Como aprender a costurar: 14 dicas e cursos para começar

atualizado 9 de maio de 2023
Tempo de leitura12 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Muitas pessoas aprendem a costurar para desenvolver um novo hobby, aproveitar peças de um brechó online ou para aproveitar novas oportunidades profissionais.

Contudo, dar os primeiros passos em qualquer tipo de aprendizado trará várias dificuldades. Isso é natural, por isso criamos este artigo com dicas para ajudar a superar esses desafios sem problemas.

Aprender a costurar também é algo que oferece inúmeras oportunidades de expressar sua criatividade e criar peças únicas.

Ou até mesmo irá oferecer as habilidades necessárias para replicar peças incríveis que você viu no Pinterest ou Instagram.

Para muitas pessoas essa atividade pode ser até mesmo relaxante, funcionando como uma terapia enquanto se está focado nas linhas e agulha. 

Se você deseja conferir algumas dicas e saber como aprender a costurar da melhor maneira possível, continue lendo nosso artigo.

Dá para aprender a costurar sozinho?

Existem inúmeras alternativas de conteúdo na internet que podem ajudar a aprender um novo hobby ou transformar o que já é um hobby em uma atividade profissional.

Essa é uma atividade que exige muita paciência, concentração e coordenação motora das pessoas. Contudo, tudo isso pode ser conquistado através da prática.

O importante é desenvolver uma boa rotina de treinamento e se manter motivado para continuar melhorando aos poucos.

O quão complicado é aprender a costurar?

Todo mundo pode aprender a costurar bem, mesmo pessoas sem experiência alguma. É claro, quem nunca teve contato com essa atividade antes irá achar o começo mais desafiador. 

Contudo, é importante entender que não é preciso ter dom para costurar, basta apenas estudar, praticar e  desenvolver suas habilidades na área que desejar. 

Lembre-se de guardar seus primeiros trabalhos para avaliar seu processo, se motivando a ficar cada vez melhor. 

Como aprender a costurar: 14 melhores dicas

É sim possível aprender esse novo hobby sozinho, caso tenha interesse, confira as melhores dicas de como aprender a costurar bem.

1. Lave os tecidos antes de costurar

Uma experiência que muitas pessoas compartilham é comprar uma peça de roupa que fica incrível no provador, mas após a primeira lavagem não fica bem ou até mesmo não serve mais.

Esse fenômeno acontece porque a indústria têxtil corta suas roupas diretamente no tecido antes de qualquer lavagem. 

Isso faz com que as fibras estejam esticadas e tensionadas. Após a lavagem, o tecido das roupas retorna ao seu estado inicial, com as fibras relaxadas e mais macias ao toque.

Portanto, faça a lavagem dos tecidos antes de costurar. Contudo, saiba que nem todo tecido precisa ser lavado.

É importante lavar tecidos de fibras naturais como algodão e linho ou que tenham bastante percentagem destas fibras em suas composições.

2. Comece com o básico

Ao ficarem animadas em aprender algo novo, pessoas tendem a pular algumas etapas simples e buscam por técnicas mais avançadas e elaboradas.

Fazer isso pode comprometer seu processo de aprendizado, portanto, não pule os primeiros passos.

Sempre comece pelas etapas básicas e aprenda no seu ritmo. Com o tempo você irá alcançar as técnicas mais avançadas tendo uma ótima base.

3. Mantenha a organização

O local onde você irá estudar e praticar costura deve ser limpo e organizado. Isso é importante porque vários dos itens de costura são pequenos e podem ser perdidos.

Também é importante garantir que suas linhas não se enrolem e nem que uma das agulhas perdidas espete alguém. 

Portanto, mantenha um lugar de sua casa exclusivamente para seus estudos e prática desta arte.

4. Use materiais de qualidade

Contar com os materiais certos também é importante. Portanto, dê prioridade a materiais de qualidade que serão utilizados em seus estudos, como: 

  • Alfinetes
  • Agulhas
  • Fita métrica
  • Linhas
  • Tesouras

5. Use moldes

Moldes são ótimos para quem está começando e ainda não tem muitas noções básicas, mas querem evitar erros.

Portanto, escolha vários moldes diferentes e teste possibilidades, treinando e manipulando os tecidos com calma. 

Dessa forma é possível aprender novas técnicas e evitar que seu tecido não seja desperdiçado.

6. Tenha cuidado com os tecidos

Cada tipo de tecido tem suas próprias particularidades, alguns não aceitam todos os tipos de agulha nem mesmo todas as técnicas de costura.

Portanto, é preciso escolher quais tecidos serão usados e depois será preciso pesquisar sobre como aprender a costurar neles.

Desta forma você não estraga seus materiais e pratica de forma mais assertiva. De preferência, não use tecidos caros. 

No começo, use retalhos para costurar com tranquilidade para ajustar suas peças caso o corte ou a costura não saia como o desejado.

