Como criar ficheiros PDF no Linux, Windows e Mac

Tempo de leitura3 minutos
Blog JivoChat
Blog JivoChat
-

Desenvolvido em 1993, desde então o formato de documento em PDF é um enorme sucesso, principalmente entre aqueles que desejam compartilhar instruções, contratos ou qualquer outra documentação que será aberta em diferentes dispositivos.

Diante da enorme procura e utilização do arquivo, fazer PDF é uma das ferramentas mais buscadas pelos utilizadores. Diante disso, neste guia explicaremos detalhadamente como criar PDF online no Linux, Windows e também no Mac.

Como criar documentos de PDF editáveis

Como antecipamos, o formato de PDF permite a leitura, edição e a abertura do documento em diferentes dispositivos, preservando o seu layout. Isso porque, o layout dos arquivos PDF são fixos, sendo tão utilizados para compartilhar informações.

Destacamos que existem algumas maneiras de fazer PDF online, algumas mais simples, outras nem todo mundo conhece. A começar pelo fato de que o PDF pode ser editado. Sim, isso mesmo, porém para essa edição é necessário utilizar a ferramenta correta, a qual explicaremos melhor neste guia.

Como criar PDF no Linux

No sistema operativo Linux, os utilizadores que desejam criar ou editar documentos utilizam a ferramenta LibreOffice, gratuita e muito similar ao Office da Microsoft. Assim, para fazer PDF no Linux o utilizador só precisará:

  1. Criar o documento desejado;
  2. Clicar na guia "arquivo";
  3. Depois, clique em "exportar como PDF".

Caso deseje editar o arquivo de PDF posteriormente, não esqueça de marcar a caixinha "torne esse PDF editável" no LibreOffice mesmo.

Agora, suponhamos que você já recebeu um arquivo PDF e deseja modificá-lo, alterar alguma parte, o que seja. O melhor caminho a ser utilizado é pelo conversor online, o qual permitirá não somente fazer PDF online, como também, editar o arquivo e convertê-lo posteriormente.

Como criar PDF no Windows

O Windows, por sua vez, possui o pacote do Office Microsoft, sendo bastante fácil de criar o documento por lá. Você poderá fazer:

  1. Criar o arquivo desejado no Word, por exemplo;
  2. Editar, alterar e fazer tudo o mais que for necessário;
  3. Depois clicar em arquivo;
  4. Salvar como e selecionar o formato de PDF;
  5. Pronto, o seu documento já será salvo automaticamente como um arquivo com layout fixo de PDF.

Todavia, como ocorre no Linux, digamos que você já receba um arquivo de PDF fixo e deseje editar ou alterar algo.

Nesse caso, o mais conveniente e cômodo é selecionar uma ferramenta de conversão online para modificar o arquivo e permitir que você edite conforme desejar.

O interessante dessas ferramentas é que elas possuem uma alta gama de opções que vão muito além de uma simples conversão, permitindo juntar PDF, compactar para reduzir o tamanho final do arquivo, mas sem perder a qualidade e muito mais.

Como criar PDF no Mac

O Mac também não possui o Office da Microsoft. Assim, uma das opções dos utilizadores é utilizar o Word online e salvar o arquivo em PDF, ou até mesmo através do Google Docs, salvando o arquivo em PDF.

Bem como, outra opção é a de utilizar um conversor online que é muito mais conveniente e rápido. Só necessita que o utilizador siga as etapas que mencionaremos abaixo:

  • Selecione uma das ferramentas de conversão online;
  • Faça o seu cadastro na plataforma;
  • Selecione criar PDF online ou outra funcionalidade para abrir a ferramenta correta;
  • Insira ou arraste e solte o arquivo desejado, aguarde alguns segundos para realizar o processamento;
  • Aguarde e baixe ou salve na sua conta no sistema o arquivo alterado.

Através dessa forma é possível não somente fazer PDF, como alterar, editar, juntar os arquivos e muito mais. É possível também transformar imagens em PDF e demais atividades que por vezes são necessárias nas tarefas diárias.

Considerações finais: fazer PDF no Linux, Windows e Mac

Como foi possível inferir, há duas possibilidades de fazer PDF nos sistemas operativos mencionados. Contudo, é possível que o utilizador encontre algumas dificuldades e/ou limitações ao tentar criar PDF através do salvamento na própria plataforma.

Todavia, esse fator pode ser muito rapidamente superado ao se utilizar uma ferramenta de conversão online, a qual permitirá não somente criar o arquivo, como também editá-lo e mais uma série de funcionalidades.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download