15 Melhores cursos de oratória online

Índice

Oratória é a arte de falar em público, segundo sua definição no dicionário. É uma habilidade que pode fazer diferença em sua vida, seja para se comunicar melhor, ensinar, ter autoconfiança e estar preparado para situações como entrevistas de emprego, apresentações e reuniões.

No entanto, falar em público pode ser um desafio para muitas pessoas. Alguns preferem imaginar que estão sozinhos e usar outras técnicas para conseguir falar, no entanto, isso não muda o fato de que irão precisar falar para uma audiência. 

Pessoas com dificuldades também podem sentir-se inseguras e acabarem questionando a si mesmas. “Será que vão entender o que estou dizendo? Será que meu discurso é entediante? Será que escolhi as palavras certas?”, essas são algumas dúvidas que podem andar juntas com quem tem dificuldade na oratória. 

Identificar que você tem dificuldades e entendê-las pode ser o primeiro passo para melhorar nesse quesito. Mas o importante mesmo é ter vontade de superar esse desafio e uma das maneiras mais práticas para fazer isso é através da ajuda profissional com um curso de oratória. 

Se você deseja melhorar a comunicação em sua vida, tanto pessoal quanto profissional, confira o nosso artigo para entender mais sobre oratória e conhecer cursos que podem ajudar você.

O que é um curso de oratória e para que serve?

É um curso que ajuda as pessoas a trabalharem e melhorarem suas ferramentas de comunicação, identificando pontos fracos e fortes para desenvolvê-los. Através das aulas é possível aprender mais sobre como conquistar a atenção do público e fazer apresentações que impactam. 

O curso é altamente recomendado para pessoas que têm dificuldades em sua comunicação. O aprendizado na área apresenta formas de melhorar tanto a linguagem verbal quanto corporal, e, principalmente, a confiança. 

Afinal, não saber se comunicar bem é uma característica que pode prejudicar a vida pessoal e profissional. Portanto, aprender a ter uma boa oratória irá ajudar a aproveitar oportunidades e expressar suas ideias de forma mais clara. 

O curso de oratória é recomendado para quem?

O curso é altamente recomendado para pessoas que trabalham ou querem trabalhar com comunicação, lidando com o público e apresentações. Porém, pessoas que não trabalham diretamente com comunicação também podem se beneficiar bastante de um curso de oratória. 

Aprender a se comunicar bem é algo muito importante para fazer boas apresentações profissionais, apresentações acadêmicas e reuniões profissionais em equipe. Afinal, é uma forma de aprender técnicas e a base de todas as relações, que é a comunicação. 

O curso também é recomendado para pessoas que já são extrovertidas. Até porque, conseguir se comunicar para uma ou várias pessoas não significa que está ação está sendo realizada da melhor maneira possível. 

Aprender sobre oratória é ter a sua disposição as ferramentas e técnicas necessárias para obter êxito em sua comunicação. 

Ou seja, independente de ser introvertido ou extrovertido, cursar aulas de oratória pode gerar muitos benefícios profissionais e pessoais.

Pessoa com habilidades de oratória

15 ótimas opções de curso de oratória

Após entender o que é o curso de oratória e seus benefícios, confira a lista de cursos de oratória que preparamos para você.

1. Comunicação de Impacto

O Comunicação de Impacto é um treinamento online de edição limitada criado e ministrado por um profissional que é Doutor em Comunicação pela Universidade de Québec à Montreal e já escreveu mais de 7 livros sobre oratória. 

O curso que já foi feito por mais de 40 mil pessoas é indicado para qualquer pessoa que deseja aperfeiçoar sua técnica de falar em público com o objetivo de fazer palestras, dar aulas, apresentar sua monografia, participar de sustentações orais, reuniões, entrevistas, argumentar em júris e falar em público de forma geral.

O treinamento é personalizado e dá oportunidade aos alunos de descobrirem seus perfis, resolvendo suas dificuldades, criando seu próprio estilo de comunicação e se destacando profissionalmente. 

