Surfshark VPN é bom? Vale a pena usar o serviço?

atualizado 25 de novembro de 2021
Tempo de leitura8 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Atualmente, proteger os seus dados enquanto navega na internet é fundamental para garantir a sua privacidade e, evitar as diversas ameaças digitais que existem como ataques de hackers e phishing.

Principalmente considerando a quantidade de informações sigilosas e pessoais que estão armazenadas em canais digitais, como por exemplo seu aplicativo de banco, aplicativo de mensagens, redes sociais e até mesmo no WhatsApp.

Além disso, ainda existe a preocupação sobre a privacidade dos seus dados enquanto você acessa diversos sites na internet, principalmente ao utilizar conexões ou wi-fi públicas. Por isso, devemos utilizar VPN para esconder nosso endereço de IP e outros dados.

Utilizar uma VPN vai além da proteção e privacidade na rede, ele possui diversas outras funcionalidades e vantagens. E se você está procurando uma boa opção e quer saber se o Surfshark é bom e vale a pena, confira nossa avaliação.

Aproveite o VPN Grátis SurfShark

O que é VPN?

Essa é a sigla para Virtual Private Network, do inglês, que pode ser traduzida diretamente como rede privada virtual. É essencialmente um ambiente virtual para aqueles usuários que desejam acessar a internet com mais segurança.

VPNs tem como principal objetivo proteger as suas informações, assegurando o seu anonimato na internet. Protegendo suas informações de roubos e ataques de hackers, principalmente ao utilizar conexões públicas, como shoppings, aeroportos e restaurantes.

Isso só é possível porque o serviço de VPN cria uma rede exclusiva para você, com a comunicação de dados criptografada protegendo os seus dados.

Como funciona um VPN?

Resumidamente o VPN funciona como uma máscara, criando uma rede virtual privada que te conecta diretamente à internet, sem que seja rastreado por nenhum serviço, como hackers, seu provedor de internet, empresas ou até mesmo ferramentas do governo.

Ao acessar a internet, diversos tipos de sistemas e ferramentas online coletam seus dados para diferentes propósitos. Por exemplo, Cookies de navegação podem ser utilizadas para armazenar as suas preferências e acessos.

Um exemplo básico que mostra como os sites guardam e distribuem as suas informações é através das propagandas. Você certamente já percebeu que ao buscar um produto ou serviço online, começam a aparecer diversas propagandas após o acesso.

Com um serviço de VPN você recebe um endereço de IP anônimo, podendo ser gerado automaticamente a cada acesso ou fixo. O VPN também permite mascarar a sua geolocalização e selecionar servidores em outros países.

Quando queremos acessar um determinado software ou serviço de streaming que não estão disponíveis em nossa região, podemos usar o VPN para poder acessar.

Vantagens de um VPN pago

Caso você esteja avaliando a possibilidade de começar a usar uma VPN e ainda não conheça muito sobre as opções disponíveis, pode acabar ficando em dúvida se vale a pena usar um serviço de VPN gratuito ou pago, como o Surfshark.

Geralmente, empresas que oferecem serviço gratuito de VPN precisam monetizar de alguma maneira. Isso pode ser feito com anúncios durante a sua navegação ou com a venda de dados do usuário para terceiros.

Outra coisa que pode ser diferente entre essas plataformas é a velocidade da conexão oferecida. A velocidade na versão gratuita pode ser afetada devido ao número de usuários compartilhando o mesmo servidor, já em conexões pagas os usuários terão acesso a servidores de alto desempenho.

Para garantir a maior proteção dos seus dados, contratar um serviço pago é sem dúvidas a melhor opção. Para entender melhor, separamos algumas vantagens dos serviços pagos e as desvantagens de VPNs gratuitos.

Vantagens de VPNs pagas:

  • Alta velocidade de conexão;
  • Diversos servidores disponíveis pelo mundo;
  • Proteção para vários dispositivos;
  • Segurança de alto nível, com criptografia avançada;
  • Suporte ao cliente.

Desvantagens de VPNs gratuitas:

  • Possível registro de configurações do usuário em logs e venda de dados para terceiros;
  • Recursos limitados;
  • Infraestrutura simples;
  • Poucos servidores;
  • Velocidade lenta de navegação devido aos servidores lotados.

Ilustração de um notebook conectado no VPN e diversos ícones de segurança e privacidade

Conheça o Surfshark

Relativamente novo no mercado de VPN, o Surfshark foi lançado em 2018 e rapidamente se tornou um dos melhores serviços de VPN, com mais de 2.4 milhões de usuários pelo mundo e com uma equipe de mais de 200 colaboradores.

Os preços baixos, software acessível e diversos recursos extras contribuíram com essa popularidade do Surfshark. Além disso, eles conseguiram disponibilizar uma grande quantidade de rede com mais de 3200 servidores em cerca de 65 países.

Baseado nas Ilhas Virgens Britânicas (BVI), onde não possui leis de retenção de dados e possui um próprio sistema judiciário junto com sua criptografia forte, faz com que o Surfshark forneça o principal para os seus clientes, o anonimato.

Banner com a logo do Surfshark VPN

Como usar o Surfshark

O Surfshark é uma plataforma muito simples e intuitiva, basicamente com dois botões você pode criar uma rede privada virtual. Após realizar o cadastro, na tela inicial da plataforma aparece um botão "Quick connect" para criar e conectar-se a uma rede privada.

