Entenda o que é thumbnail e aprenda como criar uma
A thumbnail muitas vezes é o primeiro contato que um usuário tem com algum conteúdo. O sucesso de fazer com que as pessoas cliquem em seus links está diretamente relacionado a esse termo.
Confira nosso artigo para entender o que é uma thumbnail, qual sua relevância nos conteúdos digitais e dicas de como criar as suas.
O que é thumbnail?
Thumbnail é um termo em inglês composto de duas palavras, "thumb" que significa polegar e "nail" que significa unha. Quando usadas juntas em uma só palavra, elas dão origem a um novo significado.
Bastante populares na internet, as thumbnails são uma representação visual de um conteúdo em miniatura de um conteúdo maior. Podem ser imagens, capas de vídeos, capas de artigos, etc.
Elas são usadas para contextualizar esses conteúdos e, principalmente, chamar a atenção do público para que cliquem e consumam aquela mídia.
Ou seja, é um resumo "em miniatura" do seu conteúdo em uma só imagem.
Para que serve uma thumbnail?
As thumbnails têm como principal função trazer informação aos usuários de uma forma rápida e atrativa, os incentivando a clicar em um vídeo, artigo ou anúncio.
Por isso esses arquivos precisam ser leves o suficiente para ter uma velocidade de carregamento alta.
Essa estrutura permite que sites exibam todas as miniaturas disponíveis em uma página de uma só ver, sem perder desempenho, para que o usuário escolha o que irá utilizar.
Onde as thumbnails são usadas?
É possível usar uma thumbnail em diversos canais. Confira a seguir as principais plataformas que permitem essa funcionalidade.
YouTube e outras plataformas de vídeo
Um dos exemplos do uso de thumbnail mais populares, que você muito provavelmente já viu, é no YouTube.
Quando carregamos a página inicial do site, diversos vídeos serão recomendados através dessas imagens em miniatura.
Dentro dessas plataformas, quando nos interessamos por algum item e passamos o mouse em cima de um vídeo, será apresentado uma série de momentos daquele vídeo para que o usuário tenha uma prévia de seu conteúdo.
Outras plataformas de vídeo como Vimeo, Vine, Dailymotion e até mesmo a Twitch contam com essa opção.
Além disso, criar uma boa thumbnail é parte essencial da estratégia de produtos de conteúdo para essas plataformas.
É comum que donos de canais grandes e otimizados testem variações diferentes de thumbnail quando lançam seus vídeos, para garantir que irão otimizar a quantidade de visualizações em seus vídeos.
Bancos de imagens
Quem acessa um banco de imagens geralmente está em busca de arquivos com alta resolução.
Contudo, essas imagens são muito pesadas. Por isso, esse tipo de plataforma adiciona thumbnails para serem carregadas previamente e caso o usuário tenha interesse em clicar, o arquivo completo será carregado.
Alguns exemplos são Flickr, Shutterstock, Freepik, Pixabay e até mesmo os resultados do Google Imagens.
Galeria de fotos e pastas de arquivos
Os próprios dispositivos utilizam essa funcionalidade para maximizar a utilização dos seus recursos.
Ao navegar por uma pasta ou galeria de fotos, computadores e celulares irão carregar uma prévia das imagens, facilitando o acesso aos usuários.
Lojas virtuais
Essa estratégia também é aplicada em lojas virtuais, permitindo que mais produtos sejam apresentados a um usuário de uma só vez.
Isso permite adicionar mais ofertas em suas páginas sem comprometer a velocidade de carregamento, contribuindo com sua otimização de SEO.
Redes sociais
As redes sociais precisam apresentar milhares de imagens aos seus usuários a todo momento.
Uma forma de otimizar seus resultados e a navegação é a aplicação de thumbnails.
A funcionalidade geralmente está presente em recursos com álbuns de fotos no Instagram e Facebook, publicações, feed do Pinterest, etc.
Sites de GIFs
Por serem compostos de diversas imagens, os GIFs pesam mais do que imagens estáticas comuns.
Uma forma de garantir que esses arquivos sejam carregados rapidamente para qualquer tipo de usuário é aplicar thumbnail que mostram o conteúdo.
Depois de clicar em um GIF o usuário terá acesso ao conteúdo com maior definição.
Blogs, sites e portais
É muito comum que sites com artigos ou notícias adicionem imagens associadas aos títulos em seus conteúdos.
Isso é importante, porque quando esse conteúdo é compartilhado através do link, além do título será possível ter uma prévia da imagem que foi utilizada como thumbnail.
O que compõe uma thumbnail?
1. Texto
O texto é um elemento muito comum em thumbnails para plataformas de vídeo.
Conteúdos no YouTube precisam escrever um título que ajude a otimizar o material em seus mecanismos de buscas.
Já os sites, os blogs e as lojas virtuais raramente adicionam textos em suas prévias.
Por fim, é importante usar um texto interessante que chame a atenção dos usuários, escolhendo uma boa fonte para sua imagem.
2. Cores
As cores também são parte integral do seu conteúdo e o que deseja expressar através dele.
