Descubra como a captura de leads impacta diretamente na sua taxa de conversão

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O principal objetivo do marketing digital é, para a grande maioria dos negócios, a captura de leads. Que é o estágio inicial da jornada do consumidor e fator de extrema importância para aumentar sua taxa de conversão. Ao longo dessa jornada, são criadas estratégias para atrair os prospects, mantê-los engajados e, em algum momento, enfim convertê-los.

Muitas são as ações tomadas pelas empresas para aumentar a captura de leads e, consequentemente, a sua taxa de conversão. Como, por exemplo, otimização em SEO , produção de conteúdo relevante e qualificado, investir num design mais refinado, etc. A eficácia dessas ações, no entanto, dependem de testes.

Uma estratégia de marketing realmente eficiente não pode, de maneira nenhuma, ser orientada por “intuição” ou “achismo”. O marketing digital deve ser orientado por dados, tendo como base informações reais e, somente a partir daí, partir para a tomada de decisão.

A taxa de conversão é uma das principais ferramentas na hora de pensar a melhor maneira de atuar no mercado e definir ações efetivas, no entanto, coletar dados não é suficiente para alcançar resultados.

Para muito além da coleta de dados, é fundamental saber o que fazer com eles. É preciso compreender e organizar as informações a fim de torná-las úteis na hora de traçar estratégias de ações de vendas, relacionamento e comunicação.

E o que isso tudo significa? Que todas as ações tomadas, desde a coleta de dados até seu estudo e análise, com o objetivo de captura de lead e, consequentemente, aumento da taxa de conversão, são recursos de inteligência de um negócio.

Aqui, vale reforçar: apesar do aumento no número de vendas ser o principal objetivo, ele não é o único - também deve-se focar em melhorar o resultado de sua estratégia de marketing digital.

Interações com seus conteúdos, downloads de ebooks ou dúvidas sobre valores, por exemplo, são ações que por mais que não resultem em uma conversão naquele momento, ao serem bem trabalhadas, tendem a lhe render futuras oportunidades.

Para lhe ajudar com a captura de leads, trouxemos neste artigo 6 dicas para que você aumente suas conversões. Se liga!

O que é taxa de conversão?

Basicamente, podemos chamar de taxa de conversão o número de pessoas que completa a jornada e atinge o objetivo estabelecido previamente pela empresa.

É uma forma de medir o sucesso de uma campanha e todo o trabalho dedicado a ela, ao ver seus números de vendas ou engajamento.

Mesmo que o objetivo da campanha não seja a compra e sim o preenchimento de um formulário, a assinatura de uma newsletter, o clique em algum link, etc. Qualquer desses objetivos que seja alcançado é considerado uma conversão. 

A taxa de conversão é o cálculo para medir o sucesso do número de conversões se comparados a quantidade de leads capturados/atingidos.

A equação utilizada para calcular a taxa de conversão é:

taxa de conversão = número de conversões / número de total de usuários x 100

Captura de leads e sua importância para o aumento da taxa de conversão

Para aumentar a taxa de conversão de leads é importante pensar em otimizações na sua estratégia e na estrutura da jornada do usuário, nos conteúdos, no design, entre outros. Tudo objetivando o quê? Isso mesmo, a captura de leads. Nesse momento, você deve estar se perguntando: ué?!

Inicialmente, se queremos aumentar nossa taxa de conversão, precisamos trabalhar a captura de leads. Pois, quanto mais leads qualificados você puder trabalhar ao longo do funil de vendas, mais oportunidades de conversão você terá.

Apesar da taxa de conversão ser popularmente conhecida como uma métrica que mede as vendas, a realidade é que a palavra “converter” se refere, como já dito, ao ato do usuário realizar uma ação prevista em seu planejamento.

Desse modo, quanto mais leads capturados, maiores são suas chances de converter. Ou seja, a captura de leads e, consequentemente, o aumento na conversão, estão diretamente ligados ao sucesso de um negócio.

6 maneiras de aumentar as suas conversões

1. Mostre o valor da sua solução

O primeiro passo numa comunicação de sucesso com seus clientes é mostrar o valor do seu produto ou serviço para que ele entenda tudo o que sua solução pode oferecer a ele.

A maneira que você escolhe apresentar seu produto também é de extrema importância. Por isso, forneça ao seu potencial cliente um conteúdo de qualidade e no formato que eles precisam. Uma boa apresentação impacta diretamente na conversão.

2. Crie senso de urgência

As pessoas ficam mais propensas à conversão quando tem um prazo. Segundo um estudo realizado pela Conversion XL, ao utilizar uma combinação de táticas de urgência, as conversões tendem a aumentar mais de 300%.

Uma alternativa que pode te ajudar é adicionar ao lado do formulário de pagamento, um cronômetro de contagem regressiva indicando que aquela ação pode expirar se não concluída dentro daquele prazo - e o usuário pode, inclusive, perder a oferta.

3. Transmita confiança

Para consumir seu conteúdo ou comprar seu produto ou serviço, as pessoas precisam confiar em você e na sua marca.

Mas como transmitir confiança online? Se liga nessas dicas para você otimizar seu site:

  • Prove a precisão das informações sobre seu produto. Se não tiver ninguém online para responder às perguntas que podem surgir no momento da compra, certifique-se de fornecer depoimentos, reviews e artigos completos de redatores sobre o assunto. É uma forma de garantir credibilidade perante seu cliente;
  • Facilite o contato do usuário com a sua marca;
  • Deixe os canais o mais visível possível;
  • Crie uma página com um design responsivo e com boa usabilidade;
  • Mantenha os conteúdos da sua página atualizados;

4. Use CTAs poderosos

Na hora de criar seu CTA, lembre-se: o objetivo do Call To Action é provocar uma reação nos usuários que os leve a praticar a ação desejada.

Aposte em palavras que causem sensação de urgência, valor, exclusividade, pessoalidade e verbos no imperativo.

5. Ofereça variedade de opções de pagamento

Clientes gostam de ter poder de escolha. Permita que ele tenha o máximo possível de opções de pagamento e certifique-se de que são métodos comuns e confiáveis. 

Oferecer mais possibilidades de pagamento facilita a vida dos usuários na hora da compra e transmite maior confiança. Por exemplo, há clientes que precisam usar dois cartões de crédito para conseguir efetuar o pagamento.

6. Ofereça atendimento via chat

Quer uma maneira de conectar rapidamente com os usuários e poder dar o suporte necessário ao longo do processo de conversão? Invista num chat.

Há diversos cases de sucesso com marcas que implementaram o canal e tiveram aumentos expressivos em suas conversões. Como o EZ Testing, que teve um aumento de 31%.

Além de servir para captura de leads e conversão, o chat é também uma forma simples de descobrir as dores e dificuldades do usuário por meio de um feedback direto.  Corrigir essas questões pode, futuramente, acarretar em melhorias que impactam na taxa de conversão.

Gostou das dicas?

Ao longo desse artigo mostramos 6 maneiras práticas que podem te auxiliar na hora de aumentar sua taxa de conversão.

No entanto, foi possível notar que não  é um processo rápido ou definitivo. Ele envolve diversos elementos de uma estratégia de marketing digital e que devem ser testados e melhorados de forma contínua.

Precisa de ajuda para melhorar suas taxas? Não se preocupe, isso é normal. Existem diversas plataformas capazes de descomplicar sua estratégia e aumentar suas conversões, como a LAHAR , por exemplo. 

Utilize nossas dicas na sua estratégia, aumente a captura de leads e obtenha resultados. Mas paciência, marketing digital não é mágica.

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