15 Melhores Cursos de Ecommerce em 2024

atualizado 28 de dezembro de 2023
Tempo de leitura14 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

A tecnologia não para de evoluir. Isso afeta tanto o nosso dia a dia, quanto o mercado e os profissionais. Empreendedores precisam se atualizar constantemente para não ficarem para trás da concorrência.

Hoje, uma das melhores maneiras de garantir seu espaço e fazer negócios é através do ecommerce. A modalidade de vendas que já é uma das principais formas de negociação no mundo inteiro.

Toda atividade de comércio feita através da internet é considerada ecommerce. Vendas por um site profissional, vendas através de um marketplace como o Mercado Livre e até mesmo venda por anúncios em sites de "desapega" com o OLX.

Esta modalidade de negociação já faz parte do cotidiano de muitas pessoas e gera inúmeras oportunidades de negócios. Muitos empreendedores entendem isso, porém, não têm a iniciativa de dar o primeiro passo pela falta de conhecimento ou por não saberem como iniciar um negócio digital.

Os cursos de ecommerce online são uma excelente alternativa para profissionais que desejam aproveitar as oportunidades do comércio digital, mas não sabem como. Por isso criamos este artigo apresentando as principais opções de cursos e oferecendo algumas dicas de como escolher o melhor curso para sua carreira.

Como descobrir qual é o melhor curso de ecommerce para você?

É possível encontrar diversas opções de cursos na internet, contudo, isso não quer dizer que qualquer um seja indicado para você. Diversas alternativas abordam temas diferentes e mantém seu foco em tópicos e aprendizados específicos. Por isso é importante avaliar quais são seus objetivos e definir sobre quais áreas deseja aprender.

Confira a seguir algumas dicas que podem ajudar a escolher o melhor curso de ecommerce.

Confira o conteúdo do curso

Quem inicia uma pesquisa sobre cursos de ecommerce irá se deparar com diversas possibilidades. É comum achar que várias delas são parecidas, contudo, os nomes semelhantes podem confundir e abordar tópicos completamente diferentes.

Ao encontrar uma opção que tenha atraído sua atenção, confira o conteúdo programático do curso. Analise quais tópicos serão trabalhados para entender o que irá aprender nas aulas.

Faça uma lista com as alternativas mais interessantes e faça uma lista com conteúdos que deseja aprender, então, separe as opções que oferecem uma afinidade maior de conteúdo com seu objetivo.

Avalie se o conteúdo tem aplicação prática

Ao optar por fazer um curso, você está fazendo um investimento em si mesmo. Para assegurar que esta decisão seja realmente boa, avalie se o conteúdo ensinado terá aplicações práticas em sua carreira.

Este é um ponto realmente subjetivo, contudo, profissionais que conhecem bem seu trabalho serão capazes de estimar o quanto do conhecimento poderá ser traduzido para a prática.

Pesquise sobre a reputação do curso

Uma estratégia muito válida para fazer uma boa escolha é optar por cursos que já tem uma reputação no mercado. Pesquise quanto tempo aquele curso está sendo oferecido, pergunte para colegas de sua área sobre a opções e busque avaliações das aulas.

Uma dica importante para pesquisa é entender que quanto mais informação um curso estiver disponível, mais reconhecido ele será.

Confira a opinião de ex-alunos

Por fim, busque relatos e avaliações de pessoas que já fizeram o curso. Procure comentários em sites e nas redes sociais sobre sua opinião do conteúdo oferecido e até mesmo cases gerados pelos cursos.

A credibilidade de uma avaliação espontânea é relevante e deve ser levada em consideração na hora de fazer sua escolha.

Agora que já entendemos a importância de fazer um curso de ecommerce online e conferimos dicas para fazer uma boa escolha, é hora de conhecer as principais opções disponíveis na internet. Vamos lá?

Fazendo curso de ecommerce online atraves de um computador

Os melhores cursos de ecommerce

Confira abaixo a lista com os melhores cursos de ecommerce disponíveis no mercado atualmente.

1. Fórmula Negócio Online

O curso Fórmula Negócio Online é uma excelente opção para profissionais que desejam começar seu próprio ecommerce do zero. O especialista em marketing e empreendedor digital Alex Vargas é o responsável pela criação do curso.

Seus 14 anos de experiência na área proporcionou a junção de conhecimento e prática para criar um método de ensino praticamente à prova de falhas. Levando em consideração os desafios de começar um ecommerce, o curso é bastante didático e apresenta aos seus alunos 100% do passo a passo do processo de criação de negócios online.

O curso já foi feito por mais de 150 mil alunos. A experiência dessas pessoas pode ser conferida no próprio site através de entrevistas e prints que comprovam a eficácia do curso online.