A metodologia usada no curso é a baseada no Master Training Program, com técnicas desenvolvidas na Alemanha, Canadá e França.

Quem se matricular no treinamento online irá aprender:

  • Comunicação verbal - o que falar: aprender a transmitir ideias, propostas e argumentos com clareza e eloquência para ganhar a atenção dos ouvintes.
  • Comunicação vocal - como falar: desenvolver a expressividade vocal, para reforçar seus argumentos através de um maior realce da reflexão imposta pela voz..
  • Comunicação visual - cinestésica: reforçar estímulos dos seus ouvintes de maneira favorável, através da linguagem corporal.

2. A Arte de Falar em Público

O Curso de Oratória A Arte de Falar Em Público apresenta aos seus alunos todas as ferramentas, recursos e passos para se tornar um comunicador de impacto.

O treinamento foi desenvolvido e é ministrado pelo palestrante na área comportamental com foco em criatividade, atitude e oratória Israel Elias.

Com um total de 5 módulos, o curso é bastante acessível, guia os estudantes com conteúdos desenvolvidos para estimular o autoconhecimento, acabar com o medo de se apresentar em público e fazer apresentações comunicativas e impactantes. 

Os temas abordados são:

  • Preparo mental, um ínicio fundamental para reforçar sua mente quanto ao medo de falar em público. 
  • O medo, como praticar seu discurso para vencer o medo com técnicas que geram resultados. 
  • Autoconhecimento, uma etapa fundamental para se comunicar bem. 
  • Apresentação poderosa, como falar de uma maneira que faça com que as pessoas queiram te ouvir.
  • Persuasão e storytelling, saber como encantar as pessoas com sua fala, fazendo discursos e palestras de sucesso. 

Quem optar por fazer o curso também terá acesso a módulos extras, o livro digital Atitude Poderosa - As 5 chaves para sair do querer e começar a fazer, suporte para tirar dúvidas, acesso vitalício e dicas de livros sobre comunicação.

3. A Jornada do Orador

Desenvolvido de uma forma inovadora, informal e profissional, o treinamento online auxilia seus alunos a despertarem habilidades para atuar comunicativamente tanto nas redes sociais quanto no meio corporativo.

As aulas abordam conteúdos como apresentação pessoal, erros mortais que um orador não pode cometer, dicas para falar em público, dicas para superar o medo de falar em público, a voz e como se comportar diante do público.

Dentre as vantagens que a opção oferece, estão o acesso ilimitado ao curso, aulas práticas, diretas e aplicativas, comunidade com seus alunos em um grupo fechado no WhatsApp e certificado de conclusão.

4. Método Falantes

O Método Falantes é uma ótima opção para quem está procurando por soluções mais práticas de oração. 

Através do curso é possível desenvolver a habilidade de falar em público em apenas 7 dias. Isso é possível com 30 minutos diários de estudo, o necessário para superar dificuldades e começar a preparação para se comunicar em qualquer ocasião.

O método foi desenvolvido após 10 anos de experiência com mais de 3500 alunos. Ao todo, são 5 passos para desenvolver uma oratória perfeita para falar em público de forma definitiva. 

O treinamento promete que seus alunos ganharão muito mais confiança com apenas algumas horas de prática, irá ensinar como convencer e influenciar pessoas, ser ouvido e respeitado quando apresenta ideias, ter tranquilidade e segurança para fazer apresentações, negociar e fechar clientes, e muito mais.

Ao todo, o curso conta com 5 módulos de treinamento, que são:

  1. Estrutura de aprendizado, apresentação da metodologia.
  2. Liberte-se dos seus medos e crenças, hora de identificar os problemas que impedem você de falar em público e como eliminá-los.
  3. Os 5 passos da oratória perfeita, dicas práticas para melhorar sua oratória e ganhar confiança.
  4. Aplicando o treinamento, como aplicar os conhecimentos e erros que devem ser evitados.
  5. Entendendo a ferramenta Canvas, explicação e treinamento de uma ferramenta exclusiva que irá ajudá-lo a se tornar um comunicador eficiente em qualquer momento.

