Gestão de inventários: Tudo o que precisa de saber

atualizado 30 de março de 2023
Tempo de leitura3 minutos
Blog JivoChat
Blog JivoChat
-

Os inventários estão constantemente em mudança, e ao longo do dia, as vendas, devoluções, novas chegadas - mesmo danos e roubos - podem afetar os níveis dos seu inventário.

Apesar da complexidade, a gestão eficaz e o controle do inventário são as tarefas mais importantes num negócio bem sucedido de venda para consumidor final ou vendas por atacado.

Uma gestão eficaz do inventário torna-se mais complexa à medida que o seu negócio crescer, e fazer o uso de soluções tecnológicas pode facilitar a sua vida e a dos seus colaboradores. 

É por isso que um sistema de gestão de inventário é fundamental para qualquer negócio de vendas.

O que é a gestão de inventários? 

Um sistema de gestão de estoque eficaz e o controle do inventário são a mesma coisa, e a definição desses termos é bastante fácil de entender.

A gestão de inventário refere-se ao processo através do qual se controla quantas unidades de cada produto tem na sua prateleira de estoque, na sua loja, ou com outros vendedores e distribuidores. 

Isto lhe permite ter os produtos certos na quantidade certa, no local certo, no momento certo e ao preço certo.

Ao realizar o controle e rastreamento eficaz do seu inventário, é possível saber as quantidades de cada item ou produto, estimar quando pode ter falta de mercadorias, e se precisa de reabastecer para continuar as vendas.

Gerir o inventário numa empresa

A gestão de inventários na empresa de vendas e distribuição é realizada pelo departamento de compras, em colaboração com outros departamentos. 

O sistema de reabastecimento é construído de tal forma que a demanda por produtos seja  totalmente suprida e que a reserva necessária também esteja garantida, ao mesmo tempo em que os níveis de inventário são mantidos a um nível mínimo. 

Para os especialistas em abastecimento, é preciso calcular o volume exato necessário dos níveis de inventário, conhecer a dinâmica da procura do produto e as especificidades do trabalho com os fornecedores.

Quando este trabalho é feito manualmente pelos gestores, podem surgir problemas na cadeia de abastecimento, devido ao fator humano. 

Por consequência, os retalhistas optam cada vez mais pela automatização deste processo. Para este fim, são introduzidas tecnologias TI que tornam os processos empresariais mais eficientes.

Com essas tecnologias é possível adotar um moderno sistema de gestão de inventário numa empresa, que consiste em:

  • Método de gestão de inventários;
  • Um sistema automatizado;
  • Processos otimizados;
  • Pessoal treinado.

Você pode encontrar o principal software de reabastecimento automatizado aqui: https://www.leafio.ai/pt/blog/5-solucoes-de-ponta-na-nuvem-para-reposicao-automatica-no-varejo

Como otimizar a gestão do inventário

A primeira coisa a considerar é a metodologia de gestão do inventário. É bastante comum o uso do princípio push-pull, que se baseia na previsão da procura. Esta abordagem tem desvantagens:

  • Devido à variabilidade da procura, a previsão tem baixa precisão;
  • É boa para dados agregados, mas não para vendas únicas;
  • Os modelos de previsão precisos baseiam-se num aparelho matemático complexo, o que complica o trabalho humano.

Portanto, as empresas estão agora a adotar uma solução baseada numa metodologia "pull" (gestão de inventários no comércio  de consumo de bens reais).

A metodologia "pull" funciona de forma mais simples e materialmente mais eficiente, por meio da análise de vendas atuais e as vendas anteriores recentes e reconstitui os estoques com base no consumo. 

Esta abordagem aumenta significativamente a disponibilidade de bens, reduzindo em vez de aumentar o estoque médio no sistema.

Como um sistema de gestão de inventário pode ser crucial para o seu sucesso? 

Em geral, a venda para consumidores finais é sobre ter os produtos certos para vender no momento certo. 

Portanto, um dos aspectos mais importantes para esse setor é a gestão do inventário, e por isso você precisa estar atento para esse aspecto no seu negócio. 

Uma abordagem sistemática é a única forma de assegurar precisão e eficiência na gestão de inventário. 

Deve utilizar um sistema de gestão de inventário para assumir a responsabilidade pelo seu fluxo de abastecimento. Ao fazê-lo, evita a dupla ameaça de sobre e sub armazenagem. 

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download