7. Faça o investimento de comprar uma tesoura de qualidade

As tesouras mais comuns usadas para cortar papel não são indicadas para cortar tecidos. Isso porque elas podem gerar cortes mal-feitos e rasgos nas roupas.

Portanto, como você irá usar muito sua tesoura, invista em uma alternativa de qualidade.

8. Aprenda sobre os diversos tipos de agulhas

Assim como falamos que tecidos diferentes pedem por agulhas diferentes, é importante aprender sobre os tipos de agulhas também.

Estude sobre os variados tipos de agulhas e entenda como e quando usá-las.

9. Aprenda com as formas simples

Além de começar a aprender usando técnicas básicas, comece costurando com peças mais simples que não precisam de conhecimento avançado.

Portanto, ao invés de fazer uma colcha completa ou uma calça, comece com peças pequenas. 

Ser capaz de terminar essas peças mais simples pode motivar você a manter o foco.

10. Mantenha a paciência

É bem provável que você não irá fazer peças excelentes para começar a usar ou duplicar as lindas peças que encontrou no Pinterest nas suas primeiras tentativas.

Sempre que começamos a aprender algo novo, será preciso de um tempo mínimo para assimilar os novos conhecimentos.

Errar e tentar de novo faz parte do processo de aprendizado, além de ser algo que pode acontecer até mesmo com profissionais mais experientes.

Portanto, tenha paciência e entenda que é bem provável que você irá errar e precisará tentar de novo.

11. Entre em grupos de costura do Facebook

Uma dica importante sobre como aprender a costurar é pesquisar por grupos de costura no Facebook.

É possível encontrar pessoas para trocar experiências e dicas nessas comunidades. Portanto, vale a pena entrar para aprender e compartilhar conhecimento.

12. Pesquise

Pesquisar é uma das dicas mais importantes para quem deseja aprender a costurar. É através da pesquisa que será possível encontrar novas formas de aprender e costurar. 

Continuar procurando por novos conhecimentos é importante para descobrir macetes, métodos mais fáceis para você, técnicas, inspirações, tecidos e muito mais.

13. Celebre sua evolução

Comemorar a cada pequeno avanço também é uma forma importante de manter-se motivado.

Portanto, não tenha medo de celebrar suas conquistas e novas técnicas colocadas em prática. Afinal, cada passo é necessário para alcançar seu objetivo de costurar bem.

14. Aprenda no seu ritmo

Por fim, saiba que o ritmo de aprendizado é algo muito individual. O tempo e a prática necessários para se tornar bom em alguma coisa pode variar bastante de pessoa para pessoa.

Portanto, manter o foco para aprender passo por passo no seu ritmo é essencial para garantir que você será capaz de dominar o básico e conquistar o avançado.

Como aprender a costurar: 5 melhores cursos online

Confira a seguir alguns dos melhores cursos sobre como costurar online e acelere seu aprendizado. 

1. Costura Para Todos

Com uma ótima classificação na plataforma da Udemy e tendo ensinado mais de 1100 alunos, essa é uma excelente opção para quem deseja aprender a manusear uma máquina de costura doméstica ou overloque industrial.

O material também ensina sobre moldes, tiragem de medida e confecção de peças femininas.

São cerca de 9 horas de vídeos sob demanda com 39 recursos adicionais para download.

2. Costura à mão: uma arte milenar

Através da demonstração simples e prática, este curso apresenta os principais pontos de costura sem máquina, materiais mais utilizados e o conserto de roupas.

O material também ajuda a entender a importância de preservar o conhecimento desta arte e capacita os alunos a criar suas próprias peças.

3. Costura para Iniciantes

Esse é um curso da Udemy que já ensinou mais de 1200 alunos. O material é indicado para iniciantes e é ministrado por uma professora formada em design de moda em 2008, que já teve uma marca de moda e se mudou para os Estados Unidos.

O material é indicado para quem tem uma máquina de costura doméstica. O conteúdo fala sobre materiais básicos para começar a costurar, botões e funcionalidades da máquina de costura. 

A professora também explica sobre os mais diversos tipos de tecidos e os mais indicados para costurar no tipo de máquina que está sendo utilizada. 

Após finalizar, os alunos irão produzir uma ecobag desde seu molde, fazendo o corte no tecido, preparando a costura e finalizando. 

4. Costura -Aprender a Costurar

Esse é um curso de costura para quem deseja aprender do zero, sem ter experiência alguma, tendo apenas vontade de uma máquina para começar.

O material tem cerca de 8 horas de vídeo aulas e ensina a fazer suas próprias roupas, reformas e customizações.

Tipos de pontos de costura feitos à mão

Conhecer os principais pontos feitos à mão é importante para quem está começando e deseja aprender a costurar.

Ao ganhar mais experiência você irá encontrar moldes que exigirão diferentes tipos de trabalhos manuais.

Portanto, confira a seguir os pontos mais úteis na hora da prática e suas explicações.

