Motivos para seu e-commerce ter um aplicativo para dispositivos móveis

E se disséssemos que existe uma maneira simples de aumentar suas vendas, reforçar sua base de clientes e impulsionar sua marca?

Tudo é possível através da criação de uma aplicação para mobile. Hoje, os aplicativos de comércio eletrônico para celular estão conquistando o mercado, ganhando muitos usuários e acumulando lucros consideráveis. E por um bom motivo.

Nossas telas estão ficando menores, nossos dispositivos móveis estão ficando mais inteligentes, enquanto a indústria de comércio eletrônico está ficando maior.

O faturamento deste ano deve chegar a R$ 53,5 bilhões (crescimento esperado de 12%) até o final do ano (2018), dos quais mais de um terço virá de compras feitas em dispositivos móveis no Brasil de acordo com as projeções da eBit.

Não é muito chocante que o e-commerce em mobile esteja em alta há anos, é? Estamos gastando mais tempo com nossos smartphones e usando-os para mais tipos de atividades do que nunca. Dito isso, a extensão da expansão do e-commerce em mobile é bastante impressionante.

Infográfico Crescimento Ecommerce

Você conhece o Mobile Commerce?

O Mobile Commerce, também conhecido como m-commerce ou mcommerce, é o comércio eletrônico ou venda online realizada por meio de um dispositivo móvel, seja ele um smartphone ou tablet.

Muitas pessoas ainda não se deram conta do poder que elas possuem em suas mãos. Hoje em dia tudo está conectado, com apenas um clique você tem acesso a qualquer informação desejada, a internet vem facilitando a vida de muita gente, sabendo usar essas ferramentas é possível ter uma infinidade de ações para obtermos sucesso até mesmo na vida profissional.

Com o sucesso na área ecommerce, nada melhor do que aprimorar alguns pontos e assim poder alcançar ainda mais os objetivos de vendas. Fato é que, o número de compras por dispositivos móveis vem aumentando significativamente todos os anos, e a tendência é aumentar. É hora de levar seu ecommerce para um outro nível!

A eBit calcula que 27,3% das compras realizadas pelos usuários brasileiros são feitas através dos dispositivos móveis, analisemos os motivos práticos pelos quais os aplicativos para dispositivos móveis estão aumentando sua popularidade e respondemos à pergunta urgente: por que os aplicativos móveis são importantes para o seu negócio de varejo?

Por que você deve ter um aplicativo para dispositivos móveis de comércio eletrônico?

Todas as estatísticas acima provavelmente fazem com que você se pergunte por que os clientes optam por acessar via dispositivos móveis ao fazer compras online. O que distingue a experiência de compra em dispositivos móveis da experiência em um site para computador ou em um navegador para dispositivos móveis? Vamos ver o que atrai os usuários para aplicativos de comércio eletrônico e por que você deve pensar em criar um para sua loja online.

1 - Os compradores preferem aplicativos do que navegador de celular

As vantagens dos aplicativos móveis em relação aos sites responsivos acessíveis em navegadores móveis foram discutidos em várias ocasiões. Não há dúvidas sobre a superioridade dos aplicativos em relação aos navegadores: 78% dos usuários pesquisados ​​afirmaram que preferem usar um aplicativo para dispositivos móveis do que acessar uma loja por meio de um navegador para dispositivos móveis.

Essa preferência por aplicativos móveis não é surpreendente. Os aplicativos de comércio eletrônico são muito mais convenientes para usar durante as compras, especialmente se você não estiver fazendo uma visita única a uma loja online. Para começar, não há necessidade de lembrar um URL e fazer o login para acessar a loja. Além disso, os aplicativos fornecem melhor segurança e velocidade em comparação com um navegador para dispositivos móveis.

2 - aplicativos de comércio eletrônico para celular aumentam a lealdade do cliente

As pessoas que decidem fazer o download do seu aplicativo para dispositivos móveis inicialmente mostram um nível mais alto de investimento em sua marca. Eles vêm prontos para comprar, enquanto os visitantes do site para dispositivos móveis acessem sua loja principalmente para verificar detalhes ou procurar informações de contato. Além disso, os clientes gastam três a quatro vezes mais horas em aplicativos do que em sites para dispositivos móveis e os acessam intencionalmente.

LEIA TAMBÉM: Como anunciar no Facebook.

Imagine isso: ao ter um ícone para sua loja online em seus telefones, os clientes estão mais inclinados a considerar a compra de você. Sua loja é aquela que vai aparecer em suas cabeças quando estão pensando em sua próxima compra, porque os lembretes estão sempre lá trabalhando no nível subconsciente.

De acordo com pesquisa da Criteo(site em inglês), os usuários de aplicativos para dispositivos móveis têm duas vezes mais chances de voltar à sua loja no prazo de 30 dias em comparação aos compradores que acessam seu site em um navegador para dispositivos móveis.

Vamos analisar formas de aumentar a fidelidade do cliente e a retenção de clientes com um aplicativo para dispositivos móveis:

3 - Tempo de resposta reduzido

Uma das principais preocupações de qualquer usuário da Internet é a rapidez com que um site ou aplicativo é executado. O tempo necessário para que um aplicativo para dispositivos móveis conclua uma ação é significativamente menor do que para um website, pois os aplicativos armazenam seus dados parcialmente em um dispositivo móvel. Embora os aplicativos se conectem a servidores como os sites, há dez vezes menos dados transmitidos entre um servidor e um aplicativo móvel do que entre um servidor e um navegador. Consequentemente, os aplicativos recuperam dados muito mais rapidamente. E isso influencia diretamente na velocidade do atendimento.

