NordVPN é bom? Vale a pena usar o serviço?

Tempo de leitura8 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Contratar um serviço de VPN é a melhor forma de garantir uma conexão segura a um preço reduzido.

Principalmente nos dias de hoje onde a proteção na rede está se tornando cada vez mais importante. 

Afinal, existem cada vez mais ameaças para internautas desprotegidos, que podem colocar seus dados em risco e levar até mesmo a prejuízos financeiros.

Contratar uma VPN eficiente garante aos usuários mais qualidade em sua navegação e segurança, para manter suas informações protegidas quando conectados em redes públicas. 

O serviço também é importante para que as pessoas possam evitar o risco de serem alvos de criminosos digitais.

Além da proteção, usar uma VPN também oferece uma série de funcionalidades e vantagens que serão explicadas em nosso artigo.

Se você está procurando por uma boa opção e quer saber se o NordVPN é bom e vale a pena ser contratado, confira nossa avaliação.

O que é VPN?

Quem navega bastante pela internet tem grandes chances de ter se deparado com o termo VPN. No entanto, nem todo mundo sabe o que ele significa.

Essa é uma sigla para Virtual Private Network, que pode ser traduzida como Rede Virtual Privada, ou seja, é um ambiente virtual para usuários que desejam usar a internet com mais segurança.

Um dos principais usos do recurso é proteger suas informações de roubos e ataques em conexões públicas, como redes de restaurantes, aeroportos, parques e shoppings.

Utilizar uma VPN é a forma que pessoas asseguram seu anonimato na internet. Isso é possível porque o serviço cria uma rede só sua, com a comunicação de dados criptografada protegendo muito mais do que os meios tradicionais, como "mascarar" seu IP.

Por funcionar desta maneira, a VPN pode ser configurada para ultrapassar barreiras de países e dar acessos que são restritos regionalmente.

Para que serve uma VPN?

Como explicamos, o serviço de VPN é capaz de proteger uma conexão através da criptografia em tráfego na internet. 

O processo oculta o IP dos usuários e desta forma garante que suas informações privadas estarão seguras.

Podemos dizer que é um recurso que faz a comunicação entre pessoas que acessam a internet e servidores através da criptografia ponta a ponta, uma forma prática de blindar dados.

É comum que pessoas que viajam muito utilizem diversas redes públicas, como de aeroportos e hotéis. 

Nestes casos, contar com uma VPN é importante para acessar a internet com segurança de onde quer que você esteja.

Ao optar por um bom serviço, os usuários se tornarão identificáveis na rede, se tornando apenas um acesso originário do servidor de VPN, que pode estar localizado em qualquer região do mundo.

notebook protegido por um escudo com o texto VPN

VPN Paga x VPN Grátis

Usuários que estão avaliando a possibilidade de começar a usar uma VPN e ainda não conhecem muito bem as opções disponíveis, podem ter a dúvida se vale a pena usar um serviço de VPN gratuito ou pago, como o Nord VPN.

Para entender esta questão melhor, é preciso entender a diferença entre os dois modelos de serviço. 

Geralmente, empresas que oferecem conexões gratuitas precisam monetizar sua plataforma de alguma maneira. Isso pode ser feito através de anúncios durante a sua navegação ou a venda de dados de usuários para terceiros, acabando com o propósito de proteger suas informações.

A velocidade da conexão também pode ser afetada, já que nas alternativas gratuitas muitos usuários irão compartilhar o mesmo servidor, enquanto em conexões pagas os usuários terão acesso a servidores de alto desempenho.

Se o seu objetivo é realmente garantir a maior proteção possível dos seus dados, contratar um serviço pago é sem dúvidas a melhor opção. Para entender isso melhor, confira as desvantagens de VPNs gratuitas e as vantagens dos serviços pagos.

Vantagens de VPNs pagas:

  • Conexão de alta velocidade.
  • Infraestrutura completa, com diversos servidores disponíveis pelo mundo.
  • Planos para proteger vários dispositivos.
  • Segurança de alto nível, com criptografia avançada. 
  • Suporte ao cliente.

Desvantagens de VPNs gratuitas:

  • Podem registrar configurações de usuários em logs e vender seus dados para terceiros.
  • Conta com recursos limitados.
  • Infraestrutura simples.
  • Poucos servidores disponíveis.
  • Servidores geralmente são lotados, diminuindo a velocidade de navegação.

Como usar o NordVPN

É bem provável que você esteja conferindo nossa avaliação porque tem interesse em descobrir se o NordVPN é bom e vale a pena. Para entender um pouco mais sobre esta ferramenta, aprenda como usá-la.

O serviço está presente em mais de 60 países, com cerca de cinco mil servidores próprios. Após a contratação da plataforma, os usuários podem baixar um aplicativo para terem acesso à ferramenta.

Após instalado, basta inserir seus dados de login e clicar em conectar. Então, aguarde o status de protegido ser carregado no cabeçalho, que irá aparecer na cor verde.

Quem deseja trocar sua conexão de país precisa apenas acessar a lista de conexão e optar por um dos vários servidores localizados em cidades diferentes, independente de onde o seu acesso a rede esteja sendo feito.