Alguns dos principais temas abordados são a estruturação de negócios gratuitos e pagos, anúncios, conteúdo orgânico, SEO e um guia prático para criação de negócios e vendas na internet. Uma de suas principais vantagens é a possibilidade de colocar o aprendizado em prática com apenas 1 a 2 horas diárias de trabalho.

O curso pode ser feito completamente pelo seu celular e também oferece conteúdos extras gratuitos, como treinamento de copyrwiting, central de ferramentas exclusivas, Instagram para afiliados, casos de estudo de alunos de sucesso e mais.

Ficha técnica:

Certificado: Oferece um certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Treinamento Completo Formula Negócio Online
  • Método Venda Rápida
  • Copy Expert - Treinamento De Copywriting
  • ChatBot Expert - Criar Audiência e Vendas Sem Investir
  • Email Marketing Gratuito
  • Instagram Para Afiliados
  • Youtube Para Afiliados
  • Facebook Ads Para Afiliados
  • Google Ads Para Afiliados
  • Remarketing Para Afiliados
  • Futuro Dos Afiliados (O Que Fazer Exatamente)
  • Desafio - Plano de Ação 60 Dias Para Ser TOP Afiliado
  • Lançamento de Produtos (Criação, Lançamento e Venda)
  • Central de Ferramentas Exclusivas

Tipo de acesso: Acesso por um ano com suporte ilimitado.

2. Viver de Dropshipping

O curso Vivendo de Dropshipping ensina a ganhar dinheiro trabalhando em casa com seu próprio e-commerce.

Tudo o que é necessário é um computador, celular e a vontade de ganhar dinheiro pela internet.

O material ensina os estudantes a começar seu negócio sem precisar gerenciar estoque, embalagens e frete.

O conteúdo ensina através de um passo a passo a criar o negócio com custos mínimos, fazendo vendas internacionais com facilidade.

Ficha técnica:

Carga horária: 68 horas

Certificado: Conta com um Certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Comece o seu negócio sem ter que gerenciar estoque, embalagens ou frete.
  • Você vai aprender a trabalhar na internet usando apenas seu computador como fonte de renda
  • Afinal, o que é Dropshipping?
  • Dominar os fundamentos do Dropshipping e faturar alto com o método e estratégias
  • Passo a Passo para criar sua Loja Completa
  • Como fazer a gestão de sua Loja Online

Tipo de acesso: Acesso vitalício pelo site do curso.

3. Como Montar sua Loja Virtual - O Mapa Completo do E-commerce

Esse material ensina como fazer um planejamento completo com as 8 etapas essenciais para dominar 100% dos processos e criar sua loja virtual.

No curso os alunos irão identificar se a ideia de negócio é viável ou não através do planejamento.

O material também aborda a estruturação da operação online começando pela escolha da melhor plataforma de e-commerce até a contratação de fornecedores e soluções financeiras, de estoque e de clientes com CRM.

Ficha técnica:

Carga horária: 11,5 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Planejamento
  • Plataforma e Infraestrutura
  • Integrações
  • Comunicação visual
  • Gestão de conteúdo
  • Operações e logística
  • Serviços financeiros
  • Marketing digital

Tipo de acesso: Acesso total vitalício na plataforma da Udemy.

4. Curso de E-commerce: Venda na Internet para Micro e Pequenas Empresas

Esse curso de e-commerce foi desenvolvido pelo Sebrae-SC para auxiliar empresas e empreendedores que desejam começar no mundo do comércio eletrônico.

O material fala sobre o planejamento inicial e os principais detalhes que precisam fazer parte de uma estratégia inicial de um negócio online.

O resultado do curso é um treinamento introdutório sobre e-commerce que prepara os empreendedores para criarem sua loja online, atuar com um sistema de divulgação e fazer um ótimo atendimento ao cliente pela internet.

Ficha técnica:

Carga horária: 5,5 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Entenda o que é e-commerce
  • Tipos de negócios e a evolução do mercado
  • Legislação
  • Planejamento do negócio
  • Tecnologia
  • Comunicação

Tipo de acesso: Acesso total vitalício na plataforma da Udemy.

5. Afiliados - Estrutura de Vendas Completa na Internet

Este curso de afiliados oferece um conteúdo atualizado com as técnicas usadas nas mais relevantes agências de marketing de conteúdo.

Os tópicos ensinam os estudantes a se tornarem empreendedores digitais capazes de criar materiais de qualidade para blogs, vídeos, sites e e-books, fazendo o conteúdo ser o protagonista em sua estratégia.