5. Curso Oratória de Alto Impacto

O curso Oratória de Alto Impacto é ideal para quem pretende fazer transmissões ao vivo (lives), gravar vídeos, captar clientes e gerar oportunidades de negócios e vendas através de canais digitais.

Ele conta com sete módulos, sendo eles:

  1. Como lidar com o medo, brancos e nervosismo;
  2. Como diminuir a ansiedade através da respiração;
  3. Como usar a persuasão e impactar o público;
  4. Como inspirar confiança com a voz e expressão corporal;
  5. Como estruturar o conteúdo do discurso de um vídeo, live ou aula;
  6. Como manter a atenção do público;
  7. Como construir seu marketing pessoal.

O curso também já recebeu depoimentos de grandes empresas, como a Petrobras, Saraiva, Kumon, entre outras. Vale a pena conferir a ementa e conhecer mais sobre o curso da Escola de Heróis, fundada pelo casal Diogo Hudson e Flavia Oliveira.

6. Curso Online Grátis de Comunicação e Oratória - GINEAD

O site GINEAD oferece um curso de oratório 100% online e gratuito. Porém, alunos que desejarem a certificação precisarão pagar um valor para emitir seu certificado digital. 

O curso usa uma metodologia que estimula o aprendizado autônomo, exigindo o estudo de todos os módulos abordados. O estudo é simples e prático, porém será necessário prestar atenção e estudar várias vezes os textos apresentados, fazer observações sobre o conteúdo e realizar a avaliação online quando estiver preparado. 

O curso tem como objetivo ajudar as pessoas a desenvolverem técnicas para ajudar na atuação na área de atendimento ao cliente. Os módulos abordam fundamentos de etiqueta pessoal, postura e comunicação pelo telefone, técnicas de oratória e dicção. Ao final do curso, será possível transportar todo o conhecimento teórico para a prática. 

O curso conta com uma carga horária de 30 horas.

7. Curso de Oratória e Apresentação em Público

Segundo a descrição do site Prime Cursos, cerca de 60% dos brasileiros têm medo de falar e se expor ao público. Por isso, oferecem uma opção gratuita de curso. Afinal, pessoas capazes de falar bem em público apresentam um diferencial importante em sua carreira e nos processos de seleção de emprego. 

O curso ajuda os alunos a aprenderem como controlar seu nervosismo na hora de falar em público, durante apresentações, como planejar um discurso eficiente, como lidar com imprevistos e mais. 

Com uma carga horária total de 35 horas, o curso também aborda temas como a melhor forma de apresentar projetos, como reconhecer e entender o seu público, principais erros que devem ser evitados, principais precauções ao falar em público, conduta correta e linguagem corporal. 

8. Curso de oratória - Learncafe

Com 60 vídeos, o curso da plataforma Learncafe irá ajudar você a aprender a ter uma boa oratória através de boas expressões, vícios de linguagem e mais. 

Completo e gratuito, o curso tem 59 módulos que abordam todos os temas relacionados à oratória, desde ênfase, entonação e pausa na fala até, até a linguagem corporal e a oratória emocional.

O curso tem uma carga horária de 24 horas e assim como as outras opções é gratuito, porém quem deseja ter seu certificado irá precisar pagar um valor.

9. Curso de oratória e dicção - Unova Cursos

A Unova conta com um curso gratuito focado na melhoria da oratória e da dicção. Apesar de ser grátis, o certificado do curso só pode ser adquirido após um pagamento. 

O curso conta com aulas digitais e uma carga horária de 50 horas. O conteúdo programático do curso conta com os tópicos: comunicação, a fala, exercícios de dicção, vocabulário, a voz, princípios básicos do discurso, construção de discurso, preparando sua apresentação, recurso visual e regras básicas da apresentação oral.