Após se conectar a um servidor, será possível navegar normalmente com segurança, usufruindo dos recursos disponibilizados pelo serviço. 

Uma das vantagens do NordVPN é que seus usuários não precisam se preocupar em checar constantemente a conexão, pois ela é estável e sempre ficará ativa. 

O aplicativo também conta com um recurso que pode se conectar automaticamente ao seu servidor preferido.

Além disso, é possível ativar o "Kill Switch", uma funcionalidade que fecha qualquer outro aplicativo caso uma queda de conexão aconteça, assegurando que seu tráfego de dados não aconteça acidentalmente sem o uso do programa.

Dá para usar o NordVPN na Netflix?

Após a funcionalidade de garantir a segurança de conexões, um dos usos mais populares de VPNs é o acesso de catálogos estrangeiros em serviços de streaming, como o Netflix. 

Por questões legais sobre direito de propriedad

logo do Nord VPN ao lado de um notebook com a Netflix aberta

e intelectual, o catálogo destes serviços pode variar entre países. Usar o servidor destes países através de uma VPN dá acesso ao catálogo daquela região.

No entanto, o Netflix gera um erro de proxy para vários serviços de VPN, o que impede a utilização com este propósito. 

A boa notícia é que na data de publicação deste artigo, o NordVPN é uma exceção e pode contornar estas medidas de restrição e detecção do Netflix.

Isso é possível porque a empresa conta com uma função exclusiva de SmartPlay DNS, que está integrada em todos os seus servidores . O recurso é acionado automaticamente e não exige nenhum tipo de configuração para acessar um servidor. 

Portanto, o NordVPN é uma das melhores soluções para streaming,  permitindo que seus usuários acessem catálogos dos EUA, Japão, França, Canadá e outros países.

O NordVPN é rápido?

Mesmo com uma grande capacidade de desbloqueio e segurança, o serviço da NordVPN funciona de forma rápida e estável. No entanto, essa velocidade pode variar de acordo com o servidor escolhido pelo usuário.

Quanto mais perto o servidor escolhido estiver do seu acesso, mais rápida será a conexão.

Distâncias como Brasil até o Japão podem afetar a velocidade de navegação, mas ela continuará mantendo um certo nível de qualidade e sendo estável.

Também é importante considerar que a velocidade sempre será menor do que a quantidade oferecida pelo seu provedor. 

Afinal, o tráfego através de uma VPN vai e volta por uma rede virtual, além de passar por sua operadora. 

Uma dica para descobrir a melhor conexão é realizar testes de velocidade de internet e optar por deixar como favorito o servidor que gera o maior desempenho.

Proteja seus dados de navegação - 68% de desconto no NordVPN

Outras funcionalidades do NordVPN

Confira a seguir algumas das principais funcionalidades que fazem o NordVPN se destacar de outras opções do mercado.

Kill Switch

Essa é uma funcionalidade que garante a segurança de dados mesmo em caso de eventuais problemas de conexão. 

Se algum problema fizer a VPN cair, o Kill Switch irá desconectar todos os aplicativos que estão a utilizando, garantindo que nenhum dado passee por provedores de forma indevida. 

Essa configuração pode ser ajustada, escolhendo até mesmo quais programas serão encerrados pela funcionalidade caso a conexão com a VPN seja interrompida.

Torrenting

O aplicativo do NordVPN conta com servidores dedicados P2P. São mais de 4600 opções localizadas em 46 países diferentes, todos adaptados para torrentes. 

Essa funcionalidade pode ser acessada facilmente através da interface do programa ou através de um recurso de recomendação de servidores, que está disponível no site da empresa.

Usuários mais avançados também podem contar com proxies SOCKS5 para configurar seu programa usado para fazer torrents e otimizar sua velocidade. 

No entanto, é preciso lembrar que este proxy não é totalmente criptografado, mas oferece proteção através de uma autenticação extra. 

O NordVPN bloqueia anúncios?

O programa de VPN conta com a função de bloqueio de anúncios e proteção contra malwares através da ferramenta CyberSec. Ela é integrada com o aplicativo e pode ser iniciada em apenas um clique.

O NordVPN faz o registro de logs?

A empresa não armazena os dados de usuários em seus servidores, ou seja, os logs não são salvos. Essa postura garante total privacidade no aplicativo.

Outras informações que também não são registradas: duração e data da conexão, endereço de IP, quantidade de dados transferidos, servidores VPN usados, sites acessados, programas usados e arquivos baixados.

Vale a pena usar o NordVPN?

O uso de uma VPN de forma geral é algo muito importante para proteger os dados de pessoas que navegam na internet. Principalmente de quem precisa acessar redes públicas devido à natureza de seu trabalho ou em viagens.

Além disso, a ferramenta também oferece outras funcionalidades práticas além da proteção, que podem melhorar a experiência de seus usuários.

Pela quantidade de recursos oferecidos e a qualidade do serviço que a ferramenta presta, o NordVPN é sem dúvidas uma das melhores opções disponíveis no mercado. 

Ou seja, o NordVPN vale a pena tanto para quem deseja proteger seus dados, quanto para pessoas que desejam acessar conteúdos restringidos por região.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download