Ao decorrer do curso são trabalhados temas-chave para a venda online como: presença digital, desenvolvimento de blogs, desenvolvimento de páginas de vendas, canal no YouTube, Google Ads e Facebook Ads.

Ficha técnica:

Carga horária: 19 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Desenvolvimento de Blogs
  • Desenvolvimento de Sites e Páginas de Vendas
  • Canal do Youtube - Canal completo de Vendas com dicas e softwares para a criação de vídeos
  • Google Ads - Fundamental que seu conteúdo esteja no maior buscador do mundo, não é mesmo?
  • Facebook Ads - Aqui veremos todos os segredos dos principais vendedores da internet: ENGAJAMENTO
  • E-Book Profissional - Aprenda como montar, formatar e distribuir um material digital completo e de alta qualidade

Tipo de acesso: Acesso total vitalício na plataforma da Udemy.

6. Formação Gestor de Tráfego Pago e Mídia Performance 2022

Esse é um curso de e-commerce que trata sobre um conceito que tem grande influência no sucesso de uma loja virtual: a gestão de tráfego.

O primeiro passo para quem um negócio digital seja capaz de vender é o tráfego em suas páginas, seja ele orgânico ou pago.

O conteúdo foca em ensinar sobre as principais ferramentas de tráfego, como Google Ads, YouTube Ads, Facebook Ads e Instagram Ads.

Depois de aprender a trazer os consumidores para o seu site, o curso irá ensinar técnicas de conversão com copywriting, neuromarketing e gatilhos mentais.

Para finalizar, o material ensina sobre Web Analytics para conferir as métricas e analisar os dados com o Google Analytics.

Ficha técnica:

Carga horária: 27 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Google Ads e Youtube Ads
  • Facebook Ads e Instagram Ads
  • Copywriting
  • Neuromarketing
  • Gatilhos Mentais
  • Utilizar o Google Analytics (Versão Universal) com exercícios práticos e acesso a uma conta real de E-commerce

Tipo de acesso: Acesso total vitalício na plataforma da Udemy.

7. Curso Completo de Dropshipping 2022

Esse é um curso que ensina uma das modalidades de e-commerce mais relevantes dos últimos anos, o Dropshipping.

O curso guia os estudantes do zero ensinando todas as técnicas necessárias para ganhar muito dinheiro na internet.

As aulas irão ensinar a configurar sua loja, escolher produtos ideais para sua loja, como enviar produtos diretamente do fornecedor para o cliente e como divulgar seus produtos usando o Facebook Ads.

Ficha técnica:

Carga horária: 8,5 horas

Certificado: Conta com um Certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Como criar uma operação de dropshipping do zero
  • Melhores aplicativos para sua loja
  • Escolher os melhores produtos para sua loja
  • Como fazer vendas com uma loja online sem estoque
  • Configurar sua loja no Shopify
  • Como criar uma boa copy para seus anúncios
  • Técnicas para fazer vendas todos os dias

Tipo de acesso: Acesso vitalício pela plataforma do curso.

8. Cursos de E-commerce da Nuvemshop

Além de fornecer uma plataforma de e-commerce completa e profissional, a Nuvemshop lançou recentemente as Trilhas de Conhecimento.

As Trilhas de Conhecimento são cursos de e-commerce totalmente gratuitos para ajudar todos os empreendedores em sua jornada. Os cursos são destinados a gerentes de e-commerce, empreendedores que estão começando a vender agora, ou até mesmo para quem já vende, mas quer aumentar suas vendas online.

Nela, você encontra curso de vendas online, curso de dropshipping, curso de Instagram, curso de marketplace, entre outros.

Os cursos são compostos por aulas em vídeos, artigos, planilhas, e-books e até mesmo ferramentas que irão te ajudar a colocar todos os seus conhecimentos em prática. 

E pensando que cada empreendedor está em um momento diverso e tem uma dor diferente de negócio, a Nuvemshop criou módulos com cursos voltados para diferentes áreas do negócio.

Você também poderá acompanhar os cursos desde a etapa iniciante até o nível avançado.

Ficha técnica:

Principais tópicos:

  • Estoque e Logística;
  • Redes sociais;
  • Vendas;
  • Gestão e Finanças;
  • Marketing.

Tipo de acesso: Você pode assistir às aulas quantas vezes quiser e quando quiser, pois é vitalício e sem custo algum.

9. Formação Ecommerce Alura

O curso Formação Ecommerce está disponível na Alura, uma das plataformas de cursos online mais conhecida no Brasil. Nele os alunos irão aprender sobre todos os processos que constituem a criação e o gerenciamento de uma loja virtual.

