Como o processo de decisão do consumidor pode guiar suas vendas

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Conquistar um cliente nem sempre é tarefa fácil, fidelizá-los então, nem se fale. É por isso que é tão importante investir nas estratégias corretas, para captação de novos consumidores, mas entender o seu processo de tomada de decisões é essencial para direcionar as melhores formas de conquistá-los.

É preciso entender o que seu cliente gosta de consumir, o que ele pretende comprar e como ele faz isso, desta forma é mais fácil criar maneiras de chegar até ele, através da prospecção industrial também, por isso é de extrema importância saber quais são seus públicos-alvo.

A importância de identificar quem são seus públicos-alvo

Quando uma empresa é criada, o empreendedor visa sempre manter o crescimento de seu negócio, mas o que muitos não sabem, é que estratégias que são criadas para captação de pessoas, que voltem suas atenções para sua marca, quando não direcionadas para as pessoas corretas, podem ocasionar em perdas para a empresa.

Por isso, muitos empresários investem em gestão industrial, por exemplo, pois seu objetivo é sempre verificar qual processo é melhor para os negócios do ramo industrial, propondo melhorias contínuas, otimizando processos e trazendo a competitividade, já que no mercado inúmeros são os concorrentes encontrados.

Se destacar entre eles, tem que ser como um princípio, para que quando uma pessoa pensar em comprar um produto ou serviço ofertado por seu negócio, sua marca seja a primeira que venha na mente dela, descartando qualquer outra possibilidade. 

Neste sentido, citamos a importância de conhecer seu público-alvo, pois perder tempo criando formas de conquistar clientes que não têm necessidade de consumir aquilo que é ofertado por sua marca, pode afetar grandemente nos lucros.

Quando identificado o seu público, fica mais fácil investir no marketing para criar mais formas de manter a visibilidade de sua empresa, criando interação com as pessoas e fazendo com que elas se fidelizem, chamando outras pessoas para a conhecerem.

Processo de decisão do consumidor: como pode guiar as suas vendas

Após identificar quem é seu cliente, os seus costumes e o que ele geralmente mais compra, é importante também saber qual é a forma que ele usa no processo de tomada de decisão, para desta forma, sua empresa trabalhar sobre isso, investindo recursos no que realmente trará resultados para o seu negócio.

Geralmente o consumidor seguirá os seguintes passos:

  • O consumidor na maioria das vezes adquire apenas aquilo que precisa, reconhecer sua necessidade é o primeiro passo. Essa necessidade por ser reconhecida de imediato assim que chega, num processo fisiológico ou também o consumidor pode ter a necessidade ativada por algum produto ou serviço, seja de forma racional ou emotiva.
  • Assim começam as buscas por mais informações, seja na internet ou até mesmo indo em lojas, fazendo comparações de valores e qualidade, esse é o momento em que o consumidor irá ativamente para o mercado e iniciará um contato com o disponível.
  • Ele certamente pedirá indicações a familiares e amigos, por isso a importância de sempre prestar um bom atendimento, fidelizando clientes a sua marca. Essa indicação é de grande peso, por vezes ele pode desconsiderar a própria percepção para seguir a indicação de alguém em quem confia.
  • Por fim, ele analisará entre as opções que ele procurou, qual a melhor, que o beneficia mais. Por isso é importante que em seu produto e/ou serviço haja essa evidência para o cliente final como o protagonista e esse benefício ímpar que o produto trará. 

Quando sua empresa entende os processos de decisão de compra de um cliente, fica mais fácil investir recursos em branding industrial, por exemplo, que irá criar a reputação de sua marca, construindo a melhor forma de deixá-la sempre à frente de seus concorrentes.

É preciso entender como são seus clientes, quais são as pessoas que compram e como elas fazem para chegar até o seu produto.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais. 

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