7 livros sobre Transformação Digital que você precisa ler

Índice

Os avanços tecnológicos e científicos da indústria revolucionaram não só a sociedade, mas também os processos de negócios e gestão, ao qual chamamos de transformação digital.

Este conceito refere-se a uma mudança estrutural nas empresas, que utilizam a tecnologia para melhorar o desempenho e se adequar aos novos cenários competitivos e inovadores, gerando resultados mais satisfatórios para as organizações.

Assim, a transformação digital veio para moldar a nova era, desbloquear o potencial humano e direcionar o progresso.

E para tratar deste assunto tão relevante e atual, elaboramos esta lista com 7 livros que mudarão a sua perspectiva à respeito do universo digital e seus impactos sobre o futuro.

Seja bem vindo(a) à Transformação Digital!

1. Transformação Digital – David L. Rogers

Transformação digital não é uma questão de tecnologia, mas de estratégia. Essa é a premissa do livro “Transformação Digital”, escrito pelo palestrante e especialista digital David Rogers.

Segundo o autor, o processo de uso de tecnologias digitais em empresas para aumentar a performance e se adaptar à economia digital é essencialmente um desafio de gestão.

A partir daí, ele explica a importância das organizações repensarem os cinco domínios da transformação digital - clientes, competição, dados, inovação e valor - e faz uma profunda reflexão acerca de cada um deles, propondo formas de aproveitamento das redes, big data e plataformas para aplicá-los ao seu modelo de negócio.

Dessa forma, a leitura torna-se indispensável para gestores que desejam impulsionar empresas na era digital, levando-as ao crescimento lucrativo.

Capa do Livro Transformação Digital

2. Organizações Exponenciais – Salim Ismail, Michael Malone e Yuri van Geest

O termo “Organizações Exponenciais”, que deu origem ao livro de mesmo nome, foi criado pelos autores Salim Ismail, Michael Malone e Yuri van Geest, e se refere às empresas que possuem um crescimento acelerado e muito acima da média do mercado, fazendo analogia à função exponencial matemática.

Conforme explicado na obra, essas organizações são baseadas na tecnologia da informação, e possuem objetivos disruptivos e revolucionários voltados para a inovação.

Os principais aspectos atribuídos a elas (ExO) são a descentralização do poder, valorização da experimentação, foco nos modelos de negócios escaláveis, além de serem guiadas por um Propósito Transformador Massivo (PTM).

O livro oferece cases de sucessos das 70 empresas que obtiveram maior crescimento ao longo de seis anos, e é ideal para gestores e empresários que desejam repensar o caminho a ser trilhado por seus negócios.

Capa do Livro organizações exponenciais

3. Blockchain e Organizações Descentralizadas – João Guilherme Lyra

João Guilherme Lyra, pesquisador de novos modelos socioeconômicos que nascem em redes virtuais, traz em seu livro “Blockchain e Organizações Descentralizadas” a tecnologia por trás do bitcoin, uma criptomoeda descentralizada e que não necessita de terceiros para funcionar.

Assim, o blockchain é um algoritmo de criptografia criado por Satoshi Nakamoto em 2008, com o intuito de garantir a segurança das transferências de dados e valores feitas nas redes.

Através de uma análise crítica, o autor reflete sobre as novas formas organizacionais que surgem com essa tecnologia confiável, transparente e imutável, e discorre sobre suas vantagens, seu valor econômico gerado para a sociedade, como também seus desafios e limitações.

Inteirar-se sobre o blockchain lhe trará uma visão mais ampla sobre o futuro das transformações digitais!

Capa do Livro Blockchain

4. Como Viver na Era Digital – Tom Chatfield

Entender os impactos positivos e negativos dos avanços tecnológicos nos dias atuais é um dos pontos mais pertinentes quando falamos sobre transformação digital. Portanto o livro “Como Viver na Era Digital”, do escritor e comentarista sobre cultura digital, Tom Chatfield, é a nossa quarta recomendação de leitura!

No decorrer da obra, o autor aborda diversos conceitos e pensamentos sobre como as diferentes formas de inovação estão influenciando cada vez mais a nossa rotina e os nossos comportamentos.

Ao examinar o poder da vida conectada na sociedade, ele expõe um panorama completo da evolução da tecnologia digital, desde a criação dos computadores até o surgimento de movimentos políticos nascidos dos meios digitais.

Utilizando uma linguagem simples e acessível para debater um assunto profundo, o livro nos convida a conhecer o mundo tecnológico e nos ensina a prosperar nele.

Capa do Livro Como Viver na Era Digital

5. O Dilema da Inovação – Clayton M. Christensen

A inovação é um dos domínios estratégicos principais da transformação digital, e significa desenvolver uma ideia e explorá-la para gerar valor ao mercado. Mas e a inovação disruptiva, o que seria?

Segundo o especialista em inovação e criador do termo, Clayton Christensen, inovação de ruptura é aquela que causa mudanças relevantes no mercado, desestabiliza concorrentes e oferece produtos mais simples e baratos à população, por meio da melhoria de tecnologias já existentes.

Em seu best-sellerO Dilema da Inovação”, o autor define esse conceito e apresenta lições importantes com relação à queda de grandes empresas que utilizaram as ideias disruptivas de forma inadequada.

Assim, a leitura será enriquecedora para você que busca compreender o dilema que envolve a aplicação da inovação disruptiva nas organizações e promover melhores resultados para a sua empresa através do investimento em projetos de ruptura.

Capa do Livro O Dilema da Inovação

6. Empreendedorismo Inovador – Nei Grando

No centro das transformações digitais estão as empresas que utilizam a tecnologia como forma de reestruturação dos negócios e otimização dos resultados. Pensando nisso, o livro “Empreendedorismo Inovador”, do renomado autor brasileiro Nei Grando, é mais uma de nossas indicações de leitura.

Escrita por 25 especialistas com conhecimentos sólidos, a obra contém fundamentos voltados para a criação de startups de tecnologia no Brasil, dentre eles estratégias de gestão, marketing, inovação e criatividade.

Também apresenta o contexto do empreendedorismo no país, o mercado para as empresas de tecnologia e as vantagens de seguir a carreira empreendedora.

Se você deseja empreender, ou se aprofundar em temas referentes à era digital, este livro é para você!

Capa do Livro Empreendedorismo Inovador

7. Gestão do Amanhã – Sandro Magaldi e José Salibi Neto

Para concluirmos as nossas recomendações de livros sobre transformação digital, escolhemos o best-seller brasileiro “Gestão do Amanhã”, escrito pelos especialistas em gestão estratégica, Sandro Magaldi e José Salibi Neto.

Nele, os autores trazem à tona os novos desafios de gestão, inovação e liderança devido às mudanças sociais nas relações corporativas, que são fruto da 4ª Revolução Industrial.

A obra é resultado de anos de pesquisa, e seu foco é guiar líderes no desenvolvimento de competências exigidas em cenários futuros, onde a evolução tecnológica se faz cada dia mais presente.

Vale frisar que este conteúdo irá agregar muito conhecimento para você que deseja entender a linha do tempo da gestão e prosperar na nova era!

Capa do Livro Gestão do Amanhã

A jornada da Transformação Digital começa agora!

Para acompanhar o processo das transformações digitais é necessária a busca contínua por conhecimento, pois este é um conceito complexo que se inova todos os dias. Esperamos que estas sugestões de livros sejam o passo inicial para você mergulhar no mundo do progresso tecnológico!

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!*

Início Blog Reviews 7 livros sobre Transformação Digital que você precisa ler
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download