Ao tocar em "Quick connect", o sistema vai reconhecer automaticamente a rede otimizada para você. Lá estará mostrando o seu IP e, com a logo em verde, indicando que você está conectado e pronto para utilizar.

Caso você deseja acessar algum conteúdo que é permitido somente em um determinado país, existe a opção "Change Location". Que permite que você troque a localização da sua conexão, podendo acessar a rede de qualquer outro lugar do mundo.

Caso você já seja um usuário antigo de VPN e esteja mais familiarizado com esse tipo de ferramenta, o Surfshark oferece ainda mais opções de segurança. Mas ainda mantém uma interface bem simples.

É possível ajustar opções de conectividade, notificação, segurança e muito mais na aba de configurações avançadas. O usuário pode solicitar que a VPN para sempre quando ligar o seu dispositivo, ou que conecte somente quando estiver usando Wi-Fi.

Dá pra usar Surfshark em serviços de streaming?

O Surfshark desbloqueou mais de 20 plataformas de streaming, incluindo a Netflix EUA e de vários outros países, além do Disney+, BBC iPlayer, Hulu, HBO Max, Amazon Prime e várias outras.

Uma das vantagens do Surfshark é o direcionamento automático à Netflix EUA (o país que contém o maior catálogo de séries) ao iniciar o streaming. Essa conexão automática evita uma possível mensagem de erro da Netflix e a perda de tempo procurando outro servidor.

O Surfshark é rápido?

O Surfshark é uma VPN com velocidades de internet acima da média durante o uso diário, para realizar downloads, assistir vídeos de streaming e até mesmo jogar. Porém, essa velocidade pode variar de acordo com o servidor escolhido.

Distâncias muito longas como Brasil até o Japão podem afetar a velocidade da sua navegação, pois quanto mais perto o servidor escolhido estiver do seu, mais rápido vai ser a conexão.

Outro ponto importante de se considerar, é que a velocidade sempre será menor do que a fornecida pelo seu provedor. Pois o tráfego da VPN vai e volta através de uma rede virtual, além de passar pela sua operadora.

Uma forma de descobrir o melhor servidor e a melhor conexão é realizando testes de velocidade de internet e selecionar como favorito o servidor que gera o melhor resultado.

O Surfshark é seguro?

O Surfshark oferece criptografia de nível militar, AES de 256, praticamente impenetrável, esse é o mesmo nível utilizado por governos e instituições militares para proteger seus dados. Tornando um serviço de VPN extremamente seguro.

Além disso, o Surfshark opera com uma rigorosa política antilogs, operando 100% a base de RAM, que apagam automaticamente todos os seus registros ao desligar a sua VPN. Isso evita o armazenamento e possível vazamento de dados.

Muitas outras VPNs utilizam discos rígidos, que são limpos manualmente, portanto, há uma chance de que esses dados sejam vazados antes da remoção manual. O Surfshark oferece 4 protocolos de VPN para proteger as suas atividades online.

  • IKEv2: Excelente protocolo para quem estiver utilizando dispositivo móvel, devido a possibilidade de se conectar automaticamente, além de oferecer ótimas velocidades até mesmo em servidores distantes.
  • OpenVPN: constantemente atualizado por profissionais de segurança de todo o mundo, o que torna um dois protocolos mais seguros, com duas versões: UDP ideal para jogos e streaming; TCP um pouco mais lenta, porém mais estável.
  • WireGuard: Esse protocolo ajuda a aprimorar a segurança sem prejudicar a sua velocidade.
  • Shadowsocks: Esse protocolo foi criado para ajudar pessoas que moram ou estejam viajando em países com alto grau de censura, como China, Emirados Árabes Unidos e Egito.

Outras funcionalidades do Surfshark

Kill Switch

O Kill Switch é outra função interessante do Surfshark que ajuda na vida dos usuários. Ela impede o acesso à internet quando a sua VPN cair, isso garante que não ocorra risco de se conectar fora de uma rede privada.

CleanWeb

O CleanWeb é uma ferramenta que protege o usuário contra malwares, publicidade e sistemas de rastreamento de navegação, diminuindo a quantidade de dados que esses programas armazenam sem a sua permissão.

Whitelister

O Whitelister permite escolher qual aplicativo você deseja colocar fora da lista da VPN. Por exemplo, ao utilizar uma VPN enquanto usa um aplicativo de navegação pode acabar não funcionando bem. Por isso é possível escolher o que vai estar na VPN ou não.

Torreting

O Surfshark permite que você baixe e envie torrents através de todos os servidores. Muitas VPNs exigem que você escolha manualmente um servidor para baixar torrent, o Surfshark faz isso de maneira automática, agilizando o processo de download e envio de torrents.

Além dessas funcionalidades, o Surfshark também permite acessar IPTV com segurança, assistir esportes online sem pop-ups irritantes e com mais segurança. Também apresenta compatibilidade com diversos sistemas como: Windows, Mac, Android, iOS, Linux e Fire.

Vale a pena usar o Surfshark?

Dentre as opções de VPN do mercado o Surfshark possui um excelente custo-benefício, por oferecer muitas funcionalidades cobrando um preço baixo. Além das funções citadas, pode acessar inúmeros dispositivos e possui quantidade ilimitada de dados para navegar.

Principalmente quem precisa entrar em redes públicas, a utilização de um bom VPN é fundamental para proteger os seus dados durante o uso da internet. O Surfshark é sem dúvidas uma das melhores opções do mercado.

Seja para se manter anônima, proteger os seus dados ou acessar conteúdos restritos na sua região. Vale a pena utilizar o Surfshark.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download