8 melhores cursos de publicidade online

7 de fevereiro de 2024
Tempo de leitura7 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

O curso de Publicidade e Propaganda oferece os conhecimentos e técnicas necessárias para elaborar estratégias para promover produtos, serviços e até mesmo ideias.

Andando junto com as evoluções na tecnologia da comunicação, a publicidade oferece inúmeras formas criativas de trabalhar marcas, produtos e entender o comportamento dos consumidores.

Se você tem interesse em aprender mais sobre essa área, confira nossa lista e escolha um curso para começar seus estudos.

O que é o curso de Publicidade e Propaganda?

Os cursos de Publicidade e Propaganda na modalidade de graduação buscam ensinar e qualificar profissionais para atuar na criação de campanhas e peças publicitárias.

Os alunos estudam sobre teoria da comunicação, planejamento, mídia, criação, produção e gerenciamento publicitário.

Já os cursos livres de publicidade focam em ensinar habilidades específicas que são valorizadas no mercado.

Quanto tempo dura o curso de Publicidade e Propaganda?

É possível fazer o curso de Publicidade e Propaganda de nível superior em dois tipos de graduação.

O bacharelado em Publicidade e Propaganda é mais popular. Feito em faculdades e universidades, o curso tem duração média de 4 anos.

Já o curso de tecnólogo em Publicidade e Propaganda tem uma abordagem mais direcionada ao mercado, tendo uma duração média de dois anos.

Além dos cursos superiores, existem os cursos de modalidade livre que não têm uma média de duração e podem ensinar sobre as mais variadas habilidades exigidas neste mercado.

8 melhores cursos de publicidade online

Confira a seguir uma lista com os melhores cursos de modalidade livre na área de Publicidade e Propaganda.

1. Curso Livre de Publicidade e Propaganda

Esse curso de publicidade e propaganda mostra como começar a carreira com o conhecimento de um profissional que já trabalha há anos na área e atendeu grandes empresas, como Nescau e BMW.

O conteúdo ensina como trabalhar uma marca, tipos de agências, áreas de atuação na publicidade, processo de criação em um ambiente de campanha, dicas de carreira e muito mais.

A proposta do material é servir como um norte e apontar os caminhos para quem deseja ter sucesso como publicitário.

Carga horária: 2 horas

Certificado: Conta com um Certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Levantando as bases
  • As áreas da agência
  • Dando luz à campanha
  • Mentalidade
  • Inteligência emocional
  • Networking
  • Portfólio
  • Referências

Tipo de acesso: Acesso vitalício pela plataforma Udemy.

2. Curso de Marketing Digital Completo

Esse é um dos conteúdos mais populares sobre marketing digital disponível na Udemy, com cerca de 97 mil alunos e mais de 24 mil classificações positivas.

O material reúne 14 cursos sobre marketing digital para aprender de uma forma inteligente, explorando as melhores maneiras de investir seu tempo e orçamento.

As aulas ensinam os fundamentos do marketing digital para então apresentar as principais ferramentas de marketing digital no mercado: Google ads, Facebook e Instagram Ads, SEO, email marketing e mais.

São mais de 18 horas de conteúdo dividido em 245 aulas e com materiais sempre atualizados.

Carga horária: 18 horas

Certificado: Conta com um Certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Introdução ao Marketing Digital
  • Instagram Ads Fundamental
  • Facebook for Business e Instagram
  • Google Ads Fundamental
  • Google Ads Rede de Pesquisa
  • Google Ads Rede de Display
  • Google Ads Video
  • Google Ads Promoção de App
  • Google Ads Remarketing
  • SEO - Seu site no topo do Google
  • Email Marketing
  • LinkedIn Ads
  • Google Analytics

Tipo de acesso: Acesso vitalício pela plataforma Udemy.

3. História & Roteiro: Curso Completo de Roteiro e Storytelling

O curso de história e roteiro é indicado para quem deseja se aprofundar na redação publicitária e criação de roteiros para vídeos publicitários.

As aulas ensinam a planejar, escrever e revisar histórias audiovisuais para se destacar no mercado de roteiro e storytelling.

O conteúdo aborda todos os itens que constituem o desenvolvimento de uma história criativa e interessante, explorando o processo criativo até a revisão do roteiro.

Carga horária: 11,5 horas

Certificado: Conta com um Certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Tema - Experiências humanas e moral
  • Personagem - Caráter e empatia
  • Conflito - Risco e pressão
  • Trama - Planejamento, criatividade, cenas e beats
  • Estilo - Formatação e diálogo

Tipo de acesso: Acesso vitalício pela plataforma Udemy.

4. Teoria da Cor para processo criativo em Design e Publicidade

O curso de publicidade que ensina a Teoria da Cor para seu processo criativo foi feito para quem trabalha com design e deseja se aprofundar nas paletas e combinações de cores.