O conteúdo é ensinado através de 3 pontos principais: decisões no começo de sua loja, avançando com sua loja virtual e medindo os resultados do seu ecommerce. A formação guia os empreendedores em potencial através de um passo a passo em aulas que tem uma carga horária total de 44 horas.

Ficha técnica:

Carga horária: 44 horas.

Certificado: Oferece um certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Decisões no começo de sua loja
  • Avançando com sua loja virtual
  • Sistemas de pagamento

Tipo de acesso: Acesso por um ano com suporte ilimitado.

10. Curso de Gestão de Marketplace

A Com School conta com um curso completamente voltado para os marketplaces. Plataformas de vendas com o Mercado Livre e a Amazon onde cerca de 30% das vendas online acontecem no Brasil.

Aprender a dominar estas plataformas abre a oportunidade de ter seu próprio negócio e até mesmo trabalhar de casa. Uma grande vantagem é que o conteúdo do curso não foca em uma ferramenta específica, mas oferece o conhecimento necessário para empreender e ter sucesso em qualquer opção escolhida.

Ficha técnica:

Carga horária: 25 horas.

Certificado: Oferece um certificado de conclusão reconhecido pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico ABComm

Principais tópicos:

  • Introdução
  • Estratégias
  • Hubs de integração
  • Ecossistema de marketplaces
  • Brasil e mundo
  • Como vender na B2W
  • Mecado Livre, Magalu e outros marketplaces

Tipo de acesso: Acesso por um ano com suporte ilimitado.

11. Curso Ecommerce do Zero

O Bruno de Oliveira é o CEO do Ecommerce na Prática e a partir de sua experiência na área desenvolveu seu próprio curso ensinando a criar um ecommerce do zero.

O curso é voltado para pessoas que ainda não possuem um ecommerce, mas desejam criar sua própria loja virtual. Até mesmo pessoas com pouca experiência e até mesmo quem ainda não sabe o que vender.

Com o conteúdo será possível aprender a definir o nicho do seu negócio, como conquistar e atender clientes para gerar vendas e gerar audiência.

12. Curso Como Montar Uma Loja Virtual

Criar uma loja virtual não é um trabalho simples, mas que pode ser feito por qualquer empreendedor com o conhecimento e as ferramentas necessárias. O curso tem exatamente o objetivo de promover o conhecimento necessário para que qualquer um possa criar sua loja virtual do zero.

Após terminar o treinamento, os alunos estarão prontos para colocar suas próprias lojas no ar em menos de 24 horas.

O conteúdo abordado no curso é: introdução ao processo de compras em lojas virtuais, como definir o nome da loja e seu domínio, o que é a plataforma para loja virtual e como escolher uma, passo a passo da configuração de lojas, pagamento e entrega de produtos, testes que a loja deve fazer e o que é preciso para monitorar e operar uma loja diariamente.

13. Social Sell

O Social Sell é um curso criado pela Camila Porto, empreendedora digital desde 2010 com muita experiência nas redes sociais. Seu conteúdo é focado em gerar vendas pelas redes sociais.

O curso é recomendado para profissionais com experiência no gerenciamento de redes e empreendedores que têm um negócio e desejam vender mais. A duração do curso é de 25 horas e o método ensinado é uma estratégia de 3 passos que consistem em atrair, engajar e converter.

14. Curso Ecommerce Online

O site Curso de Ecommerce conta com diversas profissionalizações e treinamentos na área. Este curso em específico tem o foco na criação, planejamento e desenvolvimento de sua primeira loja virtual.

O curso é indicado para pessoas que desejam empreender e criar seu próprio negócio ou gerenciar ecommerces de terceiros.

O plano de estudo é completo e aborda os temas: planejamento e projeto de ecommerce, escolha e registro de domínio, plataformas, design, conteúdo para lojas virtuais, meios de pagamento, marketing digital, monitoramento de tráfego e conversão, logística e atendimento.

15. Ecommerce 100K

O curso da Universidade Ecommerce promete aos seus alunos a oportunidade de ganhar de R$ 10 mil a R$ 100 mil do zero através de um passo a passo. Segundo os criadores, o curso é recomendado para todas as pessoas que desejam ganhar dinheiro, tendo um loja virtual ou começando por agora.

Preparado para começar seu curso de ecommerce online?

Esperamos que o nosso artigo tenha apresentado boas opções de cursos online para começar seu negócio do zero ou para melhorar os resultados de sua loja virtual.

Uma dica para quem já tem um ecommerce e deseja melhorar a qualidade do seu atendimento é a utilização de um chat online. O JivoChat é uma ferramenta profissional de chat que permite o atendimento em tempo real, o monitoramento de visitantes em seu site e o início de interações através dos convites de conversas proativos.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download