Além disso, os usuários podem definir suas preferências padrão em aplicativos, o que permite que um aplicativo carregue apenas o conteúdo que o cliente deseja. Isso permite que os usuários sejam mais proativos e economizem tempo.

4 - UX aprimorado

A maneira como sua loja é apresentada aos seus clientes pode fazer ou quebrar suas vendas. Ao acessar um site, os usuários esperam uma navegação fácil para encontrar o que estão procurando. Os aplicativos para dispositivos móveis são relativamente restritos em termos de layout, que podem ser usados ​​em sua mão.

NÃO SAIA SEM CONHECER: Nosso serviço de telefonia

Para ser mais específico, o fato de as telas de dispositivos móveis não permitirem botões e banners irrelevantes no layout de sua loja pode levar a uma experiência de usuário mais satisfatória. A falta de distrações ajuda seus clientes a fazer o checkout mais rapidamente e a retornar com mais frequência, pois eles lembram como é fácil fazer compras em seu aplicativo de comércio eletrônico.

5 - Taxas de conversão aumentadas

A combinação de UX satisfatória, navegação simples e usabilidade levam a altas taxas de conversão. Conforme descoberto na pesquisa da Criteo, os aplicativos para dispositivos móveis aumentam a porcentagem de usuários que concluem uma ação desejada em comparação com sites para computadores e dispositivos móveis.

Como resultado, as taxas de conversão de aplicativos de comércio eletrônico são três vezes maiores do que para sites para celular e uma vez e meia mais altas do que para sites de computadores. Além disso, é provável que os clientes que acessam sua loja por meio de um aplicativo visualize 4,6 vezes mais produtos do que em seus navegadores móveis, devido à exibição otimizada de itens. Por último, o valor médio do pedido nos aplicativos é 140% e 130% maior do que em sites para dispositivos móveis e sites para computadores, respectivamente.

Engajamento

6 - com recursos internos do telefone

Você sabia que pode usar os dispositivos de seus clientes para sua vantagem? Os recursos dos telefones dos usuários podem ser integrados ao seu aplicativo para aumentar o envolvimento do cliente e simplificar a navegação.

7 - Baixa taxa de abandono do carrinho de compras

Uma questão importante no comércio eletrônico é o abandono do carrinho de compras. Uma coisa é persuadir os clientes a adicionar itens aos carrinhos de compras e outra coisa é levá-los a concluir o check-out. Baymard(site em inglês) descobriu que a taxa média de compras incompletas é de 69,23%. Há muitas maneiras de combater esses problemas em sua loja de comércio eletrônico, mas você também pode reduzir significativamente o número de clientes que saem criando um aplicativo de comércio eletrônico.

Os aplicativos para dispositivos móveis têm taxas de abandono de carrinho consideravelmente menores devido ao processo simplificado de check-out. As informações de envio e pagamento são armazenadas no sistema, o que permite aos usuários concluir as compras com um clique. Isso permite que os clientes façam o check-out mais rápido sem distrações desnecessárias.

INTEGRE COM O FACEBOOK: Responda as mensagens da sua fanpage no JivoChat!

Além disso, os usuários não concluem as compras quando acessam uma loja para navegar sem saber o que precisam. A versão para computador do seu site promove esse comportamento mais do que os aplicativos para dispositivos móveis. É provável que os clientes que acessam sua loja por meio de um aplicativo tenham se decidido e estejam prontos para comprar.

Vamos dividir as estatísticas médias para o abandono de carrinho de compras. Em sites de computador, 68% dos usuários saem da sua loja depois de adicionar itens ao carrinho. Ao mesmo tempo, os sites para celular demonstram a pior tendência, com 97% dos carrinhos de compras abandonados. Agora, veja as taxas de aplicativos para dispositivos móveis: apenas 20% das compras estão incompletas nos aplicativos. Você pode decidir por si mesmo o que funciona melhor.

Programa de Afiliados JivoChat: 30% de comissões recorrentes!

8 - Maior valor médio do pedido

Já determinamos que os aplicativos de comércio eletrônico para celular aumentam as taxas de conversão, promovem a fidelidade do cliente e demonstram taxas mais baixas de abandono de carrinho de compras. Mas vamos voltar ao ponto sobre as conversões e, mais especificamente, o valor médio do pedido. Como você deve se lembrar, os aplicativos móveis geram 140% mais receita do que os sites para dispositivos móveis e 130% a mais que os sites para computador. A razão para isso é uma combinação de todos os pontos mencionados neste artigo.

É difícil identificar exatamente o que incentiva os clientes a gastar mais em sua loja, mas podemos resumir os fatores decisivos:

Não é fácil tornar sua loja de comércio eletrônico a mais bem-sucedida, mas você deve aproveitar todas as oportunidades que podem aproximá-lo de suas metas de negócios. Tendo considerado todas as razões em favor de criar sua própria loja de comércio eletrônico, você pode decidir se é o movimento certo para você.

2018/08/ 2

Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...

Dicas para ecommerce, conversão e suporte