas vezes são a fonte central de pesquisa dos consumidores.

Mas não se limite às especificações técnicas, descreva os produtos de maneira bem completa e detalhada. Estes textos sobre seus itens também serão fundamentais no posicionamento de sua loja nas buscas, além de causar um efeito positivo nas pessoas que estão buscando pelos produtos.

Uma das principais causas de desistência de uma compra em loja virtual é quando o consumidor não encontra todas as informações do produto que gostaria para tomar a decisão. Não cometa esse erro, perder potenciais clientes por não fornecer informações completas é uma situação muito ruim na "guerra" contra os concorrentes.

Preços adequados

Outro ponto essencial para você se destacar em meio aos seus concorrentes passa por uma boa estratégia de precificação. Você precisa estar atento ao mercado para saber a média de preços de produtos similares.

Não adianta ter preços mais altos e lamentar um baixo movimento de visitantes e de vendas no seu e-commerce. Os consumidores estão pesquisando cada vez mais antes de tomar uma decisão, então eles certamente terão conhecimento das condições melhores de outras lojas.

Faça um bom planejamento e procure todas as formas viáveis de reduzir seus custos operacionais para ter condições de melhorar os preços. No mínimo você precisa estar na média do mercado, e então buscar oferecer outros benefícios como nos itens que veremos a seguir.

Realização de promoções

O e-commerce apresenta várias datas especiais ao longo do ano, muito voltadas para o comércio, e de fato as vendas atingem picos impressionantes. Nos últimos anos o comércio eletrônico é quem mais vem se beneficiando com isso, como por exemplo, com as promoções de Black Friday, Dia do Consumidor, Natal, dentre outras.

É muito importante que você acompanhe essa tendência e prepare campanhas de impacto para sua loja. Os consumidores são atraídos por promoções, preços e ofertas especiais. Todas as pesquisas realizadas indicam isso.

Você não vai conseguir se destacar no mercado se nunca participar de campanhas em determinadas datas. As lojas que não realizam ou lançam promoções de pouco impacto, certamente perderão centenas ou até mesmo milhares de potenciais consumidores para os e-commerces com promoções mais bem estruturadas, elaboradas e divulgadas.

Cuidados com o frete

Talvez essa seja a informação mais surpreendente para muitos lojistas, mas o valor do frete costuma ter sempre um dos pesos mais altos na tomada de decisão dos consumidores. Você pode ter produtos bem descritos, pode ter um preço justo para o produto, mas pode perder todo o bom trabalho feito até então caso o custo do frete seja elevado.

E isso acontece muito, por isso acaba sendo um indicador tão apontado pelos consumidores nas pesquisas. Boa parte dos abandonos de carrinho ocorre em função dos valores cobrados no frete. O que adianta ser atraído por um bom preço do produto que você quer, e na hora de concluir a compra descobrir que vai pagar um frete que muitas vezes é igual ou superior ao custo do próprio produto?

Você precisa se preparar para ter uma logística adequada e uma boa política de entrega. Seja por meio de integrações com ferramentas especializadas ou através de promoções especiais de frete grátis, por exemplo, sua loja somente terá destaque se agir de diferentes maneiras para ter fretes adequados.

Busque mais fornecedores, procure por condições diferenciadas não só com os Correios, mas principalmente com as diversas transportadoras que hoje estão atuando no mercado.

Conclusão

É evidente que existem várias outras dicas e ações para se destacar em meio à concorrência. Procuramos trazer aqui alguns pontos que consideramos essenciais e possuem um impacto muito amplo nos resultados.

Avalie como está seu negócio em cada um destes quesitos que trouxemos no artigo. Essa reflexão já será um primeiro passo importante para você compreender em quais aspectos você pode melhorar sua loja para ser destaque frente aos concorrentes.

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