10. Curso de oratória Sest Senat

O Sest Senat conta com uma plataforma de Ensino à Distância com diversos cursos gratuitos, um deles é o de oratória. 

Quem deseja aprender a falar bem diante de plateias ou individualmente pode aprender as técnicas de oratórias através das aulas. No curso você irá aprender o que é oratória, o potencial comunicativo, elementos da oratória, tipos de público com quais nos comunicamos e técnicas de oratória. 

O curso conta com 20 horas de carga horária e também apresenta atividades de fixação, um material didático para download e bibliografia complementar, 

11. Curso de oratória - Certificado Cursos Online

Útil para diversas áreas de sua vida, o curso é focado na atuação profissional onde uma boa apresentação verbal faz a diferença. 

O curso de oratória oferecido pela Certificado Cursos Online tem uma duração total de 35 horas, exige um nível de habilidade básico. O curso também conta com critérios de avaliação para assegurar o aprendizado. 

Seu conteúdo programático conta com um teste sobre o seu potencial comunicativo e os tópicos: comunicação e marketing pessoa, a arte de falar em público, voz, como apresentar bem suas ideias, ler com segurança e expressividade, gestos e identidade corporal, vestindo-se para o sucesso, marketing pessoal eficaz, pequenos segredos de comunicação, motivação e sucesso.

12. Oratória e Dicção - EW Cursos

Os cursos da plataforma EW podem ter uma carga horária variável entre 10 a 280 horas, dependendo da necessidade dos alunos. 

Focado para o mercado profissional, o curso conta com um conteúdo programático que aborda os tópicos: comunicação, a fala, exercícios de dicção, vocabulário, a voz, princípios básicos do discurso, construção do discurso, preparação da apresentação, recursos visuais e regras básicas de apresentação oral. 

13. Oratória e Apresentação em Público

Com 50 horas de aula, o curso de oratória oferecido gratuitamente pela ABELINE conta com um conteúdo completo sobre o assunto, ensinado por uma instituição de ensino com profissionais qualificados e suporte aos seus alunos. 

14. Curso de Oratória - GYN Cursos

O curso de oratória da GYN Cursos ensina seus alunos dicas e técnicas importantes para garantir a segurança e o controle na hora de falar em público, seja em projetos acadêmicos ou no trabalho.

Completamente online e gratuito, o curso é disponibilizado através de videoaulas que podem ser assistidas no seu ritmo.

O conteúdo programático conta com os tópicos: volume ou altura da voz, como pronunciar a letra R, uso de sotaques, vícios de linguagem, apresentação em público, use sempre o microfone, seja sincero ao falar, seja realista ao falar, dar entrevista ao vivo, comunicação e entrevista de emprego.

15. Curso de oratória Dynamic Public Speaking

Este é um curso de oratória desenvolvido pela Universidade de Washington para pessoas que desejam melhorar suas habilidades de comunicação. As aulas são disponibilizadas gratuitamente pela plataforma Coursera, onde você pode estudar quando, onde e como quiser. 

O curso é dividido em 4 módulos, em 5 semanas com 2 horas semanais. Os tópicos abordados são: falar em público, discurso e improvisação, partes de um discurso, introdução à oratória informativa, criação de discursos informativos, entrega de discursos informativos, conceitos básicos da oratória persuasiva, criação de discursos persuasivos e entrega de discursos persuasivos.

Preparado para aprender com um curso de oratória?

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado a entender a importância da oratória e apresentado boas opções gratuitas para desenvolver e melhorar sua comunicação. 

Caso você tenha interesse em aprender sobre outras áreas do conhecimento e até mesmo profissões, confira o nosso artigo com os melhores cursos online para começar a aprender hoje.

Início Blog Reviews 15 Melhores cursos de oratória online
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download