Qual tipo de conteúdo devo postar em cada rede social?

atualizado 26 de setembro de 2023
Tempo de leitura6 minutos
Tálita Gonçalves
Tálita Gonçalves
Redatora na Etus

O marketing de conteúdo ganhou popularidade nos últimos anos e vem sendo anunciado como o futuro da publicidade para empresas no ambiente digital.

A conectividade na web e o crescimento das mídias sociais provocou uma grande mudança na relação entre marcas e consumidores, onde as relações, ações e oportunidades passaram a ser guiadas pelo público, que consomem serviços e produtos, quando e onde querem. 

Para agradar essa audiência é preciso produzir um conteúdo de qualidade, original e rico, direcionado para a persona certa e de acordo com a ferramenta em que a publicação será veiculada. 

Por isso, nesse artigo vamos apresentar diferentes ideias para você publicar nas redes sociais do momento. Confira!

O que vai definir o conteúdo? 

Para alcançar bons resultados com marketing digital, é preciso planejamento das campanhas e estratégia. Por isso, antes de sair produzindo materiais diferentes para postar nas mídias sociais é necessário fazer algumas análises.

Lembre-se que as ferramentas possuem atualmente um número grande de informações, por isso, é importante criar publicações diferentes e criativas, para não ficar no "mais do mesmo" e não atrair a atenção do seu público.

Para te ajudar nessa missão, separamos os principais pontos que precisam ser analisados antes de produzir o conteúdo, veja:

  • Defina a persona ideal para divulgação;
  • Determine quais são os objetivos que precisam ser alcançados com a estratégia;
  • Analise quais nichos de mercado você pretende atingir;
  • Veja quais redes sociais são mais importantes para a sua marca, avaliando onde está a sua audiência;
  • Observe o comportamento dos concorrentes.

Quando estes pontos são explorados e estruturados da maneira correta, a possibilidade de conquistar o usuário fica ainda mais próxima. 

Vale ressaltar que existe uma linha muito tênue entre sucesso e fracasso no ambiente digital, mas como assim? 

A imagem de uma empresa vale muito, por isso, é de suma importância tomar cuidado com todos os conteúdos que serão veiculados. Sejam eles: frases, imagens, temas, músicas, participação de influencers e até retorno sobre comentários e mensagens individuais.  

Dessa forma, algumas atitudes podem prejudicar a marca, seja através da política de cancelamento ou com erros ortográficos, descumprimento de prazos, sorteios inadequados ou promoções ilícitas.

Como escolher o conteúdo para cada rede social? 

Finalizando essa etapa de planejamento e pesquisa, chegou a hora de entender quais tipos de publicações podem ser utilizadas em cada rede social. Separamos a seguir as cinco principais mídias com dicas para criar posts de acordo com as características de cada uma delas, acompanhe! 

Facebook

Ao contrário do que muitos pensam, o Facebook continua firme e forte. No ano de 2020, ele foi a rede social mais acessada no país, registrando um total de 130 milhões de contas brasileiras. 

Para escolher o conteúdo ideal para a ferramenta é necessário avaliar que esta possui uma audiência diferente das demais mídias. Segundo pesquisas da Revista Forbes, estima-se que pessoas com mais de 55 anos estão cada vez mais engajadas na utilização da plataforma. 

Mas, isso não significa que não há outras faixas etárias no Facebook, pois, as interações através de grupos, comunidades e páginas estão cada vez mais fortes.

Para alcançar bons resultados na plataforma invista em: 

  • Assuntos mais gerais que promovam engajamento dos usuários através do compartilhamento de ideias, como notícias importantes ou relacionadas ao mundo do entretenimento, mas evitando temas polêmicos. 
  • Utilize citações de trechos de livros, músicas, filmes, escritores famosos, entre outros. Esse tipo de conteúdo é o campeão em compartilhamentos.  
  • Crie publicações com dicas e tutoriais. Os usuários costumam procurar soluções para problemas, por isso, eles gostam de posts criativos que ajudem na resolução dos mesmos.
  • Aplique links nas imagens e textos. No Facebook é possível compartilhar endereços web para divulgação de site, e-commerce, blog, entre outros.

YouTube 

Atualmente, o YouTube é a terceira rede social mais acessada do país, com 105 milhões de usuários visualizando e postando vídeos todos os dias.

Não sabe o que produzir para essa rede? Confira as dicas: 

  • Publique vídeos educativos e tutoriais. Segundo especialistas, o Youtube é considerado uma plataforma de aprendizado com grande poder de relevância; 
  • Faça lives e webinars para ajudar na aquisição de novos seguidores;
  • Teste! Coloque vídeos com propostas diferentes para entender o que a sua persona gosta mais;
  • Procure visualizar os canais mais populares divulgados no perfil do Youtube Brasil. Analise a sua lógica de funcionamento, a qualidade da imagem, som, as thumbs escolhidas e até os elementos que compõem a descrição;
  • Utilize anotações e legendas nos vídeos. Estes recursos são muito importantes para contar histórias, solucionar dúvidas ou otimizar o conteúdo.

Instagram

Esta é a rede social com grande popularidade no momento. Atualmente são 95 milhões de usuários no Brasil. Vídeos curtos e longos, stories, lives, posts com imagens e gifs, agradam públicos de diferentes idades e gostos. 

No entanto, o Instagram enfrentou diversas mudanças nos últimos anos, tanto com lançamento de novos recursos, como o Reels quanto na forma de disponibilizar o conteúdo para os seus usuários. 

Veja a seguir algumas dicas para se destacar na plataforma:

  • Publique conteúdos inspiradores e motivacionais;
  • Mostre os bastidores da sua empresa. Apresentando novos funcionários, divulgando eventos online, prêmios, novas instalações, entre outros;
  • Publique informações sobre os produtos e serviços;
  • Compartilhe avaliações e depoimentos de clientes, isso promove reconhecimento e autoridade da marca sobre os concorrentes;
  • Faça relatos pessoais para gerar identificação;
  • Indique filmes e livros relacionados a seu nicho de interesse;
  • Tenha cuidado com o uso de hashtags, mais não deixe de aplicá-las nos posts;
  • Faça Reels. Quando a plataforma lança novos recursos, ela quer que seus usuários utilizem a ferramenta, por isso, não deixe de testar!
  • Publique o maior número de stories possíveis. Você pode usar todos os recursos disponíveis para divulgar os conteúdos de maneira diversificada. Use formatos, filtros, enquetes, perguntas, marcações, músicas, hashtags, abuse da criatividade! 

LinkedIn

Voltada para o uso profissional, esta rede social possui 46 milhões de usuários no Brasil. Se você busca conexões para se relacionar com empresas, com certeza, o LinkedIn tem grande potencial. 

Mas, engana-se quem acredita que o conteúdo dessa mídia precisa ser extremamente formal. Você precisará usar um tom mais sério comparado a outras plataformas como Twitter e TikTok, por exemplo. Mas as suas publicações não precisam ser técnicas ou protocolares demais. O equilíbrio aqui é o segredo do sucesso.

Veja a seguir algumas dicas para produzir conteúdo para essa rede: 

  • Publique posts que tenham valor tanto para a empresa quanto para a sua persona;
  • Produza conteúdos que contem histórias, cases, ou experiências profissionais;
  • Crie espaço para discussões;
  • Compartilhe apresentações, infográficos, documentos, vídeos, PDFs, através da integração com a ferramenta com o SlideShare;
  • Divulgue os guest posts publicados em outros sites.

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