4 tendências de marketing para indústria que você precisa saber

atualizado 22 de junho de 2023
Tempo de leitura4 minutos
Rafaela Ricardo
Rafaela Ricardo
Criadora de Conteúdo da Soluções Industriais

Se você faz parte do ramo industrial e atua com marketing, então sabe que esse universo está em constante mudança e repleto de transformações, certo?

Uma indústria de racks para servidor que utiliza algumas estratégias e ações de marketing nos dias de hoje, pode não obter tanto resultado daqui há alguns anos, meses ou até mesmo dias.

Em outras palavras, o que é considerado eficiente nos dias de hoje, pode se tornar estratégias desnecessárias e ultrapassadas no futuro!

Por essa razão, uma indústria que antecipar as boas ideias pode ganhar vantagens competitivas e se sustentar no mercado de maneira positiva.

A cada dia, novas estratégias de marketing surgem no mercado, e as indústrias que aproveitarem essas oportunidades podem se destacar no mercado.

Sendo assim, que tal fazer com que a sua indústria também gere resultados e antecipe as tendências?

Se você não quer enfrentar a concorrência com novos diferenciais, então chegou ao local certo. Nas próximas linhas, nós vamos te mostrar quais são as maiores tendências de marketing para ficar ligado e antenado.

Veja abaixo quais são as tendências de marketing que você precisa ficar de olho para se adaptar! Vamos lá?

1. Marketing de Relacionamento

Uma das maiores tendências de marketing do momento no ramo das indústrias é o marketing de relacionamento.

Já deu para perceber que o tempo mudou, e junto com ele, os clientes também se tornaram pessoas com perfis mais exclusivos e exigentes. Mas como continuar satisfazendo as suas necessidades no futuro?

Para isso, o marketing de relacionamento é uma estratégia que surgiu com para manter o engajamento com os clientes.

A partir dele, uma indústria pode "olhar digitalmente nos olhos das pessoas", além de conhecer melhor o seu público mais de perto, ouví-lo, entender suas necessidades e problemas e, dessa forma, oferecer soluções para os seus determinados problemas e desafios.

Sendo assim, a previsão é que o marketing de relacionamento se torne uma questão de prioridade para as empresas, seja comércios, construtoras, empresas de catalisador para tinta, entre qualquer outro tipo de negócio.

2. Mobile Marketing

Outra das tendências que estão cada vez mais presentes no universo do marketing digital é o mobile marketing.

Ele se baseia em uma estratégia em que as ações e campanhas de marketing são direcionadas para leads e clientes que utilizam dispositivos móveis, ou seja, smartphones, tablets, notebooks, entre outros.

Para você ter uma ideia, segundo uma pesquisa realizada pelo app Annie, o tempo que as pessoas se dedicam ao uso de smartphones aumentou cerca de 50% nos últimos anos.

Sim, isso significa que as pessoas estão passando mais tempo nos celulares do que nos tradicionais computadores.

Além disso, outro estudo, desta vez realizado pelo Cuponation, grande parte dos usuários costumam olhar os seus dispositivos móveis cerca de 63 vezes ao dia, o que resulta em uma média de utilização de 2 a 3 horas por dia.

A partir daí, as empresas começaram a observar uma grande oportunidade no mobile, e assim, começaram a investir em estratégias de marketing para dispositivos móveis. O marketing de conteúdo para as redes sociais é um grande exemplo de estratégia de mobile marketing.

Afinal, as redes sociais são utilizadas, na maior parte do tempo, por smartphones. A Cuponation também mostrou que os internautas gastam uma média de 3 horas por dia em redes sociais.

3. Chatbot

Uma tendência que certamente chegou para ficar e, inclusive, já se tornou uma questão de prioridade para muitas empresas é o chatbot.

O chatbot nada mais é do que uma ferramenta que transmite mensagens programadas, instantâneas e automática, com o objetivo de solucionar as dúvidas de clientes, receber informações, elogios, feedbacks, reclamações, isso além de levar os visitantes para outros canais de comunicação.

Se a sua indústria atua com SPDA para raio, por exemplo, com o chatbot, é possível realizar uma comunicação eficiente, enviando mensagens de forma instantânea aos seus clientes, resolver questões diversas, entre outras diversas vantagens.

Os chatbots normalmente são incluídos nas páginas web, assim como nas redes sociais, e ficam bem à mostra para solucionar os problemas mais simples - e até os mais aprofundados - dos visitantes.

4. Inteligência Artificial (IA)

Muitos acreditam que a inteligência artificial (IA) é apenas um conceito tecnológico que transforma máquinas em robôs inteligentes.

Especialmente no ramo industrial, a inteligência artificial ainda é um conceito muito relacionado às linhas de produção e ao departamento operacional.

Muito além disso, a inteligência artificial está entre as maiores tendências de marketing para a indústria que você precisa saber. O chatbot, por exemplo, é um exemplo de sistema que utiliza a inteligência artificial.

Além disso, outras ferramentas que utilizam a IA são os sistemas de reconhecimento de voz, como o Google Smart Home ou o Amazon Alexa.

A previsão é que os investimentos em inteligência artificial apenas aumentem para o futuro, uma vez que a inteligência artificial é uma tecnologia com um alto potencial para aprimorar ainda mais a experiência dos usuários.

Agora que você já sabe quais são as principais tendências de marketing para indústria que você precisa saber, o que acha de antecipar alguma dessas estratégias para se destacar da concorrência e ter sucesso? Gostou do nosso conteúdo? Conta pra gente! Queremos saber sobre a sua opinião.

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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