4 Vantagens do Marketing Regionalizado

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Rafael Mucheroni
Rafael Mucheroni
Criador de conteúdo no Grupo Ideal Trends

O marketing é e sempre será o conjunto de estratégias e ações que propõe compreender os consumidores para atender suas necessidades, desejos e demandas a fim de gerar satisfação a eles.

Porém, essa, digamos, "visão geral" do mercado foi perdendo força e o marketing chamado de tradicional, aquele que se refere ao público por meio dos veículos de comunicação em massa como cinema, televisão, rádio e jornal está sendo descartado pouco a pouco.

Isso tem influência, principalmente, da linguagem usada e a maneira como a mensagem é transmitida, sendo cada vez menos atraente ao comprador e o motivo é até óbvio.

Os anseios do mercado se tornaram específicos, mudando consideravelmente de uma pessoa para a outra então, a ‘exclusividade’ tem sido um forte diferencial quando o assunto é ter sucesso.

Por outro lado, a evolução das estratégias de marketing vieram para reverter este quadro por completo, propondo uma forma diferente de enxergar e impactar o mercado, baseadas em: relacionamento, conteúdo e assertividade.

Assim surge o marketing digital, por exemplo, acompanhando os avanços digitais, da comunicação e entendendo melhor o público, que mudou sua concepção em relação ao consumo e atualmente suas necessidades estão além de somente um produto ou serviço.

Antigamente, quando a empresa ia fechar alguma venda, dirigia-se ao prospecto e praticamente o convencia de que aquele produto era bom e seria útil a ele. Hoje, quando essa empresa busca cliente, o primeiro passo é entendê-lo, a partir do relacionamento.

E assim age o marketing digital, com suas ações voltadas a gerir o relacionamento com o público a fim de entender seus desejos, obter dados e consequentemente elevar as chances de conversão, ou melhor dizendo, a venda.

Ainda com influência do ‘ambiente on-line’ (afinal, a internet ainda vai dominar o mundo), cresce o conceito de marketing regionalizado, que também partilha da ideia de atender demandas específicas. Contudo, de determinadas regiões, conforme o nome sugere.

E o que é marketing regionalizado?

O marketing regionalizado é uma estratégia que tem como base atingir regiões específicas estudando seus desejos, necessidades, comportamento, hobbies, hábitos de compra, classe social e inúmeros outros fatores.

Seu propósito é estabelecer a conexão com esse público através dos valores, linguagem, e uma abordagem personalizada, que o atinja, essencialmente em sua ‘falta’. No caso pode ser um serviço, produto ou mesmo informações relevantes.

Para saber mais, confira agora as 4 vantagens incríveis dessa estratégia:

1. Conhecimento sobre a persona

Quando os objetivos estão bem definidos e os esforços são direcionados ao perfil de ‘cliente ideal’, as chances de conhecê-lo com mais afinco e assim realizar a conversão em um próximo futuro são maiores.

O marketing regionalizado alinhado ao digital permite essa aproximação com o público, que possibilita melhor atendê-lo.

2. Segmentação das campanhas com eficiência

Ok, se você conhece detalhadamente o seu público, é possível atingi-lo de maneira assertiva, aumentando a probabilidade de fechar mais vendas.

Segmentar é a grande vantagem do marketing regionalizado, pois quando a segmentação é bem estruturada, ela é capaz de agir exatamente em cima do que o lead está à procura.

3. Atingir um público inédito

Pense: atuar em um nicho específico, só pode trazer clientes novos, não é mesmo?

Pois bem, na maioria das vezes, realizar campanhas regionalizadas proporciona ao público a descoberta de um produto ou serviço que eles necessitavam, mas não tinham conhecimento da existência. Assim surgem as sensações de: urgência e exclusividade.

Inclusive, existem tecnologias especializadas em desenvolver essas ações para que elas tenham visibilidade, através do ambiente digital, como a Busca Cliente.

A Plataforma Busca Cliente é uma tecnologia utilizada com a finalidade de posicionar empresas, produtos e serviços nas primeiras posições dos principais buscadores do mundo: Google, Yahoo e Bing, de forma regionalizada e inteiramente orgânica.

A Busca Cliente unifica o marketing regionalizado e digital, fazendo com que serviços e produtos cheguem a determinadas regiões pela internet.

A Busca Cliente é dividida por etapas:

  • Usuários procuram por produtos;

  • Eles utilizam os buscadores para encontrá-los;

  • A Busca Cliente destaca a empresa que os vende;

  • Essa empresa passa a ter até 95% mais acessos em sua região graças a Busca Cliente.

Mais detalhes sobre a Busca Cliente.

4. Fortalecimento de identidade da marca

O grande desafio de qualquer empresa é conseguir se consolidar em sua área de atuação e para tal, é preciso ter suas características, valores e ideais transparecidos em cada ação efetuada.

Por essa razão, o envolvimento emocional proposto pelo marketing regionalizado tem o poder de conquistar a admiração do público, muitas vezes, além do que vende a empresa.

Resumindo, essa estratégia não só é uma potencializadora de vendas, como ajuda a marca a garantir boa imagem de mercado.

Quer saber mais? Conheça os canais do Busca Cliente: Site, Facebook, Instagram,

Twitter, Youtube, e Love Mondays.

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