No caso de bancos de imagens, blogs e sites elas geralmente estão envolvidas com aspectos técnicos de fotografias.
Mas também é importante aplicar a psicologia das cores e transmitir uma mensagem através delas.
Uma dica interessante é buscar manter uma identidade visual, seja para seu site, blog, loja ou canal em uma plataforma de vídeo.
Dessa forma, quando os usuários visualizarem uma thumbnail sua, já irão associar as cores e elementos ao seu canal.
3. Imagem
Apesar de uma das principais características da thumbnail é serve leve e feita com arquivos menores, as imagens ainda precisam ter qualidade e serem fáceis de entender.
Os artigos precisam usar imagens diretamente relacionadas a ideia do seu conteúdo, já as lojas virtuais precisam de imagens que se aproximem ao máximo da realidade.
É importante entender sua plataforma e comportamento dos usuários para saber qual a imagem certa aplicar em suas thumbnails.
4. Identidade Visual
Tudo isso que já citamos compõe a identidade visual em uma thumbnail.
Por mais que muitas pessoas associam esse termo apenas ao logo e componentes visuais usados diretamente na marca, esses outros elementos também precisam ter uma identidade pópria.
Sua imagem pode expressar algo desde a escolha da fonte, até a composição dos elementos e a escolha das cores.
Portanto, busque encontrar uma identidade para sua marca e aplicá-la na criação de suas thumbnails. Dessa forma será possível atrair o público e gerar reconhecimento de marca simultaneamente.
5. Tamanho correto
Criar imagens com o tamanho correto também é fundamental para que elas sejam apresentadas da forma adequada aos usuários.
Confira exemplos de tamanhos para principais plataformas:
- YouTube: 1280 x 720 pixels
- WordPress: 1200 x 600 pixels
6. Elementos variáveis
Não existe uma regra para que tipos de elementos devem ser usados em suas thumbnails.
A criatividade de suas imagens fica por sua conta de usar ícones, emojis e memes ligados ao seu conteúdo.
7. Rosto
Usar seu rosto nas thumbnails é uma prática muito importante e relevante para produtores de conteúdo.
Isso permite que seu canal trabalhe sua autoridade e gera um tom mais pessoal ao conteúdo.
Dessa forma é possível se tornar uma referência em sua área ao mostrar seu rosto, sendo reconhecido pelo público.
Por mais que não seja uma prática obrigatória, é uma ótima forma de gerar empatia e otimizar resultados.
Dicas de como criar uma thumbnail
Confira a seguir algumas dicas de como criar uma thumbnail interessante para seus conteúdos:
- Use imagens de alta qualidade: por mais que seu arquivo final precise ser leve e carregar rápido, é importante garantir que a imagem tenha uma boa resolução mesmo em tamanhos pequenos.
- Mantenha a legibilidade: é fundamental que qualquer pessoa seja capaz de ler e compreender o texto de suas imagens, mesmo em tamanho reduzido. Aplique fontes claras, no tamanho adequado e evite adicionar elementos demais.
- Pense no plano de fundo: o background da thumbnail também é muito importante. Uma dica é usar uma cor sólida com muito contraste com a imagem no plano principal. Desfocar o fundo do seu cenário também é uma estratégia interessante.
- Use a regra dos terços: essa é uma regra da fotografia que visa traçar duas linhas verticais e horizontais em sua imagem e adicionar os elementos principais na interseção dessas linhas. Isso gera imagens mais interessantes do que com objetos perfeitamente alinhados.
Melhores ferramentas para criar thumbnails
Confira a seguir nossas recomendações de ferramentas para criar suas thumbnails.
Kittl
O Kittl é uma ferramenta de edição online fácil de usar e com um enorme acervo de templates prontos para criar seus designs.
A plataforma conta com recursos de IA para auxiliar suas criações, como removedor de fundo, gerador de imagem, gerador de vetores e mais.
O serviço também conta com uma inúmeros elementos, efeitos de texto, mockups e fontes variadas.
Shutterstock: Creative Flow
O Creative Flow é a ferramenta do Shutterstock, um dos maiores bancos de imagem do mercado.
A plataforma funciona como um conjunto de aplicativos de fluxo de criação, com tecnologia IA aplicada para melhorar seu processo criativo.
Em apenas alguns cliques é possível personalizar suas imagens, mudar cores, adicionar textos, planos de fundo e muito mais.
Adobe Photoshop
O Photoshop é a ferramenta de edição de imagem profissional mais usada no mundo.
Quem tem interesse em uma maior liberdade no seu processo de criação e em criar thumbnails altamente detalhadas pode optar pelo aplicativo.
Contudo, por se tratar de uma ferramenta profissional ela exige um pouco mais de conhecimento de seus usuários para dominar seus recursos e gerar arquivos no tamanho correto.
Já sabe o que é uma thumbnail e como criar?
Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você a entender o que é uma thumbnail e apresentando dicas de como criar as suas.
Caso tenha interesse em se aprofundar no design gráfico para criar thumbs cada vez mais atrativas, confira nossa lista com os melhores cursos para aprender Photoshop online.
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