Ponto de alinhavo

É o ponto mais usado por quem está fazendo uma costura temporária para unir tecidos, antes de finalizar com pontos definitivos.

O ponto alinhavado é feito por uma linha destacada com espaçamentos iguais para segurar os tecidos.

Ilustração de um ponto de alinhavo

Ponto corrido

É bem semelhante ao ponto de alinhavo, mas seu espaçamento é menor nas linhas tracejadas.

Essa técnica é bastante usada para fazer remendos em um fio após uma linha arrebentar ao costurar com uma máquina.

ilustração de um ponto corrido

Ponto atrás

É aplicado para refazer costuras desfeitas, sendo considerado um ponto bem forte.

Para fazê-lo é preciso levar a agulha do nó para o ponto 1, como ilustrado na imagem. Então, insira a agulha no ponto 2 e por trás vá ao ponto 3. 

Volte no ponto 4 e comece o movimento novamente levando a agulha por trás do tecido.

ilustração de um ponto atrás

Ponto luva

É usado com o objetivo de segurar tecidos que tem facilidade de desfiar. O ponto também é conhecido como "chuleio".

Seu espaçamento é feito de forma curta e uniforme na diagonal, a ideia é pegar 3 a 4 fios do pano que será protegido.

ilustração de um ponto luva

Ponto invisível

É feito usando uma costura baixa, sendo bastante aplicado para unir duas bordas dobradas de um pano ou uma borda dobrada a uma bainha.

O ponto também pode ser aplicado para dar pontos finais em produtos artesanais.

Para fazê-lo leve a agulha para frente pegando poucos fios do tecido, depois retorne para dentro da dobra. Volte com a agulha para fora e repita o movimento várias vezes. 

Se feito corretamente, a costura não será perceptível pelo lado de fora, tendo os pontos maiores no lado avesso.

Vale ressaltar que será preciso passar as dobras a ferro e esconder o nó na parte dobrada.

ilustração de um ponto invisível

Ponto cruzado

Usado na alfaiataria e na alta costura, esse é um ponto forte fundamental para fazer bainhas, pregar telas e mais.

Para executá-lo comece levando a agulha do nó ao ponto 1, como apresentado na imagem. Insira a agulha no ponto 2 pela parte superior e vá ao ponto 3 pela parte inferior. Volte a parte superior para o ponto 4 e continue assim sucessivamente.

ilústração de um ponto cruzado

Quais são as melhores peças para começar a costurar?

Uma dica importante de como aprender a costurar é escolher bem suas primeiras peças para ter resultados de sucesso.

Comece optando por peças que exigem pouca complexidade, mas pode ajudar a ganhar experiência.

Alguns itens interessantes para iniciantes são: panos de cozinha, lençóis, fronhas, crochê e outros itens básicos que podem ser usados em sua casa.

Blusas e saias mais simples e com poucas estampas também são bem interessantes para praticar.

Contudo, caso ainda não se sinta confiante para usar seu material, comece testando suas ideias e pontos em retalhos.

Como aprender a usar uma máquina de costura?

O processo de aprendizado para dominar uma máquina de costura leva tempo e muita prática. Contar com um livro, apostila ou curso pode ajudar a direcionar seu aprendizado.

Também é importante considerar começar com um modelo de máquina de costura caseira, que geralmente é mais fácil de se aprender do que as máquinas industriais.

Confira algumas dicas que irão ajudar a aprender como usar corretamente uma máquina de costura.

Aprenda as funções básicas

Quem tem interesse de como aprender a costurar usando uma máquina precisa entender as funções básicas que a ferramenta oferece.

Algumas das funções mais importantes são: ajuste de tensão da linha, tipos de pontos, braço livre, regulador de comprimento do ponto.

Compre os materiais necessários

Escolher bem os materiais para manusear sua máquina é importante para garantir que sua prática irá gerar bons resultados, com peças boas desde o começo.

O básico para começar o trabalho são linhas, tesouras, fita métrica e agulhas. Outros acessórios também podem ser usados, como agulhas de substituição, bobina, sapata para zíper invisível.

Aprenda as técnicas de costura

Existem diversos pontos e formas de costurar, algumas são mais fáceis de aprender enquanto outras são bem complexas.

Ao utilizar uma máquina de costura, as principais técnicas que você precisa conhecer são: costura reta, ângulo reto, costura curva, aplique e casa de botão.

Não é preciso tentar dominar tudo isso de uma vez só, aprenda as técnicas mais fáceis e vá progredindo naturalmente.

Já sabe como aprender a costurar e vai começar?

Esperamos que o nosso artigo tenha apresentado dicas relevantes e mostrado boas opções de cursos para quem deseja começar aprender a costurar.

Caso tenha interesse em aprender a costurar e criar sua própria loja de roupas online, confira nosso artigo que ensina o passo a passo de como abrir uma loja virtual.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download