Cinema em Casa: 7 Dicas para montar o seu

atualizado 26 de março de 2024
Tempo de leitura6 minutos
Felipe A.
Felipe A.
Redator

A maioria das pessoas que são apaixonadas por filmes e por cinema já sonharam ou ainda sonham em conseguir construir o seu próprio cinema em casa, criando um espacinho para curtir seus filmes, séries e desenhos favoritos da melhor forma possível.

Para te ajudar neste processo e tirar todas as suas dúvidas, nós preparamos um guia completo com diversas dicas e com tudo que você vai precisar para conseguir montar e decorar um cinema dentro da sua propria casa.

Vale a pena montar um cinema em casa?

Bom, se você é realmente apaixonado por filmes, séries e consome esse tipo de mídia com bastante frequência, com certeza vale a pena separar uma boa quantia de dinheiro e montar esse espacinho dentro da sua casa.

Com um espaço como esse é possível reunir seus amigos e familiares para assistirem seus filmes favoritos, ter um experiência mais imersiva no conforto do seu sofá e inclusive economizar dinheiro a longo prazo, reduzindo as idas ao cinema e ao shopping.

O que você precisa para montar um cinema em casa?

Para conseguir construir um ambiente incrível que seja capaz de proporcionar a melhor experiência possível, você vai precisar investir em diversos elementos diferentes que vão desde dispositivos eletrônicos, até itens de decoração.

Para deixar tudo ainda mais claro, iremos trazer algumas dicas e falar um pouco a respeito dos principais elementos que não podem faltar no seu cinema, confira:

1. Invista em uma TV Grande ou um Mini Projetor

A principal característica de um cinema é a tela grande, por isso, é muito importante que na hora do planejamento você considere o espaço disponível e veja se é possível instalar uma televisão ou um mini projeto.

imagem de uma sala de cinema em casa com sofá na cor bege, almofadas laranjas e uma televisão passando vingadores

Caso opte por instalar uma televisão, o ideal é investir em uma smart TV para que você tenha acesso aos principais aplicativos de streaming como Netflix, HBO e Prime Video e que ela tenha uma tela de no mínimo 55 polegadas e capacidade de entregar imagens em 4K.

Se você não liga tanto para a qualidade da imagem e quer ter uma experiência muito mais próxima de um cinema de verdade, a melhor alternativa é encontrar um mini projetor que caiba no seu orçamento e consiga projetar uma tela de no mínimo 60 polegadas.

2. Som de qualidade

O som emitido pelos alto-falantes da televisão e do mini projetor nem sempre são da melhor qualidade. Sendo assim, para garantir que a sua experiência seja imersiva e a mais próxima de uma sala de cinema possível, considere investir em uma Soundbar ou em um Home Theater.

desenho que mostra um sistema de home theater distribuído em uma sala

O Home Theater é a melhor opção de investimento para quem busca máxima qualidade de áudio e um maior nível de imersão, pois ele é composto por várias caixas de som que podem ser distribuídas estrategicamente por todo o ambiente.

Enquanto isso, a soundbar é uma opção mais acessível e compacta que, apesar de oferecer uma qualidade sonora um pouco melhor se comparada aos alto-falantes nativos da televisão, não chega a ser tão imersiva quanto a de um home theater.

3. Sofá

O próximo passo no planejamento do seu cinema em casa é encontrar um sofá que, além de bonito, tenha qualidade suficiente para garantir que você, sua família e seus convidados fiquem confortáveis durante todo o filme.

imagem de um sofá gigante na cor cinza com almofadas vermelhas

Na hora de escolher um sofá, é preciso verificar as dimensões para garantir que ele vai caber na sua sala ou no cômodo, o tipo de estofamento, o material que foi utilizado no revestimento, se ele é retrátil ou não e principalmente o design.

4. Climatização

Manter o ambiente em uma temperatura agradável e evitar que ele fique abafado é indispensável para garantir uma boa experiência, por isso, considere instalar um ar condicionado ou talvez um climatizador no seu cinema em casa.

O ar condicionado é a melhor alternativa para quem tem um bom orçamento disponível, pois além de trazer diversas funções interessantes, ele é capaz de deixar o ambiente bem geladinho, muito parecido com o cinema de verdade.

imagem de uma pessoa configurando o ar condicionado com um controle remoto

Caso esteja buscando uma solução um pouco mais prática e versátil, considere investir em um ar condicionado portátil ou em um climatizador. Apesar de não ser tão potente quanto o modelo convencional, você pode move-los e posiciona-los em praticamente qualquer lugar.

5. Iluminação

Para criar uma sala de cinema em casa que seja perfeita em praticamente qualquer hora do dia, é necessário instalar um black out ou um tipo de cortina para bloquear toda e qualquer luz proveniente da janela.

Já para a parte interna, invista em uma lâmpada com um tom de luz que te agrade ou em uma lâmpada inteligente para configura-la tanto com cores frias quanto com cores mais quentes / amareladas.

6. Acessórios

Apesar de não parecer tão importante, alguns acessórios podem ser muito úteis e principalmente ajudar a deixar a experiência mais divertida. Um bom exemplo disso sãos os diferentes tipos de pipoqueiras e os kits cinema.

As pipoqueiras estão disponíveis em dois tipos diferentes: as panelas e as elétricas. As panelas de pipoca dão um pouco mais de trabalho, só funcionam em um fogão e fazem pipocas doces ou salgadas.

Enquanto isso, as pipoqueiras elétricas são muito mais praticas e podem ser utilizadas em praticamente qualquer ambiente que tenha uma tomada disponível, porém, elas tem uma menor capacidade de produção e só podem fazer pipoca salgada.

O kit cinema é um acessório muito interessante, pois ele é composto por dois copos, um balde de pipocas e uma almofada com compartimentos para que você possa apoiar sua bebida e a pipoca perto de você, além de ajudar a reduzir os riscos de derramamento.

7. Decoração

Por ultimo, mas não menos importante, não deixe de se preocupar com a decoração do seu cinema em casa e tente criar um ambiente que, acima de tudo, te agrade visualmente, independente de ele ser temático ou não.

Algumas pessoas optam por contratar um profissional que seja especialista no assunto e tenha conhecimento a respeito de arquitetura ou design de interiores. Mas lembre-se, isso irá exigir um certo investimento, então planeje bem o orçamento.

Aprendeu tudo o que precisa para fazer um cinema em casa?

Esperamos que nosso artigo tenha tirado todas as suas dúvidas a respeito desse acessório, além de te ajudar a encontrar um kit que tenha a sua cara ou que sirva como um presente inesquecível para as pessoas que você mais ama.

Nós somos participantes do programa de associados da Amazon Services LLC, um programa de afiliados projetado para proporcionar comissões de vendas através do direcionamento para páginas da Amazon e seus demais sites relacionados

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download