O conteúdo oferece toda base teórica para elevar a qualidade de suas criações e projetos criativos, independente da área de atuação.

As aulas ensinam como combinar cores, psicologia das cores na publicidade e propaganda, processo criativo usando as cores, uso criativo das cores na publicidade e muito mais.

Carga horária: 3 horas

Certificado: Conta com um Certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Teoria da cor
  • Universo das cores CMYK, RGB, Hexadecimal e escala Pantone
  • Como combinar as cores
  • Harmonia cromática
  • Paleta de cor

Tipo de acesso: Acesso vitalício pela plataforma Udemy.

5. Curso de Publicidade e Consumo Online - FGV

O curso de publicidade da FGV se aprofunda na publicidade digital e comportamentos de consumo online.

O conteúdo também oferece uma ampla visão sobre as técnicas usadas para gerar consumo na internet e como usar a publicidade para consumir de modo seguro e eficiente.

Carga horária: 5 horas

Certificado: Conta com um Certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Tipos de publicidade on-line
  • Técnicas para gerar consumo on-line
  • Como o Direito lida com a publicidade on-line
  • Como usar a publicidade ao seu favor para consumir de modo seguro e eficiente
  • Publicidade de jovens e para jovens

Tipo de acesso: Acesso através da plataforma FGV online.

6. Curso de Publicidade Online - iPED

O site iPED cursos conta com uma grande variedade de materiais gratuitos, incluindo conteúdos voltados à publicidade, marketing e vendas.

Com um total de 80 horas, o curso ensina o básico sobre a publicidade, noções de web marketing, publicidade na internet, marketing e muito mais.

Carga horária: 80 horas

Certificado: Conta com um Certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Estratégias básicas
  • Anúncios e slogan
  • Publicidade na web
  • Valor no lugar do preço
  • Frases de publicidade

Tipo de acesso: Acesso gratuito ao conteúdo, mas é preciso pagar pelo certificado.

7. Curso de Marketing Digital para o Empreendedor - SEBRAE

O SEBRAE também oferece uma opção de curso de publicidade gratuito voltado para empreendedores em sua plataforma.

As aulas ensinam a importância de monitorar os resultados de ações, usando as métricas certas e descobrindo as várias etapas dessa metodologia.

O conteúdo também ensina como melhorar a gestão e a integração entre as equipes de marketing e vendas.

Carga horária: 2 horas

Certificado: Conta com um Certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Introdução ao Marketing Digital
  • Estratégia do Marketing Digital na sua Empresa
  • Inbound Marketing
  • Vendarketing
  • Métricas de Marketing Digital
  • Montando um Departamento de Marketing Digital

Tipo de acesso: Acesso gratuito ao conteúdo por 15 dias.

8. Curso de Criação em Publicidade e Propaganda Online - Educaweb

A Educaweb conta com um material que foca na parte criativa da Publicidade e Propaganda.

O conteúdo mostra porque as agências de publicidade são um modelo de empresa que oferecem um bom funcionamento na área, enfrentando os principais desafios da comunicação na atualidade.

As aulas ensinam sobre as funções gerais de cada criativo, permitindo definir um fluxo de trabalho e como esses criativos se relacionam com as outras áreas da agência.

Carga horária: 10 horas

Certificado: Conta com um Certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • A estrutura de agências e a área de criação
  • Formas de atuação da área de criação
  • O que é uma campanha
  • O que é conceito publicitário
  • Conceito e objetivo da comunicação
  • Briefing

Tipo de acesso: Acesso gratuito ao conteúdo, mas é preciso pagar pelo certificado.

10 melhores cursos de Publicidade e Propaganda de nível superior

Se você deseja saber quais são os melhores cursos de Publicidade e Propaganda em nível superior no Brasil, confira as instituições que melhor pontuaram no ranking feito pela Folha de São Paulo:

  1. UFMT
  2. UFRGS
  3. UFRJ
  4. USP
  5. UnB
  6. ESPM SP
  7. PUCRS
  8. UFPR
  9. ESPM RS
  10. PUC-SP

Escolheu um curso de Publicidade e Propaganda?

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você a encontrar um curso para impulsionar sua carreira na área da publicidade.

Se você trabalha com comunicação ou tem seu próprio empreendimento, provavelmente já entende a importância de um sistema de gerenciamento de clientes para uma empresa.

Por isso recomendamos que confira os recursos que o JivoChat CRM oferece aos negócios.

O aplicativo permite manter contato com suas vendas reunindo seus canais de atendimento online em um só lugar, como site, WhatsApp, Instagram e mais.

Além disso, o JivoChat CRM ajuda a aumentar suas vendas com negociações e oportunidades na sua tela, relatórios e avaliações para controle de venda, personalização do funil de vendas e muito mais em um app fácil de usar e configurar.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download